Notícias 2014

PREVIC autua diretor do SERPROS em razão de investimentos no BVA

Processos jurídicos de interesse dos associados da ASPAS: veja o que nos espera em 2015

O escritório do Dr. Antonio Vieira, assessor jurídico da ASPAS na área previdenciária, preparou um resumo dos principais processos que interessam aos aposentados, pensionistas e ativos do SERPRO e as perspectivas para 2015. Acompanhe:

Reajuste de 35% nas contribuições dos participantes do SERPROS
Após receber sentença contrária, a ASPAS entrou com recurso para o Tribunal de Justiça e a 18ª Câmara Cível decidiu que o referido recurso deveria ser julgado por uma das Câmaras Cíveis Especializadas em direito do consumidor. O SERPROS recorreu desta decisão, mas seu recurso foi negado. Acreditamos que, no primeiro trimestre do ano que vem, uma dessas Câmaras Cíveis Especializadas em direito do consumidor julgue o recurso.

Desaposentação
A previsão de que o processo relativo à desaposentação pelo Supremo Tribunal Federal acontecesse em 2014 não se concretizou. O julgamento foi mais uma vez interrompido, com pedido de vista da Ministra Rosa Weber, e só deve ser retomado em fevereiro/março de 2015. Até agora são dois votos favoráveis, um do Ministro Marco Aurélio, de forma plena, e outro do Ministro Roberto Barros, com ressalvas.

Planos Econômicos - Cadernetas de Poupança
O STF já reiniciou o julgamento, mas foi novamente interrompido e só deve ser retomado em fevereiro/março de 2015. Caso ele seja favorável para os poupadores, a Assessoria Jurídica da ASPAS irá avaliar a repercussão do julgamento para orientar os seus associados.

FGTS - correção de 1999 a 2013
A Defensoria Pública da União em Porto Alegre (RS) ajuizou uma ação civil pública tendo como objeto a correção do FGTS pela inflação em substituição à Taxa Referencial - TR, que apenas a partir de 1999 vem aplicando índices inferiores à inflação. Um partido político deu entrada com um processo pedindo a mesma coisa e aguarda julgamento. O Juiz Federal que vai julgar a ação acatou o pedido da defensora pública para que o resultado da ação alcance todos os trabalhadores do Brasil. Agora temos que esperar, já que a solução deste processo será dada pelo Supremo Tribunal Federal.

Imposto de renda no período de 1989 a 1995
Não foi possível concluir este ano a apuração dos cálculos que deverão ser homologados pelos Juízes para que se possa avaliar o ganho efetivo com a causa, o que deve ser resolvido logo após o recesso do Judiciário, no ano que vem.

O  processo de bitributação que está a cargo do  dr.  Afrânio, cuja execução se  iniciou em novembro de 2014, terá prosseguimento após o recesso da justiça.

22/12/2014

Conselheira eleita da Previ faz alerta sobre patrimônio dos Fundos

Entrevista com Augusto Fernando Brandão

Repetimos, a seguir, a entrevista realizada com o associado e Conselheiro Deliberativo da ASPAS, Augusto Fernando Brandão, aniversariante de novembro.
Devido a um problema técnico, o seu conteúdo ficou indisponível, tendo sido restabelecido, no site, na semana seguinte à sua divulgação.
Brandão trabalhou na Sede Rio e Brasília e na regional Brasília, e se aposentou, inicialmente, em 1996, como Gerente de Divisão; em 2012 retornou ao SERPRO em decorrência de ação judicial, tendo se desligado em definitivo em 2013.

 Confira a entrevista clicando aqui
22/12/2014

Um Natal pleno e um 2015 de renovados sentimentos fraternos

Taxa de juros atuarial: CNPC revoga decisão anterior e reduz possibilidade de déficit imediato em planos de previdência complementar

Lembra da decisão do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) de reduzir automaticamente a taxa máxima de juros atuarial dos planos de previdência complementar (que era no máximo de 6% ao ano) em 0,25% ao ano, até atingir 4,5%, em 2018, para os planos deficitários, como o PS I, e, já em 2015, para os planos superavitários, como o PS II? Pois é, no dia 19 de novembro essa decisão foi revogada e, em 2015, não será mais obrigatório reduzir a taxa máxima de juros do PS I, de 5,75% para 5,5%, e do PS II, de 4,75% para 4,5%.  O objetivo principal da medida é não provocar déficit imediato em alguns planos, o que poderia onerar os participantes e patrocinadores. As novas taxas de juros atuarial serão calculadas anualmente, com nova metodologia, de acordo com as características de cada plano, sem, obrigatoriamente, ser inferiores às atualmente praticadas.

Se a decisão anterior continuasse valendo, em 2018, quando a taxa máxima de juros atingisse 4,5% ao ano, o PS I voltaria a apresentar déficit, e com valores bem altos. Além disso, os participantes ativos do PS II, com a taxa de 4,5%, a partir de 2015, teriam que trabalhar, em média, mais 30% para recuperar a renda de aposentadoria prevista quando atingissem a idade de aposentadoria. O que, agora, com a nova resolução, não acontecerá mais. Vamos aguardar a divulgação pelo Serpros das novas taxas de cada um dos planos que vão valer em 2015.

Clique para ler a íntegra da matéria publicada no boletim da Anapar nr. 514
15/12/2014

Uso regular da internet cresce entre os idosos

Associado lança livro sobre yoga

Dando prosseguimento à intenção de dar maior visibilidade aos nossos associados empreendedores, hoje estamos apresentando  José Luiz Thadeu Martins, associado residente em Brasília que aproveitou o tempo livre que a aposentadoria proporciona e escreveu seu primeiro livro:  "Conversas com um yogue urbano", à venda pela internet.
Praticante de yoga desde 1968, e mestre desde 1984, Thadeu nos brindou com uma entrevista onde fala de suas atividades no Serpro, da prática e benefícios do yoga.

Para adquirir o livro clique aqui

Clique para ler a entrevista
15/12/2014

Você se identifica com os símbolos usados para representar a terceira idade?

Descontração e bom humor dão o tom da confraternização da ASPAS

Aposentados e pensionistas prestigiaram a confraternização da ASPAS, realizada no dia 3 de dezembro, no restaurante Graça da Vila, no Catete. Associados do Rio, Niterói e inclusive outros estados, como os conselheiros do Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal, compareceram. Muito saudada a presença de Iwanoy Cavalvanti, aos 95 anos, em plena forma e disposição, acompanhado de sua filha.


O diretor-presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, um dos últimos a deixar o local, já à noitinha, assim resumiu a celebração: "É uma grande alegria estar com nossos companheiros, trocando ideias, matando as saudades e renovando os votos de que esta ótima frequência que tivemos à confraternização se repita em nossas próximas reuniões".


ASPAS sorteia brindes entre os associados
Durante o almoço de confraternização, a ASPAS sorteou seis vales-presentes das Lojas Americanas e já está mantendo contato com os ganhadores. Os sorteados do Rio de Janeiro deverão pegar seus vales na Associação. Para os sorteados dos outros estados os vales serão enviados pelo correio.


Conheça os ganhadores: Sônia Celli - RJ; Luiz Carlos Novaki - PR; Augusto Fernando Brandão - DF;  Dimea de Oliveira Pinto - RJ; Roberto Costa de Andrade - PA; Sueli Mendes - SP 


Clique para ver mais fotos
08/12/2014


Conselho Deliberativo da ASPAS realizou sua 5ª reunião neste mandato

Nos dias 2 e 3 de dezembro, os conselheiros deliberativos participaram da quinta reunião  ordinária na gestão 2014/2017, ampliada com a presença da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

O plano de trabalho para 2015 foi discutido e aprovado, assim como se decidiu por uma mini comissão responsável por aprofundar a análise sobre o Fórum previsto para janeiro, entre participantes de diversos fundos de pensão, para verificar o interesse e viabilidade de a ASPAS ser incluída no mesmo.

Foram ainda deliberadas outras providências  de interesse dos participantes que, por questões estratégicas, não serão  detalhadas por enquanto.

Clique e veja mais fotos

08/12/2014

Entrevista com Maria Helena Pinto de Souza, aniversariante de dezembro

Expectativa de vida aumenta para 74,9 anos, em média

Aviso aos beneficiários de pensão por morte e aposentados por invalidez

Adeus a Americo da Silva Motta

Entrevista com Augusto Fernando Brandão, um dos aniversariantes de novembro

Associado e Conselheiro Deliberativo da ASPAS, Augusto Fernando Brandão, embora aposentado em 1996, como Gerente de Divisão, retornou ao SERPRO em 2012, em decorrência de ação judicial, tendo se desligado em definitivo em 2013.
O aniversariante, que já trabalhou na Sede Rio e Brasília e na regional Brasília, nos brindou com uma entrevista onde tece, entre outros tópicos, interessantes considerações sobre o plano de aposentadoria complementar e a atuação da ASPAS.

Confira clicando aqui
24/11/2014


Aplicações duvidosas dos Fundos de Pensão estatais em xeque

Conselheiros da ASPAS se reúnem dias 2 e 3 de dezembro

Morre Francisco Caruso, sócio-fundador da ASPAS

É com grande pesar que a ASPAS informa o falecimento, na madrugada de 27 para 28 de novembro, de Francisco de Paula Caruso, sócio-fundador da Associação e seu conselheiro em várias gestões.

Muito conhecido entre os serprianos, Caruso sempre trabalhou no Rio de Janeiro, tanto no Serpro como no Serpros.

O enterro aconteceu na tarde do dia 28 de novembro, no cemitério São Francisco Xavier, no Caju.

A ASPAS envia suas sinceras condolências aos familiares e amigos
01/12/2014


Envelhecimento e impactos nos gastos do INSS

Espaços culturais RJ: você conhece a Biblioteca Parque Estadual?

É nesta quarta-feira o almoço festivo da ASPAS. Participe!

Acontece nesta quarta-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 13h, a dupla comemoração da ASPAS: almoço de confraternização e aniversário de 16 anos. Se você reside ou está de passagem pelo Rio de Janeiro nesta data, vá ao restaurante  GRAÇA DAVILA e celebre conosco (Rua do Catete 133, próximo à estação metrô do mesmo nome e na mesma calçada e bem perto do Palácio do Catete).
O restaurante, que conta com escada rolante, oferece um farto e variado buffet a quilo (R$ 58,90/kg) e instalações excepcionais, apresentando variedade em bebidas e sobremesas. O controle é por comanda individual, cada  associado pagando sua própria conta (cartão crédito /débito ou dinheiro). Solicitamos confirmar comparecimento por e-mail ou para o telefone da ASPAS 38529276.
01/12/2014


Morre Francisco Caruso, sócio-fundador da ASPAS. Enterro será nesta sexta-feira, às 16:15h

Dupla comemoração da ASPAS será no dia 3 de dezembro

Almoço de Confraternização e aniversário de 16 anos esperam por você
Está marcado o almoço de final de ano com os associados residentes ou de passagem pelo Rio de Janeiro no dia 3 de dezembro, quarta-feira, a partir das 13h. Será no Restaurante  GRAÇA DAVILA, situado à Rua do Catete 133, próximo à estação metrô do mesmo nome e na mesma calçada e bem perto do Palácio do Catete.

O restaurante, que conta com escada rolante, oferece um farto e variado buffet à quilo (R$ 58,90/kg) e instalações excepcionais, apresentando variedade em bebidas e sobremesas. O controle é por comanda individual, cada  associado pagando sua própria conta (cartão crédito /débito ou dinheiro). Solicitamos confirmar comparecimento por e-mail ou para o telefone da ASPAS 38529276.

"Na mesma ocasião pretendemos comemorar os 16 anos da ASPAS, que não puderam ser celebrados em setembro em função da indisponibilidade do auditório do SERPROS no referido mês", resumiu o diretor-presidente, Paulo Barbosa Coimbra.
24/11/2014

Natal: várias cidades já investem na decoração e em programação cultural

UnidasPrev promove III Fórum dos titulares de planos previdenciários

'O Globo' registra denúncia conjunta da ASPAS e Anapar à Previc sobre graves perdas com investimentos duvidosos no BVA

O possível envolvimento de um 'clube para negócios suspeitos' também nos Fundos de Pensão foi  reportagem de capa do jornal O Globo na edição de domingo,  23 de novembro. Nas páginas 3 e 4 a matéria continua,  e o jornal registra, entre outras, as péssimas aplicações no banco BVA, que trouxeram prejuízos de cerca de R$ 50 milhões aos partipantes do SERPROS, apenas neste investimento. Veja um dos trechos:

Uma denúncia enviada pela Associação dos Aposentados e Pensionistas do Serpros (Aspas) e pela Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) à Previc no ano passado sobre o caso BVA aponta "uma possível articulação entre os fundos para a realização de aplicações nem sempre de acordo com o interesse dos participantes". As entidades estimaram que, dos R$ 146 milhões aplicados pelo Serpros no Patriarca e em outros fundos do BVA, sobraram cerca de R$ 20 milhões. E estranharam semelhanças dos investimentos como os da Refer.

A matéria recapitula a série de prejuízos aos participantes de vários outros Fundos, como Petros (Petrobras), Postalis (Correios), Previ (Banco do Brasil), Funcef (Caixa Econômica) e Refer (da Rede Ferroviária Federal) em aplicações como a do BVA, do Fundo Patriarca (detentor de 24% das aplicações do BVA) e do grupo Galileo (Gama Filho) levantando a suspeita de envolvimento dos Fundos de Pensão com operações das empresas investigadas na Operação Lava-Jato, mostrando assim uma possível perigosa e perniciosa interferência política na gestão dos mesmos.
A ASPAS continua insistindo para obter da Previc, Superintendência Nacional de Previdência Complementar,  uma resposta à sua denúncia, encaminhada em 2013, e ao abaixo-assinado com cerca de duas mil e quinhentas assinaturas requerendo uma auditoria no Serpros.

Avaliação da ASPAS quanto à recuperação dos investimentos
No boletim de 14/07/2014, a ASPAS divulgou informações sobre a recuperação dos investimentos do Serpros no BVA, até o final de 2013. Relembre: "Dos cerca de R$ 145 milhões investidos em aplicações do Banco de Investimentos BVA, dificilmente recuperaremos os cerca de R$ 50 milhões que aplicamos no Fundo Patriarca (composto de ações do próprio Banco e, portanto, sem qualquer garantia) e temos condições de, a médio e longo prazo, recuperar os R$ 50 milhões aplicados em Letras Financeiras (recebemos como garantia R$ 85 milhões do Fundo Hungria, dos quais R$ 2,5 milhões foram amortizados em 2013) e os R$ 45 milhões do Fundo BVA Master de Direitos Creditórios (foram amortizados R$ 26,5 milhões até dezembro de 2013)".

Clique para ler a denúncia da ASPAS e Anapar à Previc
Clique para ler a matéria de O Globo
24/11/2014




Dupla comemoração da ASPAS será no dia 3 de dezembro

Almoço de Confraternização e aniversário de 16 anos esperam por você
Está marcado o almoço de final de ano com os associados residentes ou de passagem pelo Rio de Janeiro no dia 3 de dezembro, quarta-feira, a partir das 13h. Será no Restaurante  GRAÇA DAVILA  (filial Catete), próximo à estação metrô do mesmo nome.

O restaurante, que conta com escada rolante, oferece um farto e variado buffet à quilo (R$ 58,90/kg) e instalações excepcionais, apresentando variedade em bebidas e sobremesas. O controle é por comanda individual, cada  associado pagando sua própria conta (cartão crédito /débito ou dinheiro). Solicitamos confirmar comparecimento por e-mail ou para o telefone da ASPAS 38529276.

"Na mesma ocasião pretendemos comemorar os 16 anos da ASPAS, que não puderam ser celebrados em setembro em função da indisponibilidade do auditório do SERPROS no referido mês", resumiu o diretor-presidente, Paulo Barbosa Coimbra.
17/11/2014




ASPAS visitará Associação que apóia parentes de pacientes com Alzeihmer

Testamento vital garante tratamento desejado em doenças graves

Associação de defesa do consumidor presta assistência jurídica gratuita

Participação aumenta na reunião da ASPAS de novembro

Conforme previamente informado, foi realizada em 5 de novembro, na sede da ASPAS, a Reunião Mensal com os Associados. Ao abrir o encontro, o diretor-presidente, Paulo Coimbra, se colocou à disposição para debater qualquer tema de interesse e esclarecer as dúvidas dos associados.

Em seguida foram abordados diversos assuntos, como a questão do "serviço passado", que continuaremos a reivindicar da Patrocinadora; a preocupação com a geração de novo déficit do PS-I, a partir de janeiro de 2015, em função da redução dos juros atuariais; a situação de boa parte dos associados, ainda carentes de um plano de saúde; e a organização do almoço de confraternização.

Com satisfação, registramos um pequeno aumento de frequência, com a participação de 15 associados.

Entretanto, cabe ressaltar que esse número ainda está muito aquém do desejado, e que uma participação maciça é fundamental para o fortalecimento da ASPAS e, consequentemente, uma atuação mais efetiva na defesa dos nossos interesses.
10/11/2014


Almoço de Confraternização acontece junto com comemoração dos 16 anos da ASPAS no dia 3 de dezembro. Participe

Está marcado o almoço de final de ano com os associados residentes ou de passagem pelo Rio de Janeiro no dia 3 de dezembro, quarta-feira, a partir das 13h. Será no Restaurante  GRAÇA DAVILA  (filial Catete), em frente à saída da estação  metrô do mesmo nome. O restaurante oferece um farto e variado buffet à quilo (R$ 58,90/kg) e instalações excepcionais, apresentando variedade em bebidas e sobremesas. O controle é por comanda individual, cada  associado pagando sua própria conta (cartão crédito /débito ou dinheiro). Solicitamos confirmar comparecimento por e-mail ou para o telefone da ASPAS 38529276.

"Visitamos  alguns locais  e discutimos diversas possibilidades e ao final optamos por uma sugestão do nosso Conselheiro Deliberativo Rogério Porto. Na mesma ocasião pretendemos comemorar os 16 anos da ASPAS, que não puderam ser celebrados em setembro em função da indisponibilidade do auditório do SERPROS no referido mês", resumiu o diretor-presidente, Paulo Barbosa Coimbra.
10/11/2014

Cronoterapia: a medicina que prescreve o remédio na hora certa para cada órgão

RJ: 'Encontro de gerações' é destaque na Biblioteca Popular Machado de Assis

Pedido de vista faz decisão sobre desaposentação ser adiada novamente

Desaposentação: Decisão é adiada novamente

Aposentados têm até o final de dezembro para atualizar seu cadastro junto ao INSS

Associada da ASPAS expõe no Centro Cultural da Light

V Descem a Serra. Com esse título que já diz a que veio, cinco artistas de Petrópolis estão em uma exposição conjunta no Centro Cultural da Light (Av. Marechal Floriano, 168, Centro/RJ): Jarbas Paullous, Adriane Guimarães, Claudio Partes, Sidney Picoli e Sônia Xavier, nossa associada.

Logo na entrada, há um encantamento com a obra de Sônia; através de uma instalação de panos que remete a um labirinto, o público é convidado a interagir com a obra, podendo tocar as peças e escolher o caminho a tomar para completa visualização dos quadros e panos, focados em mulheres ilustres, da literatura e da mitologia. Estão lá representadas Cecília Meireles, Clarice Lispector, Helena de Troia, Penélope e muitas outras.

A múltipla e rica mostra contemporânea fica em cartaz até o dia 7 de novembro, de segunda a sexta, das 9 às 17h e a entrada é franca. Vale a pena conferir.

Clique para ver mais fotos
03/11/2014

RJ: Ilha Fiscal reabre ao público

5 de novembro é dia de reunião dos associados da ASPAS. Participe

Votação da desaposentadoria caminha. Saiba em que pé estão as coisas

A votação da desaposentadoria (possibilidade de o segurado que segue trabalhando ou retorna ao mercado após se aposentar requerer novo cálculo para aumentar o benefício) foi retomada no dia 9 de outubro, mas novamente interrompida. Naquela data, o  relator do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, deu seu voto favorável com uma solução intermediária (ver abaixo) à desaposentação e falta ainda a manifestação dos demais nove ministros, já que o Ministro Marco Aurélio voltou favoravelmente em setembro de 2010.

O assessor previdenciário da ASPAS, Dr. Antonio Vieira, lembra que muitos espertalhões estão aproveitando o fato para enviar e-mails aos aposentados fazendo um alarde de que apenas quem já entrou na justiça poderá se beneficiar da decisão do STF, o que ele refuta: "O meu sentimento é que  o Supremo siga o voto do Ministro Marco Aurélio. O julgamento não poderá valer somente para aqueles que já entraram na Justiça, pois em situações idênticas não aconteceu assim, como foi o caso dos 28,86%, do reajuste do IRSM, da restituição do excedente do teto, etc."

Continua o advogado: " É bom observar que o Supremo, ao julgar o processo de desaposentação, não pode julgar sobre a devolução das contribuições  pagas pelos aposentados, porque o tema não faz parte do processo."

O que é a solução intermediária proposta pelo ministro Barroso

O que pode acontecer agora (análise e opinião do Dr. Antonio Vieira)

24/10/2014

Votação da desaposentadoria caminha. Saiba em que pé estão as coisas

Justiça RJ: veja como resolver pequenos dissabores do dia a dia com menos burocracia

Você já atualizou seus dados cadastrais no site da ASPAS?

Estatudo do Idoso assegura meia-entrada para os mais velhos. Para aposentados antes dos 60 anos, não

Parabenize os aniversariantes da semana

Neste domingo, 26 de outubro, vote

Boletim Eletrônico Aspas de 20 de Outubro de 2014

Feriado do comércio

Atualize seus dados cadastrais diretamente no site da ASPAS, mais rápido e fácil

Correção das aposentadorias superiores ao salário mínimo em debate

Entrevista com o aniversariante de 30/10, João Pedro Bomfim

CNPC discute terceirização do risco de longevidade

Atualize seus dados cadastrais diretamente no site da ASPAS, mais rápido e fácil

Desaposentação: relator dá voto favorável, mas votação é interrompida sem nova data de julgamento

Prazo para aposentado pagar empréstimo consignado aumenta

Distanásia em xeque

Economizar água, uma questão urgente

Vem aí o horário de verão. Ajuste-se

Parabenize os aniversariantes da semana

Bitributação do IR e falência do BVA: destaques da reunião da ASPAS

Realizada em 1 de outubro, mais uma Reunião Geral com os Associados, desta vez no auditório da Federação dos Bancários, na Avenida Graça Aranha 19, 9º andar, que possui instalações mais confortáveis e adequadas para esse tipo de encontro.
 
O principal assunto tratado foi o processo de Bitributação do Imposto de Renda relativa ao período de 1989 a 1995, já que a ASPAS providenciou junto ao SERPROS extratos de valores que foram bitributados pois o processo se encontra em fase de execução. Na ocasião, o presidente Paulo Coimbra historiou o assunto, esclareceu as dúvidas apresentadas, e relacionou os próximos passos a serem seguidos.

Tratou-se também das perdas em investimentos por parte de vários Fundos, inclusive o caso do Banco BVA, no qual o SERPROS aplicou em vários papéis, e cuja falência foi recentemente decretada. Foram ainda abordadas questões relativas à adesão dos participantes ativos e ao Plano de Saúde da CABERJ, e discutidos assuntos de cunho geral.

ASPAS conclama associados a prestigiar reunião mensal
A Diretoria da ASPAS continua empenhada na reativação da nossa tradicional reunião das primeiras quartas-feiras do mês, por julgar que se constitui no seu mais importante fórum de discussões. Constata, entretanto, com pesar, que a frequência continua muito baixa, razão pela qual conclama seus associados a voltarem a frequentá-la regularmente, o que propiciará produtiva troca de experiências e identificação de demandas, subsídios fundamentais para a sua atuação na defesa de nossos interesses.

06/10/2014


Adeus aos colegas Paulo Mario Aprá (DF) e Carlos Olyntho Guedes de Aquino (RJ)

Má aplicações em fundos de pensão podem ter relação com influência do doleiro Yousseff

Pesquisa revela: no Brasil, políticas públicas para terceira idade estão abaixo da média

Para entrar com ação judicial sobre concessão de benefício é necessário antes requerimento ao INSS

Reunião da ASPAS com associados, dia 1º de outubro, discute a falência do BVA

Cadeirantes têm à disposição serviço de ambulância gratuito em alguns tratamentos

Novos idosos voltam ao mercado de trabalho e à escola

Cuidado: o boleto bancário pode ser falso

Previdência empresarial deve mudar para atrair mais jovens

Decretada a falência do banco BVA. Comissão Técnica da ASPAS vai discutir consequências

RJ: Reunião da ASPAS com associados será dia 1º de outubro

No ranking dos melhores países para se aposentar, Brasil fica em 61º lugar

Entrevista com o aniversariante de 14 de setembro: Luiz Carlos Novaki

Precatórios a idosos poderão ser pagos mais rapidamente

Eleitorado idoso aumenta 20%

Representante da CABERJ participa da reunião com Associados

A tarde de 03/09 foi dedicada à Reunião Geral com os Associados, quando foram repassados os assuntos tratados na Reunião do Conselho Deliberativo, debatidas outras questões de interesse, e esclarecidas dúvidas.

No encontro esteve também presente um representante da CABERJ, para dirimir dúvidas sobre o Plano de Saúde oferecido pela entidade, que, conforme temos insistido em ressaltar, se propõe a atender aos associados da ASPAS e seus familiares que não puderam aderir ao Plano SERPRO.



08/09/2014
 

PEC propõe isenção de Imposto de Renda para aposentados maiores de 70

Aposentado que provou ter necessidade especial recebe 25% de acréscimo no benefício

Como melhorar a sua memória

Serviço passado, direitos adquiridos e BVA na pauta do Conselho Deliberativo da ASPAS

Campanha de filiação da ASPAS alcança a quarta cidade esta semana

Reunião da ASPAS com associados do Rio será no dia 3 de setembro

Conselho Deliberativo se reúne dias 2 e 3 de setembro

Associados da ASPAS no RJ já podem se inscrever para o plano de saúde da CABERJ. Indicação é para quem não tem o PAS/SERPRO (CASSI) ou queira incluir dependentes

Postalis corre atrás do prejuízo

Entrevista com a aniversariante de 13 de setembro: Adelia Tavares Serra

Em nossa terceira entrevista com aniversariantes do mês, conversamos com a associada Adelia Tavares Serra. Ela entrou no SERPRO em 1966 e se aposentou em 1997.

Foi Analista de Funções de Suporte nas regionais do Rio de Janeiro e Brasília.

Felicidades e vida longa à Adelia.

Clique para ler a entrevista
01/09/2014

Previdência complementar: após 20/02/13, competência para julgamento de ações é da Justiça Comum

Parabenize os aniversariantes da semana

Dormir bem tem relação direta com sua qualidade de vida

Associados da ASPAS no RJ já podem se inscrever para o plano de saúde da CABERJ. Indicação é para quem não tem o PAS/SERPRO (CASSI) ou queira incluir dependentes

Em 2015, empréstimo consignado terá liberação instantânea para aposentados

Campanha de filiação da ASPAS prossegue. Próximas unidades são Porto Alegre e Curitiba

ASPAS registra retorno de seu Conselheiro ao CDE do Serpros

Desaposentação e Bitributação do IR

Participantes do Postalis sofrem novo prejuízo por conta de aplicações de risco

Entrevista com a aniversariante de 17 de agosto: Lucia Helena Maranhão Guerra

Prosseguindo com as entrevistas a alguns aniversariantes do mês, iniciada em agosto com o associado José Roberto Portela de Souza, desta vez a sorteada foi Lucia Helena Maranhão Guerra, conhecida de muitos pois já trabalhou como secretária da ASPAS depois de aposentada.

Parabéns à você, Lúcia, pelo aniversário e pela dedicação com que respondeu às perguntas.

Clique para ler a entrevista

18/08/2014

São Paulo recebe campanha de filiação da ASPAS na semana de 11 a 15 agosto

Caberj apresenta empresa e plano de saúde

O próprio presidente do grupo Caberj, Dr. Haroldo Aquino Filho, apresentou a empresa aos associados que prestigiaram a reunião da ASPAS, realizada no auditório do Serpros no dia 6 de agosto. Também participaram da apresentação o gerente comercial da Caberj, Armando Gentil, e Sergio Amorim, da Administradora Qualivida.

Principais tópicos:



• plano originário da antiga Caixa do Banerj; era exclusivo para aqueles funcionários e, com o término do banco, há sete anos abriu para outros interessados;



• 42 anos de mercado, sendo uma instituição sem fins lucrativos, o que permite que seus preços sejam, em média, 30% menores dos que os praticados no mercado;



• ênfase na cultura prevencionista e na visão holística da saúde;



Clique para continuar vendo os demais tópicos

Assessor jurídico da ASPAS atualiza posição sobre processos e informa novidades quanto à bitributação do IR

Iniciando a reunião da ASPAS, Dr. Antonio Vieira informou que alguns casos relativos à bitributação do Imposto de Renda já transitaram em julgado e seu escritório de advocacia está elaborando os cálculos dos valores que os aposentados que ingressaram com a ação terão a receber. A expectativa é de que até o final de agosto os cálculos estejam terminados, para então passar pelo crivo do juiz e depois serem homologados. Em breve a ASPAS vai divulgar a relação com os nomes dos associados em questão.

Sobre a ação dos 35%, o advogado disse que o recurso da ASPAS está chegando ao tribunal e aí se dará a fase do julgamento.

Sobre a desaposentação, Dr. Antonio ratificou que o tema ainda não foi colocado em pauta pelo STF, mas deve ser até o final do ano.

UnidasPrev: criação da Confederação reforça a luta pelos interesses dos participantes de fundos de pensão

Após a apresentação do assessor jurídico da ASPAS, o Diretor-presidente Paulo Barbosa Coimbra passou a palavra ao presidente da UnidasPrev, Reinaldo Loureiro Rocha. Ele explicou que, assim como a ASPAS modernizou seu Estatuto, incluindo os ativos em sua base de representação para se fortalecer, também a Unidas alterou seu Estatuto de modo a posicionar-se como uma confederação de classe, a UnidasPrev.



Segundo Reinaldo, essa diferenciação permite que a instituição possa levar as demandas dos participantes e de suas associações representativas até o Supremo Tribunal Federal. Exemplificando as principais bandeiras de luta, o presidente da UnidasPrev citou a briga para se impedir que haja devolução de superávit aos patrocinadores. Citou também ações preventivas para que os patrocinadores nem pensem em se apropriar indevidamente da contribuição dos participantes, como ocorreu recentemente com o Banco do Brasil, que computou como lucro parte desta receita, estando agora inclusive respondendo à ação movida pelo Ministério Público do Trabalho.

Reajuste maior para aposentados em pauta no Congresso

Exercícios e alimentação balanceada: como implantar essa rotina na sua vida

ASPAS já tem convênio com plano de saúde, para aposentados e ativos. Benefício é indicado para quem não tem o plano Serpro/Cassi ou quer incluir dependentes

Conforme divulgado na edição anterior do seu Boletim Eletrônico, a ASPAS firmou convênio com a CABERJ, através da Qualivida Administradora de Benefícios, para que seus associados que não estejam no Serpro/Cassi tenham uma opção mais vantajosa do que as oferecidas pelo mercado na área de planos de saúde. 

 

Em entrevista, a Diretoria da Associação explica os detalhes do plano cujas inscrições serão abertas em breve, tão logo a ASPAS termine a análise de todas as cláusulas e condições do contrato.

 

Quais os objetivos da ASPAS ao firmar o convênio com o plano de saúde da Caberj?


Coimbra: Nosso principal objetivo é atender àqueles que não tiveram a oportunidade de permanecer na Cassi (PAS Serpro), cumprindo assim uma das metas da gestão 2013/2017.  Além disso, verificamos que os ativos, agora já representados por nós, hoje têm limitações para inclusão de dependentes e, portanto, também necessitavam de um plano complementar.

 

Então o plano pode ser entendido como complementar?


Coimbra
: Exatamente, nosso plano não veio  para substituir o Serpro/Cassi. Quem já está lá, deve permanecer, mas para quem não está no plano do Serpro ou quer complementá-lo com a inclusão de dependentes não permitidos, quer por nível de parentesco ou faixa etária, nosso plano representa uma vantagem, e vale tanto para aposentados e pensionistas quanto para os ativos.

 

Que vantagens seriam essas ?


Coimbra: A primeira é o preço, cerca de 30% mais barato do que os planos que estão no mercado. Depois o fato do plano ter mais de 40 anos de solidez e comprovada expertise no atendimento à terceira idade. A ênfase na medicina preventiva, a visão de saúde holística, a desburocratização para agendamento de exames e solução de pendências são outros diferenciais importantes.

 

Como será o funcionamento operacional do plano?


Coimbra: O plano é como um desses grandes de mercado. Na parte ambulatorial há uma ampla rede credenciada, mais de 2.300 médicos e 840 clínicas, além de 310 serviços de diagnóstico e centros de atendimento próprios, sendo um novo, em Copacabana com previsão de inauguração ainda este ano. Em termos de hospitais, são 151 só no Rio de Janeiro e o plano oferece quatro modalidades de adesão, variando os hospitais incluídos e a tabela de reembolso para consultas fora da rede credenciada. Para se ter uma ideia, o associado pode navegar no site http://www.caberj.com.br/, embora o plano via ASPAS em si, com preços e condições, não conste lá ainda.

 

Os associados de qualquer estado terão direito? O plano é nacional?


Coimbra: A princípio, disponibilizaremos o benefício para os associados do Rio de Janeiro, como um projeto piloto, durante alguns meses. Se houver arestas para acertar o faremos e então partiremos para o nível Brasil. 

 

O que devem fazer os interessados?


Coimbra:
No momento aguardar mais um pouco. Estamos finalizando a análise detalhada de todo o contrato e em breve enviaremos instruções por e-mail, boletim e informes a todos os associados que tenham interesse no plano, para si ou para seus dependentes, para que possam fazer sua inscrição.

 

Entrevista com aniversariante de 6 de agosto: José Roberto Portela de Souza

Beneficiários de fundos de pensão têm conhecimento financeiro? Pesquisa vai entrevistar dois mil participantes para responder à pergunta

Parabéns aos papais, vovôs e bisavôs

Parabenize os aniversariantes da semana

Idosos passarão de 6,9% da população brasileira a 22,5% em 30 anos

Reunião da ASPAS com associados será dia 6/8, no Serpros, em Botafogo/RJ. Novidades na área de saúde. Não perca!

Remédios mais baratos

Parabenize os aniversariantes da semana

Campanha de filiação de novos associados começa pelos participantes ativos do Serpros

A ASPAS inicia neste final de julho a primeira fase de uma ampla campanha de filiação para novos associados. A diretoria já está mobilizada e com cronograma definido para o corpo a corpo, tanto nas instalações do Serpro no Rio de Janeiro quanto nas regionais de São Paulo, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. Em seguida será a vez das regionais Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Florianópolis. Toda esta primeira fase é voltada especificamente para a filiação dos participantes ativos, recentemente aprovada com a votação do novo Estatuto. Em outubro terá início a campanha de filiação voltada para os aposentados.

ASPAS volta ao Andaraí no início de agosto
Os Diretores Presidente, Paulo Coimbra, Social, Ana Maria Monteiro de Castro e Seguridade, Gilson (Pardal) Barbosa, além do Conselheiro Deliberativo Luiz Antonio (Gato) Martins estiveram, no dia 24/07, no prédio do Serpro/RJ do Andaraí, iniciando a campanha de filiação dos participantes ativos. Eles distribuíram folheto da ASPAS com explicações sobre as atividades da entidade em defesa do fortalecimento do patrimônio do Serpros e sua importância para ativos e aposentados.
"Foi muito boa a receptividade dos participantes ativos", avaliou o Presidente Paulo Coimbra. Ele contou que vários já preencheram e entregaram o formulário de filiação aos dirigentes e outros tantos fizeram o envio por e-mail. "Como não deu tempo para correr todas as áreas, voltaremos ao Andaraí a partir da primeira semana de agosto", complementou Gato.

Gennaro e Margarete também ajudam na filiação
Os participantes ativos do Andaraí que decidirem se filiar podem entregar o formulário preenchido aos nossos associados Gennaro Ciotola ou Margarete de Souza, ou ainda digitalizar o formulário e enviá-lo para aspas@aspas.org.br. Quem não recebeu o formulário pode acessar o nosso site (http://www.aspas.org.br/), clicar em Para se Associar e seguir as instruções.



Clique e conheça a mensagem da ASPAS aos participantes ativos

28/07/2014

13º dos aposentados começa a ser pago em agosto

Juiz do MS dá ganho de causa à Associação de Aposentados e proíbe cobrança de duas taxas bancárias

Nova Assistente Administrativa na ASPAS

Como se precaver diante dos perigos da internet

Influência política pode comprometer resultado dos fundos de pensão

Beneficiários de grandes fundos de pensão estatais denunciam o uso da máquina política em prol de interesses outros que não os dos trabalhadores e aposentados, o que estaria causando, segundo eles, investimentos ruins, com baixa ou nenhuma rentabilidade. Fundos antes lucrativos, como Funcef (da CEF), Sistel (da Telebrás) e Petros (da Petrobras) apresentam agora déficit. Na Petros, por exemplo, investimentos em aplicações duvidosas, como nos bancos BVA, Morada, Cruzeiro do Sul e no grupo Galileo (administrador da Gama Filho, que faliu) estimam um prejuízo da ordem de R$ 1 bilhão.

Críticas à Previc
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (SPC) também recebe críticas, sendo considerada tolerante demais com os dirigentes das entidades, haja vista o caso do Postalis, fundo de investimentos dos Correios que trouxe sérios prejuízos aos participantes.

Situação do Serpros
O Conselheiro Deliberativo da ASPAS, Luiz Antonio (Gato) Martins, comenta que a situação do Serpros não é diferente dos demais fundos em relação aos investimentos em aplicações duvidosas.

"Dos cerca de R$ 145 milhões investidos em aplicações do Banco de Investimentos BVA, dificilmente recuperaremos os cerca de R$ 50 milhões que aplicamos no Fundo Patriarca (composto de ações do próprio Banco e, portanto, sem qualquer garantia) e temos condições de, a médio e longo prazo, recuperar os R$ 50 milhões aplicados em Letras Financeiras (recebemos como garantia R$ 85 milhões do Fundo Hungria, dos quais R$ 2,5 milhões foram amortizados em 2013) e os R$ 45 milhões do Fundo BVA Master de Direitos Creditórios (foram amortizados R$ 26,5 milhões até dezembro de 2013)".

Luiz Antonio (Gato) Martins também critica a atuação da Previc:
"Até agora, depois de quase um ano, não temos qualquer resposta à solicitação de fiscalização especial nas aplicações realizadas no Banco BVA, feita pela ASPAS e Anapar e corroborada por um abaixo-assinado com cerca de 2.500 assinaturas de participantes".

No entanto, além dos problemas acima, o Conselheiro Deliberativo da ASPAS ressalta que a situação difícil por que passam os planos de benefícios de grande parte dos fundos patrocinados pelas empresas estatais, como o Serpros, têm como causas principais a drástica queda da rentabilidade das aplicações em Renda Fixa (no passado próximo, garantia de ótima rentabilidade) e a redução das taxas de juros das metas atuariais, determinada pelo CNPC - Conselho Nacional da Previdência Complementar.
"Esta redução foi, no final de 2013, no PSI, de 6% para 5,75, e no PSII, de 6% para 4,75%, lembrando que a redução continuará a ser feita anualmente (0,5% ao ano) até alcançar 4,5%".

Clique para ler a análise completa do Conselheiro Deliberativo da ASPAS sobre a situação do PS I e PS II, no final de 2013

Clique para ler a íntegra da matéria sobre os fundos de pensão
14/07/2014

Festa junina da ASES será no dia 2 de agosto

Beneficiários lutam pelo fim da devolução de superávit aos fundos de previdência

Na rotulagem dos alimentos será obrigatória a menção a alergênicos

Abrapp publica Consolidado Estatístico dos Fundos de Pensão em 2013

Internautas acima dos 50 anos já são mais de 8 milhões

As dificuldades para se conseguir atendimento 'home care'

STJ diz que regulamentos dos planos de benefícios devem respeitar mutualismo e submissão ao regime de capitalização

Advogado da ASPAS comenta decisão

Julgando Recurso Especial de uma fundação fechada de previdência privada do Mato Grosso do Sul, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que o beneficiário deve respeitar o mutualismo e a submissão ao regime de capitalização da entidade.
Na ação, o beneficiário alegou que o benefício não estava sendo pago em seu valor integral por conta de uma alteração feita após a contratação do plano de previdência, já que não foi levado em consideração o valor pago no regime geral da previdência social, mas sim um valor hipotético, sendo este maior do que aquele que recebe.

Em primeira instância, a Justiça deu ganho de causa ao autor, o que foi posteriormente corroborado pelo acórdão de apelação, porém, no que a fundação recorreu ao STJ, por unanimidade, o entendimento foi diferente. Nas palavras do ministro-relator: "Os regulamentos dos planos de benefícios podem ser revistos, em caso de apuração de déficit ou superávit, decorrentes de projeção atuarial que, no decorrer da relação contratual, não se confirmem, porquanto no regime fechado de previdência privada há um mutualismo e submissão ao regime de capitalização".

O assessor jurídico da ASPAS, Dr. Antonio Vieira, comenta o caso:
"Com relação ao Recurso Especial citado, a Justiça vem entendendo que a alteração do Plano de Benefícios é válida para todos os participantes, com exceção apenas para aqueles que possuam direito adquirido ao benefício até a data da alteração. E sobre o cálculo hipotético, a Justiça também tem entendido que prevalece o estabelecido no Regulamento, mesmo que esta regra tenha sido incorporada ao Plano após a adesão do participante. Isso só acontece quando o participante já se encontra aposentado pelo INSS e tempo depois requer a suplementação da aposentadoria. Pela regra atuarial do Plano, prevalece o valor da aposentadoria do INSS que o participante teria direito na data da concessão da suplementação, e não o valor da mensalidade que recebeu naquele mês. Nesse caso, a decisão do STJ está em consonância com a jurisprudência majoritária nos nossos Tribunais.
A ressalva que faço é que, em caso de déficit, esta alteração do Plano deve ser negociada com os participantes, pois em caso de imposição unilateral, ela pode ser questionada na Justiça. Entretanto, não foi este o caso deste recurso".

Clique para ler a íntegra da matéria
30/06/2014


RJ: Em julho não haverá reunião de associados da ASPAS

Marco Civil da Internet já está valendo, mas regulação não atinge todos os temas

Segurança no trânsito também depende do pedestre

Inadimplência: um em cada quatro devedores tem 65 anos ou mais

Tudo o que você queria ouvir: fazer dieta engorda

Idosos têm direito a acompanhante mesmo que plano de saúde não contemple

Diagnóstico de hipotireoidismo na terceira idade pode estar equivocado

Previdência complementa: STJ decide que aposentados não têm direito a abono concedido a ativos

Na terceira idade, cerca de 70% das quedas ocorrem em casa

Maiores de 65 anos cuja renda seja de até quatro salários não pagam pedágio na Linha Amarela (RJ)

Alimentação: cuidado com o que parece, mas não é

Comissão da Câmara de Deputados dá parecer favorável a projeto que mantém paridade na gestão e proíbe devolução de superávit a patrocinador

Diretores, Conselheiros, Associados e Consultor jurídico participam da reunião de junho da ASPAS

Na última reunião mensal da ASPAS, realizada no dia 4 de junho, além da  presença usual dos Associados, Diretores e Conselheiros residentes no Rio, também puderam participar Conselheiros de outros estados, já que estiveram juntos na manhã do mesmo dia, na terceira reunião ordinária do Conselho Deliberativo da atual gestão. O Consultor Jurídico da ASPAS, Dr. Antonio Vieira, esteve presente transmitindo notícias atualizadas de processos judiciais, esclarecendo dúvidas e informando sobre as ações de defesa dos direitos dos associados (serviço passado, mudanças no regulamento Serpros e ação dos 35%).

Foram abordadas também  as dificuldades dos aposentados em relação a informações relativas  ao Plano de Saúde do Serpro. Representando a Diretoria da  ASPAS, a Diretora Social, Ana Maria Monteiro de Castro, visitou a Gerência de RH do Serpro no Rio de Janeiro. De acordo com o Diretor-presidente, Paulo Barbosa Coimbra, a ASPAS pretende marcar uma reunião com a finalidade de discutir o assunto e poder agir como facilitadora no relacionamento Serpro x Aposentados.

A ASPAS ainda tratou da campanha que vai elaborar com objetivo de trazer novos associados Ativos e Assistidos. "Estamos entusiasmados. Nossas reuniões estão cada vez mais ricas e participativas. Em breve divulgaremos detalhes da reunião de julho", declarou Paulo Coimbra.

09/06/2014


Realizada a terceira Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da ASPAS

Confira os dias/horário de feriados durante a Copa do Mundo

Expectativas x realidade na aposentadoria

Cuidado com correspondências que propõem revisão do INSS

STJ decide: decadência só conta após análise da questão

RJ: Reunião com associados será no dia 4 de junho, na ASPAS, às 14h

Projeto que prevê recuperação de perdas em aposentadorias pode ser colocado em votação em regime de urgência

Paraná implanta programa voltado para melhoria da qualidade de vida de aposentados

Serpros responde sobre retorno da taxa de administração

Exterior desponta como novo investimento dos fundos de pensão para melhorar retorno

Lei de Acesso à Informação: INSS lidera o número de solicitações

Aplicativo promete incentivar mudança de comportamentos

Reajuste dos benefícios do Serpros acontece agora em maio

EFPCs fecham 2013 no vermelho e pedem para manter em 15% o teto do déficit

Idosos aumentam uso da internet em mais de 300%

Mudando de residência, solicite adaptação da planta para idosos

Petros e Postalis apresentam prejuízos em função de investimentos em instituições de alto risco

A história de má aplicação financeira dos recursos dos participantes se repete. É o que estamos vendo pelas recentes notícias divulgadas na grande imprensa a respeito da Petros, da Petrobras, e do Postalis, dos Correios. Em ambos os casos, a forte presença de interesses político-partidários marcam uma influência danosa quanto às aplicações dos fundos de pensão.

ASPAS já tinha alertado à Previc sobre possível articulação entre fundos

Caso, aliás, semelhante e assinalado pela ASPAS quando da entrega de sua exposição de motivos à Previc, conjuntamente com a Anapar, em julho de 2013, solicitando urgência na fiscalização do Serpros quanto às aplicações no BVA. Diz o item 21:

"Finalmente, um fato altamente preocupante é a expressiva participação de fundos de pensão patrocinados por estatais, além do SERPROS, nas aplicações relacionadas ao BVA, conforme largamente divulgado pela mídia em geral e especializada, o que indica uma possível articulação entre os fundos para a realização de aplicações nem sempre de acordo com os interesses dos participantes dos mesmos. Um forte indício desta articulação pode ser observado nos comunicados de esclarecimentos que o SERPROS e a Refer divulgaram aos participantes logo após a decretação da liquidação do BVA pelo Banco Central, nos quais existem dois parágrafos praticamente iguais, claramente redigidos a quatro mãos ...".

Correio poderá ter segundo aporte. Porque o Serpro não?
Cabe ressaltar também que o ministro das Comunicações, em recente entrevista aos jornais, assume que os Correios poderão fazer novo aporte à Postalis, no caso de ficar demonstrada a responsabilidade da Diretoria no novo déficit do plano BD, da ordem de 1 bilhão de reais. Inclusive, lembra o Conselheiro da ASPAS, Luiz Antonio Gato, "Os Correios já fizeram aporte relativo ao Serviço Passado, quando do saldamento do plano, há cerca de 5 anos, o que foi negado para o SERPRO em relação ao serviço passado do PS I. O porque estamos até hoje querendo descobrir."

A ASPAS considera extremamente preocupante essa demonstração de como o aparelhamento político-partidário dos Fundos de Pensão é negativo e danoso para os participantes e para toda a sociedade em geral e está lutando para que essa conta, pelo menos no caso do Serpros, seja paga por quem de direito.

Clique para ler a correspondência entregue pela ASPAS e Anapar à Previc em julho de 2013, solicitando fiscalização especial nos investimentos do SERPROS no BVA

Clique para ler notícia sobre a Petros publicada no portal O Globo

Clique para ler notícia sobre a Postalis publicada no portal O Globo em 4 de maio

Clique para ler notícia sobre o Postalis no jornal Valor on line

Conheça os principais tópicos da reunião da ASPAS de 7 de maio

Primeira reunião realizada no auditório do Serpros após a mudança de endereço da ASPAS, o encontro de 7 de maio entre a diretoria executiva da ASPAS e seus associados tratou de vários temas.

Paulo Coimbra abriu os trabalhos solicitando aos presentes que participassem de uma campanha motivacional de forma a sensibilizar os associados da importância do comparecimento às reuniões mensais, não só para se informarem dos assuntos em pauta como também para darem sugestões. Após, fez uma explanação sobre os Processos de Bitributação, as notícias de trabalho que estão em execução e o Plano Odontológico.

O assessor previdenciário da ASPAS, Dr. Antonio Vieira, também esteve presente, esclarecendo e tirando dúvidas dos participantes com relação a cinco tópicos: Lei da TR; Desaposentação; Poupança Collor; IR; Revisão de cálculo do INSS.

Não perca a próxima reunião dia 4 de junho. A ASPAS conta com a sua presença.

10/05/2014


Arte contemporânea: associada da ASPAS lança catálogo no Sesc Quitandinha dia 25 de maio

Artista plástica aposentada desde 1995, Sonia Xavier, que trabalhou no Centro de Treinamento do Serpro no Rio e em Brasília, dedica-se agora com afinco à arte contemporânea, paixão que já nutria desde os tempos na ativa.

Após ter participado de muitas exposições, desta feita Sonia expõe no bucólico Sesc Quitandinha, em Petrópolis (Av. Joaquim Rolla, n º 2 , tel 24-2245-2020) com sua "instalação labirinto", como ela gosta de chamar.

"O Sesc dá muito apoio e a exposição ficou ótima, do jeitinho que eu gosto. Já está em cartaz desde o dia 24 de abril, mas agora em 25 de maio será o lançamento do catálogo, um momento muito especial para o artista. Gostaria de convidar todos os meus amigos do Serpros, e em especial o Haroldo Ramos, que me descobriu pelo facebook."

Clique aqui para saber mais sobre o trabalho de Sonia

10/05/2014

Direitos dos idosos poderão ser incluídos na ONU

Parabéns às mães

RJ: Reunião mensal de maio será no dia 7, às 14h, no auditório do Serpros. Participe

Alerta: não caia em falsas promessas de revisão de benefícios. Consulte a assessoria jurídica da ASPAS

A propósito de uma consulta informal de uma aposentada, que vem sendo assediada por associações que prometem mundos e fundos em termos de revisão de benefícios, mediante pagamento antecipado, a ASPAS alerta: é golpe, não caia nessa.
 
A ASPAS dispõe de uma assessoria jurídica que poderá verificar se o aposentado ou pensionista tem direito à revisão de benefícios. Basta apenas, num primeiro momento, encaminhar a Carta de Concessão de Aposentadoria ou Pensão para a ASPAS, que a mesma será analisada por sua Assessoria Jurídica.
 
O assessor jurídico da ASPAS, Dr. Antonio Vieira, informa as revisões de benefícios que já possuem jurisprudência administrativa e judicial:
 
REVISÃO PELO TETO
Tem direito quem se aposentou e teve o valor inicial da aposentadoria/pensão reduzido pelo teto da contribuição no mês da concessão e o INSS não tenha feito esta revisão administrativamente;
 
REVISÃO PELO IRSM
Tem direito quem recebeu o valor da aposentadoria entre março/1994 e fevereiro de 1997 e o INSS não tenha feita esta revisão administrativamente;
 
REVISÃO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ E AUXÍLIO-DOENÇA
Tem direito quem se aposentou por invalidez ou Auxílio-Doença e o benefício tenha sido concedido no período de 17/4/2002 até outubro de 2009, no caso do INSSnão ter feito esta revisão administrativamente ou, se fez, você não concorda com o prazo oferecido.

Clique para ler as orientações completas do assessor jurídico da ASPAS

05/05/2014


Assembleia aprova balanço da ASPAS

Vacinação contra gripe vai até 9 de maio

Pela LDO, reajuste de aposentados em 2015 será de 5,3%

Projeto propõe criação de Fundo de Amparo ao Aposentado

Compareça à AGO de 29 de abril na ASPAS

Jornal da ASPAS já está sendo enviado pelo correio

Asma em adultos melhora com eliminação de mofo

Compareça à AGO de 29 de abril na ASPAS

INSS deve pagar revisão de benefícios considerando até cinco anos antes da data de entrada na Justiça

Projeto quer limitar contribuição dos aposentados a Sindicatos e Associações

Jornal da ASPAS já está sendo enviado pelo correio

MP ajuiza ação contra a Previc por permitir reversão de fundos às patrocinadoras

MS elabora novo Guia Alimentar priorizando alimentos frescos. Você pode participar com sugestões até 7 de maio

AGO para aprovação de Balanço será dia 29 de abril às 14h

ASPAS a pleno vapor. Acompanhe o andamento de sua Associação

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO
Foram discutidas e aprovadas as linhas gerais do Plano de Trabalho da Diretoria Executiva para 2014, bem como a proposta para a Previsão Orçamentária de 2014. Como medida inicial com vistas à efetiva adesão dos ativos, a Diretoria apresentou uma proposta de valores de contribuições desses potenciais associados. Após debate, foram estabelecidos dois níveis de contribuição mensal: R$ 10,00 para auxiliares e técnicos, e R$ 15,00 para analistas, julgados razoáveis e adequados para motivar a participação dos atuais empregados do Serpro e do Serpros.

O CD aprovou também limitar a contribuição dos participantes aposentados e pensionistas a R$ 50,00. Os aposentados e pensionistas pagam 0,5% do benefício recebido do Serpros. Com esta decisão, todos aqueles que recebem mais de R$ 10.000,00 de benefício, pagarão os mesmos R$ 50,00 de contribuição mensal. Esta decisão foi tomada para incentivar a adesão dos participantes do PS II.

Essa foi a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, referente à Gestão 2014/2017, realizada nos dias 27 e 28/03.

ASSEMBLEIA GERAL DOS ASSOCIADOS
Na tarde de 28/03, foi apresentada e submetida à apreciação dos associados, reunidos em Assembleia Geral, a proposta dos valores de contribuição dos ativos e dos assistidos. Aprovada por unanimidade, a Diretoria Executiva foi autorizada a tomar as medidas administrativas requeridas para a implementação. Na ocasião foi ressaltado que o grande desafio agora é elaborar uma ampla campanha de esclarecimento, que atinja a todos os empregados das Patrocinadoras, de modo a demonstrar a importância do trabalho da ASPAS, os benefícios para os associados e o ganho que adviria do fortalecimento propiciado por uma adesão maciça.

REUNIÃO GERAL COM OS ASSOCIADOS
A Diretoria continua empenhada em reativar as nossas tradicionais reuniões das primeiras quartas-feiras de cada mês. A de abril, realizada no dia 2, além das informações e posicionamento sobre as principais questões tratadas pela ASPAS, foi palco de uma interessante atividade: uma palestra sobre Meditação, seguida de um exercício prático, em que todos participaram e puderam relaxar e comprovar os benefícios propiciados pelo método. Conduzida por Lívia Mafra, que participou em 2013 de um curso intensivo na Índia, os associados tiveram a oportunidade de debater o assunto com a instrutora, fazendo várias perguntas e esclarecendo suas dúvidas.

"Lívia não atua profissionalmente com Meditação, o que ela faz e gosta muito é de dividir com os outros os conhecimentos que ela tem adquirido sobre o tema", afirmou entusiasmada a diretora social Ana Maria.

Colaboração: Rogério Porto e Luiz Antonio (Gato) Martins

Boletos falsamente atribuídos à Dataprev tentam extorquir aposentados

Atividade física: conheça os benefícios de pedalar

Benefícios da meditação já são comprovados cientificamente

O uso da meditação já é reconhecido no meio científico para o tratamento de diversas enfermidades: do stress à insônia, podendo diminuir o risco de ataque cardíaco e até melhorar a reação do organismo aos tratamentos contra o câncer.

Clique para ler a íntegra da matéria


Veja alguns dos benefícios da meditação, de acordo com Lívia Mafra



31/03/2014

Entrada de ativos na ASPAS é aprovada a partir de 1º de junho

ASPAS: expediente especial em abril/maio

ASPAS orienta: não pague o boleto de cobrança do plano de saúde do Serpro

Ainda não recebeu informe de rendimentos do Serpros? Saiba como proceder

Aposentados e pensionistas que necessitam de cuidados especiais não recebem 25% de adicional

STJ define: perícia solicitada pelo patrocinador é aceita para revisão de benefício da previdência complementar

RJ: Reunião da ASPAS será nesta quarta, 2 de abril. Haverá meditação gratuita às 14h

Acontece nesta quarta-feira, 2 de abril, às 14h, a reunião mensal da ASPAS com seus associados, na sede no Rio de Janeiro (Av. Rio Branco, 120, sala 918, na galeria dos empregados do comercio, no Centro, próximo ao metrô da Carioca). Além da atualização dos temas jurídicos e outros referentes ao Serpros / ASPAS, a reunião terá uma novidade: atividade de meditação gratuita com Lívia Mafra *. Como a ASPAS não dispõe de cadeiras almofadadas, quem quiser poderá levar uma almofada fina para se sentir mais confortável. Não perca a oportunidade de conhecer e praticar o método que vem auxiliando o tratamento de diversas enfermidades.

 
* Livia Mafra se interessa pela cultura hindu e pelo Budismo. Participou de um curso intensivo de meditação e yoga no Ashram Phool Chatti no norte da Índia nos meses de novembro e dezembro de 2013. Empolgada com o valor da prática de meditação, que aprendeu e pratica, se propôs a levá-la a pessoas interessadas. Esta divulgação tem sido feita por ela através da "karma Yoga" que significa "serviço desinteressado", ou seja, dar ao outro sem cobrar nada em troca, uma prática excelente para auto conhecimento.

31/03/2014

Novo Estatuto da ASPAS já está em vigor

IR: Isenção depende de renda, faixa etária e existência de doenças graves

INSS disponibiliza comprovante de rendimentos pela internet

Gastos com Cassi devem ser solicitados ao Serpro

Após decisão do STF, governo quer fechar acordo com Aerus

ASPAS convoca AGE para decidir sobre contribuição dos ativos

Parabenize os aniversariantes da semana

Proposta de associações ligadas a fundos de pensão quer suspender legalmente devolução de superávit à patrocinadora

Maiores de 60 anos encontram emprego sem dificuldade

PR: Lançado programa Viver a Vida, com foco nos aposentados

Planos econômicos: ASPAS acompanha julgamento do STF referente a perdas na caderneta de poupança

ASPAS parabeniza associadas pelo Dia Internacional da Mulher

Sua residência é segura para você?

Estatística de Tribunais mostra crescimento de pedidos de interdições de idosos

À medida que a população acima de 60 anos cresce - já somos 23 milhões de brasileiros nesta faixa etária -, cresce também o número de idosos que têm pedidos de interdição nos tribunais do país, conforme reportagem publicada no jornal O Globo em fevereiro de 2014. Em contrapartida, também aumenta a parcela da terceira idade que vive sozinha, de cerca de 1,8 milhões em 2001 para aproximadamente 3,6 milhões em 2012.

O que é interdição
A interdição é uma medida de proteção prevista no Código Civil brasileiro desde 1916, e revista em 2002, quando se adequou sua aplicação a "pessoas sem o necessário discernimento para os atos da vida civil", em razão de uma doença ou uma deficiência mental, como demências, principalmente o mal de Alzheimer.

Também estão incluídas pessoas pródigas, ou seja, gastadoras em excesso, critério que vem sendo questionado por muitos juízes que reconhecem na lei uma brecha para alguns familiares tentarem evitar novos relacionamentos amorosos de idosos sob essa justificativa. Conflito na família e/ou desejo de controlar o patrimônio do idoso devem ser considerados já que, por si só, idade avançada não é critério para interdição.

Na interdição total o idoso deixa de votar, de movimentar conta corrente e assinar documentos e fica com um curador, responsável pelos cuidados e pelo patrimônio.

A interdição parcial limita atos, mas mantém uma certa independência, podendo incapacitar a pessoa para gerir seus bens, mas reconhecer sua capacidade de cuidar de si mesma, por exemplo.
 
Para saber mais, clique aqui

10/03/2014

Ação 35%: ASPAS aguarda julgamento

Folião 'de carteirinha' dá dicas para aproveitar a festa momesca

Paulo Gustavo Allao, associado da ASPAS, se esbanja no carnaval

Aspas: Sabemos que sua paixão pelo Carnaval vem desde a infância. O que muda na terceira idade? Que cuidados a mais você recomenda para quem quer desfilar/brincar e para quem quer assistir?

Paulo: Aos 73 anos, ainda continuo gostando de carnaval, comparecendo, a partir de janeiro de cada ano, às Escolas de Samba, para ver os ensaios, brincar com a galera e beber a gostosa cervejinha. Obviamente, o prazer que sinto hoje não é o mesmo de décadas passadas, infelizmente, mas não deixo de curtir!!!!!!
 
Antes do carnaval, compareço aos ensaios de diversos blocos de ruas, dos mais badalados da cidade. Já desfilei em algumas escolas, mas achei muito cansativo, porque ficamos concentrados fora do Sambódromo, até a escola entrar e, quando ela entra, o tempo passa tão rápido, que não dá nem para curtir legal.

Para quem quiser desfilar, escolha um fantasia leve, sem muitos adereços.
Para quem quiser assistir, escolha roupas também leves, sapatos folgados e não coma demais antes de ir ao Sambódromo. Não é necessário levar comidas e bebidas, pois lá vendem de tudo. Nada de carregar peso, como vejo muita gente fazendo. Os banheiros são limpos e o povo quer é alegria.
Hoje, as escolas estão melhores estruturadas do que antigamente. Elas têm horário de entrada e saída da passarela. Se o prazo estabelecido não for cumprido, elas perdem valiosos pontos. Antigamente, era um cão, as escolas atrasavam e a gente saia do Sambódromo em torno das 10 horas da manhã, com o sol e o calor comendo em cima.
 
Continue lendo a entrevista
28/02/2014


Carnaval sem aborrecimentos

Programação alternativa para fugir do Carnaval, fora de casa

Programação alternativa para fugir do Carnaval, em casa

Se for ficar com os netos, programe-se também

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS recomenda aguardar julgamento do Supremo quanto à correção do FGTS de 1999 a 2013

Há um corre-corre de ações judiciais tentando recuperar perdas no FGTS no período compreendido entre 1999 e 2013, quando se aplicou como correção a Taxa Referencial - TR, que foi menor do que a inflação. O assessor jurídico da ASPAS, porém, explica que, no momento, o melhor é aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal, uma vez que o julgamento alcançará todos os trabalhadores do Brasil.

"A solução deste processo será dada pelo Supremo Tribunal Federal e um partido político já deu entrada com um processo pedindo a mesma coisa que a Defensoria Pública da União de Porto Alegre, ou seja, a correção do FGTS pela inflação em substituição a TR. Agora é aguardar o julgamento", esclarece Dr. Antonio Vieira.

No entendimento da Assessoria Jurídica da ASPAS, não há necessidade de seus associados entrarem agora com processo no Justiça para recuperar as perdas da correção do FGTS a partir de 1999, pelas seguintes razões:

a)  A prescrição para este processo é de 30 anos. Só termina em 2.029;

b)  Como a Defensoria Pública da União de Porto Alegre já entrou com Ação Civil Pública e, se a causa for vitoriosa, ela irá alcançar todos os trabalhadores brasileiros com direito à correção e, neste caso, bastaria eles procurarem a Justiça já para receber os valores devidos, através de um processo simples intitulado "execução de título judicial";

c)  Depois do resultado do julgamento do Supremo, a ASPAS dará orientação para os seus associados.

24/02/2014

Documentos a levar ao INSS

Não sabe se tem direito?

Como dar entrada no requerimento

STF deve julgar desaposentação em março. Veja a orientação das ASPAS

Fundos de pensão podem não pagar mais IR

Mais 126 planos estão deficitários. Aumento eleva para 262 o número de fundos de pensão no vermelho

Governo dirá até o final de fevereiro se apóia proposta de ganho real para aposentados

Senado aprova proposta de aumento real para as aposentadorias

Albinismo poderá engrossar a lista de doenças que garantem isenção de IR para aposentados

Adeus aos serprianos Eunice e Raimundo

Entrevista: presidente da ASPAS fala sobre a nova gestão

Há pouco mais de um mês, em 3 de janeiro, Paulo Barbosa Coimbra assumiu a presidência da ASPAS. O cenário, complexo. De um lado, maiores despesas por conta do aluguel de uma sala para funcionamento da entidade; iminência de prejuízo no PS II e PS I devido a más aplicações feitas pela patrocinadora no BVA; ganhos menores nas aplicações do fundo em função da redução da taxa de juros imposta pelo governo. De outro, a entidade planejando seu fortalecimento com a possível entrada de ativos na sua base de representação; a ação que visa revisão dos 35% de aumento na contribuição; outros processos jurídicos em defesa dos assistidos; planos de maiores benefícios para aposentados e pensionistas, com incremento de convênios e parcerias e reuniões mais frequentes. Veja o que diz o novo presidente sobre cada um destes tópicos.


NOSSA SAÍDA DO SERPROS


Nossa saída das instalações do SERPROS, ocorrida no dia 28.12.2013, jamais será esquecida. Depois de tantos anos e diversas Administrações do SERPROS fomos surpreendidos com a decisão. Ainda no final da Administração ASPAS encerrada em 13.01.14,  da qual também fiz parte como Diretor Social, tivemos a incumbência de


providenciar nossa mudança  - procurar sala, instalações, telefone, tudo o necessário. Deus certamente nos ajudou muito, pois as dificuldades foram grandes, porém todas superadas e hoje nos sentimos gratificados pelos resultados alcançados. Todos os associados que nos visitaram até hoje, sendo componentes da atual administração ou não, aprovaram a nova sala da ASPAS, que fica em pleno centro do Rio de Janeiro (Av. Rio Branco, 120 sala 918 Prédio da Associação dos empregados do Comércio). No momento estamos preocupados em rever nossos recursos adequando-os  para melhor atendimento aos associados.

Clique para continuar lendo a entrevista

17/02/2014

Desaposentação entra na pauta do Supremo em março

Tireoide: estudo revela que aumento na taxa de TSH é normal em idosos

SP: Ônibus intermunicipais obrigados a garantir dois assentos gratuitos para idosos

Parabenize os aniversariantes da semana

Primeira reunião de associados da ASPAS na gestão 2014/2017 traz esclarecimentos jurídicos

Sim à inclusão dos ativos na base de representação da ASPAS

Está dada a largada para o fortalecimento mais vertiginoso de nossa Associação. No dia 30 de janeiro, a Comissão Coordenadora do processo de votação apurou os votos recebidos referentes à alteração do Estatuto, de modo a permitir os ativos na base de representação da ASPAS. Votaram 343 associados, neles incluídos 75 Associados Fundadores, sendo alcançado o quórum mínimo estatutário de um terço dos associados com direito a voto (trezentos e quinze associados votantes) para a realização da apuração. Os resultados finais foram:

Desta forma, todos os quatro grupos de alterações estatutárias propostas foram aprovados, já que, conforme o artigo 24 do Estatuto, alcançaram mais de 2/3 de votos favoráveis dos 343 associados que participaram da votação, correspondente a 228 votos, e mais de 2/3 de votos favoráveis dos Associados Fundadores que votaram, correspondente a 50 votos.

Limitação dos associados ativos nos órgãos dirigentes da ASPAS
As razões para a proposta aprovada de limitação dos associados ativos nos órgãos dirigentes da ASPAS (não poderão participar da Diretoria Executiva e poderão ocupar até 1/3 das vagas de efetivos e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal) se devem principalmente às dificuldades destes associados em participar das reuniões e demais atividades da Diretoria e Conselhos, que ocorrem em dias úteis, e evitar que uma maioria eventual de ativos, que não tem uma relação vitalícia com o Serpros, porque podem se desligar do fundo antes da aposentadoria, tome decisões que podem desvirtuar os objetivos principais da fundação da ASPAS, fundamentalmente a defesa de nossas aposentadorias.
 
Próximos passos:
1 - Encaminhamento do novo Estatuto e documentos do processo para aprovação legal no cartório de pessoas jurídicas, quando só então passarão a valer as alterações;
 
2 - Realização de Assembleia Geral Extraordinária, em até dois meses após a aprovação legal do novo Estatuto, para definir os valores e a forma de pagamento das mensalidades dos associados ativos, valores estes que, conforme a proposta aprovada, não poderão exceder a 0,5% (meio por cento) do valor da referência salarial do associado na patrocinadora. A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo vão definir a proposta a ser encaminhada para aprovação da Assembleia. Lembramos que os aposentados e pensionistas pagam mensalmente 0,5% (meio por cento) do valor do benefício recebido do Serpros.
 
3 - Realização de uma grande campanha de filiação dos participantes ativos, transformando realmente a ASPAS na Associação dos Participantes e Assistidos do Serpros, ou seja, representando todos os participantes do Serpros, ativos, aposentados e pensionistas e demais participantes assistidos.

Clique para ler a ata da Assembleia Geral Extraordinária de votação
03/02/2014



Primeira reunião de associados da ASPAS nas novas instalações será no dia 5/2, às 14:30h. Participe

Número de fundos de pensão com déficit aumenta e setor pede flexibilidade

Aposentado em viagem a Portugal ou Itália tem direito a assistência médica através de convênio internacional

Primeira reunião de associados da ASPAS nas novas instalações será no dia 5/2. Participe

Estatuto: comissão coordenadora da votação se reúne dia 30

24 de janeiro: Dia Nacional dos Aposentados

Empréstimo consignado On line

RJ: Aposentados iniciam movimento tipo 'rolezinho"

Alteração do Estatuto: termina dia 23 de janeiro prazo para postar votos

Reajuste para aposentados que ganham acima do mínimo será de 5,56%

Com aumento de 6,78%, salário mínimo vai a R$ 724

Projeto propõe isenção de IR para aposentados já a partir dos 60 anos

ASPAS em novo endereço. Agende seu atendimento