Notícias 2015

JUNTOS PELA CONSTRUÇÃO DE UM 2016 QUE RENOVE NOSSAS ESPERANÇAS

Prezados amigos,
O início de um novo ano é um momento oportuno para reflexões. Quanto ao período que termina, fazer um balanço sobre os desafios enfrentados, as realizações bem sucedidas, as pendências e, principalmente, sobre os erros cometidos, aos quais cabe dedicar especial atenção, no sentido de identificar as causas e avaliar a extensão.
Ocasião propícia, também, para um olhar em direção ao futuro, em busca de novos horizontes e oportunidades, sempre utilizando a experiência passada, como parte de um processo cumulativo para aprimorar ações e corrigir rumos.
Nesse sentido, a ASPAS (Associação dos Participantes e Assistidos do SERPROS) gostaria de dirigir-se aos seus interlocutores, para compartilhar a sua visão.
Na qualidade de representante de seus associados junto ao SERPROS, SERPRO e instituições atuantes no sistema previdenciário, vivenciamos um ano peculiar. A apreensão, que já vinha de alguns anos, sobre a qualidade dos investimentos e deterioração do patrimônio do SERPROS, com ameaça aos benefícios dos atuais e futuros participantes, culminou com a intervenção no Fundo, determinada pela PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), fato que, inicialmente, gerou os naturais receios e preocupação. Acentuado esforço foi dedicado a entender o que estava ocorrendo, o que resultou na elaboração de dois relatórios, um sobre Investimentos e outro sobre Gestão do SERPROS, que tiveram ampla divulgação e foram encaminhados a dirigentes e autoridades envolvidas com o assunto. Esperamos que possam frutificar e tragam alguma contribuição para solucionar a crise.
Importante, neste momento, uma palavra de agradecimento aos aposentados e pensionistas, que constituem a origem da ASPAS, já que, até início de 2014, a associação a eles se dedicava, de forma exclusiva. A sua confiança foi fundamental para conduzir a entidade nesse período inicial.
Aos participantes ativos, que ora começam a associar-se, a nossa esperança de que a adesão, ainda tímida, venha a engrossar, como forma de aumentar a representatividade e propiciar o fortalecimento da ASPAS.
Aos participantes ativos, aposentados e pensionistas, que não fazem parte de nosso quadro de associados, uma conclamação para que se juntem à ASPAS. Os percalços por que passamos evidenciam a necessidade de união geral, para evitar que o atual quadro de vulnerabilidade venha a se repetir.
Não há como deixar de ressaltar a eficiente atuação da PREVIC, que, numa clara mudança da postura até então vigente, identificou problemas existentes e determinou a intervenção no SERPROS. Remédio amargo, não há como negar, mas medida saneadora e preventiva de mal maior.
Um reconhecimento particular à atuação do interventor que, de forma competente, vem tomando medidas corretivas para evitar agravamento da situação. Em especial, louve-se a sua disposição de diálogo com todos os participantes e a abertura de um profícuo canal de comunicação com a ASPAS. Canal esse que, praticamente, se manteve fechado em algumas recentes administrações do SERPROS, mas que, confiamos, será revigorado no futuro.
Aos empregados do SERPROS, o nosso reconhecimento pela dedicação e competência profissional, fatores fundamentais para que o patrimônio e benefícios sejam geridos adequadamente, de modo a propiciar uma aposentadoria tranquila a todos os participantes, razão de ser do Fundo. Gostaríamos de conclamá-los a juntar-se à ASPAS, já que, além de integrantes do corpo funcional, são também participantes do SERPROS.
Aos dirigentes do SERPRO, incluindo os membros dos Conselhos Diretor e Fiscal, podemos afirmar que, na sua quase totalidade, os atuais e ex-empregados têm plena consciência da visão estratégica que norteou a decisão de criação do SERPROS, como uma política de valorização de seus recursos humanos. Reconhecem também o papel desempenhado pelas sucessivas administrações, ao manterem vivo o espírito do patrocínio e a busca pelo fortalecimento, num quadro de dificuldades enfrentadas. Alimentamos a esperança de que os problemas ora vivenciados trarão elementos para uma avaliação crítica e correção de rumo em relação à gestão do SERPROS.
Aos empregados do SERPRO não participantes, principalmente os mais novos, uma forte recomendação para que não deixem de aderir ao SERPROS. É a forma mais barata e segura para garantir um futuro mais estável.
Registre-se também a interação com a ANAPAR (Associação Nacional.de Participantes de Fundos de Pensão) e com a UNIDASPREV (União Nacional das Entidades e dos Titulares de Planos Fechados de Previdência Complementar), entidades que congregam, respectivamente, os participantes e as associações de participantes de Fundos de Pensão, com as quais foi possível trocar experiências e receber orientações e apoio para as demandas da ASPAS. Estendemos os agradecimentos às associações congêneres, que lutam por objetivos semelhantes, e nas quais procuramos nos espelhar.
Aos Sindicatos de TI, Associações de Empregados do SERPRO e OLTs (Organizações de Local de Trabalho), que também representam os empregados do SERPRO, em diferentes óticas complementares, o nosso chamamento a nos ajudarem na defesa do fortalecimento do SERPROS.
Um agradecimento especial aos membros do Conselho Deliberativo e Fiscal da ASPAS que, com muita dedicação, contribuíram para estabelecer as políticas e diretrizes que nortearam as ações da ASPAS e exerceram uma consistente fiscalização de suas ações. Agradecimento que, por justiça, deve ser estendido aos funcionários da ASPAS, que com diligência executaram as atividades cotidianas, e às Consultorias Externas, fundamentais para a prestação de serviços especializados e para assessoramento nas complexas questões que envolvem o universo da Previdência Complementar.
Concluindo, gostaríamos de enfatizar o propósito de, em 2016, reforçar os laços com todos os nossos interlocutores, no sentido de consolidar a parceria, alicerce para a continuidade dos trabalhos em defesa dos interesses dos participantes.
Reafirmamos aqui o nosso otimismo e a irrestrita confiança de que, apesar das dificuldades, o SERPROS sairá renovado desse processo de intervenção e que saberá criar mecanismos defensivos para garantir que situações dessa natureza jamais se repitam.
Um 2016 pleno de realizações e sucesso.
A Diretoria da ASPAS

FELIZ NATAL E PROSPERIDADE EM 2016!

Seminário de Previdência analisa cenário atual e perspectivas futuras. ASPAS presente

Atualização da tábua de mortalidade do IBGE muda fator previdenciário

Congresso derruba veto presidencial e confirma aposentadoria aos 75 anos para servidores públicos da união

Reajuste para aposentados que ganham acima do mínimo deve ser de 10,37%

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS visita Regionais Fortaleza e Recife

Dando continuidade ao programa de visitas às Regionais do SERPRO, Paulo Coimbra e Julio Cesar, respectivamente Presidente e Diretor de Comunicação da ASPAS, estiveram em Fortaleza e Recife no período de 23 a 27 de novembro.
 
O principal objetivo foi apresentar a ASPAS aos participantes ativos, já que, desde junho de 2014, a entidade, antes dedicada, exclusivamente, a aposentados e pensionistas, passou a agregar também os ativos. Com isso, espera-se aumentar o quadro de associados e, paulatinamente, torná-la mais atuante em nível regional.
 
Em ambas as cidades foi feita uma apresentação sobre a organização e atividades da ASPAS, seguida de esclarecimento de dúvidas e de produtivo debate sobre a atual situação por que passa o SERPROS, submetido à intervenção da PREVIC,  e os desafios para o futuro.
Infelizmente, a frequência ficou aquém da esperada, com cerca de 30 participantes em Fortaleza e 12 em Recife, o que demonstra que nem todos se deram conta dos problemas vivenciados pelo SERPROS, e do risco provocado pela acentuada queda de seu patrimônio, decorrente da má gestão de recentes administrações. Acreditamos, entretanto, que se trata de um processo, em que, aos poucos, os participantes irão entender que a garantia de seus benefícios futuros passa, necessariamente, pelo fortalecimento de sua capacidade associativa, com vistas à constante vigilância da evolução de nosso patrimônio e da gestão do SERPROS.
 
Gostaríamos de transmitir os nossos agradecimentos às ASES locais, em cujas instalações as reuniões foram realizadas, bem como aos colegas Mário Evangelista e Emanuel, de Fortaleza, e Edson e Robson, de Recife, pelo apoio prestado.
 
A lastimar apenas a atuação da administração central do SERPRO, ao ordenar a revogação da autorização de utilização do auditório da Regional Fortaleza (apesar de ter ficado vazio durante todo o dia), confirmada pelo Superintendente de Gestão de Pessoas, Marcos Benjamin.

RJ: Confraternização da ASPAS reuniu associados em almoço festivo

Diversos associados da ASPAS almoçaram juntos, no dia 2 de dezembro, na tradicional confraternização anual que acontece no Rio de Janeiro. Este ano o palco foi o restaurante Graça da Vila, no Catete, que oferece farto e diversificado buffet.

"A comemoração ocorreu em ambiente amigo e acolhedor. Contamos com  a presença de 26 associados. Foi tudo muito agradável e alegre", declarou a diretora Ana Maria.

Clique para ver mais fotos

07/12/15

ASPAS presente em Seminário da OAB

STJ julga recurso repetitivo sobre reajuste de planos de previdência complementar

"Trabalhar, especialmente no SERPRO, foi um enorme prazer e sempre me senti bem"

Cuidados com a beleza começam pela boca

Parabenize os aniversariantes da semana

Conselho Deliberativo da ASPAS decide ampliar distribuição do relatório sobre a gestão do SERPROS

Nos dias 1º e 2 de dezembro, os Conselheiros Deliberativos da ASPAS realizaram sua quarta reunião anual, como de costume ampliada com a presença dos conselheiros fiscais e dos membros da diretoria executiva da ASPAS. Além da aprovação do Plano de Trabalho para o ano de 2016 e o respectivo orçamento, várias decisões foram tomadas, a saber:
1 - Referendar o Relatório sobre Gestão do SERPROS, contendo diagnósticos e as respectivas proposições sobre aspectos da gestão do Fundo,entregue ao Interventor no dia 23/11;

2 - Entregar o citado relatório e também o dos Investimentos do Serpros, divulgado em setembro passado, ao Presidente e ao Relator da CPI da Câmara sobre os Fundos de Pensão das Estatais Federais;

3 - Solicitar audiência com a Diretoria do Serpro para entregar os referidos relatórios e iniciar discussão sobre o futuro do Serpros pós-intervenção;

4 - 4 - Participar da FIDEF - Frente Independente de Defesa dos Fundos de Pensão, formada por conselheiros e diretores eleitos e associações de participantes de diversos fundos como PREVI (BB), FUNCEF (CEF), POSTALIS (Correios), REAL GRANDEZA (Furnas), PETROS(Petrobras) e outros.

Clique aqui para ler o Relatório sobre Gestão do SERPROS

Clique aqui para ler o Relatório sobre Investimentos do SERPROS

07/12/15

ASPAS entrega ao interventor relatório sobre gestão do SERPROS

Novas regras para equacionamentos de déficits pode beneficiar os participantes do PS I

RJ: Almoço de confraternização da ASPAS é nesta quarta: 2 de dezembro

Fundos de previdência fechada poderão investir até 80% de seus recursos em infraestrutura

Reajuste de aposentados não seguirá política de aumento do mínimo

Sai segunda parcela do abono de Natal para aposentados do INSS

Parabenize os aniversariantes da semana

Previc, Anapar e ASPAS repudiam matéria sobre fundos de pensão veiculada em revista

Auto de infração da Previc pode piorar situação do presidente do Postalis

Tratamento para pacientes com Alzheimer avança

Retomada campanha para adesão de novos associados

ASPAS presente em eventos de previdência complementar

Parabenize os aniversariantes da semana

Governo sanciona MP 676 e veta desaposentação

Associado da regional Fortaleza compartilha expectativas sobre o SERPROS, a ASPAS e a futura aposentadoria

Confraternização da ASPAS será no dia 2 de dezembro

ASPAS presente em eventos relacionados a fundos de pensão

Previdência privada: adesão de novos servidores será automática

Parabenize os aniversariantes da semana

Intervenção prorrogada por 180 dias

Como já previsto, a intervenção no SERPROS foi prorrogada por mais 180 dias. De acordo com o interventor, a primeira fase terminou em outubro e essa segunda etapa, que deve ser a última, se estenderá até abril de 2016, quando ocorrerão eleições para os conselhos. Depois, a entidade será monitorada pela Previc durante aproximadamente um ano.

"A intervenção no SERPROS, além de moralizar, tem dado um recado a várias entidades que chegam aqui assombradas, querendo saber o que estamos fazendo". Walter Parente acrescentou: "A entidade estava inchada e havia muitos contratos com valores absurdos: 600 mil, 400 mil, 300 mil. Acabamos com isso, revimos todos os contratos, todos os processos e economizamos neste período de seis meses cerca de R$ 10 milhões somente com mudanças na gestão administrativa".

O interventor informou também que a Comissão de Inquérito vai concluir os relatórios e tomar as medidas cabíveis em meados de dezembro.



09/11/15


Envelhescência é um processo holístico

Após o pronunciamento do interventor, o palestrante Arthur Moreira da Silva Neto, especialista em gerontologia e integrante da equipe da Unati (Universidade da Terceira Idade) falou sobre a envelhescência. Ele destacou a importância de se ter uma visão holística do processo, formada pelo conjunto de todas as partes e pelo inter-relacionamento entre elas. "O envelhecimento começa desde a nossa concepção, não é da noite para o dia; o período entre os 45 e os 60 anos é o que chamamos de envelhescência".

O especialista chamou a atenção também para o grande peso que representam nossos hábitos e estilo de vida na qualidade do envelhecimento. "À medida que envelhecemos, os fatores biológicos e genéticos pesam cada vez menos na nossa saúde, ao passo que nossa alimentação, prática de exercícios, etc adquirem mais importância".

A palestra foi recheada de imagens, fotos, pensamentos filosóficos e psicológicos e terminou com a exibição do trailer do documentário "Envelhescência" e um convite: "Venham nos visitar na UERJ, na Unati, às terças-feiras, das 10 às 12:20h e conhecer algumas de nossas oficinas. Para o corpo, temos as atividades aeróbicas, para a mente, precisamos das atividades neuróbicas".



09/11/15

Planos de saúde aumentarão cobertura em 2016

Saúde do homem: em novembro, previna-se contra o câncer de próstata

Parabenize os aniversariantes da semana

Celebração do aniversário da ASPAS teve agenda cheia

A tarde de 4 de novembro, data em que a ASPAS comemorou o 17º aniversário de sua fundação,  foi ao mesmo tempo produtiva e festiva: palestra sobre "Envelhescência", bate papo com o interventor, exposição da atuária sobre a atual situação dos planos, entrega de brindes aos sócios fundadores presentes e comemoração com sanduíche de metro, bolo e bebidas não alcoólicas variadas.

O diretor-presidente, Paulo Coimbra, abriu o evento reafirmando a postura da ASPAS de sempre ajudar ao fundo de pensão e elogiando o fato de poder estar novamente utilizando o auditório da patrocinadora. "É nosso direito acompanhar o SERPROS, é nosso futuro, para podermos dormir tranquilos sabendo que nosso dinheirinho está bem guardado. Viver só do INSS é difícil".


Em seguida Walter Parente conversou com os associados, informou que a Previc esteve no SERPROS no final de outubro e ficou satisfeita com os resultados que a intervenção já apresenta, além dar diversos detalhes do processo.

A atuária Tatiana Cardoso, líder do grupo que assessora o interventor, falou sobre as medidas já implementadas, sobre os planos PS I e PS II, as campanhas em andamento e os próximos passos, mostrando a transparência da nova administração do fundo.



Na hora do bolo, Marlene Majella fez as honras da casa e a conversa fluiu solta e agradável entre amigos e colegas, alguns que há muito não se viam.

Dentre as presenças, destaque para o nonagenário  sócio-fundador Iwanoy Cavalcanti, recentemente homenageado pelo SERPROS com uma sala em seu nome, para a equipe do SERPROS (Naévio Rangel, gerente  de relacionamento com participantes e Valéria, da mesma área; Orlando Orofino, gerente de benefícios; David Moraes, gerente de investimentos, e Tatiana Rios, gerente financeira) e para o presidente da ASES, Carlos Henrique Machado Pinto.

Clique para ver mais fotos


Clique para conhecer os sócios fundadores homenageados que estavam presentes

09/11/15


Governo acena com projeto que estabelece idade mínima para aposentadoria

Nutrição para a psique: alimentação saudável além do trivial

Como você avalia a sua idade?

Seminários gratuitos para a terceira idade

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS comemora 17º aniversário dia 4 de novembro, esta quarta-feira. Participe

ASPAS comemora 17º aniversário dia 4 de novembro

Fundos de pensão priorizam aplicações em títulos públicos

Plano de saúde dos aposentados segue mesma regra dos ativos em caso de co-participação

ASPAS participa de atividades de capacitação em prevenção de acidentes

Alimentação saudável em idosos é tema de seminário

Otimismo ajuda na saúde do coração

Os otimistas têm cerca de 76% a mais de chance de manter um coração saudável. A descoberta veio de pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, após mais de cinco mil casos acompanhados.
Os cientistas identificaram que os otimistas se importam mais em manter a qualidade de vida, praticam atividades físicas, se alimentam de forma equilibrada e não fumam. O comportamento saudável apresentou reflexos positivos também nas funções biológicas: otimistas apresentaram peso controlado, menos gordura e menos açúcar no sangue.

Clique para ler a íntegra da matéria


Confira algumas dicas para manter-se positivo

Ouça música: há melodias que podem mudar para melhor seu humor e disposição. Sons lentos diminuem a frequência cardíaca e funcionam como calmantes naturais. Batidas aceleradas ajudam a liberar a tensão.

Alivie as tensões: destine um tempo a você - assista filmes, faça caminhadas, saia com a família e amigos; permita encontrar atividades que proporcionem prazer e faça com que qualquer desafio a superar não afete de forma negativa o seu humor.

Memória positiva:  busque na memória as situações alegres, e diga: "estou ótimo". Essa é uma forma de contagiar quem está ao redor e de manter-se contagiado com boas energias.

26/10/15

Parabenize os aniversariantes da semana

Fórum Independente em defesa dos fundos de pensão cobra medidas à Previc

Representantes do FIDEF - Fórum Independente em Defesa dos Fundos de Pensão -  todos diretores e conselheiros eleitos de vários fundos de pensão patrocinados por empresas estatais, elaboraram uma carta aberta dirigida à Previc. O documento foi distribuído aos participantes do 36º Congresso de Fundos de Pensão da Abrapp, realizado em Basília, no início de outubro, e tem como principal objetivo cobrar que o órgão regulador cumpra seu papel de proteção ao patrimônio dos participantes.

O Fórum foi criado em 2014, em São Paulo, durante o 35º Congresso da Abrapp, logo após a divulgação dos primeiros escândalos envolvendo aplicações duvidosas nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

De lá para cá, o FIDEF conseguiu realizar uma reunião com a Previc, em 19 de março deste ano, ocasião em que expôs oito pontos cruciais para os integrantes da Previ, Petros, Funcef, Real Grandeza e Postalis bem como para os demais fundos patrocinados por empresas estatais e privadas. A previsão era de que, 30 dias após, a Superintendência de Previdência Complementar respondesse aos questionamentos. Como isso não ocorreu, os dirigentes do FIDEF então solicitaram agendamento de novo encontro, marcado para 2 de outubro, mas que foi cancelado de véspera.

Sem novo contato com a Previc, o FIDEF elaborou a carta aberta que segue abaixo, mencionando novas preocupações, como a recente intervenção do Serpros, e propondo a adoção de diversas medidas.

Clique para ler a íntegra da carta aberta

26/10/15


Aposentadoria complementar ou resgate no saldo de contas?

ASPAS presente no Congresso Iiberoamericano de Alzheimer

Oficina da memória fez parte do programa
A ASPAS participou do Congresso Iberoamericano de Alzheimer, no período de 14 a 17 último, representada pela Diretora Ana Maria, pela Conselheira Maria da Graça Amora e pela Associada Maria da Conceição de Almeida. O Congresso foi realizado no Colégio Brasileiro dos Cirurgiões, em Botafogo, no Rio de Janeiro, com organização da APAZ - Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com ALZHEIMER, Doenças Similares e Idosos Dependentes.


Oficina da Memória
Oferecida como uma atividade pré-congresso, foi realizada palestra ministrada pela médica Dra. Tânia Guerreiro, criadora da Oficina da Memória, num dos auditórios do Forte de Copacabana. A Oficina é pioneira no Brasil no trabalho de otimização cognitiva e oferece desafios, estratégias e recursos para a melhoria do desempenho da memória e da qualidade de vida,  com o objetivo maior de prevenir as demências. Sintetizando, propõe o aumento do nível da atenção, compreensão e desenvolvimento de uma memória eficaz, além de otimizar mecanismos da aprendizagem.
 "A palestra foi excelente e a Dra. Tânia inclusive alertou que os trabalhos realizados também deveriam ser compartilhados por pessoas mais jovens, já que vem aumentando muito o número de pessoas afetadas pelo problema", declarou a diretora Ana Maria, presente ao evento, assim como a Conselheira Alda Munes.

Clique aqui para mais detalhes sobre a Apaz e o Alzheimer

Clique aqui para ver mais fotos

Clique aqui para acessar o site da Oficina da memória

19/10/2015

Abrapp propõe mudança da 'regra de três anos' para equacionar déficit ou distribuir superávit em planos de previdência fechada

STJ decide: horas extras podem aumentar valor de aposentadoria complementar

Câncer de mama: outubro rosa lembra a importância da prevenção

Parabenize os aniversariantes da semana

Dezenas de fundos de pensão fecharam 2014 com déficit

Exclusivo: entrevista com grupo formado pelo interventor do SERPROS na área de gestão revela medidas pró-saneamento do fundo

No dia 29 de setembro, o diretor-presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, e os diretores Ana Maria, Gilson Barbosa, João Carlos e Júlio Cesar estiveram no Serpros reunidos com três dos cinco membros do grupo de gestão formado por Walter de Carvalho Parente para auxiliá-lo na condução do SERPROS durante a intervenção promovida pela Previc: Tatiana Cardoso, atuária e coordenadora do grupo; Tatiana Rios, gerente financeira; e Orlando Orofino, gerente de benefícios. Da reunião, participou também Naévio Rangel, gerente de relacionamento com participantes. Ainda fazem parte do grupo David Moraes, gerente de investimentos, e Paulo Neves, gerente de governança.


Dentre os tópicos abordados, destaque para a economia administrativa de cerca de R$ 10 milhões/ano,  conseguida com a redução no número de gerências e, consequentemente, no número de colaboradores, além de revisão de contratos, entre outras providências. Foi informado que de dezembro de 2014 até o fechamento de agosto de 2015 foram provisionados aproximadamente R$ 180 milhões decorrentes de investimentos realizados no passado que ficaram inadimplentes.

Confira os principais pontos abordados


ASPAS pede reunião com diretoria do SERPRO, mas ainda aguarda resposta

VIII Congresso Iberoamericano de Alzheimer

Reunião da ASPAS destaca fundadores homenageados no aniversário do SERPROS

Na última 4ª feira, dia 7, associados da ASPAS reuniram-se, como sempre ocorre na 1ª quarta feira do mês, na sala da Associação, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, Paulo Coimbra falou aos presentes sobre a cerimônia de aniversário dos 38 anos do SERPROS e da bela homenagem prestada a Iwanoy Cavalcanti e a Francisco Caruso, fundadores da ASPAS.

12/10/2015





Envelhecendo com estilo

Amor aos números e à vida

Aplicativo mostra leis vigentes e ajuda a proteger direitos dos consumidores

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS participa da comemoração dos 38 anos do SERPROS

A Diretoria da ASPAS esteve presente à cerimônia comemorativa  aos 38 anos do nosso fundo, realizada no dia 1º de outubro. Ao iniciar a cerimônia, o interventor,  Walter Parente, teceu algumas palavras sobre a importância da data e em seguida falou um pouco  sobre  o processo de intervenção preventiva, que está ocorrendo por determinação da PREVIC. Ele alertou que a capacidade recuperação do SERPROS é muito grande e que pretende deixar  a entidade reestruturada e preparada  para novos desafios  e bons resultados.
 
Na sequência, o interventor convidou o presidente da ASPAS  para falar aos presentes. Paulo Coimbra agradeceu a oportunidade e o reconhecimento da ASPAS, tanto como representação dos seus associados como quanto uma parceira da entidade SERPROS. Transmitiu aos participantes que, passado o susto de uma intervenção, "hoje acreditamos que está sendo realizado um trabalho muito confiável : o interventor  tem sua equipe formada totalmente de funcionários da Casa,  todos com grande experiência profissional e reconhecida dedicação".
Reafirmou que a ASPAS estará sempre atenta, acompanhando o desenvolvimento do SERPROS, na qualidade de parceira.
 
Na oportunidade, também foram distribuídas placas comemorativas dos aniversários dos empregados que completaram 5, 10, 15, 20 e 30 anos de trabalho no nosso Fundo de Pensão.
 
Finalizando a solenidade, foram inaugurados dois espaços no SERPROS : Sala de Convivência Iwanoy de Souza Cavalcanti e Sala de Atendimento Francisco de Paula Caruso,homenageando dois fundadores da ASPAS (Iwanoy, hoje nosso Conselheiro Deliberativo e Francisco, falecido no exercício de nosso Conselho Fiscal e ex- empregado do SERPROS). Muito alegre e descontraída, a cerimônia contou com a presença emocionada dos familiares dos homenageados, que participaram do lanche comemorativo  oferecido a seguir.
05/10/2015

RJ: Reunião com associados da ASPAS será no dia 7 de outubro

ASPAS tem nova funcionária

Câmara estende regra 85/95 até 2018 e aprova desaposentação

Votação dos vetos presidenciais passou para 6 de outubro

Estatuto do idoso completa 12 anos

Parabenize os aniversariantes da semana

Ministro da Previdência defende reforma do sistema e põe em xeque aposentadoria por tempo de contribuição

1º de outubro: Dia Nacional do idoso

Após aposentado, associado vira produtor rural

Que tal uma água de coco e um palmito de pupunha? Gostou? Essa é a atividade a que se dedica nosso associado  Manuel Fernando Ruiz Calicchio.

Em 2000, mesmo ano em que se aposentou, Manuel Calicchio comprou terras em Saquarema, iniciou sua plantação e hoje fornece para uma cadeia de restaurantes no Centro, Zona Sul e Barra da Tijuca (RJ).
Confira a entrevista
28/09/2015


Congresso mantém veto de Dilma e fator previdenciário continua

ASPAS esclarece matéria publicada no Boletim de 08/09 sobre os investimentos do SERPROS

Como já detalhado no relatório técnico da ASPAS, entregue ao Interventor e divulgado no boletim do dia 08/09, o momento atual é de cautela, já que cerca de 10% do patrimônio do SERPROS estão em investimentos de alto risco de perdas (riscos, não significa que se tornarão perdas).
Entretanto, o principal é que o SERPROS tem plena capacidade de recuperação e a ASPAS acredita firmemente que assim será, uma vez tomadas medidas urgentes para evitar e/ou minimizar a concretização das perdas. É nosso entendimento também que uma vez feitas a revisão de critérios de governança corporativa (com absoluto respeito aos direitos dos participantes e de seus representantes eleitos) e a instituição de pré-requisitos orientados à garantia de nomeação de administrações profissionais, voltadas exclusivamente para o interesse dos participantes, serão evitadas possíveis novas aplicações de alto risco.
Nesse sentido, a ASPAS, quando entregou ao Interventor cópia do Relatório de Avaliação dos Investimentos do SERPROS, posicionado em dezembro/2014, solicitou ao mesmo que fossem divulgadas aos participantes as medidas que já estão sendo tomadas para evitar e/ou minimizar a realização das perdas, bem como para saneamento e reestruturação da entidade, se colocando à disposição para ajudar no que for preciso para retomar a saúde financeira de nosso fundo de pensão o quanto antes.

Clique para ler as principais conclusões do relatório técnico elaborado pela ASPAS
 


Clique para ler a íntegra do relatório
21/09/2015


ASPAS envia Relatório de Avaliação dos Investimentos do SERPROS à Diretoria e Conselhos Diretor e Fiscal da Patrocinadora

Rebaixamento do Brasil também afeta fundos de pensão

Pacote de contenção de gastos do governo adia reajuste de servidores e acaba com abono de permanência

Lixo eletrônico é tóxico e exige descarte criterioso

Programa de estímulo ao uso de bicicletas avança

RJ: avaliação dos investimentos do SERPROS foi pauta principal da reunião mensal com associados

Membros da Comissão Técnica (CT) da ASPAS presentes à reunião mensal com os associados deram detalhes das análises e conclusões do relatório técnico elaborado pela CT.

A reunião foi realizada no dia 9 de setembro, na sede da Associação.
 
14/09/2015

CPI dos fundos de pensão já ouviu diretores da Previc

Aposentadoria só no papel

ASPAS informa: workshop sobre memória no dia 16 de setembro, na UERJ

Interventor recebe da ASPAS Relatório de Avaliação dos Investimentos do SERPROS

Relatório foi elaborado com apoio de consultoria especializada e será entregue ao Interventor

Reunião Mensal com Associados do Rio será nesta quarta, 9 de setembro

Primeira parcela do 13º dos aposentados sai em setembro

Aparelhos auditivos podem sair de graça

Comissão Técnica da ASPAS identifica R$ 460 milhões aplicados em investimentos de alto risco no SERPROS

Valor corresponde a 10% do patrimônio do fundo
Em reunião do Conselho Deliberativo da ASPAS, expandida com a participação do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, realizada nos dias 1 e 2 de setembro, foi aprovado o relatório elaborado pela Comissão Técnica (CT), que evidencia situação extremamente preocupante sobre os investimentos do SERPROS, posicionados em dezembro/2014: 10% do patrimônio está investido em aplicações de alto risco de perdas, sendo:

  •  PS I, com R$ 104 milhões (6% do patrimônio do plano);
  •  PS II BD (parte relativa ao pagamento dos benefícios de aposentadoria, pensões e de risco), com R$ 141 milhões (14%);
  •  PS II CD (parte relativa à acumulação da renda de aposentadoria pelosparticipantes ativos), com R$ 214 milhões (13%).
Do total em risco, cerca de 75% (R$ 345 milhões) estão aplicados em um único grupo empresarial, o BFG, controlador dos Restaurantes Porcão e de outras empresas que passam por sérias dificuldades. Há ainda mais R$ 107 milhões perdidos nas aplicações do BVA e que ainda não foram recuperados.
Diante deste quadro, o relatório alerta: "Se medidas urgentes de correção de rumo não forem tomadas, e estas infelizmente terão custos tanto para a patrocinadora, quanto para os participantes, correremos o risco de atingir um patamar em que os próprios benefícios dos atuais e futuros aposentados poderão ser impactados".

Consequências previstas pela CT da ASPAS se ocorrerem as perdas
- aumento do déficit do PS I, e, em decorrência, nova contribuição adicional para os participantes ativos e aposentados, além da patrocinadora;
- impacto negativo nas cotas do PS II CD, com os participantes ativos do plano tendo que trabalhar mais tempo e/ou aumentar a contribuição para compensar as perdas nos seus saldos de contas;
- redução do superávit do PS II BD, que poderá fazer falta no futuro.

Contabilização de perdas
O Interventor nomeado pela PREVIC já anunciou a contabilização de cerca de R$ 160 milhões como possíveis perdas de créditos de liquidação duvidosa. Há grande possibilidade de ocorrência de novas perdas em função do resultado das investigações da Comissão de Inquérito, que incluem os investimentos realizados em 2015, cujas informações ainda não foram disponibilizadas pelo SERPROS.
Confirmando essa possibilidade, a mídia especializada, em 18/08/2015, divulgou que a Usina CANABRAVA, inaugurada em 2012 para produzir etanol e gerar energia a partir do bagaço da cana, nunca deu lucro. Ao contrário, seus custos estão sempre maiores do que as receitas, e o SERPROS tem R$ 70 milhõesnessa aplicação.
Em resumo, infelizmente, é muito provável que o total das perdas potenciais seja substancialmente maior que os R$460 milhões detectados pelo estudo da Comissão Técnica, cujo período de apuração não ultrapassa 31/12/2014.

Clique para ler as conclusões do relatório
07/09/2015



Para usar os convênios mantidos pela ASPAS, tenha sua carteirinha em mãos

PAS-SERPROS-CASSI em dia garante atendimento médico

CPI dos Fundos de Pensão: Anapar defende revisão do marco legal com fiscalização pelos participantes

PLS 309 permite doação de pessoa física a fundos para idosos

Exposição ao sol em horário indicado, sem protetor, é fundamental para a produção de vitamina D

Reunião Geral com Associados do Rio será no dia 9 de setembro. Conselhos se reúnem antes

STJ definirá se patrocinador pode ser acionado solidariamente em ações de revisão de benefício

Antecipação do 13º dos aposentados do INSS pode não sair agora

Relação entre queda de imunidade e envelhecimento começa a ser desvendada

Século XXI deve chegar ao final com o triplo de idosos

CPI dos fundos de pensão já tem todos os parlamentares definidos

Treinamento cognitivo computadorizado aprimora nossas capacidades

Conquistar e manter saúde depende de cada um

Viagens com ajuda tecnológica

Nova regra de aposentadoria do INSS requer reavaliação do segurado quanto ao melhor momento para aposentar-se

Reunião da ASPAS no Rio teve maior participação, embora ainda não ideal

Nossa reunião mensal, ocorrida na quarta-feira, dia 5, teve a participação de 19 associados, inclusive com a presença de Marcus Vinicius de C. Carvalho, aposentado de Brasília, de passagem pelo Rio de Janeiro.

Dentre os assuntos mais discutidos, destaque para o acompanhamento da Intervenção no SERPROS e as reuniões regionais da ASPAS em São Paulo e Brasília.

"O aumento no número de participantes nesta reunião foi bastante positivo, mas precisamos incrementar mais ainda pois os assuntos em debate são de extrema relevância para todos nós", afirmou o diretor-presidente, Paulo Coimbra.
10/08/2015

Congresso vai decidir se mantém ou derruba veto presidencial ao reajuste de aposentadorias pela mesma fórmula do mínimo

ASPAS presente no III Seminário de Participantes de Fundo de Pensão

Fitness cerebral em pauta

Olimpíadas: Rio anuncia estímulo para decoração de ruas e programação cultural gratuita

"O que aprendemos a cada dia é o que interessa"

Essa é uma entrevista que provavelmente tem mais perguntas que respostas. Questionadora e pró-ativa, a associada aniversariante de agosto, Lucia Helena Maranhão Guerra, se diz uma aprendiz. Depois de aposentada, a ex-operadora de computador/serviço de atendimento ao cliente Serpro (7ª URO Rio de Janeiro) voltou a trabalhar por mais seis anos, inclusive como secretária da ASPAS, fez pós-graduação e atualmente está apaixonada por seu curso de  didática pedagógica (Educação).
Indagada sobre seu período de adaptação à vida de aposentada, ela retruca, taxativa: "As pessoas falam muito na fase de adaptação da aposentadoria. Será que é realmente tão difícil alguém se adaptar ao que é bom? Já pensou o dia amanhecer chuvoso e frio e você poder continuar no quentinho da sua cama?"

Confira a entrevista
10/08/2015

Exercícios são coadjuvantes em tratamentos contra o câncer

RJ: Reunião Geral com Associados será nesta quarta, 5 de agosto

Palestra do interventor está no site da ASPAS

Idade mínima para aposentadoria sobe em vários países

Com 70 aninhos recém completos, associada Marina Bittencourt esbanja bom humor e disposição

Nossa primeira entrevistada de agosto é a associada Marina Germano Bittencourt, ex-gerente de RH que trabalhou também na área administrativa na Diretoria de Desenvolvimento no Rio de Janeiro (VII Uro - Regional Rio). Marina está aposentada há 15 anos e no sábado, 1º e agosto, completou 70 primaveras. A esse respeito, ela comenta:

"Gosto de celebrar aniversário. Quanto a completar 70 anos, estou feliz. Sinto-me realizada quando vejo o que foi minha vida, quantos amigos fiz, meus filhos bem, meus netos lindos e saudáveis. Só lamento não ter hoje o vigor físico que tinha quando me aposentei. Mesmo assim participarei como voluntária nas Olimpíadas".

Clique para conferir a entrevista
03/08/2015



Felicidade x arrependimento. O tempo que não volta

Feliz Dia dos Pais

INSS libera aposentadoria com a fórmula 85/95

Teto das aposentadorias e pensões ultrapassará R$ 5.000,00 em 2016

Brasil aparece em 8º lugar no ranking dos maiores sistemas de previdência complementar

Pets podem ajudar a reduzir problemas cardíacos

Videoconferência do Serpros é destaque no setor de investimentos

Câmara critica gestão de fundos de pensão

Aposentados podem ter prioridade no "Minha Casa, Minha Vida"

No STJ, audiência pública vai debater plano de previdência complementar

Por videoconferência, interventor fala a todos os participantes do SERPROS

Em tom descontraído, Walter Parente se dirigiu à plateia presente ao auditório do prédio do Horto, no dia 15 de julho pela manhã, agradeceu a presença de diversos membros do SERPRO e, cumprimentando o diretor-presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, saudou a todos os participantes do SERPROS em videoconferência transmitida em tempo real para a Sede, Regionais e Escritórios do SERPRO.

Em sua fala, destacou sua experiência na intervenção em fundos de pensão - o do SERPROS é sua 14º atuação - e esclareceu que seu objetivo é que todos o conheçam e não tenham qualquer receio a respeito do futuro do fundo, frisando que é papel da Previc cuidar da boa gestão, garantindo assim a complementação aos participantes.

Explicou ainda como é o processo de intervenção, o seu papel e o da Comissão de Inquérito (responsável por checar as irregularidades encontradas pela Previc, que levaram à intervenção, bem como apontar os responsáveis).
Clique para ver o vídeo

Providências afetam superávit e déficit dos planos PS I e PS II
Walter Parente informou que determinou provisionar, na contabilidade dos patrimônios dos planos, perdas de R$ 160 milhões que a antiga diretoria deveria ter provisionado, o que vai fazer o superávit do PS II diminuir e o déficit do PS I aumentar. Falou também que manda aplicar todos os recursos novos que surgem em Títulos do Tesouro Nacional, pois são mais seguros e com boa rentabilidade.

Diretor-presidente da ASPAS também fala
Convidado pelo Interventor a se manifestar, Paulo Coimbra contou que a direção da ASPAS já esperava que algo acontecesse quanto ao Serpros, pois a preocupação vinha de longa data, tendo a Associação inclusive promovido diversos movimentos, entre os quais um abaixo-assinado encaminhado à Previc. Falou ainda que estava inclusive chateado com a Previc, que não agia, mas que agora isso mudou.

Coimbra ressaltou que, logo que o Sr. Walter Parente foi nomeado, o procurou para entregar uma solicitação de audiência, tendo sido imediatamente recebido. "Até o nível que se podia saber naquele momento, ele (o interventor) nos passou, para mim e o diretor Julio Cesar, que estava comigo".

Depois, em outra oportunidade toda a diretoria da ASPAS esteve reunida com o interventor novamente, revelou.

O diretor-presidente da ASPAS finalizou reiterando que a ASPAS confia no trabalho do interventor e que quer ser parceira, ajudar, coisa que outras direções do Serpros não souberam entender.

* A ASPAS informa que está contactando o Sr. Naévio do Serpros  para solicitar que o Serpro disponibilize uma gravação da videoconferência que possibilite que todos os participantes possam acessar o link correspondente. Estamos recebendo muitas reclamações e,conforme verificado, somente com o navegador firefox está sendo possiível a visualização, e mesmo assim com som de baixíssimo nível.




20/07/2015


STJ diz sim à desaposentadoria mas nega despensão à viúva

Festa Julina da Ases-RJ será no dia 18 de julho

UnidasPrev comemora 25 anos

CDH debate aplicação da meia-entrada e retorna com discussão da Lei da Cota para idosos

SP realiza nova reunião com participantes do Serpros e define ações

RJ: Intervenção também foi o tema principal da reunião da ASPAS

O assunto que predominou na Reunião Geral com os Associados da última quarta-feira, dia 01 de julho, foi a reunião de Diretores e Conselheiros da ASPAS com o Sr. Walter Parente, Interventor no SERPROS.

Vimos, entretanto, com preocupação, a baixa frequência na reunião geral, o que transmite a impressão de que os associados não se deram conta da delicada situação por que passa o SERPROS, dos riscos inerentes e dos possíveis impactos negativos a que estamos sujeitos.

Atribuímos grande importância aos encontros com os associados, momento para que todos possam inteirar-se dos assuntos que afetam, diretamente, nossas vidas, principalmente no que diz respeito ao nosso Fundo de Pensão. Todos nós, que contribuímos mensalmente durante toda a vida profissional para o SERPROS, desejamos que os recursos sejam adequadamente aplicados, porque, esperançosamente, acreditamos que iremos receber nossa renda de aposentadoria até o fim da vida.

O momento atual é grave e exige a nossa atenção. A presença dos associados nessas reuniões mensais é fundamental para consolidar a posição da ASPAS e fortalecê-la na sua atividade de representação dos participantes junto ao SERPROS.

Lembre-se: reuniões com os Associados são sempre na 1ª quarta-feira do mês, a partir das 14:00 horas.

Veja mais fotos
06/07/2015


Modelo de reajuste do mínimo é prorrogado até 2019. Câmara estende o critério aos aposentados

Encontro na ASASTEL reúne associações de participantes de diversos fundos de pensão

"A vida sempre será feita de oportunidade e quem quer faz as coisas acontecerem"

Demitido na época em que o Serpro considerava irregular estar aposentado pelo INSS e trabalhar, o empresário entrevistado Edilton Brasil Hofmann lutou por 12 anos na Justiça. Enquanto aguardava decisão judicial favorável, voltou a trabalhar no ramo da hotelaria, sua expertise anterior.

O associado, que aproveitou a oportunidade oferecida, conforme frase sua em destaque, gentilmente se ofereceu para dar cópia de seu mais recente roteiro de viagem (circuito sul de Portugal) aos interessados.
Confira a entrevista
06/07/2015


Entrada franca para ver Picasso

Em SP, reunião com participantes esclareceu dúvidas sobre a intervenção

Também em Brasília, reunião da ASPAS teve como tema principal a intervenção

CRPC ratifica punição da Previc e estipula multa recorde a diretores do Postalis

Aniversariante de junho registra sua experiência de vida antes e depois da aposentadoria

Foi com muito gosto que recebemos correio eletrônico do associado Airton Tomé, aniversariante de junho, em que relata sua carreira no Serpro e as grandes mudanças que ocorreram em sua vida após a aposentadoria. De alterações no relacionamento com a família e amigos a viagens até mudança de residência, o aposentado diz que "se pudesse reviver meu período inicial da aposentadoria,faria tudo da mesma forma, pois acredito ter sido da forma que sempre sonhei e planejei".
Clique e confira
29/06/2015


Maiores de 70 nas telinhas e telonas

RJ: Intervenção no Serpros é destaque da reunião da ASPAS com associados é nesta quarta, 1º de julho

Avançam as negociações sobre a substituição do fator previdenciário. Nova regra de aposentadoria já está valendo

RJ: Próxima reunião com associados será no dia 1º de julho

Nota de falecimento: José Maria Lavor Campos

É com pesar que a ASPAS informa o falecimento do colega de Fortaleza, José Maria Lavor Campos  (21.9.1937-14.6.2015). Pai de cinco filhos e avô de cinco netos, deixa viúva Maria de Lourdes de Castro Campos.

Muito conhecido no Serpro, Lavor cursou Administração de Empresas, tendo sido admitido no como auxiliar administrativo, em 1º de abril de 1967 e desligado . Chegou a exercer a função de Superintendente da 3ª Unidade Regional de Operações do Serpro , em Fortaleza, por vários anos. Foi em dois períodos(1976-1979 e 1989) Superintendente da empresa de processamento de dados do estado do Ceará  -  SEPROCE . Posteriormente, retornou ao Serpro, como Superintendente em Fortaleza. Ainda exerceu outras funções em órgãos do seu estado, como Coordenador de Informática em diversas instituições: Instituto de Previdência do Estado (IPEC), Hospital José Frota (IJF) e  Hospital do Coração de Messejana.

Nossa solidariedade à família e amigos.
22/06/2015

Disque saúde funciona diariamente

Previc mais rigorosa com fundos de pensão

Conselhos e diretoria da ASPAS discutem plano de trabalho 2015

Reunidos no dia 10 de junho, os conselhos deliberativo e fiscal da ASPAS, junto com a diretoria executiva, discutiram o plano de trabalho da Associação para 2015, agora sob a ótica da intervenção do Serpro.

 Clique para ver mais fotos

15/06/2015



ASPAS TEM SEGUNDA REUNIÃO COM INTERVENTOR

Conforme informado em nosso último boletim, diretores e conselheiros da ASPAS, na terça-feira, dia 9, estiveram reunidos com o sr. Walter de Carvalho Parente, interventor designado pela Previc.

O encontro ocorreu no auditório do Serpros, com uma ampla exposição, por parte do interventor, acerca do processo ora em vigor, o qual foi devidamente explicado assim como, também, respondidas todas as perguntas e esclarecidas as dúvidas. O interventor demonstrou grande experiência em intervenções e recuperação de fundos.

Dentre os principais aspectos que foram abordados, podemos destacar:

- a diretoria e os conselheiros do Serpros foram afastados definitivamente, assim como, demitido, o diretor de investimento, sr. Eloir Cogliatti, único sem vínculo com o Serpro. Ao encerrar a intervenção, o sr. Walter convocará eleições para a criação dos conselhos deliberativo e fiscal;

- hoje o SERPROS conta com 86 efetivos, além de 11 terceirizados ;

- o processo de intervenção está voltado para a administração da entidade como um todo e não especificamente dos investimentos;

- o interventor afirma que sua permanência no Serpros poderá ser superior aos seis meses previstos. Para auxiliá-lo, está sendo selecionado, pela Previc,  assessor especializado em  investimentos. A Comissão de Inquérito Administrativo, já formada e designada, atuará dentro da Previc, em Brasília, e deverá iniciar seus trabalhos esta semana;

- expôs ainda o sr. Walter sobre a importância dos conselhos fiscais e teceu considerações sobre a necessidade do fortalecimento do papel dos conselhos fiscais, porque são eles a essência da boa gestão, com poderes determinantes no destino das entidades e de suas aplicações financeiras;

- o interventor falou sobre a importância da ASPAS e o papel que ela representa como guardiã dos interesses dos seus associados com relação ao Serpros. O sr. Walter enfatizou que a ASPAS deva trabalhar no sentido de preparar e eleger candidatos próprios para os conselhos do SERPROS.

Adeus a Moreto

É com pesar que a ASPAS informa o falecimento, no último domingo, dia 07 de junho, do nosso colega de Serpro, Luiz Edmundo Alves MORETO. Moreto entrou no Serpro em 1968 e teve sua história na Empresa sempre ligada às áreas de educação corporativa; trabalhou muitos anos no Centro Nacional de Treinamento - CNT, e também na área de tecnologia, onde atuou um longo período na Diretoria de Tecnologia - DITEC. Atualmente, estava lotado na Divisão de Capacitação Tecnológica da Universidade Corporativa do Serpro - UNIGT/UNIGA/UNISE.

Ao longo de sua trajetória na empresa, Moreto participou de inúmeras atividades, como a criação do Congresso Serpro de Informática (CSI), coordenação dos Cursos de Pós­graduação Cades e Cacom, criação e execução do Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão aplicados a Serviços Públicos - ConSerpro, tendo inclusive sendo homenageado no ConSerpro comemorativo aos 50 anos do Serpro, pela relevância e qualidade dos trabalhos prestados ao Serpro.

Moreto deixa um legado de imenso valor para a empresa com seus trabalhos pioneiros e seu exemplo de dedicação e colaboração com os colegas que o consideravam o "Mestre" e a delicadeza no trato com todos. Fará muita falta entre nós.

15/06/2015

Governo tem até 17 de junho para sancionar ou vetar mudança no cálculo do fator previdenciário

Imunoterapia desponta como aliada no tratamento do câncer

Associado empreendedor conta sua trajetória pós-aposentadoria

"Eu me aposentei em 2011, como Analista de sistemas.

Quando me desliguei  do Serpro, praticamente já estava contratado por uma empresa de consultoria", revelou Carlos Rangel Nogueira, associado que continua na ativa e na área de informática, porém com um horário mais flexível.

 Confira a entrevista
15/06/2015

Intervenção no SERPROS é destaque na reunião da ASPAS

Ministério da Saúde inova na classificação de alimentos e lança cartilha e vídeo sobre alimentação saudável

ASPAS terá segunda reunião com interventor no dia 9 de junho

Representante regional é difusor e consolidador da Aspas em sua região

Saiu o reajuste anual de benefícios do PS-I e PS-II

ASASTEL convida associados da ASPAS para campanha de vacinação contra pneumonia

Nova diretoria do SERPRO

Bom humor ajuda a envelhecer melhor

Associado se aposentou, mas nunca parou, nem pretende

Mario Cardoso Luiz, nosso entrevistado, acaba de formar-se em psicologia, e já está trabalhando.

Encantado com a nova profissão, ele nos diz: "A vida é uma eterna mudança, você dorme uma pessoa e acorda outra.

Aos 72 anos, me sinto em sintonia com a vida. A cabeça trabalhando, você não quer saber de acomodação. Dá um tesão danado".

Confira a entrevista
01/06/2015

RJ: Reunião mensal da ASPAS com os associados acontece nesta quarta, 3 de junho

Presidência, diretorias de administração e relacionamento com clientes do SERPRO permanecem. Quatro novos diretores são nomeados

Intervenção no SERPROS: SERPRO divulga resultado de reunião com a Previc

Previc afirma que o sistema de fundos de pensão é sólido, seguro e com grande potencial de crescimento

Ex- superitendente, hoje pintor, conta sua trajetória pré e pós-aposentadoria

O associado Paulo Rickardo é um exemplo de sucesso profissional. Começou sua carreira no SERPRO como "follow up", uma espécie de contínuo de luxo, e chegou a superintendente. No SERPRO também encontrou sua cara-metade e lá se aposentou, no embalo do primeiro PDV.

Aproveitando da liberdade que a aposentadoria proporcionou, foi fazer um curso de pintura e encontrou aí uma nova profissão e muita realização. "A arte torna a gente mais inteligente e sensível a tudo ao nosso redor".

Confira a entrevista
25/05/2015



ASPAS e Anapar já tinham solicitado fiscalização do SERPROS em 2013

Em julho de 2013, a ASPAS e a Anapar solicitaram à Previc fiscalização no fundo do SERPROS, de modo a verificar aspectos técnicos e legais relativos a operações realizadas no Banco BVA em 2011 e 2012. No mês seguinte, agosto, a ASPAS inclusive foi a Brasília e entregou em mãos, à Previc, um abaixo-assinado com mais de 2.500 assinaturas de participantes que endossavam o pedido de fiscalização. Na época, acreditávamos que o prejuízo com esta aplicação era de R$ 146 milhões, mas é maior ainda, cerca de R$ 163 milhões, de acordo com o balanço do SERPROS de 2014.

Apenas 35% do investimento no BVA foi recuperado
Até agora, três anos e meio após as aplicações no BVA, só recuperamos cerca de 35% do investimento, o que é motivo de grande preocupação para todos os participantes.
Nem a ASPAS nem a Anapar sabem se esta denúncia tem relação com a intervenção no SERPROS, já que o processo é sigiloso, mas convém relembrar os fatos, como fez a Anapar através de seu boletim nº 530, até para que o participante fique bem informado.

Denúncia levou à autuação do Diretor de Investimentos, demitido pelo interventor
A denúncia da ASPAS e ANAPAR levou à autuação pela Previc do então Diretor de Investimentos (agora, destituído do cargo e demitido pelo Interventor por não fazer parte do quadro do SERPROS) por irregularidades na aplicação no Fundo Patriarca, de cerca de R$ 50 milhões, composto de ações do próprio BVA. Com a falência do banco, estes valores estão praticamente perdidos. Cabe lembrar que a autuação é o primeiro passo para uma eventual punição, o que depende da defesa apresentada pelo autuado. A Previc ainda não decidiu se aceita ou não a defesa do ex-Diretor.

Clique aqui para ler a denúncia

Clique aqui para ler o boletim da Anapar

25/05/2015

Previc responsabiliza diretores do Postalis pelo rombo no fundo de pensão e encaminha relatório ao MP e à PF

ANAPAR participa de Audiência sobre Fundos de Pensão no Senado

Projeto que cria mecanismo de recomposição das perdas salariais dos aposentados está pronto para votação na Câmara

O projeto 4434/2008 cria um mecanismo técnico para a recomposição das perdas salariais dos aposentados, ano após ano, tendo como base a quantidade de salários mínimos na época da concessão das aposentadorias.

De origem do Senado Federal, o projeto é amplamente defendido pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas  (Cobap), que destaca estudo segundo o qual, nos últimos 20 anos, as perdas com reajustes salariais para os assistidos ultrapassam 84%. Agora é aguardar sua votação pela Câmara dos Deputados.

A ASPAS tem, entretanto, dúvidas sobre a correção das premissas que fundamentaram a concepção do projeto, e é cética em relação à possibilidade de sua aprovação, entre outras razões, pelos impactos políticos, econômicos e financeiros, inclusive com repercussões consideráveis nos tesouros estaduais e municipais.Apoiamos, porém, as iniciativas no sentido de buscar um novo indexador, específico e mais adequado ao perfil da massa de aposentados, claramente injustiçada com a atual política de reajustes atual. A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, tem o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade, IPC - 3i, que é um índice nacional específico para pessoas acima de 60 anos abrangendo: alimentação, habitação, vestuário, saúde e cuidados pessoais, educação, leitura e recreação, transportes e despesas diversas. Para se ter uma ideia, no período de março de 2014 a março de 2015 o INPC registrou 8,4160% de inflação, enquanto o IPC-3i registrou 8,56%.

Clique para ler a íntegra da notícia
18/05/2015

"Envelhecemos porque os hormônios diminuem. Os hormônios não diminuem porque envelhecemos"

DIRETORES DA ASPAS SE REÚNEM COM O INTERVENTOR NO SERPROS

O Presidente da ASPAS, Paulo Barbosa Coimbra, e o Diretor de Comunicação, Julio Cesar Maia Pinto Guedes, foram portadores, em 13/05, de carta ao SERPROS, em que a ASPAS solicitava uma audiência com o Interventor designado pela PREVIC, Walter de Carvalho Parente. Prontamente atendidos, tiveram a oportunidade de manter produtiva conversa, em que foram expostas as nossas principais dúvidas e preocupações.
Em linhas gerais, foram abordados os seguintes temas:
- apresentação da ASPAS, seus representados, objetivos, histórico e atuação ao longo dos quase 17 anos de existência;
- solicitação de esclarecimentos quanto ao funcionamento do SERPROS durante o processo de intervenção;
- a preocupação quanto à saúde atuarial e financeira do Fundo, e seus possíveis impactos para os participantes ativos e assistidos, principalmente, em função de investimentos mal sucedidos direcionados a papéis como BVA, Porcão e, provavelmente, outros;
- a preocupação com a perda de direitos a benefícios, em decorrência do Saldamento do PS-I, no que diz respeito à pensão por morte, com prejuízo para o beneficiário;
- as dificuldades impostas à atuação da ASPAS, que, nem sempre foi bem-vista por algumas administrações, em função de críticas recebidas, ignorando que, tanto as críticas, quanto as manifestações de apoio, estão sempre atreladas à busca do objetivo maior, que também é do SERPROS, de garantia de manutenção dos direitos dos participantes.
Em resposta, recebemos do Dr. Walter Parente, os seguintes esclarecimentos:
1 - que o Fundo está saudável, e que não haverá nenhuma mudança em relação às obrigações com os participantes;
2 - que serão efetuadas avaliações, principalmente quantos aos investimentos, visando verificar se tudo está sendo realizado dentro das normas legais e com riscos compatíveis com o Plano e com o mercado;
3 - que o Fundo será devolvido à nova administração (Conselhos e Diretoria), com todos os investimentos analisados e julgados dentro das normas e procedimentos recomendáveis;
4 - que vê com bons olhos a preocupação da ASPAS em relação aos acontecimentos, e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos, a qualquer momento, e também para acompanhamento do processo;
5 - colocou-se à disposição para realizar uma reunião com a ASPAS e com alguns associados, em data a ser marcada.

Julgamos, de forma muito positiva este primeiro contato, e esperamos realizar a reunião oferecida no item 5, o mais breve possível. Na ocasião, pretendemos explorar, com maiores detalhes, diversas outras questões e preocupações dos associados.
A ASPAS expressa os seus agradecimentos ao Dr. Walter Parente, pelo atendimento e pela abertura de um canal de comunicação, que, temos certeza, será muito produtivo.

Clique aqui para ver a carta
18/05/2015

Comunicado dos conselheiros eleitos do SERPROS aos participantes

Relatório de Gestão do SERPROS: entendendo o novo déficit do PS-I

O balanço do Serpros de 2014, aprovado pelos Conselhos Deliberativo e Fiscal, além da Auditoria Externa Independente, já está disponibilizado aos participantes no site do fundo (clique aqui: http://www.serpros.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Completo-PORTAL.pdf). No balanço, consta o Parecer Atuarial, que explica as razões do déficit do PS-I de cerca R$ 57.3 milhões em 31/12/2014, contra um superávit de R$ 1,025 milhão em 31/12/2013. Foram elas:

1 - A rentabilidade das cotas do plano, no exercício, foi de 11,50%, inferior à exigência atuarial de 12,45%;

2 - a redução da taxa de juros de 5,75% a.a. para 5,41% a.a., conforme disposição legal, que foi a principal razão da reversão do resultado do plano de positivo para deficitário.

Conforme a Instrução PREVIC nº 19/2015, quando o plano fica deficitário, para fins de equacionamento de déficit, os juros previstos dos títulos de tesouro nacional do PS-I, mantidos até o vencimento dos mesmos, no valor de cerca de R$ 31 milhões, devem ser abatidos do déficit calculado, gerando o resultado final do ano, chamado de déficit técnico ajustado, no valor de cerca de R$ 26 milhões.

Com o Serviço Passado, resultado deficitário não existiria

Este resultado deficitário não existiria se o SERPRO tivesse pagado, quando do saldamento do plano em 2013, o chamado Serviço Passado, dívida da Patrocinadora com o PS-I, de mais de R$ 100 milhões, proposto pelo próprio SERPRO em 2009/2010, por ocasião da negociação entre SERPRO / SERPROS com ASPAS/Fenadados. Segundo inforrmou o SERPROS na ocasião, o pagamento não foi autorizado pela Secretaria do Tesouro Nacional, embora esta o tivesse aprovado para outras empresas estatais em relação aos planos de benefício definido (como o PS I) dos seus fundos de pensão, como CEF/Funcef, Correios/Postalis e Dataprev/Prevdata, entre outros.

Se o PS-I continuar deficitário ao final de 2015 e de 2016, completando três anos consecutivos de déficit, a legislação determina a instituição de nova contribuição extraordinária a partir de 2017, além da contribuição de 35% vigente desde 2008, para os participantes, ativos e aposentados, e patrocinadora, para cobrir o déficit.

A ASPAS e a ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão) continuam a reivindicar este pagamento, inclusive com a impetração de ação judicial, se necessário.

11/05/2015

Intervenção no SERPROS

Palestra sobre Alzheimer reúne associados e convidados

A reunião promovida pela ASPAS no dia 6 de maio, que aconteceu no auditório da Federação dos Bancários, teve como destaque palestra da APAZ - Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer - ofereceu valiosas informações sobre como identificar e lidar com o paciente vítima de Alzheimer. Além dos associados, prestigiaram a reunião representantes da ASES.

E falando na doença, seu diagnóstico precoce deve ser facilitado com a recente descoberta de cientistas brasileiros da UFRJ: de acordo com a pesquisa publicada na revista "Translational Psychiatry", níveis elevados do aminoácido D-serina, que é responsável pela sinalização das sinapses, estão associados ao declínio cognitivo do Alzheimer.

Clique para ver mais fotos


11/05/2015


Entrevista com o aniversariante de 6 de maio

Gilson Leal Barbosa, carinhosamente chamado de Pardal pelos colegas, entrou no SERPRO em 1968 e se aposentou em 1993, como Analista de Informática, tendo trabalhado na Unidade do Rio de Janeiro.

Aniversariante do dia 6 de maio, Gilson nos brindou com uma entrevista sobre o que considera importante para a terceira idade.

Confira a entrevista


11/05/2015


Homenagem da ASPAS às mães

SERPROS SOB INTERVENÇÃO. TODA A DIRETORIA AFASTADA. ELEIÇÕES CANCELADAS

Ontem, dia 6 de maio de 2015, foi publicada no D.O.U. a Portaria nº 241, que trata da intervenção no SERPROS pelo prazo de 180 dias, por parte da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Na mesma data o interventor nomeado, Walter de Carvalho Parente, afastou toda a diretoria do SERPROS e também cancelou as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, previstas para a próxima semana.

A ASPAS está agendando uma audiência com o interventor para saber qual a causa da intervenção e como o SERPROS irá operar neste período. Em seguida, informará aos associados.

Veja as portarias publicadas:


1 - SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
DIRETORIA COLEGIADA
PORTARIA No - 241, DE 5 DE MAIO DE 2015

A DIRETORIA COLEGIADA DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - PREVIC, com fulcro nos incisos I e II do art. 44 da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, e no uso da atribuição que lhe confere o inciso VI do art. 2º combinado com o inciso X do art. 11, ambos do Anexo I do Decreto nº 7.075, de 26 de janeiro de 2010, resolve:

Art. 1º Decretar intervenção no SERPROS Fundo Multipatrocinado, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CARLOS DE PAULA

 


2- SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

PORTARIA No - 242, DE 5 DE MAIO DE 2015
O DIRETOR-SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - PREVIC, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV do art. 27 do Anexo I do Decreto nº 7.075, de 26 de janeiro de 2010, resolve:

Art. 1º Nomear WALTER DE CARVALHO PARENTE para exercer a função de interventor no SERPROS Fundo Multipatrocinado.

Art. 2º Fixar para o interventor, a expensas da entidade, remuneração mensal equivalente à prevista no inciso V do art. 2º da Instrução SPC nº 16, de 23 de março de 2007, com as alterações introduzidas pela Instrução SPC nº 29, de 19 de março de 2009, e pela Instrução PREVIC nº 02, de 20 de julho de 2011.

Art. 3º As despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento estabelecidas nos incisos I a III do art. 3º da Instrução SPC nº 16, de 23 de março de 2007, com as alterações introduzidas pela Instrução SPC nº 29, de 19 de março de 2009, e pela Instrução PREVIC nº 02, de 20 de julho de 2011, ficam por conta da entidade.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CARLOS DE PAULA

 


3- Informativo Extraordinário nº 06 - Maio de 2015

COMUNICADO

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC, designou o Dr. Walter de Carvalho Parente como interventor do SERPROS - Fundo Multipatrocinado, pelo prazo de 180 dias (cento e oitenta). Medida essa tomada com base nos incisos I e II do art. 44 da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001.

A Portaria nº 241 é datada de 5 de maio de 2015, com sua publicação no D.O.U. de 6 de maio de 2015.

A intervenção em nada afetará o funcionamento da entidade, sobretudo no que se refere ao cumprimento de suas obrigações para com os participantes e assistidos. Contudo, em decorrência do ato de intervenção, fica cancelado o Processo Eleitoral que estava em curso.


Walter de Carvalho Parente

Interventor

Eleições para os conselhos do SERPROS acontecem dias 11 e 12 de maio

Estamos na reta final da campanha eleitoral do SERPROS, pois as eleições para o Conselho Deliberativo (CDE) e o Conselho Fiscal (COF) acontecem na segunda e terça da próxima semana, dias 11 e 12 de maio.

É muito importante que todos os participantes, ativos, aposentados e pensionistas, votem em massa, defendendo o SERPROS que queremos: um fundo de pensão livre de influências partidárias e de investimentos duvidosos, de forma a garantir nossa complementação de forma tranquila, sem incidência de contribuições adicionais.

Para os aposentados e pensionistas, se no dia 11 ou 12, seu computador apresentar qualquer problema, os chamados Espaço Cidadão, em todas as regionais do Serpro, com computadores ligados à Internet, estarão disponíveis para os participantes assistidos. Se você mora no Rio de Janeiro, também poderá vir à sede da ASPAS e votar em um de nossos computadores (Av. Rio Branco 120, sala 918, próximo ao metrô da Carioca).

Lembramos que um resumo da plataforma de todos os candidatos associados da ASPAS foi publicado em nosso Informe nr. 40. Você também pode conferir a plataforma completa de todos os candidatos no site do SERPROS, no link
http://eleicoes.serpros.com.br/ConhecaOsCandidatos.aspx.

Atenção: Se você ainda não tem sua senha de acesso à área restrita aos participantes no site do SERPROS, ou não se recorda da mesma, entre em contato urgente com o SAP (0800 721 10 10), que lhe fornecerá uma nova senha. Não deixe para a última hora.

Dias de votação: apenas dias 11 e 12 de maio, votação exclusivamente pela internet.

 

COMO VOTAR:

- tenha em mãos sua inscrição no SERPROS ou matrícula da sua patrocinadora (SERPRO ou SERPROS, este para os empregados do fundo), nº do seu CPF e senha da área restrita dos participantes;
- acesse o site http://eleicoes.serpros.com.br/ ou clique aqui
- entre em VOTE AGORA (canto superior direito da página) e informe os dados solicitados;
- em seguida vote em dois candidatos ao CDE e em um candidado para o COF.

04/05/2015

Nota da Diretoria: esclarecimento sobre mensagem apócrifa distribuída via internet

Circulou na semana passada um e-mail, que continha acusações sobre a atuação e posicionamento da ASPAS, em relação ao processo eleitoral para os Conselhos do SERPROS. Por se tratar de mensagem apócrifa, em que, claramente, o autor não teve coragem de se identificar, pretendíamos, simplesmente, ignorá-la. Em respeito a vários de nossos associados, que nos consultaram sobre o assunto, decidimos, entretanto, prestar os seguintes esclarecimentos:

- A ASPAS, institucionalmente, não apoia, nem nunca apoiou, candidatos às eleições para os Conselhos do SERPROS, o que não impede que seus associados (isoladamente ou em grupo), incluindo os diretores e conselheiros, trabalhem e prestem apoio material a candidatos que julguem mais preparados ou identificados com suas visões sobre as demandas dos participantes.

- Tradicionalmente, o impresso Informe ASPAS, na edição que precede as eleições, publica um resumo da plataforma dos candidatos que fazem parte do seu quadro de associados, sem que isso represente qualquer indicação de apoio. No número 40, de abril de 2015, ora em circulação, pela primeira vez constam plataformas de candidatos ativos, pela simples razão de que, com a mudança de estatuto ocorrida em 2014, a associação, antes restrita aos aposentados, passou a abrigar também os participantes ativos.

- Além disso, o envolvimento da ASPAS no processo eleitoral, ao qual atribui grande importância, tem se resumido em repassar a seus associados as instruções divulgadas pelo SERPROS, conclamando-os a votar conscientemente, e, como ocorreu este ano, solicitando ao Conselho Deliberativo (CDE) alterações para facilitar o processo, tornando-o mais representativo e democrático, o que, infelizmente, nem sequer mereceu uma resposta.

Lamentamos que este tipo de prática seja utilizado nos eventos mais importantes do nosso fundo de pensão, as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Esperamos que todos participem do esforço para banir definitivamente estas práticas do nosso cotidiano.

A Diretoria da ASPAS

Em maio, reunião especial incluindo palestra sobre Alzheimer

AGO de 29 de abril aprova documentos contábeis da ASPAS

Justiça concede liminar e participantes do Postalis não vão fazer contribuição extra

Entrevista com o aniversariante de 3 de maio

O aniversariante de maio entrevistado neste boletim, a quem parabenizamos, é João de Almeida Godinho, ex-chefe do setor de material da 7ª URO, aposentado desde o ano 2000.

Godinho compartilha conosco sua visão a cerca do envelhecimento, das políticas públicas para a terceira idade e seu nível de satisfação com o SERPROS e a ASPAS.

Confira a entrevista

04/05/2014


Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem agora conta com membros da Anapar

Em trâmite, pedido de CPI para fundos de pensão

RJ: Vacinação contra gripe começa dia 4 de maio

Em maio, reunião especial incluindo palestra sobre Alzheimer

Oficina de memória: a opinião de quem participa

Certamente você já ouviu falar em oficinas de memória, mas talvez não conheça a opinião de quem as frequente já há algum tempo.

Pois bem, a aposentada e membro do Conselho Fiscal da ASPAS Alda Nunes, que trabalhou no Serpro como analista financeira até 1991, quando se aposentou, na 7ª URO/RJ, nos brindou com sua experiência na participação de oficinas de memória há mais de dois anos.
Clique para conferir o depoimento de Alda
27/15/2014


Novo mínimo deve ser de R$ 854,00

Cuidados no uso da internet

Compareça à AGO de 29 de abril

Candidatos em campanha para as eleições do SERPROS

Rombo na Petros é ainda maior que no Postalis

Aniversário: também uma data para reflexão

Rio 450 anos: passaporte oferece entrada franca em museus

Compareça à AGO de 29 de abril

Jornal da ASPAS está em distribuição

Postalis determina desconto maior nos salários para cobrir déficit

CNPC aprova novas regras para fundos de pensão

Bons hábitos melhoram qualidade de vida e ampliam longevidade

Informe ASPAS nº 40 já está na gráfica

Reunião da ASPAS convoca associados para AGO de 29 de abril



Durante a primeira reunião integrada da diretoria da ASPAS com seus associados no Rio de Janeiro, em 2015, a diretoria passou posição sobre os processos de bitributação a cargo do Dr. Afrânio; comunicou que o Conselho Deliberativo, considerando o parecer favorável do Conselho Fiscal, aprovou o balancete de 2014 e demais documentos contábeis; chamou os participantes a prestigiarem a reunião de 29 de abril, às 14h, quando caberá à Assembleia Geral Ordinária (AGO) à aprovação do balanço da ASPAS. A AGO ocorrerá nas dependências das ASPAS (Av. Rio Branco 120 sala 918 - Centro, perto do metrô da Carioca).

06/04/2015



Ex-dirigentes do Postalis perdem recurso e são condenados pela CRPC

Previc segmenta fundos de pensão para melhorar fiscalização

RJ: Plantão Judiciário no Fórum atende emergências

RJ: reunião da ASPAS com os associados será nesta quarta-feira, 1º de abril

CD aprova balanço da ASPAS

Plano Odontoprev terá reajuste em abril

Eleições para os conselhos do SERPROS: patrocinadora indica metade dos candidatos. Você elege a outra metade

Disputas políticas geram perda de patrimônio no Postalis e prejudicam gravemente participantes

Envelhecendo com qualidade: a opinião de nossos associados

Comprovante de Rendimentos para IR 2015 - Gastos com Plano de Saúde

Conselheiros da ASPAS se reúnem esta semana

RJ: próxima reunião da ASPAS com os associados será no dia 1º de abril

Ex-diretores do SERPROS são citados em reportagem de O Globo

Por que as aplicações feitas pelo SERPROS geram rendimentos diferenciados para o PS I e PS II?

A pergunta acima foi feita por um de nossos associados. Pela relevância da questão, a diretoria da ASPAS aproveita a oportunidade para responder também coletivamente, já que outros podem ter a mesma dúvida.

Planos têm patrimônios separados
Os patrimônios do PS I e do PS II são totalmente separados. As únicas exceções são as aplicações nos imóveis adquiridos antes de 2002, quando foram separadas fisicamente as aplicações em ações, renda fixa e empréstimos. Como não é possível separar as aplicações em imóveis, os planos ficaram "sócios" de cada um dos imóveis, com uma participação em reais proporcional ao peso de cada um dos patrimônios.

Formação do patrimônio do PS II
O patrimônio do PS II foi sendo formado a partir de sua fundação, em 1999, com as contribuições dos novos participantes que entraram no Serpros depois do fechamento do PS I, ocorrido em 1996. Em 2001, houve uma grande alteração nos dois patrimônios, com a transferência para o PS II dos patrimônios dos participantes que migraram do PS I.

Valores atualizados dos planos
Hoje, segundo dados de novembro/2014, o patrimônio do PS II é de R$ 2,8 bilhões e o do PS I, R$ 1,88 bilhões. E ainda existe o Plano Administrativo, com um patrimônio de R$ 100 milhões, que não pertence a nenhum dos planos, formado pelas taxas de administração cobradas de todos os participantes e da patrocinadora para arcar com as respectivas despesas do SERPROS.

Política de investimentos diferenciada
De 2002 para cá, as aplicações de cada um dos planos (inclusive do Plano Administrativo) seguem políticas de investimentos específicas, definidas a cada início de ano. O PS I, por ser um plano fechado a novas adesões e já ser um plano maduro (mais assistidos que ativos), tem uma política mais conservadora, mais focada em renda fixa, com poucas aplicações em ações. Já o PS II, por ser um plano ainda "verde" (mais ativos do que assistidos) tem uma política mais "agressiva", com maior percentual de aplicações em ações do que o PS I.

23/03/2015

Saiba mais sobre as eleições para os conselhos do SERPROS

Eleições para conselheiros do SERPROS será pela internet nos dias 11 e 12 de maio

ASPAS encaminhou ofício pedindo um número maior de dias e também votação por telefone

O SERPROS divulgou, através de seu site, candidatos, cronograma e demais detalhes da eleição 2015, que vai eleger dois membros titulares e dois suplentes para seu Conselho Deliberativo e um membro titular e dois suplentes para o Conselho Fiscal, todos com mandato de quatro anos.
A eleição acontece dias 11 e 12 de maio e será, pela primeira vez, somente através da internet. A ASPAS considera que a redução do prazo para apenas dois dias e a exclusividade de votação pela internet vão dificultar, e talvez até impedir, a participação de muitos aposentados no processo, como explica seu diretor-presidente, Paulo Coimbra:
"Muitos aposentados não têm acesso a computador e precisam de um prazo mais elástico para poder viabilizar sua participação, por conta de outro tipo de rotina. Temos certeza de que é do interesse de todos que a eleição seja bastante representativa, com um grande número de votantes, por isso a ASPAS, através de sua Diretoria Executiva, enviou ao SERPROS uma exposição de motivos solicitando tanto um prazo maior, como também a possibilidade de se votar por telefone, prática aliás comum entre os fundos de pensão, como mostra pesquisa que fizemos. Esperamos um retorno positivo, já que o processo democrático é quem ganha com isso".
Como é tradição na ASPAS, no jornal impresso Informe ASPAS, que produziremos no próximo mês de abril, será aberto espaço a todos os candidatos (ativos e assistidos) que sejam nossos associados, para exporem suas plataformas de trabalho.

Clique para ler a correspondência que a ASPAS encaminhou ao SERPROS em 09/03

Clique para conhecer todos os candidatos

16/03/2015



IR 2015: atenção especial ao novo CNPJ do INSS para não cair na malha fina

Conselheiros da ASPAS se reúnem de 23 a 25 de março

RJ: próxima reunião da ASPAS com associados será no dia 01/04

Perda de memória: saiba até onde é normal e quando é preciso procurar ajuda médica

Parabenize os aniversariantes da semana

Alzheimer: não adoeça junto com o paciente

Continuando a abordagem sobre Alzheimer, em seguimento à matéria publicada no boletim de 2 de março (link abaixo), é também fundamental focar nos familiares e cuidadores responsáveis pelo atendimento ao doente.
De acordo com a psicóloga Tânia Scripilliti, que trabalha na APAZ - Associação dos Parentes e Amigos de Doentes de Alzheimer e outras demências -, é importantíssimo que os cuidadores e os familiares não sejam "engolidos" pelo problema com o parente doente. Precisam manter o máximo possível suas vidas, não podem ser 100% absorvidos e, com isso, "adoecerem" junto com o paciente. Uma boa reunião dos parentes para combinar a divisão das tarefas e dos custos é essencial. Esse ponto é tão importante, que a APAZ mantém um trabalho psicológico voltado para apoiar grupos de parentes com pacientes em casa.

ALGUMAS DICAS SOBRE O QUE FAZER
•    O amparo familiar deixa o paciente bem. Procure fazer atividades, ouvir música (sempre as conhecidas e de preferência do paciente).
•    Através da música, o paciente traz à tona recordações (de ritmo e letra), o que é muito bom. A música mantém a comunicação do paciente com o mundo, ativa a memória e, sobretudo, acalma. A memória musical é a última a ser perdida.
•    Não adianta muito ficar uma acompanhante com a TV ligada o tempo todo. A partir de certa fase da doença, o paciente não entende o que está passando na TV. Então, na prática, sente-se isolado e inativo.
•    Com a evolução da doença, torna-se mais difícil entender o que o paciente quer dizer. Não corrija, não interrompa, não critique. Não tente ensinar. Sorria. Concorde com ele.
•    Nunca infantilize o paciente. Nada de dizer coisas como "sua comidinha", "seu leitinho". O paciente tem uma história de vida. Respeite. É um cidadão. Não trate como criança, nem como um inútil.
•    Lembre-se que a vítima da doença é ele, o paciente.
•    Nunca tente convencer o paciente sobre religião, qualquer uma. O apoio espiritual pode fazer bem à família, se assim ela considera. Para o paciente é inútil e só fará mal.
•    Manter a rotina de consultas médicas. Com a evolução da doença, os remédios precisam ser trocados, ou suas doses. Informe ao médico as alterações comportamentais havidas. Faça isso de forma organizada. Numa folha, anote todos os episódios, dia e hora.
•    Mantenha as práticas de higiene do paciente, como escovar os dentes, tomar banho, etc. A ducha do chuveiro pode ser incômoda ao paciente quando bate em seu rosto. Banhos indiretos podem ser mais suaves e menos estressantes para o paciente. Observe para não constranger o paciente, que pode se desagradar de ficar nu diante do cuidador, seja da família ou não. Música durante o banho pode ser uma excelente ideia.
•    A família cuidadora precisa estar bem. Só assim o paciente também ficará. Quanto mais unida, melhor.
•    Existe na Doença de Alzheimer a possibilidade de acontecer a chamada "reação catastrófica" do paciente. É um momento em que ele fica agitado, agressivo, muitas vezes contra o próprio cuidador. A causa disso pode ser o fato dele estar hiperestimulado (atividade demais) ou entediado (falta de atividade). Pode ser também por sentir sede, fome ou alguma dor. Nessa hora, muita calma, música e tentar suprir a necessidade que o paciente tem, mas não sabe expressar.

Clique para ler a 1ª parte da matéria, publicada em 02/03/15
09/03/2015

Associada aposentada declara: "Existe muita vida depois do Serpro"

A mensagem da associada e empresária Conceição Almeida vem carregada de energia e otimismo. Ela, que tencionava se aposentar no ano 2000, mas só concretizou sua saída do Serpro em 2011, nunca parou suas atividades.

Ainda no Serpro, cursou fonoaudiologia e quando saiu foi para começar uma nova profissão.

Confira a entrevista


09/03/2015

Você já tem sua documentação para o Imposto de Renda?

Parabéns, mulheres, pelo seu Dia Internacional

Ser sexualmente ativo melhora a qualidade de vida dos idosos

Alzheimer: diretoria da ASPAS visita a APAZ e compartilha conhecimentos sobre a doença

Entender como funciona essa demência traz grandes benefícios para a família e para o paciente

Quando alguém da nossa família é diagnosticado com a Doença de Alzheimer, a primeira coisa que se instala é a tristeza dos familiares e, a segunda, o pânico. A preocupação com o que vem pela frente traz enorme estresse para a família.

Como lidar com o paciente? Como administrar a carga de trabalho que será necessária para cuidar do paciente? O que fazer para que o paciente receba os melhores cuidados ?

Foi pensando nisso que o presidente da ASPAS, Paulo Barbosa Coimbra, e os diretores Ana Maria Monteiro de Castro  e João Carlos Afilhado estiveram na sede da APAZ - Associação dos Parentes e Amigos de Doentes de Alzheimer e outras demências, no centro do Rio, na última terça-feira, dia 23, onde assistiram a palestras e vídeos bastante elucidativos sobre o tema.

Clique para ler o resumo da palestra
01/03/2015

Na semana do Carnaval, a ASPAS funcionará dias 19 e 20

Petros também sofre com crise na Petrobras

Alimentação adequada repercute na saúde de todo o corpo

Você está cansado de saber que uma alimentação saudável é importante, mas no seu dia a dia já parou para pensar como uma nutrição balanceada pode influir na sua disposição, qualidade de sono e peso, por exemplo?

Dr. João Curvo, especialista em nutrição, falou com exclusividade para a ASPAS sobre o tema.

Acompanhe a entrevista
23/02/2015


Declaração de IR agora pode ser feita on-line

A caminho da quarta idade

Durante o Carnaval, MS promove campanha em três frentes

RJ: campanha lixo zero continua inclusive nos dias de folia

Em fevereiro, excepcionalmente, não haverá reunião com associados

Hotel geriátrico: uma opção em crescimento no Brasil

Nada de liberação instantânea de empréstimos consignados em bancos

Começou o Carnaval

Parabenize os aniversariantes da semana

Aposentados da ASPAS celebram seu dia com almoço

Este ano a ASPAS inovou e propôs um almoço comemorativo ao Dia do Aposentado, celebrado em 24 de janeiro. A turma se reuniu no restaurante Papaçorda, no Leblon, no dia 28.

Clique para ver mais fotos

02/02/2015

Venha comemorar o dia do Aposentado com a ASPAS

Pesquisa mostra que número de centenários brasileiros triplicou na década

Nutrição e hidratação são fundamentais na terceira idade

Novas concessões de pensão por morte só para dois anos de relacionamento estável ou mais

RJ: Projeto Música no Museu homenageia grandes nomes da nossa música

Parabenize os aniversariantes da semana

Venha comemorar o dia do Asposentado com a ASPAS

Aspas está fechada hoje, dia 19, e reabre na 4ª feira

ASPAS divulga cronograma de reuniões em 2015

Valorização do salário mínimo incorpora mais 600 mil aposentados que recebiam acima do piso

Aposentados por invalidez estão livres de perícia médica

Associado aposentado curte o mundo em sua moto

O aniversariante de janeiro ora entrevistado, Guaraci Bastos Rocha, resgatou, após 20 anos, o hábito de motociclista e tem empreendido viagens pelo mundo afora em sua possante.

Ele entrou no Serpro em 1968, aposentou-se em 2005 e foi analista de informática na sede do Rio de Janeiro e na 7ª Regional.

Clique aqui e viaje com ele nessa gostosa entrevista.
19/01/2015


Nesse 24 de janeiro, parabéns a você, aposentado

No próximo sábado comemora-se o Dia do Aposentado. A geração que se forma agora talvez não valorize a data tanto quanto a nossa, que viveu mais de perto a época em que não existia esse direito no Brasil. Aqui, após algumas ações isoladas, criou-se a Previdência Social propriamente dita a partir do Decreto nº. 4.682 de 1.923, mas ainda de forma bem parcial e insuficiente. Foram surgindo os institutos: IAPI, IAPETEC, IAPC, etc. Até a unificação destes e a abrangência de todos os trabalhadores, urbanos e rurais, tivemos que esperar mais 40 anos.
Recordamos isso agora porque acreditamos que a homenagem ganha um sentido maior quando se ilustra o caminho percorrido para a valorização do trabalho e ativa participação na vida econômica, social, política e cultural do país. Acreditamos também que temos um duplo motivo para comemorar, afinal, além da aposentadoria do INSS, contamos com nossa previdência complementar, um benefício ao qual soubemos dar a devida importância e que hoje nos é fundamental para garantir uma vida mais digna e feliz.
E ressalte-se que devemos continuar alertas e atuantes, de olho, defendendo e fiscalizando as aplicações e investimentos que nosso fundo de pensão realiza para garantir a saúde financeira de nosso patrimônio. Estamos aqui justamente com esta finalidade e contamos com seu apoio.
Por tudo isso, é gostoso, sim, poder ver no 24 de janeiro uma data realmente significativa e digna de felicitações. Parabéns, aposentados, fizemos por merecer!

A Diretoria

19/01/2015


MPs alteram direitos previdenciários, inclusive pensão por morte

A presidente Dilma Roussef fez publicar, no dia 30 de dezembro de 2014, no Diário Oficial da União, as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665. Ambas afetam diretamente o bolso do trabalhador, dificultando ou reduzindo o acesso a alguns benefícios. Como toda MP, as medidas precisam ser ratificadas  pelo Congresso Nacional, atualmente em recesso, para se transformarem em lei, mas já tem aplicação imediata.
Novas regras para pensão por morte
No caso específico dos aposentados, a mudança mais crítica é a pensão por morte, afetando somente futuros beneficiários, tanto do setor público como do INSS, ou seja, não atinge quem já recebe esses recursos.
Antes, em caso de falecimento do contribuinte, seus dependentes recebiam a pensão independente do tempo de contribuição prestado pelo trabalhador e no valor de 100% do salário benefício. A partir de março de 2015, será necessário um período mínimo de 24 meses de contribuição previdenciária. Em casos de matrimônimo, também serão exigidos dois anos para a liberação do recurso (exceção para mortes em função de acidentes de trabalho).
Quanto ao valor a ser recebido, passa para 50% do salário benefício do ex-contribuinte mais 10% por dependente (sendo o benefício mais baixo fixado em um salário mínimo), com exceção para os  órfãos de pai e mãe.
Também acaba o benefício vitalício para cônjuges jovens. Será vitalício apenas para quem tem até 35 anos de expectativa de vida (hoje, pessoas com 44 anos ou mais). A partir desse limite, depende da idade. Entre 39 a 43 anos de idade, o tempo de pagamento, por exemplo, cai para 15 anos de pensão. Pessoas com 21 anos ou menos vão receber por apenas três anos esse benefício.

Veja mudanças em outros benefícios:

Seguro-desemprego - antes eram necessários seis meses de contribuição para estar hábil a receber o recurso. Agora a primeira solicitação só pode ocorrer após 18 meses seguidos no emprego. Uma segunda solicitação poderá ser feita com 12 meses de casa e a terceira, se manterá nos seis meses atuais.

Abono salarial -bastavam 30 dias de exercício para que o trabalhador na faixa de dois salários mínimos recebesse o abono. Agora passa a ter direito quem trabalhar pelo menos seis meses em um ano  e se mantiver na faixa salarial vigente.

Auxílio-doença - O prazo de afastamento a ser pago pela própria empresa era de 15 dias. Esse prazo passou a ser de 30 dias e o valor do benefício terá um teto, que é a média das últimas 12 contribuições do trabalhador.

Clique para ler a íntegra da MP 664

Clique para ler a íntegra da MP 665

12/01/2015

SERPROS prorroga para 15 de janeiro a entrega da Declaração de Vida e Residência para os Pensionistas e Aposentados por Invalidez

Fim do bônus demográfico em alguns anos põe sistema previdenciário atual em xeque

Rio promove passeios guiados em comemoração aos seus 450 anos

SERPROS prorroga prazo para entrega da Declaração de Vida para pensionistas e aposentados por invalidez