Boletim Eletrônico ASPAS de 03 de agosto de 2009

03 de agosto de 2009

Gripe suína: grupos de risco devem ser mais cautelosos

Embora o vírus A (H1N1) venha atingindo mais pessoas de 20 a 50 anos, os demais grupos de risco - crianças até dois anos, idosos, grávidas, diabéticos, soropositivos, portadores de cardiopatias graves, pacientes com câncer e pessoas em tratamento de doenças reumáticas - devem tomar cuidados redobrados para evitar a contaminação pelo vírus influenza A (H1N1). Isso porque nestes pacientes a possibilidade de complicações, como um quadro grave de pneumonia, são maiores.
03/08/2009
[Saiba o que você pode fazer para diminuir as chances de contágio ...]

Próxima reunião da ASPAS com associados do Rio será em setembro

A tradicional reunião da ASPAS com seus associados do Rio de Janeiro, que ocorre na primeira quarta-feira de cada mês, excepcionalmente não se realizará no mês de agosto. É que na data tanto o auditório do Serpros como o do SindPD estarão ocupados. O presidente da ASPAS esclarece: "Como estávamos enfrentando dificuldade de local e também considerando que ainda não há novidades sobre as principais pautas, o saldamento do PS I e a ação do Imposto de Renda, decidimos não realizar a reunião neste mes de agosto", afirmou Luiz Antonio Gato
03/08/2009

Ingestão de líquidos é fundamental para idosos

Com a idade, a reserva hídrica do organismo diminui acentuadamente. Além disso, nos idosos os mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem e, portanto, não sinalizam a sede adequadamente. Os dois fatores somados podem levar a desidratação, que tende a ser grave e a afetar todo o organismo.
03/08/2009
[Leia mais ..]

Meio-ambiente: proibição de sacolas plásticas avança no país

De 100 a 400 anos. É este o tempo que a natureza leva para decompor o plástico. Baseado neste fato, avançam no país as leis contra a utilização de sacolas plásticas em lojas e mercados, assim como embalagens plásticas para talheres em restaurantes e lanchonetes, por exemplo. Mas, por enquanto, as medidas priorizam muito mais a sanção aos estabelecimentos que não cumprirem as determinações do que a promoção da consciência ambiental para todos os cidadãos.
27/07/2009
[Leia mais ..]

 Associado de Brasília construiu seu próprio veleiro

José Alberto Cadais, ex- Superintendente Corporativo de Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional do Serpro sempre foi um apaixonado por trabalhos artesanais, especialmente os que envolvem madeira. Recentemente, após participar de um curso de vela no Clube Naval de Brasília, Cadais resolveu construir seu primeiro veleiro, agregando marcheteria e torneamento de madeira ao protótipo de veleiro criado por um amigo arquiteto. Uma experiência inovadora que prima ainda pelo respeito ao meio-ambiente.
27/07/2009
[Confira a entrevista ...]

Vitória dos participantes: Extinção do voto de minerva aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados

Bons ventos começam a soprar. Os participantes, que através de associações, sindicatos e entidades ligadas à previdência complementar vem lutando pela igualdade de direitos nos votos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal de seus fundos de pensão, tiveram uma importante vitória: os membros da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovaram parecer favorável à aprovação do Projeto de Lei Complementar PLP 140/2007, que extingue o voto de minerva nos conselhos das entidades fechadas de previdência complementar patrocinadas por empresas públicas e sociedades de economia mista. O projeto agora está sendo apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

Como se sabe, embora os participantes estejam equitativamente representados nos conselhos, o voto de minerva no Conselho Deliberativo (fórum máximo de deliberação nos fundos de pensão) desequilibra a balança, que pende sempre para os interesses da patrocinadora. Foi assim no caso da cassação ilegal do mandato do conselheiro eleito Luiz Antonio (Gato) Martins e na aprovação dos 35% de aumento da contribuição do PS I, por exemplo.

O Presidente da ASPAS lembra que os participantes - ativos, aposentados e pensionistas - podem participar do processo de aprovação do fim do voto de minerva pressionando os parlamentares: "É muito importante que as pessoas enviem mensagens para os deputados da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, para pressionar pela aprovação do projeto de lei".

A seguir, publicamos a íntegra do boletim da Anapar nº 312, que aborda o assunto.
20/07/2009
[Leia o boletim da Anapar ..]

Acesse www.aspas.org.br 

Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.

Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br