Boletim Eletrônico da ASPAS - 11 de julho de 2022

 
 
 
11 de julho de 2022
 
 

Campanha Salve Seus Dados defende importância de Serpro e Dataprev na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

=> O que aconteceria com o Brasil se, de repente, cerca de 5 mil sistemas que controlam o Estado parassem de funcionar de uma hora para outra?, perguntou a campanha aos deputados

O que aconteceria com o Brasil se, de repente, cerca de 5 mil sistemas que controlam o Estado parassem de funcionar de uma hora para outra? Essa é uma reflexão que os fundadores da Campanha Salve Seus Dados - criada por funcionários do Serpro e da Dataprev que atuam voluntariamente - buscam que a sociedade conheça para que saibam da importância da informática pública para o País.

O número citado não é aleatório; juntas, o Serpro e a Dataprev - empresas públicas federais de tecnologia da informação - são responsáveis por esses mais de cinco mil sistemas e mais: são as guardiãs de dados pessoais e sensíveis de todos os cidadãos, das empresas brasileiras e do próprio Estado. Mesmo assim, ambas estão na mira da sanha privatizadora do Governo Federal desde 2019.

Buscando dar mais visibilidade ao tema, a Campanha Salve Seus Dados foi lançada oficialmente na manhã de 27 de junho último, na Câmara dos Deputados. O evento ocorreu na Comissão de Educação em atendimento ao requerimento do deputado federal Professor Israel Batista (PSB-DF), que afirmou que a segurança dos dados e a discussão sobre a sua guarda tem importância fundamental para todos: "Esse tema tem a ver com o Projeto de Lei da Política Nacional de Educação Digital, cujo relatório já está pronto, contou com ampla participação da sociedade e deve ser votado em breve", pontuou.

(Com base em matéria de Renata Vilella, no blog da campanha SSD)

11/07/22

 
     
 

Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da ASPAS, ampliada com a Diretoria e o Conselho Fiscal, nesta 5ª feira, dia 14/7

O Conselho Deliberativo da ASPAS realiza sua 7ª Reunião Ordinária, por vídeo-conferência, esta semana, no dia 14, 5ª feira, das 14h às 17h. Como sempre, a reunião será ampliada com a participação dos membros da Diretoria Executiva-DE e do Conselho Fiscal-CF.

Na pauta, a avaliação da execução do Plano de Trabalho da DE e da execução orçamentária até maio de 2022; a análise dos balancetes dos meses de janeiro a março de 2022; e assuntos diversos.

11/07/22

 
     
 

Assembleia abre o processo eleitoral da ASPAS no próximo dia 21 de julho, às 10h30

11/07/22

 
     
   
     
 

Conheça as novas regras de atendimento no INSS

=> Portaria 1.027 pretende diminuir o número de acompanhantes nos postos de atendimento. Apenas segurados com deficiência auditiva terão direito de entrar com acompanhante

Desde o dia 4 de julho, os trabalhadores, aposentados e pensionistas que forem às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão novas regras de atendimento. As mudanças abrangem o tipo de agendamento, o direito a acompanhante e a intérpretes de Libras, a entrega de documentos e a validade de carteiras de identidade antigas.

As novas normas constam da Portaria 1.027, publicada na quarta-feira (29/6) no Diário Oficial da União. Em relação ao horário de funcionamento, a portaria consolida regulamentação feita em agosto de 2021.

Em relação ao expediente interno, as agências deverão funcionar por 12 horas diárias, com o horário de abertura fixado entre 6h30 e 10h. O horário de atendimento ao público em geral deverá começar entre 7h e 8h, funcionando por seis horas diárias ininterruptas. O horário da tarde será dedicado a perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos.

IDENTIFICAÇÃO

A portaria regulamentou a identificação para o público externo entrar na agência. O segurado deve apresentar documento oficial com foto. Doentes e pessoas a partir de 60 anos podem apresentar a carteira de identidade, que deve ser aceita pelo servidor mesmo com rasuras.

A nova norma pretende diminuir o número de acompanhantes nos postos de atendimento. Apenas segurados com deficiência auditiva terão direito de entrar com acompanhante. A portaria garante direito a intérprete de Libras nos processos de agendamento, perícia e avaliação social. Nas demais situações, caberá ao servidor responsável pelo atendimento decidir sobre a presença de mais uma pessoa no recinto.

ENTREGA DE DOCUMENTOS

O Artigo 24 da portaria dispensa a exigência de procuração nas entregas simples de documentos nas agências do INSS. No entanto, a procuração (ou algum documento legal que comprove a representação) será pedida caso o representante tiver de se manifestar sobre o cumprimento de alguma exigência.

Nos processos de justificações administrativas, quando o segurado apresenta testemunhas com valor de prova, a agência deverá fornecer um servidor exclusivo para o atendimento. Ao marcar os depoimentos, o funcionário deverá informar se a testemunha depõe por determinação administrativa ou judicial.

AGENDAMENTO

A norma reintroduziu o agendamento prévio em quase todas as situações, para atendimento nas agências. O segurado poderá agendar a visita no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, recebendo uma senha ao chegar à agência no dia e na hora marcados. Os casos mais complexos ou que não possam ser resolvidos de forma remota podem ser agendados na Central 135 ou excepcionalmente nas agências, na modalidade "atendimento específico".

O atendimento específico será autorizado nas seguintes situações:

• Impossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos;
• Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador mande o interessado a uma agência;
• Recursos pedidos por empresas
• Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
• Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
• Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), após atualização do CadÚnico.

Desde o início de março, as agências do INSS estavam atendendo o público sem a necessidade de agendamento. Em março de 2020, o atendimento presencial foi suspenso por causa da pandemia de covid-19. No fim de 2020, os postos do INSS voltaram a atender o público, mas com marcação prévia.

(Fonte: Agência Brasil)

11/07/22

 
     
   
     
 

O que sabemos sobre a 'varíola dos macacos'?

=> Entenda como se dá a contaminação, quais os sintomas e o tratamento da doença que tem preocupado a comunidade global

A despeito do destaque alcançado no noticiário nos últimos dias, a varíola dos macacos não representa uma novidade para a comunidade médica. Conhecida internacionalmente como "Monkeypox", a primeira infecção pela doença identificada em um humano ocorreu há mais de 50 anos, em 1970, na República Democrática do Congo. Desde então, a doença é endêmica em partes do continente africano, onde há décadas têm sido registrados casos de contaminação e um considerável número de óbitos por ela provocados. O que fez da varíola dos macacos manchete de jornais em todo o mundo recentemente, porém, é o fato de que desde maio deste ano um número crescente de casos tem sido identificado em países e continentes que ainda não haviam sido atingidos pela doença.

O atual surto da varíola dos macacos já alcançou todos os continentes, com mais de 3.400 casos e uma morte pela doença, confirmados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) até o fim do mês de junho. Neste momento, a maior parte dos relatos em todo o mundo está concentrada na Europa. O Brasil, contudo, é um dos países listados pela OMS e, nesse mesmo período, já confirmou 17 casos de Monkeypox - 11 em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e quatro no Rio de Janeiro. Outros dez casos seguem sob investigação.

Esse é um cenário preocupante, mas que não deve provocar nenhum alarme. A varíola dos macacos é uma infecção viral já há bastante tempo identificada e conhecida pelos pesquisadores, o que deve facilitar a sua contenção. Já existem, inclusive, tratamentos e vacinas desenvolvidos contra a doença, mesmo que ainda em pequena escala. Com isso, grupos prioritários já puderam iniciar a imunização em regiões com maior número de casos da doença, como o Reino Unido.

Em reunião ampla, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional concluiu que o surto de varíola dos macacos não justifica, pelo menos por ora, a decretação de uma emergência em saúde pública de interesse internacional, decisão comunicada oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 25 de junho. A principal preocupação no momento é conter a disseminação do vírus.

Ainda que a maioria das pessoas que contraem a varíola não apresente sintomas muito severos, a OMS descreveu o risco como moderado em função da celeridade com que o vírus está se espalhando em locais onde nunca havia sido reportada anteriormente. "Esse novo padrão de transmissão é preocupante e está se movendo muito rapidamente", afirmou Rosamund Lewis, pesquisadora da OMS, em entrevista ao podcast Science in 5.

A doença costumeiramente provoca sintomas semelhantes, porém menos graves, aos da varíola comum, considerada erradicada em 1980. Os sintomas da infecção incluem a formação de bolhas no rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais, além de febre, linfonodos inchados, dores de cabeça e musculares e apatia. Na maior parte dos casos, a erupção cutânea gera especial desconforto por causar coceira e ser dolorosa. Desse modo, o cuidado mais importante para os pacientes infectados é atentar às condições de sua pele, evitando que as feridas possam causar complicações maiores.

O vírus da varíola dos macacos pode ser transmitido entre pacientes por diferentes formas de contato: exposição às lesões ou aos fluidos corporais, às gotículas respiratórias e exposição a materiais contaminados, a exemplo de roupas de cama. Assim, a principal maneira de manter-se protegido é observar o distanciamento social, medida que já é recomendada em todo o mundo como método central de contenção da Covid-19. Ou seja, a luta contra a disseminação dos dois vírus está intimamente ligada neste momento, o que reforça a importância do uso de máscaras e de se evitar as aglomerações.

Cada vez mais, sociedades em todo o mundo têm enfrentado ameaças, novas ou já conhecidas, à saúde de suas populações. Como todos estamos agora aprendendo, os vírus e outros microorganismos não conhecem a limitação das fronteiras e apenas podem ser superados com um amplo envolvimento social. Sem alarmismo, sem pânico, mas com a seriedade e o respeito à ciência que as questões de saúde pública exigem de cada um e de todos nós.

11/07/22

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

11 ALEXANDRE JOSÉ VALADARES JORDÃO DF
11 MARCELO RANGEL PALMEIRA RJ
11 IARA FERNANDA RAMOS PESSOA PE
11 ONIR JOSE JACQUES DIAS RS
11 MARLENE CLAUDIO VIEIRA SP
12 ALLAN KARDEC BRUNO DE CARVALHO RJ
12 ROSA BATISTA ALOISI SP
13 PAULO CESAR ALVES SP
14 EVALDA MARIA GOMES DA SILVA GO
14 MARIA NILCE DA SILVA ARAUJO CE
14 RAIMUNDO DIAS REIS COSTA GO
15 JOSUNEU EVARISTO DE ARAÚJO RJ
15 ILMA DOS SANTOS SILVA RJ
15 VILSON CELESTINO DA SILVA SP
16 DINALDO UMANN RJ
16 FELISBERTO FREITAS BRITO RJ
17 JOSÉ REGINALDO NUNES BRANDÃO PE
17 ROBSON TAVARES DA SILVA PE
17 SIRGLEY GORETTI FONSECA MG
17 CIBELES BRUNO RJ
17 IRENE MARQUES DA SILVA MARQUES RJ

11/07/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br