Boletim Eletrônico da ASPAS - 23 de janeiro de 2023

 
 
 
23 de janeiro de 2023
 
     
  SERPRO: APREENSÃO É GERAL  
 

Participantes do SERPROS preocupados com a escolha dos futuros dirigentes da Patrocinadora

=> A repetição de comportamentos execrados pela sociedade traria à tona desconfianças e grave potencial de problemas desnecessários ao Presidente da República

Os participantes do SERPROS - ativos e assistidos - que acompanham as movimentações políticas estão preocupados com a possível nomeação para a direção do Serpro de antigos dirigentes com histórico problemático


em nosso Fundo de Pensão. Se o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, permitir, com a indicação desses nomes, a repetição de comportamentos que se mostraram, há pouco mais de dez anos, desastrosos para o SERPROS, estará criando enorme risco, não apenas para as 13.165 famílias que dependem do nosso Fundo, mas para a própria gestão do Presidente Lula.

- É natural que muitos participantes estejam preocupados quando vêem nomes que deixaram marcas lamentáveis no SERPROS tentarem voltar ao comando do Serpro - comentou o presidente da ASPAS, Paulo Coimbra.

Está muito vivo na memória dos participantes o atribulado período de 2011 a 2016 em que o comando da Patrocinadora agiu deliberadamente para atropelar a governança do SERPROS e causou prejuízos gigantescos em nosso Fundo de Pensão, que chegaram a R$ 1,2 bilhão, cerca de 25% do patrimônio dos planos de benefícios. Aquele foi um período de rombos financeiros, intervenções da Previc, punições dos diretores indicados por aquela direção da Patrocinadora, por conta de gestão temerária, e investigações de gestão fraudulenta pela PF e pelo MPF, além de ações na Justiça, prisões e escândalos na mídia. Tem custado muito caro reverter todo aquele desastre!


- Voltar a isso seria um tiro no pé para o Governo Lula, que não precisa e nem deveria correr o risco de novos escândalos. A ASPAS não se pauta pela política, somos uma entidade apartidária. Nosso papel é defender o patrimônio do SERPROS para que possa honrar nossa aposentadoria. O Governo foi eleito pelo povo e torcemos que administre bem o país. O atual grupo político possui quadros capacitados e que gozam de respeito perante os participantes. Não faz o menor sentido optar por soluções que já não deram certo no passado - conclui o Presidente da ASPAS.

23/01/23

 
     
 

Eletros-Saúde reajustou mensalidades para 2023 em apenas 16,14%


=> Plano de saúde dos empregados da Eletrobras sequer aplicou reajuste em 2022, mesmo com maior utilização

O Conselho Deliberativo da Eletros-Saúde, plano de saúde dos empregados da Eletrobras, aprovou para 2023 um reajuste de 16,41%, próximo ao percentual de reajuste aprovado pela ANS para os planos individuais e familiares, que foi de 15,5%. Enquanto isso, as mensalidades do PAS/Serpro tiveram reajuste de 24,27% - ora sustadas no Rio de Janeiro pela Justiça.

Assim como no PAS/Serpro, o reajuste das mensalidades no Eletros-Saúde é resultado da avaliação atuarial anual, que considera nos cálculos a projeção das despesas assistenciais para 2023, assim como a necessidade de receita para cobertura das despesas administrativas projetadas para o próximo ano.

No entanto, a Eletros-Saúde agiu com sensibilidade. Diante dos impactos decorrentes da pandemia de Covid-19, mesmo considerando o aumento da utilização dos planos, a inflação crescente e os riscos de elevação da sinistralidade, não reajustou seus planos no ano de 2022.

No comunicado para seus usuários, o Eletros-Saúde destaca que "para 2023 o reajuste se faz necessário", entre outros motivos pelo "envelhecimento da massa de beneficiários" e o "aumento da sinistralidade devido ao perfil dos beneficiários dos nossos planos, com predominância na última faixa etária da ANS (superior a 59 anos)".


23/01/23

 
     
   
     
 

Atenção aos golpes envolvendo a "revisão da vida toda"

=> Em nota, INSS divulgou alerta sobre fraudes envolvendo a questão. Entenda


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente um alerta à população sobre o surgimento de um novo golpe contra seus beneficiários. Desde dezembro, após o julgamento favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) à reanálise do valor de aposentadorias, fraudes relacionadas ao tema começaram a surgir. No golpe, criminosos entram em contato, via WhatsApp, mensagens de texto ou ligações telefônicas e afirmam ser servidores do INSS que estão entrando em contato para solucionar questões envolvendo a revisão da vida toda.

Durante o golpe, os criminosos oferecem a revisão do benefício da vítima, afirmando que o próprio sistema do INSS teria identificado o usuário contactado como apto para um aumento no valor de sua aposentadoria. É apenas quando conquistam a confiança do interlocutor, então, que os bandidos começam a gradualmente solicitar os seus dados pessoais. Muitos relatos indicam que, neste tipo de armadilha, além de informações como CPF, RG e números de cartões de crédito, os criminosos têm solicitado às suas vítimas o login e a senha para acesso da plataforma "gov.br".

Em nota de alerta à população, o INSS enfatizou que os beneficiários que venham a receber esse tipo de mensagem ou ligação não devem fornecer nenhum tipo de informação pessoal aos golpistas, especialmente senhas, bem como jamais clicar em links enviados. O instituto destacou que não entra em contato com seus segurados diretamente por telefone, e-mail ou redes sociais. A recomendação para o aposentado que receber esse tipo de orientação é bloquear o número que entrou em contato imediatamente e fazer um boletim de ocorrência.

O INSS também esclareceu que não é responsável por solicitar a revisão ou outros serviços - ao contrário, é o beneficiário quem deve levar suas demandas ao instituto. No caso da revisão da vida toda, inclusive, o próprio aposentado pode solicitar a medida de maneira simples através do aplicativo Meu INSS, do Governo Federal. Além disso, no alerta o INSS também destacou que todos os serviços que presta são gratuitos. Por isso, o segurado não deve em hipótese alguma realizar depósitos, pagamentos ou transferências a pessoas que usem o nome do instituto.


AFINAL, O QUE FAZER COM RELAÇÃO À REVISÃO DA VIDA TODA?

A "revisão da vida toda", aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), garante ao aposentado o direito de incluir todas as maiores contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994, mês de criação do Plano Real, no cálculo do seu benefício. A medida pode ser solicitada por beneficiários que tenham se aposentado entre 1999 e 2019, quando o governo alterou as regras de cálculo da previdência.

No entanto, não é garantido que a revisão representará um ganho para todos. Para calcular de forma correta se a medida realmente representará um acréscimo no valor do benefício, o segurado precisa estar atento à conversão das contribuições anteriores à criação da moeda. Vale lembrar que a medida pode chegar até a reduzir o valor recebido.

Portanto, a assessoria jurídica da ASPAS recomendou "cautela para os nossos associados e aguardarem o final do julgamento, ocasião em que a ASPAS dará maiores esclarecimentos". Veja a orientação da ASPAS em nosso Boletim de 12/12/2022.

23/01/23

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

23 ELIZA FARIA DE MOURA LAVOGADE RJ


23 MARIA MARLUCE TEIXEIRA DIAS DF


23 RAIMUNDO FERREIRA DA COSTA FILHO MG


23 WILDICE DA SILVA FAUSTO SUZANO RJ


24 GRACIANA ROCHA KIRCHHEIM RS


24 RITA PEREIRA SANTOS RJ


24 EDUARDO DANTAS FONTES RJ
24 JOSÉ ROBERTO BRAGA DE MATOS DF


26 ELIZABETH NASCIMENTO DIAS VIEIRA RJ


26 HELENA TOSHIKO ABE SP


26 GENIVALDO FRANCISCO DE OLIVEIRA PE


26 LUCIA HELENA SANTOS DE SOUZA RJ


26 SUELI MARIA DE MEDEIROS RJ


27 MARIA OLÍVIA DO NASCIMENTO ROMEIRO RJ


27 ANA MARIA MUZZIO SALAZAR RJ


27 MARCOS ANTONIO DE MORAES SP


28 ELIANA MORENO AMOR BA


28 MARIA LUCIA CARNEIRO DO NASCIMENTO RJ


29 MARIA HELENA SCHANUEL RJ


29 FRANCISCO PINTO CARNEIRO DF

23/01/23

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br