Boletim Eletrônico da ASPAS - 24 de outubro de 2022

 
 
 
24 de outubro de 2022
 
     
   
 

Covid-19: ASPAS enfrentou a pandemia ao lado dos associados com informação, apoio e solidariedade

=> Desde o início de 2020, mais de 60 matérias sobre a doença foram publicadas em nosso boletim semanal, ajudando nossos leitores a passarem por aquela dramática situação

Em março de 2020, após uma rápida disseminação da covid-19 em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente estarmos sob a pandemia do novo e desconhecido coronavírus. Aquele foi um momento tenso, preocupante, quando pouco ou quase nada se sabia sobre o vírus e como combatê-lo.

Hoje, dois anos e meio depois, a crise sanitária que vitimou 6,58 milhões de pessoas no mundo e mais de 687 mil brasileiros parece estar finalmente atenuada - uma conquista diretamente relacionada ao desenvolvimento de imunizantes contra a doença. Apesar de seguirmos convivendo com a covid-19, o número de óbitos registrados é progressivamente menor, o que faz com que hoje medidas de isolamento para sua contenção sejam flexibilizadas ou mesmo extintas.

À luz deste momento de alívio e vitória na luta contra a covid-19, é inevitável fazermos um balanço. Com sentimento de dever cumprido, constatamos que a ASPAS não se omitiu durante toda a pandemia, trazendo para seu Boletim Eletrônico ASPAS semanal todas as informações disponíveis sobre o assunto: as características da doença, sintomas, como se prevenir, como agir em caso de contágio, os avanços da ciência na busca da vacina, alternativas de lazer em casa, como cuidar da saúde mental diante da pandemia e do isolamento social, etc. Tudo para que nossos associados e leitores pudessem se proteger e melhor conviver com aquela dramática situação.

O Boletim Eletrônico ASPAS acompanhou cada passo do coronavírus, trazendo informações sempre atualizadas para os seus associados e leitores. Ao longo deste tempo, produzimos mais de 60 matérias tratando diretamente sobre a doença, sua prevenção, seus tratamentos e consequências. Veja a seguir alguns destaques.

2020: PREVENÇÃO, SINTOMAS E APOIO

A primeira matéria sobre o coronavírus presente no boletim semanal da ASPAS foi publicada em fevereiro de 2020, antes mesmo de a OMS categorizar a disseminação da doença como uma pandemia. Depois disso, a partir do aumento no número de casos da doença, foram produzidas mais de 30 matérias falando sobre o tema, direta ou indiretamente.

Em um primeiro momento, o foco da ASPAS foi trazer informações sobre prevenção e sintomas da doença, já que ainda se sabia pouco sobre seu tratamento. Com a implementação do lockdown, cuidados mentais na quarentena também se tornaram um tema frequente. Entre março e agosto de 2020, por 18 semanas seguidas, nosso boletim semanal trouxe novas informações sobre a convivência com a doença. No final do ano, também noticiamos a corrida da ciência pelo desenvolvimento de uma vacina efetiva.

2021: ACOMPANHANDO A VACINAÇÃO E SUA EVOLUÇÃO

Já em 2021, o tema mais recorrente nos boletins semanais foi a vacinação. Ao longo do ano, foram mais de 16 matérias publicadas com o foco em trazer informações científicas sobre os imunizantes disponíveis no Brasil contra a covid-19. Além disso, também acompanhamos cada etapa da campanha de imunização, reforçando a importância de aderir a todas as doses recomendadas pela comunidade médica.

Ano passado, a ASPAS também trouxe mais de uma matéria sobre a evolução dos dados do coronavírus no país, o que ajudou a comprovar a efetividade da imunização através da redução contínua nos casos graves da doença entre pacientes vacinados.

2022: VARIANTES E DOSES DE REFORÇO

Com a chegada de 2022, o Boletim ASPAS seguiu acompanhando descobertas científicas. Noticiamos a chegada de novas variantes da doença, como "flurona", "deltacron" e "ômicron XE". Também seguimos informando e conscientizando sobre a importância da vacinação. Até a primeira metade do ano, foram publicadas 5 matérias reforçando a importância de um ciclo de imunização completo e incentivando os associados a buscarem as doses de reforço da vacina.

EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA DOENÇA

Assim como centenas de milhares de famílias brasileiras, a ASPAS também enfrentou o luto por associados queridos, que foram vitimados pelo novo coronavírus. Em homenagem à memória de cada um deles, comunicamos em nosso Boletim essas tristes perdas ao longo de toda a pandemia, divulgando também eventuais informações sobre datas e locais de cerimônias de despedida.

A INFORMAÇÃO NÃO PODE PARAR

Assim como enfrentamos toda a pandemia, o Boletim ASPAS seguirá trabalhando para transmitir semanalmente notícias relevantes para os associados - seja sobre o coronavírus ou sobre qualquer outro tema. Com respeito à ciência e com fontes sempre confiáveis, nosso objetivo é trazer pautas relevantes e bem apuradas, combatendo eventuais fake news e funcionando como uma fonte de informação segura para o associado.

Seguimos juntos! Com esta matéria, voltamos a render nossas eternas homenagens aos colegas vitimados pela pandemia e prestar nossa profunda solidariedade a seus familiares e amigos.

24/10/22

 
     
 

A pandemia acabou? Final está próximo, mas ainda não é uma realidade, segundo a OMS

=> Confira o panorama atual da covid-19 no Brasil e no mundo

Depois de mais de dois anos de duras medidas sanitárias para o controle da disseminação da covid-19, o avanço da vacinação permitiu uma flexibilização no distanciamento social e no uso de máscaras - o que pode transmitir a sensação de que já conseguimos superar completamente a doença. Esses avanços não significam, no entanto, que já possamos afirmar que a pandemia acabou, segundo indicou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste momento, afirmou o órgão, a principal preocupação da comunidade científica é seguir acompanhando o desenvolvimento da doença, já que novas variantes ainda podem surgir a cada dia.

Apesar de estarmos vivendo um bom momento no Brasil, é importante destacar que o status de pandemia se refere à uma situação global. Em todo o mundo, muitos países ainda lidam com um número alto de óbitos pela doença, o que reforça a ideia de que, apesar de próximo, o final da pandemia ainda não pode ser decretado. Durante uma coletiva de imprensa realizada na segunda semana de outubro, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que "embora a percepção pública seja de que a pandemia acabou, em algumas partes do mundo continua sendo um evento de saúde pública que segue afetando adversa e fortemente a saúde da população mundial".

Vale ressaltar que, mesmo após decretado o final da crise sanitária global, continuaremos convivendo com a doença de forma endêmica, assim como acontece com outros vírus como a dengue ou a gripe, por exemplo. Assim, é possível afirmar que nunca deixaremos de acompanhar novos avanços da covid-19. Ainda segundo a OMS, embora o número de mortes por covid-19 seja cada vez menor desde o início da pandemia, eles ainda permanecem altos em comparação com outros vírus, o que indica que a doença seguirá com forte presença em todo o mundo e ainda pode causar muitos óbitos no futuro.

VACINAÇÃO SEGUE SENDO INDISPENSÁVEL

Essa noção de que continuaremos convivendo com a doença está em sintonia com a principal orientação médica sobre o atual momento da pandemia: o foco em expandir a imunização. Apesar de já termos vacinado uma parcela expressiva da população brasileira, esse esforço deve ser contínuo já que, mesmo para quem tem o ciclo de vacinação completo, as doses vão diminuindo sua proteção ao longo do tempo, uma grande preocupação das autoridades sanitárias. Por enquanto, a orientação é que pessoas idosas, com comorbidades e imunossuprimidos, grupos de risco para a doença, sigam atualizando a vacinação periodicamente.

Em muitos estados brasileiros, inclusive, já está sendo administrada para estes pacientes a quinta dose da vacina contra a covid-19, que deve ser aplicada quatro meses após o recebimento da quarta dose. Neste momento, é fundamental que cada um siga acompanhando seu cronograma de vacinação, garantindo proteção máxima contra a doença. Além disso, ainda é preciso avançar com a vacinação em alguns grupos etários, em especial as crianças e adolescentes - uma tarefa que deve mobilizar toda a nossa sociedade. Atualmente, em média, uma criança com menos de 5 anos morre de Covid-19 a cada 2 dias no Brasil, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz. Combater a desinformação e estimular a imunização dessa faixa etária também é uma forma de salvar vidas nesta fase da pandemia.

24/10/22

 
     
 

Palestra online do SERPROS nesta 2ª feira, 24/10, debate a preparação para a longevidade. Participe!

=> Seminários e palestras pela internet, em todas as segundas-feiras de outubro, marcam o aniversário de 45 anos do nosso Fundo

Nesta 2ª feira, 24 de outubro, às 15h, é a vez do tema "Preparação para a Longevidade" na série de "webnars" (seminários pela internet) que o SERPROS realiza neste mês de outubro em comemoração aos 45 anos do nosso Fundo. Os "webinars" acontecem em todas as segundas-feiras de outubro e a participação é gratuita. Aqueles que se inscreverem para participar concorrerão a brindes. Os interessados devem se credenciar neste link: https://webinar.serpros.com.br/login. Se tiver dificuldades em acessar, veja como proceder aqui.

Desde o dia 3 deste mês, os "webnars" vêm acontecendo, com transmissão pela internet. Segundo o site do Fundo, o objetivo dos seminários virtuais é "propiciar reflexão sobre uma longevidade saudável e segura, além de rodas de conversas e palestras sobre o nosso cenário macroeconômico e perspectivas para o futuro". Os temas incluem inovação, transformação digital, previdência e investimentos, entre outros que serão apresentados por palestrantes renomados no segmento.

Nos três primeiros eventos, nos dias 3, 10 e 17 de outubro, os temas foram "Serpro e Serpros hoje e sempre em prol do participante"; "Saúde e Qualidade de Vida em qualquer idade"; e "Cenário Macroeconômico e ESG". Veja a seguir o restante da programação.

PRÓXIMOS EVENTOS

Webinar 4: Preparação para a Longevidade
Data: 24/10/2022
Horário: 15h

Participantes: Moderador e Palestrantes
Palestrante: Dra. Márcia Tavares (Doutora e Mestre em Engenharia de Produção, ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ) e José Edson Cunha (Especialista em Previdência Complementar).
Formato: palestra interativa.

Webinar 5: E-Futuro? A Inovação Radical e a Era da Realização
Data: 31/10/2022
Horário: 15h

Participantes: Moderador e palestrante
Palestrante: Gil Giardelli (Professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação radical, sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro) e José Edson Cunha (Especialista em Previdência Complementar).
Formato: palestra.

24/10/22

 
     
   
     
 

Jorge Simão, serpriano e compositor de sambas ao lado de grandes nomes, deixará saudades

Com muita tristeza comunicamos o falecimento do colega e amigo Jorge Simão no último sábado, dia 22/10. Jorge trabalhou por longos anos no Serpro como gerente da produção. No mundo do samba, Jorge era conhecido como Jorge Curuca e foi autor de diversos sambas em parceria com grandes nomes como Monarco.

O velório e a cremação do nosso Simão ocorreram no último domingo, 23/10, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. Manifestamos nosso carinho e solidariedade aos familiares e amigos.

24/10/22

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

25 JOSE HERMINIO RODRIGUES DOS SANTOS DF
25 SERGIO DO AMARAL OHLWEILER RJ
26 OLIVIO RODRIGUES DE OLIVEIRA SP
27 VALDEMIR OLIMPIEFF RJ
28 SONIA SCOTELARO PORTO RJ
28 APARECIDA CORTEZ SP
29 GERALDO CARLOS BATISTA MG
29 ANTONIA MARIA MARQUES DA SILVA RN
29 ALCIR COELHO DIAS DF
29 MIRTES MARIA SOUZA DE CARVALHO RJ
30 JOSÉ RODRIGUES NETO RN
30 LEILA PEREIRA DOS SANTOS CADAIS DF
30 NELMA GUSMÃO MANCHESTER BA
30 BARBARA HELOIZA PEREIRA DA SILVA RJ
30 JOÃO PEDRO BOMFIM RJ

24/10/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br