Notícias 2017

Boas Festas e um Feliz 2018 para nossos associados

Nova liminar afasta ameaça na Justiça do Trabalho

Reunião dos Conselhos e Diretoria da ASPAS conta com apresentações do SERPROS sobre a situação do Fundo

Último almoço de confraternização da ASPAS em 2017 celebrou nossas lutas e vitórias

Recesso na ASPAS

É possível (e muito melhor) organizar o Natal conjuntamente!



Neste Natal, celebre a união e conte com a ajuda de toda a família para preparar a ceia. Sobrecarregar-se? Apenas de amor e carinho!

Poucas ocasiões inspiram tanto a disposição de vivenciar e realizar as coisas coletivamente como os festejos natalinos. O tão invocado "espírito natalino" significa, em verdade, união. Nada mais distante do clima do Natal, portanto, que centralizar e se responsabilizar por todo o trabalho de preparar a ceia. Mais do que um simples estresse, encarar a tarefa de organizar aquela que é a mais simbólica refeição do ano pode impedir que você aproveite plenamente a presença de seus familiares e entes queridos. Assumir todas as tarefas, responsabilidades e preocupações com a Festa de Natal pode fazer com que você fique distante de todo o clima de afeto característico da época mais festiva do ano.

A ceia natalina começa muito antes de 25 de dezembro e envolve um entusiasmo que transcende o significado de uma refeição comum. Ao longo do ano, raras são as oportunidades em que todos parecem se mobilizar especialmente para "estar juntos". Como em nenhuma outra data, os aeroportos e rodoviárias ficam repletos. As distâncias mais longas se apequenam; os problemas, por mais prementes, são adiados; as diferenças pessoais são deixadas de lado. Vale tudo para compartilhar, para sentir-se querido e pertencente ao grupo.

Nada mais natural e prazeroso, portanto, que envolver todas e todos na preparação da mesa, na escolha e na preparação dos pratos, da música, da decoração. Crianças, adultos, parentes, amigos... o Natal é, por definição, uma grande celebração do afeto coletivo.

Divida o momento, compartilhe as emoções e também as tarefas. Este ano, permita se sobrecarregar apenas de abraços, de alegria e, claro, pelos presentes que você terá para desempacotar.

18/12/17

Presentes para pessoas com Alzheimer. Saiba como e o que escolher

Parabenize os aniversariantes das próximas semanas

Dezembro 2017:

18 SIMPLICIO CARLOS BARBOZA PR
18 GLADIS PETRONILDA WIZOREK RS
19 MARTINHO DA CONCEICAO FERNANDES RJ
19 HAILTON DE CASTRO PACHECO BARROS CE
20 SONIA XAVIER RJ
21 FERNANDO DE ABREU PORTO RJ
21 EDEN VIEIRA COUTO RJ
21 MANOEL ANTONIO DA SILVA BISAGGIO RJ
22 MARIA ANGELITA DE MELO MAFRA AL
22 CARLOS SERGIO DOS REIS MG
22 EUNICE BEZERRA LIMA PE
22 ELIANA MARIA DIAS MARANHAO DE FREITAS MG
23 MARIA DOLORES GOMES DE LIMA PE
23 ELIANE CILMARA WALGER CAMARGO LIMA PR
23 MESSIAS ANGELO DE OLIVEIRA BA
24 WANDA POLATSCHEK VALADAO RJ
24 NATALICE GOMES FRANCO SP
24 DEBORA CARLANTONIO RJ
25 DARWIN DARLING PINTO RJ
25 NATALICE RANGEL DIEGUEZ RJ
25 YARA DE MELO RESENDE DF
25 FABIO JOSÉ BERTOL RS
25 GLAUCIO JESUS DE MELO RESENDE DF
26 MARINÊS VALENTIM DE MELO PE
26 WESLEY MARTINS DE SOUZA RJ
26 JOSE DE SOUZA RJ
27 VERA LUCIA DE ALMEIDA CASTRO RJ
28 MANOEL ALVES DE SOUZA JÚNIOR DF
28 MARIA HELENA DINO NEVES SP
28 ROGERIO DA SILVA PORTO RJ
29 ILZE MARIA SILVA MACHADO BA
29 TIRSO DOS SANTOS PINHEIRO BA
29 SANDRA HELENA DE CARVALHO ROCHA RJ
29 CARLOS ROBERTO DE AGUIAR RJ
29 CARLOS EDUARDO GONÇALVES DA SILVA RJ
30 NATAL GOMES PORTO DF
30 PAULO ROBERTO FIGUEIREDO SILVA BA
30 DAVIDSON REIS MG
30 MARIA AURORA MACHADO PINTO RJ
30 SAMUEL AGOSTINHO SANTIAGO PB
30 ALCÍDIO DARÓS SC
31 ANABELA SANTOS SOUTO DF

Janeiro 2018:

01 DEOCLECIANA HESSE BRONE SP
01 RICARDO LUIZ PEREIRA LIMA BA
01 REGINA MARIA KARAM PR
01 IDENE LUIZA DE JESUS BA
02 MARYLENE ALVES DOS SANTOS RJ
02 EDGARD BRAGA CAGIANO SP
03 MARIA ANTONIETA MAIORINO DE OLIVEIRA COSTA SP
03 GUARACI BASTOS ROCHA RJ
04 MARIA LIBERATO DE SOUZA CE
04 HERMOGENES SANTOS CONCEIÇÃO RJ
05 NELY ANTONIA DE JESUS RJ
05 MARIA DE LOURDES CONDE GOMES RJ
06 ANTONIO JOSE RODRIGUES DA S. GUIMARAES RJ
07 ANA LUCIA PINHEIRO BARRETO DE PAIVA RN
07 TANIA RODARTE NEVES ALVES RJ
07 MARINA SILVEIRA DE SA RJ
08 DALVA SERRA DE MATOS BA
08 JOSE EDMILSON NASCIMENTO CE
09 SONIA LABRE DE ARGOLLO E CASTRO RJ
10 JOSE DE SOUZA TAVARES DF
10 PEDRO HENRIQUE DE SOUSA DA SILVEIRA RJ
10 EDER CARVALHO DE SOUZA PR
11 SERGIO MARIO BOTTEGA DE QUEIROZ GONCALVES DF
12 MARIA JOSE THEODORO KOEPPL SP
12 NELSON LIMA DA COSTA RJ
12 FATIMA BALBINO BALDACCONI GO
13 SERGIO MACEDO PESSOA RJ
13 CLEVER DA SILVA PLONCZYNSKI RJ
13 HAMILTON MACEDO JUNIOR BA
13 DIMEA DE OLIVEIRA PINTO RJ
13 AVANI JUREMA DE MELO BESERRA PE
14 BENEDITO FERREIRA DE OLIVEIRA RJ

18/12/17

Não perca o almoço de confraternização de fim-de-ano da ASPAS nesta 4ª feira, dia 13 de dezembro

Conselho Deliberativo da ASPAS reunido esta semana

Gisele Cantuaria Seixas assume área jurídica do SERPROS

Expectativa de vida do brasileiro aumenta e chega a 75,8 anos, informa IBGE

Da revista IstoÉ

Em 76 anos, de 1940 a 2016, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos e hoje é de 75,8 anos - um acréscimo de três meses e onze dias em relação a 2015. Os dados constam da Tábua de Mortalidade de 2016 e foram divulgados em 1º de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2015, a expectativa de vida no país era de 75,5 anos.

Ao falar sobre a pesquisa, o pesquisador do IBGE, Fernando Albuquerque, disse que a partir de 1940, com a incorporação dos avanços da medicina às políticas de saúde pública, o país experimentou uma primeira fase de sua transição demográfica, caracterizada pelo início da queda das taxas de mortalidade.

Um pouco mais a frente, segundo ele, fatores como campanhas de vacinação em massa, atenção ao pré-natal, incentivo ao aleitamento materno, contratação de agentes comunitários de saúde e programas de nutrição infantil contribuíram para o aumento da expectativa de vida do brasileiro ao longo dos anos. De 1940 até 2016, o aumento foi de exatamente 30,3 anos.

Apesar desse crescimento contínuo na expectativa de vida, o Brasil ainda está abaixo de países como Japão, Itália, Singapura e Suíça, que em 2015 tinham o indicador na faixa dos 83 anos. "No pós-guerra, começou a haver um intercâmbio muito grande entre os países.

Os avanços em termos de programas de saúde pública e programas de saneamento que os países desenvolvidos já tinham alcançado foram transferidos para os menos desenvolvidos. Nesse instante é que começa a diminuir a mortalidade no Brasil", ressaltou Alburquerque.

Segundo o pesquisador, inicialmente os grandes beneficiados foram as crianças. "No Brasil, em 1940, de cada mil crianças nascidas vivas, 156 não atingiam o primeiro ano de vida. E hoje em dia estamos com uma mortalidade infantil de 13 por mil. Depois, a queda das taxas de mortalidade foi expandida para a toda a população", ressaltou.

EXPECTATIVA POR ESTADO

A Tábua de Mortalidade 2016 constatou que, entre os estados brasileiros, Santa Catarina é o que apresenta a maior esperança de vida, com 79,1 anos; seguido do Espírito Santo (78,2 anos); Distrito Federal (78,1 anos); e São Paulo, estado onde a expectativa de vida é de 78,1 anos.

Ainda com indicadores superiores à média nacional aparecem, pela ordem, o Rio Grande do Sul, onde a expectativa de vida ao nascer em 2016 era de 77,8 anos; Minas Gerais (77,2 anos); Paraná (77,1 anos); e Rio de Janeiro (76,2 anos.

No outro extremo, com as menores taxas de expectativas de vida, estão os estados do Maranhão, com 70,6 anos e do Piauí, com 71,1 anos. Os resultados da pesquisa são usados como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

MULHERES VIVEM MAIS

Os dados da Tábua de Mortalidade 2016, constatou que mulheres vivem em média mais do que homens. Enquanto a expectativa de vida dos homens, em 2016, era de 72,9 anos, a das mulheres atingiu 79,4 anos.

"Esse comportamento nacional se repetiu em todos os estados, sendo que a maior diferença foi registrada em Alagoas, onde as mulheres vivem, em média, mais 9,5 anos do que os homens; em seguida, vem a Bahia (9,2 anos) e Sergipe (8,4 anos)", diz o informe do IBGE.

Nos estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, a expectativa de vida das mulheres ultrapassou os 80 anos. Enquanto nos estados do Maranhão, Alagoas e Piauí a expectativa de vida masculina foi de 66,9 anos, valor bem inferior à média nacional.

Albuquerque explica que "a diferença nas expectativas de vida entre homens e mulheres reflete os altos níveis de mortalidade, principalmente de jovens, por causas violentas, que incidem diretamente na esperança de vida ao nascer da população masculina".

11/12/17

Parabenize os aniversariantes da semana

Nova regra dá mais liberdade aos fundos de Previdência Fechada

Fundos como o SERPROS poderão formar uma carteira mais longa ou mais curta, de acordo com seus objetivos

Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que altera as regras dos fundos de Previdência dos servidores públicos - como Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras) e SERPROS (Serpro) - deve melhorar a rentabilidade desses investimentos no médio prazo. A mudança, em vigor desde outubro, dá maior liberdade aos gestores, que agora podem administrar esses investimentos mais como um fundo multimercado, desde que observando limites entre ativos de renda fixa e variável. No passado, alguns fundos ampliaram muito a exposição ao risco, o que ocasionou perdas e resultados insatisfatórios.

Segundo especialistas, a nova resolução, a CMN 4.604, deve aprimorar a gestão dos produtos do setor. Entre as novidades está a possibilidade de aplicação em Certificado de Depósito Bancário (CDB) e debêntures, além do aumento de 5% para 10% no limite de participação para fundos multimercado.

ABERTURA PARA MULTIMERCADOS

A nova regra também extinguiu a distinção de limite para Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) abertos ou fechados. Este último exigirá que o gestor tenha realizado ao menos dez ofertas públicas de cotas de fundo 100% liquidadas.

Apesar de sugerirem algumas restrições, as normas dão mais liberdade ao gestor dos fundos, opina o professor da FEA/USP, José Roberto Savoia. "A principal vantagem é que agora ele poderá decidir se prefere formar uma carteira mais longa ou mais curta sem ficar atrelado a um número de ativos."

Outro ponto trazido pela resolução é a maior fiscalização dos componentes desses fundos. Segundo dados do Ministério da Fazenda, até 2015 havia 10 milhões de servidores segurados em fundos do gênero, com R$ 134,4 milhões em investimentos até 2016. Quase a metade dos aportes (47,74%) eram feitas só em renda fixa.

AÇÕES E CÂMBIO

Para a diretora-geral da Par Mais Investimentos, Annalisa Dal Zotto, a resolução abre o leque de investimentos de maneira positiva. "Limitar o FIDC, que pode ser um crédito ruim, e abrir para o multimercado garante oferta de qualidade", defende.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), o rendimento médio do setor foi de 4,24% no primeiro semestre deste ano, abaixo da rentabilidade mínima fixada em 4,44%.

Com a queda da Selic, a migração para a renda variável já movimentava o mercado. Em outubro, a Adam Capital zerou a posição em renda fixa, migrando o dinheiro para ações e câmbio. Essa é também a tendência na previdência privada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, repercutidas pela revista IstoÉ.

04/12/17

Previc divulga melhora no resultado das entidades fechadas de previdência complementar

Vem aí o almoço de fim-de-ano da ASPAS, dia 13/12

Conselho Deliberativo se reúne semana que vem

É possível viver bem com diabetes

Parabenize os aniversariantes da semana

Grande vitória no Caso Porcão: Desembargador susta transferência de titularidade de títulos públicos do Fundo, no valor de R$ 657 milhões, para a Justiça Trabalhista

Decisão liminar afasta risco iminente de prejuízo irreparável para nossas aposentadorias



Os esforços da Diretoria do SERPROS e seus advogados, com a ajuda fundamental da ASPAS e de seu consultor jurídico, deram o primeiro resultado. No último dia 23 de novembro, o Desembargador Dr. Marcelo Antero de Carvalho decidiu pelo sobrestamento (suspensão) da decisão do Juiz da 33ª Vara Trabalhista, que havia decidido transferir a titularidade (propriedade) dos títulos do SERPROS bloqueados, no valor de R$ 657 milhões, para uma conta da Justiça do Trabalho no Banco do Brasil. Ou seja, pela decisão da 33ª Vara - agora anulada - estes títulos deixariam de integrar o patrimônio dos planos PSI e PS-II, causando-nos um enorme prejuízo.

Nossa luta, no entanto, continua. Esta foi uma primeira e importantíssima vitória. Veja abaixo a decisão liminar do Desembargador Dr. Marcelo Antero de Carvalho.

Decisão liminar do Desembargador

(...) Considerando (1) os argumentos esposados, entre eles o fato de a execução individual que anima o processo relacionado encontrar-se garantida; (2) a documental trazida, que demonstra o andamento do processo e a probabilidade de imediata transferência de tais ativos, e ainda o fato de o processo encontrar-se em fase recursal (AP); (3) a informação do bloqueio do numerário, em torno do qual gravita a execução relacionada, nas Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas 2016 do SERPROS (ID d77d4c5 - Pág. 36, item "8.1.7.5.1. Bloqueio Judicial"), por dever de cautela DETERMINO O SOBRESTAMENTO DA MEDIDA DO IMPETRADO DATADA DE 22/11/2017, com imediata expedição de ofício ao impetrado para que, em 10 (dez) dias, preste informações sobre a questão trazida pela parte e para que imediatamente oficie ao BANCO BRADESCO, dando-lhe ciência da presente decisão.

Intimem-se as partes, com urgência.

Após, conclusos.

Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2017.

MARCELO ANTERO DE CARVALHO
Relator

ENTENDA O CASO

Em novembro de 2016, a ASPAS - Associação dos Participantes e Assistidos do SERPROS - pediu à Justiça para participar como Assistente (terceira interessada) no processo nº 0010829-98.2014.5.01.0033, que corre na 33ª Vara da Justiça do Trabalho/RJ. Nesta ação, o SERPROS está sendo condenado a pagar direitos trabalhistas de ex-empregados do Grupo Porcão, com base num documento denominado "Memorando de Entendimentos", celebrado em 06/09/2013 pela antiga administração do Fundo com o Grupo Porcão (Brasil Foodservice Group S/A e outros).

Lutamos, juntamente com o SERPROS, para evitar esta manobra que visa transferir a obrigação, que seria do empregador PORCÃO, para o SERPROS, o que geraria prejuízos irreparáveis aos verdadeiros donos do patrimônio administrado pelo SERPROS, ou seja, os participantes e assistidos.

LUTAMOS NA VARA CÍVEL PELA ANULAÇÃO DO "MEMORANDO"

A base da manobra dos ex-donos do falido Porcão é o malfadado "Memorando de Entendimentos", assinado ilegalmente, em 06/09/2013, pelo ex-Diretor de Investimentos, Eloir Cogliatti, e ratificado em abril de 2014 pelo ex-Diretor Presidente, André Guedes (ambos já punidos pela PREVIC por gestão temerária e investigados pelo Ministério Público e Polícia Federal por gestão fraudulenta). Tentaram, através deste documento inescrupoloso, converter os valores investidos em debêntures para "ações" do grupo Porcão, o que está levando a Justiça do Trabalho a nos considerar "sócios" do Porcão.

Por isso, a ASPAS também participa como Assistente no processo na 11ª Vara Cível do Rio de Janeiro, onde se pede a anulação do ilegal "Memorando de Entendimentos" assinado entre a antiga diretoria do SERPROS e o Grupo Porcão. Recentemente, conseguimos liminar na Justiça Cível para anular o "Memorando de Entendimentos".

27/11/17

Em entrevista, Superintendente da Previc dá um panorama sobre a situação dos Fundos de Pensão

Não perca nesta 5ª feira, às 13h, o almoço de confraternização da ASPAS!

Automedicação: um costume perigoso

Parabenize os aniversariantes da semana

Abrapp quer que planos de previdência privada usufruam de isenção fiscal

Segunda parcela do 13º do INSS começa a ser paga em 24 de novembro

Associada convida para exposição de arte na Tijuca (RJ)

Meditar não é tão difícil quanto parece!

Você ainda tem receio ou preconceito com o exame de prevenção ao câncer de próstata?

Parabenize os aniversariantes da semana

ABL promove interessante Ciclo de Conferências "Ideias para Reconstruir o Brasil"



Está disponível para todos pela internet



O presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, a diretora de Comunicação, Ana Maria Monteiro de Castro, e a associada Maria Ignez Gorges Rocha participaram, no último dia 7, da palestra "Os ativos do Brasil: A cultura e a sociedade", o primeiro dos temas abordados no ciclo de conferências "Ideias para Reconstruir o Brasil", promovido pela Academia Brasileira de Letras (ABL). O ciclo é coordenado pela acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira.

Rosiska ministrou, com brilhantismo, esta primeira palestra com enfoque na esperança, este sentimento que faz com que o povo brasileiro consiga sempre superar as dificuldades e prosseguir a vida com otimismo, poesia e alegria. "Muitíssimo oportuno este tema, que foi recebido como um alento pela grande plateia, tão sedenta de boas palavras", avaliou nossa diretora Ana Maria.

Os próximos temas do Ciclo serão:

Dia 14/11 - Raça e gênero: A construção da igualdade no Brasil. Palestrante: Flávio Oliveira

Dia 23/11 - Condições macro e microeconômicas para o desenvolvimento sustentável. Palestrante: Maria Silveira Bastos Marques

Dia 28/11 - No novo Brasil, a menor distância entre dois pontos é uma curva? Palestrante: Izabella Teixeira

O Ciclo de Conferências está disponível a todos, pois é transmitido pela Internet. Para quem está no Rio e deseja ver de perto, a entrada é franca. Participe. A Academia Brasileira de Letras (ABL) fica na Avenida Presidente Wilson, nº 203, Castelo, centro do Rio, bem próximo à estação do metrô Cinelândia.

Acesse aqui o site da ABL.

13/11/17

230 mil brasileiros já assinaram abaixo-assinado contra projeto na Câmara dos Deputados que libera aumento em plano de saúde a partir dos 60 anos

Assine você também e divulgue para seus amigos e parentes!

Um abaixo-assinado pela internet está reforçando o movimento contra o projeto, que tramita no Congresso, que prevê reajustes dos planos de saúde para idosos. Já somos cerca de 230 mil brasileiros assinando o abaixo-assinado. Assine você também no link abaixo.

Segundo o manifesto do abaixo-assinado "milhões de brasileiros usam planos de saúde e serão seriamente prejudicados". O texto conclama: "Devemos agir rápido para impedir mais esses absurdos em favor das operadoras (generosas doadoras de campanha, R$ 54,9 milhões em 2014) e em prejuízo do consumidor. Vamos encher o Congresso com nossas assinaturas!"

Este abaixo-assinado será entregue à Câmara dos Deputados, ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde.

Para saber mais e assinar clique aqui.


ENTENDA O PROJETO

O deputado Rogério Marinho, relator da comissão especial da Câmara que analisa mudanças nas regras de planos de saúde, apresentou parecer no dia 18/10, admitindo que a mensalidade de planos de pessoas com mais de 60 anos seja aumentada por causa da idade, o que atualmente é proibido pelo Estatuto do Idoso.

Dentre as novas medidas dessa reforma da Lei dos Planos de Saúde, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, estão o retorno de aumento por faixa etária para os maiores de 60 anos, hoje proibido pelo Estatuto do Idoso; a liberação dos reajuste dos planos de saúde individuais, regulados pela ANS; a exclusão das operadoras das obrigações do Código de Defesa do Consumidor e, além disso, a diminuição das multas impostas às operadoras por negativa de atendimento.


ASSOCIAÇÃO CONDENA MEDIDA

Mario Scheffer, vice-presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), afirma que o relatório como um todo é um "grande retrocesso" e a possibilidade de aumento por faixa etária para idosos "talvez seja o maior absurdo" dele.

"Depois dos 60 anos, com o passar dos anos, diminui-se a renda (das pessoas). É no momento em que as pessoas gastam mais com medicamentos, com saúde, que elas vão ter esse aumento", afirma.

13/11/17

Mais de 1 milhão de aposentados vão sacar o PIS esta semana

Você está pronto para a chegada do calor?

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS estuda novas ações (jurídicas e políticas) na luta contra ameaça de prejuízo gigantesco no "Caso Porcão"

Juíza da 11ª Vara Cível do RJ mandou suspender efeitos do "Memorando de Entendimentos", que pretende transformar investimentos em debêntures em "ações" do grupo Porcão, mas donos do falido Porcão contra-atacam

Convidada pela Presidente do SERPROS, a direção da ASPAS participou de reunião no dia 31 de outubro, na sede do Fundo, para tratarmos de possíveis ações conjuntas ASPAS/SERPROS quanto ao "Caso PORCÃO". A reunião teve duração de 50 minutos e, pela ASPAS, participaram o Presidente Paulo Coimbra e o dr. Antonio Vieira, assessor jurídico, presencialmente, e o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Kapp, por meio de teleconferência. Pelo SERPROS, estiveram presentes Ana Maria Costi, Presidente, Tatiana Cardoso, Diretora de Seguridade, e Sergio Ricardo Vieira, Diretor de Investimento, além dos advogados trabalhistas contratados pelo Fundo.

O convite se deu porque a ASPAS está presente nas ações judiciais do caso como "terceiro interessado", em defesa dos interesses dos participantes, que podem ser seriamente prejudicados. Embora as ações trabalhistas movidas por ex-empregados do falido Grupo Porcão montem, somadas, cerca de R$ 70 milhões, o Juiz da 33ª Vara do Trabalho do RJ, que julga uma das ações, determinou o bloqueio de títulos públicos do SERPROS no valor de R$ 650 milhões, e ainda ameaça transformar o bloqueio em depósito judicial neste valor.

Os donos do grupo Porcão usam um "Memorando de Entendimentos" que forja a transformação dos valores aplicados em debêntures, pelo SERPROS, em "ações" do grupo, o que consideramos completamente ilegal e de má-fé. Este Memorando foi assinado em 2013, entre a diretoria do Fundo e o Grupo Porcão, para tentar impor a nós, participantes do SERPROS, a gigantesca dívida dos empresários com seus ex-empregados e demais credores.

BRIGA JUDICIAL EM TORNO DO MEMORANDO

No momento, o caso Porcão gira em torno de uma grande briga judicial. Recentemente, em 15/09/2017, a Exmª Juíza Dra. Lindalva Soares Silva, da 11ª Vara Cível/RJ, concedeu antecipação de tutela determinando "a suspensão dos efeitos do Memorando de Entendimentos celebrado no dia 06/09/2013 a fim de impedir a dilapidação do patrimônio da autora". Esta decisão, mesmo em caráter liminar, foi uma vitória importante dos participantes do SERPROS.

O "Memorando de Entendimentos" de 2013 foi mais um dos negócios nebulosos ocorridos nas gestões do SERPROS de 2011 a 2015, indicadas pelo ex-Presidente do Serpro Marcos Mazzoni (2007 a 2016), que causou, está causando e poderá causar imensos prejuízos ao universo dos participantes e assistidos do nosso Fundo de Pensão.

08/11/17

Projeto estipula pena de até seis anos de prisão por fraude em fundo de pensão

Atenção: idosos beneficiários do BPC devem ser incluídos no Cadastro Único até dezembro de 2017

Hepatite Zero: campanha mundial pela erradicação do vírus

Parabenize os aniversariantes da semana

ERRATA

Por problema operacional, verificado em nosso Cadastro de Associados, deixamos de registrar no Boletim de 16/10/2017 o aniversário da colega Maria de Lourdes Alves Mello, ocorrido em 22 de outubro. Lamentamos a lacuna e, ainda que com atraso, transmitimos à querida Lourdes os nossos parabéns, com votos de muitos anos de vida, saúde e realizações.

OUTUBRO

30 NELMA GUSMÃO MANCHESTER BA
30 JOÃO PEDRO BOMFIM RJ
30 ALAIR DE FARIA FELIX RJ
30 BARBARA HELOIZA PEREIRA DA SILVA RJ
31 CARMEN LUCIA DE MENEZES DIAS RS

NOVEMBRO

01 JOSE DE ANCHIETA MOREIRA HELCIAS DF
01 GERALDO CASTRO LIMA JUNIOR SP
01 TEREZA AURORA DE CAMPOS SP
01 VERA LUCIA VARGAS PEDRO PR
01 NELCIRA MENDES DE MORAES SP
01 JORGE QUEIROZ DOS SANTOS RJ
01 TEREZINHA PONTE CRAVEIRO CE
02 MARIA LUIZA DA SILVA PINTO ALVES DF
02 ELZI VERAS DE LIMA PE
03 MÁRIO EVANGELISTA DA SILVA NETO CE
03 KERGINALDO BARRETO MILITÃO CE
04 TAMARA CUNHA SCHETTINI DF
04 KIKUIEI SUEYOSHI SP
05 LUIZA MARIA PIRES MANARA SP
05 JANE DE LORETO MELO MG
06 DAISYMAR SIMONE DE ANDRADE MG
06 ODILON LEONARDO SILVA BA
06 ILDE PARAENSE BA
07 NADYA MARIA ALONSO BARBOZA RJ
07 MARIA DA GRAÇA ALMEIDA MURTA MG
07 WILSON ZAILA GAMA RJ
08 MARCOS OLIVEIRA VALENTE RJ
09 TEREZINHA DE OLIVEIRA RS
09 MARIA NADIR MORAES DE OLIVEIRA RS
09 ALBERTO BARROS SEIXAS RJ
10 WASHINGTON NOGUEIRA GOMES CE
10 PAULO HENRIQUE BATISTA DA SILVA RJ
11 EUNICE CAROZA SP
12 ALCIDES RIBEIRO GUIMARAES RJ
12 JOAO PAULO ARZUA HERÉDIA DE SÁ RJ
12 PAULO SERGIO COLMENERO DE MIRANDA RJ
12 EUNICE CONCEIÇÃO MOURA RJ

08/11/17

Encontro reúne dirigentes da PREVIC, da Patrocinadora e do SERPROS em Brasília

A Diretoria Executiva do SERPROS e o diretor de Administração do Serpro e Supervisão do SERPROS, Antônio de Pádua, estiveram reunidos na sede da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), em Brasília, com o Diretor-Superintendente Substituto, Fábio Henrique de Sousa Coelho, o diretor de Fiscalização e Monitoramento Substituto, Sergio Djundi Taniguchi, o diretor de Orientação Técnica e Normas Substituto, Christian Aggensteiner Catunda, e o diretor de Licenciamento Substituto, Carlos Marne Dias Alves. O encontro, realizado no dia 13 de outubro, foi uma oportunidade para os dirigentes alinharem as estratégias em relação às boas práticas de governança corporativa.

Na ocasião, a Diretora-Presidente do SERPROS, Ana Maria Costi, a diretora de Seguridade, Tatiana Cardoso, e o diretor de Investimentos, Sérgio Vieira, apresentaram as ações em andamento na Entidade e algumas das propostas para a gestão 2018-2019. Além disso, convidaram a PREVIC para participar do Planejamento Estratégico da fundação, previsto para os próximos dias 8, 9 e 10 de novembro.

Painel Atuarial apresenta resultados resumidos dos planos

O Painel Atuarial SERPROS está disponível na área restrita (acesse aqui), no site institucional do nosso Fundo. Na publicação, de periodicidade mensal, constam a quantidade de participantes, a rentabilidade e a meta atuarial dos planos PS-I e PS-II.

Acesse os documentos, na área restrita, no menu: Atos Adm / Investimentos >> Gestão Administrativa >> Painel Atuarial >> 2017.

Outra fonte de informação dos resultados da Entidade é o Painel de Investimentos, que demonstra a composição da carteira de ativos do Serpros. O acesso também pode ser realizado pela área restrita, no caminho:
Atos Adm / Investimentos >> Relatório de Investimentos >> Painel de Investimentos.

Módulos do sistema de empréstimos permanecem em validação

Os módulos de Extrato de empréstimos e Extrato de refinanciamento, que integram o sistema de empréstimos do SERPROS, que foi adquirido na gestão anterior, permanecem em fase de validação e por esse motivo não foram integrados à ferramenta e disponibilizados aos participantes.

A Diretoria Executiva e as áreas técnicas responsáveis estão empenhadas para que o sistema esteja disponível na íntegra o mais breve possível. Para tanto, foi alocado um profissional exclusivamente para a solução do serviço e está previsto o apoio de mais dois analistas, especialistas da patrocinadora.

O objetivo da atualização é facilitar o acesso às contratações solicitadas pelos participantes e a manutenção das parcelas vencidas ou a vencer.

Os módulos referentes à concessão de novos empréstimos já foram validados e continuam funcionando normalmente.

23/10/17

Não perca nesta 5ª feira, às 13h, o almoço de confraternização da ASPAS!

Parecer na Câmara dos Deputados libera aumento em plano de saúde a partir de 60 anos

Mobilização tenta barrar o projeto no plenário da Câmara. Participe



O deputado Rogério Marinho, relator da comissão especial da Câmara que analisa mudanças nas regras de planos de saúde, apresentou parecer na última quarta-feira (18), admitindo que a mensalidade de planos de pessoas com mais de 60 anos seja aumentada por causa da idade, o que atualmente é proibido pelo Estatuto do Idoso.

Dentre as novas medidas dessa reforma da Lei dos Planos de Saúde, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, em Brasília, estão o retorno de aumento por faixa etária para os maiores de 60 anos, hoje proibido pelo Estatuto do Idoso; a liberação dos reajuste dos planos de saúde individuais, regulados pela ANS; a exclusão das operadoras das obrigações do Código de Defesa do Consumidor e, além disso, a diminuição das multas impostas às operadoras por negativa de atendimento.

ASSOCIAÇÃO CONDENA PROJETO

Mario Scheffer, vice-presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), afirma que o relatório como um todo é um "grande retrocesso" e a possibilidade de aumento por faixa etária para idosos "talvez seja o maior absurdo" dele.

"Depois dos 60 anos, com o passar dos anos, diminui-se a renda (das pessoas). É no momento em que as pessoas gastam mais com medicamentos, com saúde, que elas vão ter esse aumento", afirma.

Leia mais sobre o projeto aqui.

ABAIXO-ASSINADO PELA INTERNET

Um abaixo-assinado pela internet tenta reforçar o movimento contra a proposta que prevê reajustes dos planos de saúde para idosos. Segundo o manifesto do abaixo-assinado "milhões de brasileiros usam planos de saúde e serão seriamente prejudicados".

O texto conclama: "Devemos agir rápido para impedir mais esses absurdos em favor das operadoras (generosas doadoras de campanha, R$ 54,9 milhões em 2014) e em prejuízo do consumidor. Vamos encher o Congresso com nossas assinaturas!"

Este abaixo-assinado será entregue à Câmara dos Deputados, ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Saúde.

Para saber mais e assinar clique aqui.



23/10/17

O sono na terceira idade: como dormir melhor?

Parabenize os aniversariantes da semana

PREVIC pune ex-conselheiros indicados do SERPROS com multas e inabilitação como responsáveis pela segunda intervenção

ASPAS recebeu oficialmente a informação, aguardada pelos participantes do Fundo

Foi divulgado o Relatório Conclusivo da Comissão de Inquérito da segunda intervenção no SERPROS, julgado na 66ª Sessão Ordinária da Diretoria Colegiada da PREVIC, ocorrida em 07/08/2017. A Comissão de Inquérito foi instalada pela PREVIC em 19/10/2016, e a Decisão 25/DICOL/PREVIC foi publicada no D.O.U. nº 154, Seção 1, pág. 17, de 11/08/2017. No último dia 27, a PREVIC enviou ofício à ASPAS com as conclusões do inquérito.

A investigação considerou os ex-conselheiros deliberativos indicados pela gestão anterior do Serpro responsáveis pela segunda intervenção, por infrações à legislação e ao Estatuto do SERPROS.

Do julgamento administrativo, resultaram as seguintes penalidades:

Marcos Benjamin da Silva, conselheiro Deliberativo titular indicado pelo Serpro no período de 28/04/16 a 04/09/16, e Presidente Substituto do Conselho Deliberativo: multa de R$ 106.499,40 + inabilitação por 5 anos.

André de Freitas Fernandes, conselheiro Deliberativo suplente convocado, no período de 23/05/16 a 04/09/16: multa de R$ 106.499,40 + inabilitação por 3 anos.

Eunides Maria Leite Chaves, conselheira Deliberativa titular indicada pelo Serpro no período de 28/04/16 a 04/09/16: multa de R$ 106.499,40 + inabilitação por 3 anos.

Antônio Carlos Melo da Silva, conselheiro Deliberativo titular indicado pelo Serpro no período de 28/04/16 a 16/05/16, e Presidente do Conselho Deliberativo: multa de R$ 21.299,88 + suspensão por 180 dias.

Foram afastadas, neste inquérito, as penalidades impostas a Armando Martins Carneiro Lopes, diretor de Investimentos no período de 28/04/16 a 04/09/16. Foi também levantada a indisponibilidade dos bens dos investigados, por ausência de prejuízo financeiro nas irregularidades apuradas neste inquérito.

Ainda cabe recurso dos punidos à CRPC - Câmara de Recursos da Previdência Complementar.

Veja aqui o ofício da PREVIC à ASPAS.

PUNIDOS NA PRIMEIRA INTERVENÇÃO

Os responsáveis por irregularidades que levaram o SERPROS à primeira intervenção, em 2015, tiveram suas punições anunciadas em março do ano passado, e confirmadas em setembro pela PREVIC.

Veja aqui os punidos na primeira intervenção no SERPROS e aqui a confirmação da punição após os recursos.

16/10/17

"Estamos aperfeiçoando o processo punitivo", diz diretor de órgão que fiscaliza fundos de pensão

Fique atento para não perder seu plano de saúde

Nossa homenagem aos professores!

Outubro Rosa: Você sabe como se prevenir contra o câncer de mama?

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS homenageada nas comemorações dos 40 anos do SERPROS

ASPAS apoia o Outubro Rosa

Novo golpe promete aumentar valor do benefício de aposentados do INSS

Saiba como aproveitar as "academias sem mensalidade" de sua cidade

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS comemora 19º aniversário com presença de associados e diretores do SERPROS



Evento reforça união de participantes e direção pelo fortalecimento do nosso Fundo de Pensão


Com a presença de dezenas de associados da ASPAS, diretores e conselheiros da Associação e de diretores do SERPROS, a ASPAS comemorou seu 19º aniversário na última 5ª feira, dia 28 de setembro, no Auditório do Fundo, no Rio de Janeiro.

Representando o SERPROS, estiveram presentes a Diretora de Seguridade, Tatiana Cardoso Guimarães da Silva, e o Diretor de Investimentos, Sergio Ricardo Vieira, que dirigiram algumas palavras aos presentes a respeito da situação atual do SERPROS e responderam a algumas perguntas do plenário. A presidente do SERPROS, Ana Maria Malmann Costi, não pôde comparecer devido a compromisso no Serpro, em Brasília.

Abrindo o encontro, o presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, destacou a necessidade de união dos participantes com a direção do SERPROS pela ampla recuperação e fortalecimento do nosso Fundo. Os diretores do SERPROS explicaram que trabalham atualmente confiantes na possibilidade de que os prejuízos causados ao Fundo no passado fiquem restritos aos valores já contabilizados, evitando-se novas sangrias. No "caso Porcão", esta possibilidade ainda depende do entendimento da Justiça, mas todos os fundamentos dão razão ao SERPROS, que jamais foi "sócio" do grupo Porcão, e sim mais uma das vítimas de seus proprietários controladores.

O encontro festivo terminou como é apropriado em festas de aniversário: com salgadinhos, refrigerantes, bolo, o canto de parabéns e velas assopradas.

O site do SERPROS registrou nosso aniversário.
Veja aqui.

02/10/17

Nesta 4ª feira, dia 4, reunião da direção da ASPAS com os associados. Você está convidado

ASPAS parabeniza SERPROS pelos 40 anos

Diretoria do SERPROS esclarece sobre matéria de TV

Não há novidade real sobre investimento no Trump Hotel, caso que já foi encaminhado ao MPF pela primeira intervenção em 2015

Sobre matéria divulgada no programa "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, em 28/09/2017, a Diretoria Executiva do SERPROS emitiu a seguinte nota:

NOTA DE


ESCLARECIMENTO


A Diretoria Executiva do Serpros presta esclarecimentos acerca da matéria "Hotel de luxo no Rio que pertenceu a Trump está no radar da Lava Jato", veiculada no jornal Bom Dia Brasil da quinta-feira (28/09).

O investimento no FIP LSH (Trump Hotel) foi realizado na gestão da Diretoria Executiva de 2013/2014, no valor, à época, de R$ 56 milhões, sendo que o valor atualizado da participação do Serpros é de aproximadamente R$ 77 milhões.

As informações sobre tal investimento estão publicadas no Relatório Anual de Informações (RAI) e nas Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis, ambos de 2016, divulgados aos participantes e assistidos e disponíveis no site, na forma da legislação em vigor, sendo também o assunto abordado em palestras realizadas no Serpro, com transmissão por videoconferência para todas as regionais e escritórios.

O FIP LSH foi citado no procedimento investigatório criminal, nº 1.16.000.003635/2016-19, de responsabilidade do Ministério Público Federal, devido aos investimentos realizados pelos fundos de pensão na bandeira hoteleira Trump. No Serpros, foi objeto de fiscalização pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e consta do relatório da primeira intervenção, ocorrida entre maio de 2015 e abril de 2016, encaminhado ao MPF.

A atual Diretoria Executiva do Serpros está comprometida em acompanhar de perto a gestão desse e de todos os investimentos que compõem a carteira de ativos dos Planos Administrados, Plano Serpro I e Plano Serpro II.

02/10/17

Idoso sim, velho não!

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS faz aniversário nesta 5ª feira e convida associados para um lanche comemorativo no auditório do SERPROS

Idade e algumas doenças dão direito a gratuidades e descontos na aquisição de bens e no I.R.

Muitos desconhecem seus direitos. Informe-se e aproveite

Todos reclamam dos altos impostos no Brasil. Mas poucos sabem que uma parcela da população, composta por idosos e portadores de algumas doenças, conta com isenção de impostos e acessibilidade a certos serviços gratuitos ou com descontos. A Revista da AMBEP - Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros, publicou uma boa matéria sobre o assunto.

Navegando na internet, a aposentada Keiko Akaji Yamada, 74 anos, descobriu que, por conta da artrose que tem nos dois joelhos - e que a obrigou a colocar próteses para melhor se locomover -, ela poderia adquirir um carro automático, zero quilômetro, com até 30% de desconto.

O engenheiro químico João Damião de Santana, 75 anos, do Recife, soube pelo próprio urologista, há 13 anos, que também poderia ter direito ao benefício, além de estar isento de pagar Imposto de Renda. "Fui diagnosticado com câncer de próstata há 13 anos e precisei fazer vários procedimentos médicos para me curar. Na ocasião, o meu médico me avisou que eu poderia ter isenção no Imposto de Renda e comprar um carro adaptado, mais barato. Tudo por conta da minha doença.

Em São Paulo, Valdeci Cavalcanti, 70 anos, é mais um isento de pagar Imposto de Renda por conta de doença. Depois de sofrer dois enfartos e realizar uma angioplastia, há seis anos, ele entrou com o pedido de suspensão do pagamento. "Essa é uma facilidade advinda da doença que muita gente não sabe, como o desconto na compra de um carro automático.

Leia a matéria completa aqui e conheça uma lista de isenções para idosos ou portadores de doenças, disponíveis em todo o país.

25/09/17

ASPAS amplia convênios no RJ e beneficia associados

Veja abaixo os descontos e vantagens para o associado ASPAS com os novos convênios no Rio de Janeiro

ESPECIAL COOP - Táxi para cadeirantes

A ESPECIAL COOP tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida para os cidadãos cadeirantes, englobando pessoas acidentadas em
reabilitação, idosos, e portadores de necessidades especiais temporária ou permanente.

HORA E TEMPO - Assistência Técnica de Relógios e Joias

Serviços com garantia de 1 ano, troca de baterias e pulseiras, com garantia de impermeabilidade. Localizado na Av. Rio Branco, nº 120, sala 1202. Telefones: (21) 319073-51 ou 98896-2925. Ao utilizar os serviços de consertos de Relógios e Joias, os associados da ASPAS têm 10% de desconto.

Acesse HORA E TEMPO no Facebook e saiba mais
clicando aqui .

CAMPI - Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional



O CAMPI tem como missão ser agente de transformação de pessoas através da formação de Profissionais de Maquiagem e Efeitos Especiais, com cursos de capacitação e livres nas áreas de Maquiagem, Pintura e Arte. Associados da ASPAS e seus dependentes têm 15% de desconto em cursos na escola.

CURSOS: Maquiagem Profissional, Maquiagem Air brush, Pintura Corporal, Pintura Facial e Efeitos Especiais. Localizado na Av. Rio Branco, nº 120, sala 417, telefones: (21) 3172-1338 ou 98039-8450.

Saiba mais clicando aqui. Ou acesse CAMPI no Facebook e fique por dentro de todas as novidades clicando aqui .

25/09/17

Mais saúde a cada refeição!

Parabenize os aniversariantes da semana

Presidente do SERPROS visita ASPAS e destaca necessidade de reorganização do Fundo visando eficiência



Ana Maria Malmann Costi respondeu a perguntas dos dirigentes da ASPAS


Os integrantes do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da ASPAS, convocados pelo presidente do Conselho Deliberativo Paulo Fernando Kapp, se reuniram nos dias 12 e 13 de setembro, ordinariamente, para tratar de diversos assuntos da Associação.

A novidade da 4ª Reunião Ordinária da Gestão 2017/2020 da ASPAS foi a presença, no dia 12, da Diretora Presidente do SERPROS, Ana Maria Malmann Costi. A Presidente do SERPROS aceitou o convite da Diretoria da ASPAS, compareceu à nossa reunião, fez uma breve exposição sobre o nosso Fundo e respondeu às perguntas dos dirigentes da Associação.

Em sua fala, Ana Maria Costi ressaltou a importância da ASPAS no relacionamento com o SERPROS e disse que pretende gerir o Instituto contando com o apoio e a colaboração da ASPAS. Sobre o SERPROS, lembrando que tomou posse muito recentemente, deu sua visão sobre o estágio em que se encontra a governança e as dificuldades encontradas. Destacou a necessidade de reorganização das atividades e funções do Instituto, com o objetivo de buscar maior eficiência e garantir a transparência na sua gestão. Disse também que a ASPAS poderia avaliar uma representação física no prédio do SERPROS, pois entende viável. Ao finalizar, a Presidente Ana Maria sinalizou que pretende fazer visitas periódicas à Associação, acompanhada de seus técnicos, para posicionar e conversar com a diretoria, conselheiros e associados sobre as ações e a situação do nosso Fundo.

Muito cordial e atenciosa, a Diretora Presidente do SERPROS respondeu a muitas perguntas dos presentes, elogiou a ASPAS na figura do Diretor Presidente Paulo Coimbra, e colocou-se à disposição da Associação para retornar, sempre que necessário.

Veja mais fotos aqui.

18/09/17

Com anúncio da Petros, participantes de fundos de pensão de estatais já cobrem déficit de R$ 42 bilhões

Alerta pela conservação de direitos dos idosos no Brasil

É hora de planejar as férias e economizar!

Parabenize os aniversariantes da semana

Integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, e da Diretoria Executiva da ASPAS, se reúnem nestas terça e quarta-feiras

SERPROS: Atas das reuniões do Conselho Fiscal já estão no site do Fundo. Acesse

A segunda reunião ordinária do Conselho Fiscal (COF) do SERPROS foi realizada nos dias 29 a 31/08/2017. As atas da primeira e segunda reuniões ordinárias realizadas pelo COF já estão disponíveis na área restrita dos participantes, no site do SERPROS. Para consultar, clique aqui e acesse a área restrita no site do SERPROS preenchendo seu CPF, senha e o código captcha. Em seguida clique em Atos Adm/Investimentos >> COF >> 2017.

CONSELHO DELIBERATIVO FAZ PRIMEIRA REUNIÃO

DE TRABALHO NOS DIAS 12, 13 E 14 DE SETEMBRO

O Conselho Deliberativo do SERPROS, após a posse dos integrantes da estrutura dirigente do Fundo, faz sua primeira reunião de trabalho nos próximos dias 12, 13 e 14 de setembro.

11/09/17

Idosos devem estar atentos contra a violência patrimonial, ou seja, o abuso financeiro

Lesar o idoso, aproveitando-se de sua confiança, é crime

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, prevê como crime a conduta de "receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de idosos". Um levantamento de 2012, feito pela Secretaria Nacional de Promoção Defesa dos Direitos Humanos nas informações geradas pelo atendimento telefônico (disque 100), constatou que o abuso financeiro e econômico do idoso - a chamada violência patrimonial - ocupava o terceiro lugar nas reclamações referentes a idosos, queixa incluída em 40,1% das chamadas.

Esse tipo de crime pode ocorrer quando o idoso, por necessitar ajuda, confia em pessoa que deveria lhe auxiliar - alguém próximo, um familiar, funcionário de banco ou outra instituição - e essa pessoa se aproveita da facilidade de acesso para se apropriar ou desviar os bens ou rendimentos do idoso.

Veja o que diz a lei:

Estatuto do Idoso - Lei No 10.741, DE 1º de outubro de 2003:

Art. 102. Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade:
Pena - reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos e multa.

ABUSO EM CASA

O mais grave e psicologicamente complicado é que o abuso também pode ocorrer dentro de casa, praticado por filhos ou outros parentes, de forma mais sutil, valendo-se de chantagem emocional ou da confiança do idoso. Nem sempre o consentimento do idoso é saudável e fruto de uma decisão consciente e livre de pressão.

O idoso precisa gerir suas finanças, com independência, garantindo seu bem estar. Uma coisa é ajudar um filho ou parente eventualmente, de forma consciente e voluntária. Outra coisa bem diferente é o idoso ser submetido a pressões constantes para custear despesas que não são suas.

Essa é uma prática que, infelizmente, existe em alguns lares e mais se assemelha a bulling, a abuso psicológico. O idoso, para "se livrar da pressão", acaba cedendo. Só que, com isso, o abusador percebe que seu método dá certo e, em pouco tempo, voltará a exercer a pressão, em busca de mais dinheiro.

SEMPRE PARA ALGO "IMPORTANTE"

Pouco importa se a cada "pedido" de dinheiro o abusador se valha de novos "projetos", sempre "muito importantes" para seu futuro. A prática repetitiva desse tipo de "pedido" - ou de pressão - indica que há um problema nisso tudo. Não cabe ao idoso, por melhor situação financeira que goze, bancar eternamente filhos ou parentes adultos, que são, ou deveriam ser, capazes de trabalhar e se sustentar. Este é um círculo vicioso doentio que não ajuda ninguém, nem o próprio abusador e menos ainda o idoso.

Todo idoso deve se lembrar que trabalhou duro a vida toda e construiu sua situação financeira. E que agora é hora de gozar a vida, viajar, passear e curtir bons momentos. Não é hora de suportar pesos e explorações que acabam antecipadamente com o que lhe resta de vida.

Em casos assim, vale pedir ajuda a familiares mais conscientes ou mesmo a um advogado. É importante reagir.

11/09/17

Entradas gratuitas: arte e cultura para qualquer orçamento

Museus da cidade do Rio de Janeiro promovem a arte com dias de entrada gratuita para a população. Em alguns deles, idosos têm gratuidade todos os dias. A mesma prática costuma ocorrer em todo o país. Confira na sua cidade

Há muitos anos, ao redor do globo, o acesso à arte e à cultura tem sido discutido por muitos artistas, políticos e espectadores. A grande questão é que, em algumas galerias e museus, entradas caras afastam as pessoas da arte e transformam cultura em um privilégio dos mais ricos. Artistas como o grafiteiro, pintor e diretor Bansky, por exemplo, começaram a deixar suas artes pela rua, numa movimentação de protesto contra e elitização da arte.

O debate da questão tem sensibilizado os gestores públicos e, atualmente, museus e casas de cultura por todo o país têm aberto espaço para a frequência gratuita. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, conta com muitas opções de entrada gratuita em museus. É a arte disponível para todos os cidadãos. Vale ressaltar, ainda, que muitos desses museus ficam perto um do outro, o que permite aproveitar ainda mais a viagem até seus destinos.

Confira algumas opções:

Museu Nacional / UFRJ (Residência do Imperador Pedro II):
•    Gratuidade: Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Menores de 5 anos e deficientes não pagam. Jovens até 21 anos, estudantes e idosos pagam meia.
•    Endereço: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão.
•    +infos:
http://www.museunacional.ufrj.br/index.html

Museu de Arte do Rio (MAR):
•    Gratuidade: Às terças-feiras.
•    Endereço: Praça Mauá, 5, Centro.
•    +infos: http://www.museudeartedorio.org.br/

Museu Histórico Nacional:
•    Gratuidade: Aos domingos.
•    Endereço: Praça Marechal Âncora, s/n, Centro.
•    +infos: http://mhn.museus.gov.br/

Museu Nacional de Belas Artes:
•    Gratuidade: Aos domingos.
•    Endereço: Avenida Rio Branco, 199, Centro (Cinelândia).
•    +infos: http://mnba.gov.br/portal/

Museu do Amanhã:
•    Gratuidade: Às terças-feiras; e todos os dias para pessoas com idade até 5 anos e a partir de 60 anos.
•    Endereço: Praça Mauá, 1, Centro.
•    +infos: https://museudoamanha.org.br/

Museu da República:
•    Gratuidade: Às quartas-feiras e domingos; todos os dias para professores, pessoas com idade até 10 anos e a partir de 60 anos.
•    Endereço: Rua do Catete, 153, Catete.
•    +infos: http://museudarepublica.museus.gov.br/

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM):
•    Gratuidade: Às quartas-feiras, depois das 12h.
•    Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo.
•    +infos: http://mamrio.org.br/wp/

Casa do Pontal:
•    Gratuidade: Às terças-feiras.
•    Endereço: Estrada do Pontal, 3295, Recreio dos Bandeirantes.
•    +infos: http://www.museucasadopontal.com.br/

Chácara do Céu:
•    Gratuidade: Às quartas-feiras; e todos os dias para pessoas com idade até 12 anos e a partir de 65 anos.
•    Endereço: Rua Moutinho Nobre, 93, Santa Tereza.
•    +infos: http://museuscastromaya.com.br/

Museu do Açude:
•    Gratuidade: Às quintas-feiras; e todos os dias para pessoas com idade até 12 anos e a partir de 65 anos.
•    Endereço: Estrada do Açude, 764, Alto da Boa Vista.
•    +infos: http://museuscastromaya.com.br/

Museu de Arte Contemporânea (MAC):
•    Gratuidade: Às quartas-feiras; todos os dias para pessoas que cheguem ao museu de bicicleta; e todos os dias para pessoas com idade até 7 anos.
•    Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem - Niterói.
•    +infos: http://culturaniteroi.com.br/macniteroi/

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB):
•    Gratuidade: Todos os dias.
•    Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro.
•    +infos: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro

Paço Imperial:
•    Gratuidade: Todos os dias.
•    Endereço: Praça XV de novembro, 48, Centro.
•    +infos: http://www.amigosdopacoimperial.org.br/

Planetário da Gávea:
• Gratuidade: para maiores de 60 anos; menores de 3 anos; portadores de necessidades especiais; além de servidores municipais e professores.
•    Endereço: Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea.
•    +infos: http://www.planetariodorio.com.br/

11/09/17

Parabenize os aniversariantes da semana

Conheça os novos Diretores Executivos do SERPROS

Currículos foram publicados no site do Fundo

Diretora-Presidente, Ana Maria Mallmann Costi
Pós-graduada nas áreas de Gestão da Previdência Complementar, Orçamento e Finanças, Gestão Estratégica do Conhecimento e Inteligência Empresarial e em Administração Pública, possui graduação em Ciências Contábeis. É vice-presidente de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal e tem ampla atuação em Planejamento e Controladoria, tendo ingressado no Serpro em 1989. Na estatal, foi superintendente de Controladoria, superintendente de Gestão Financeira e gerente de departamento contábil. No Serpros, foi membro do Conselho Fiscal.

Diretora de Seguridade, Tatiana Cardoso Guimarães da Silva
Atuária, com MBA em Previdência Complementar e em Executivo de Seguros, é certificada em Administração e Investimentos, membro do Instituto Brasileiro de Atuária e perita judicial nas áreas de seguro e previdências aberta, fechada e social, sendo membro de comitês de aplicações financeiras nos segmentos de Investimento, Conformidades, Controles Internos e Produtos Financeiros. Tem sólida carreira na área previdenciária, com cerca de 20 anos de experiência em fundos de pensão. Atua no Serpros há 11 anos gerindo a execução dos planos de custeio e avaliação atuarial dos planos de benefícios e coordenando as atividades e projetos previdenciários.

Diretor de Investimentos, Sergio Ricardo Vieira
Com MBA em Finanças, possui graduações em Administração com habilitação em Comércio Exterior e em Gestão de Negócios e Empreendimentos, com especialização em Gestão Estratégica nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Atuária e Política de Investimentos de Gestão de Riscos. Professor nos cursos de MBA em Gestão de Previdência Complementar, Gestão de Carteira de Investimentos e no curso de Direito, possui a certificação CPA 20. Atua há 36 anos na área de Investimentos, em fundos de pensão.

04/09/17

Nesta 4ª feira, dia 6, reunião da direção da ASPAS com os associados

Ministério alerta sobre golpes a segurados da Previdência em todo o País

Se receber algum telefonema prometendo benefícios, desconfie

BRASÍLIA - A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda alerta à população contra golpes praticados por fraudadores que se passam por representantes do órgão para oferecer benefícios e extorquir os segurados. De acordo com dados da Ouvidoria Geral da Previdência Social, até julho deste ano já foram registradas 732 denúncias relatando esse tipo de fraude. Em 2016, foram cadastradas 948 manifestações na Ouvidoria reportando esse tipo de golpe em todo o País.

"As pessoas devem ficar atentas para não serem vítimas desses tipos de golpes. A Previdência não cobra para prestar um serviço que é um direito do cidadão que contribuiu a vida inteira para ter direito a seu benefício", disse o Secretário de Previdência, Marcelo Caetano.

A abordagem dos fraudadores costuma acontecer da seguinte forma: os criminosos entram em contato, por telefone, com segurados e se identificam como integrantes do Conselho Nacional de Previdência (CNP) oferecendo algum tipo de benefício. Afirmam que o aposentado ou pensionista teria direito a receber valores atrasados, geralmente, grandes quantias de dinheiro, e pedem que entrem em contato com eles por meio de um número de telefone.

Quando o cidadão faz a ligação, os fraudadores pedem ao segurado que informem dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.

Leia mais aqui.

04/09/17

Alegria e bom humor marcam almoço mensal da ASPAS

A atemporalidade da música brasileira

Artistas com idades na casa dos 75 anos fazem sucesso entre os jovens

Mês passado, no dia 7 de agosto, o cantor e compositor Caetano Veloso celebrou seu aniversário de 75 anos com agenda cheia: havia se apresentado no interior do Rio de Janeiro alguns dias antes e, nos dias seguintes, cantou num festival em São Paulo. Na mesma semana, os também bahianos Gal Costa (71) e Gilberto Gil (75), estreavam seu novo projeto, o show 'Trinca de Ases', parceria da dupla com o também cantor e compositor Nando Reis (54). Outros artistas da mesma geração, como Alcione (69), Maria Bethânia (70), Milton Nascimento (74), Ney Matogrosso (76), Elza Soares (80) e Tom Zé (80), também estiveram em turnê pelo Brasil durante todo o primeiro semestre do ano.

O que chama a atenção em todos esses casos, além do enorme talento acumulado através dos anos pelos artistas, é a presença de um público jovem que, embora não tenha vivido para acompanhar a maior parte da carreira desses músicos, conhece e vibra com os repertórios clássicos, ao mesmo tempo em que abraça todos os novos projetos propostos - é a música brasileira provando sua atemporalidade e unindo gerações.

No link abaixo, Caetano Veloso e Gilberto Gil comentam, então, sobre como recebem essa nova legião de fãs e percebem a passagem dos anos através de seus trabalhos. A visão dos músicos é uma bela observação sobre a importância cultural de suas obras e o perfil do jovem brasileiro.

Confira em
https://www.youtube.com/watch?v=C9kvGtsYNtc .

04/09/17

Parabenize os aniversariantes da semana

CDE empossa novo Diretor de Investimentos do SERPROS

Primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS já começou a ser paga

Almoço da ASPAS nesta 5ª feira. Compareça!

Internet: a fantástica rede de (re)encontros

Por meio da internet e do Facebook, cada vez mais pessoas se reencontram e provam que a rede veio para revolucionar os relacionamentos humanos

Em 2014, aos 71 anos, a aposentada paulistana Therezinha Depieri teve uma grande surpresa ao abrir seu Facebook: encontrou em uma foto de sua neta, que estava fazendo intercâmbio fora do Brasil, um comentário de sua prima, a quem não via há mais de 30 anos. No post, a também aposentada Vilma Toniolo, 69, elogiava um dos garotos presentes na foto, seu neto, que também fazia parte do mesmo grupo de intercâmbio. Depois do reencontro, as primas retomaram contato e hoje participam ativamente uma da vida da outra, não só pelas redes sociais, mas também por telefonemas e até por meio do encontro pessoal, físico, já marcado para o início de 2018.

Curiosas, histórias como a de Therezinha e Vilma têm se repetido diariamente ao redor do mundo, graças à internet e suas possibilidades. Com o advento das redes sociais, particularmente do Facebook, buscar pessoas se tornou uma atividade simples e as barreiras geográficas entre conhecidos estão sendo vencidas. Afinal de contas, mesmo de longe podemos acompanhar a vida de alguém pela rede, curtir o que anda fazendo, conhecer suas reações, alegrias e eventuais tristezas. E também bater papo.

E não são só familiares e amigos que estão se encontrando via redes sociais. Já existem grupos no Facebook, por exemplo, para que famílias reencontrem seus animais domésticos perdidos e pessoas recuperem documentos perdidos na rua. Essas páginas, normalmente alimentadas por membros de uma região específica, possibilitam que pessoas se conheçam, se ajudem e interajam.

Veja neste link mais alguns relatos de reencontros que, além de comoventes, provam a grandeza das possibilitadas oferecidas pela internet e testemunham a beleza do reencontro.

28/08/17

Parabenize os aniversariantes da semana

SERPROS confirma resultado das eleições de 2016 e empossa conselheiros deliberativos e fiscais

Processo eleitoral foi concluído após decisão da Justiça de Belém

Após a decisão da 11ª Vara Cível e Empresarial de Belém (PA) no dia 9 de agosto, que revogou a suspensão do pleito, o SERPROS deu continuidade ao processo eleitoral interrompido em novembro do ano passado. No último dia 17 de agosto, cumpridos os prazos para recursos, a Comissão Eleitoral Nacional confirmou oficialmente os eleitos pelos participantes entre os dias 19 e 24 de novembro de 2016.

Os novos conselheiros Fiscais e Deliberativos do SERPROS, bem como a Diretoria Executiva, foram empossados na última quinta-feira (17/08), na sede do Serpro, em Brasília.

Assim, a intervenção da PREVIC no Fundo foi encerrada com a conclusão do Processo Eleitoral e a posse dos órgãos de governança. Conheça a nova composição:

CONSELHO DELIBERATIVO (CDE)


Conselheiros representantes da Patrocinadora (Serpro):

Fernando Nunes Bento (presidente)
Ricardo Cézar de Moura Jucá
Jorge Luiz Guimarães Barnasque

Conselheiros representantes dos participantes:



Mauro Roberto Simião
Paulo Roberto de Oliveira
Alexandre José Valadares Jordão

CONSELHO FISCAL (COF)



Conselheiros representantes da


Patrocinadora (Serpro):


Mauro Antônio Faraco
Ivo Torres

Conselheiros representantes eleitos


pelos participantes:


Luiz Antônio (Gato) Martins (presidente)
Mario Evangelista da Silva Neto


DIRETORIA-EXECUTIVA (DE)



Diretora-Presidente

Ana Maria Mallmann Costi
Acumula a Diretoria de Administração

Diretora de Seguridade
Tatiana Cardoso Guimarães da Silva
Assume interinamente a Diretoria de Investimento


Posse da Diretoria Executiva. Da esquerda para a direita: conselheiros deliberativos Alexandre Jordão, Ricardo Jucá e Paulo Roberto, a Diretora-Presidente, Ana Costi, a diretora de Seguridade, Tatiana Cardoso, o presidente do CDE, Fernando Bento, o diretor de Administração do Serpro e supervisor do Serpros, Antônio de Pádua, e o conselheiro deliberativo Jorge Barnasque

21/08/17

Cardiologistas brasileiros estabelecem valores mais rígidos para o colesterol ruim

3 maneiras para ficar mais resistente ao estresse

Parabenize os aniversariantes da semana

Justiça do Pará nega pedido de cassação de candidatos e revoga suspensão das eleições no SERPROS

SERPROS anuncia continuidade do processo eleitoral

Portugal atrai aposentados estrangeiros oferecendo vantagens econômicas

A beleza que vem de dentro

Parabenize os aniversariantes da semana

Justiça desobriga aposentada que continua trabalhando a contribuir para o INSS

Após decisão do STF sepultando a "desaposentação", juiz federal considerou que não pode haver pagamento ao INSS sem a devida contraprestação de serviço

A Justiça Federal reconheceu o direito de uma aposentada do INSS, que continua no mercado de trabalho com carteira assinada, a não contribuir mais para a Previdência. O Judiciário determinou ainda que R$ 42 mil em descontos para o instituto sejam devolvidos à segurada. A decisão é do juiz Luciano Tertuliano da Silva, do Juizado Especial Federal Cível da cidade de Assis, interior de São Paulo.

Para a advogada Cristiane Saredo, do escritório Vieira e Vieira Consultoria e Assessoria Jurídica Previdenciária, a decisão abre precedentes para que outros aposentados que estão no mercado de trabalho peçam a suspensão do desconto do INSS na Justiça.

Ainda mais depois que, em outubro passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) sepultou a desaposentação, que era a possibilidade de o segurado recalcular o valor do benefício usando as novas contribuições. Segundo dados da Advocacia-Geral da União (AGU), existem 480 mil aposentados trabalhando com carteira assinada no país.

NÃO PODE HAVER PAGAMENTO SEM A DEVIDA
CONTRAPRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Para o magistrado que deu a sentença, a cobrança da contribuição no caso da aposentada não deveria ser obrigatória uma vez que ao permanecer contribuindo para a Previdência depois de se aposentar, a segurada não tem garantias mínimas do INSS que assegurem proteção em relação ao emprego atual.

"Se não há por parte da Previdência Social uma contraprestação apta a conferir aos segurados que se encontrem em idêntica situação uma proteção suficiente e adequada a todas as contingências sociais, indistintamente, não há razão para se exigir dos contribuintes aposentados empregados, segurados obrigatórios, as contribuições sociais incidentes sobre sua remuneração", afirmou na sentença.

"O juiz cumpre o que determina a Constituição, pois deve haver contrapartida à contribuição", diz Cristiane. "A fundamentação usada pelo juiz foi uma das que sempre utilizamos ao pleitear a desaposentação, que é a contraprestação", afirma.

Leia mais aqui.

07/08/17

Com queda na renda, aposentados têm recorrido aos fundos de pensão

Reunião mensal ASPAS, realizada no Rio, incorporou representante regional de Porto Alegre via Skype

Seis conselhos para chegar aos 100 anos com saúde e disposição

Parabenize os aniversariantes da semana

Diretor-Superintendente da PREVIC diz que gestor de fundo precisa sofrer punição maior

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, dirigente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) Fábio Coelho defende regras mais severas para executivos do setor que cometam irregularidades



Servidor de carreira do Banco Central (BC), Fábio Coelho quer promover uma verdadeira transformação na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). Desde março no cargo de diretor-superintendente, ele avalia que, além da autarquia, os demais integrantes do sistema de previdência complementar, como patrocinadores, auditores externos e dirigentes das fundações, também precisam aperfeiçoar o trabalho.

Além de definir a supervisão permanente para os 17 maiores fundos de pensão que detêm 65% dos R$ 815 bilhões dos ativos do setor, um escopo mínimo para o trabalho de auditores externos será determinado pela PREVIC. A equipe de Coelho também trabalha para aperfeiçoar o processo administrativo punitivo. Atualmente, a maior penalidade imposta para dirigentes de fundos de pensão é uma multa de R$ 40 mil, que pode ser acumulada com inabilitação por até 10 anos. Segundo ele, geralmente são aplicados não mais que dois anos de inabilitação. "As punições interpretadas como severas são brandas e merecem uma atualização", afirma.

Coelho pretende aprimorar, ainda, as atribuições da autarquia. Para isso, quer criar um comitê estratégico de supervisão, nos moldes do Comitê de Estabilidade Financeira do BC. Caberá a esse colegiado produzir quadrimestralmente um relatório para apontar os riscos de curto prazo para os fundos de pensão. "Temos respostas concretas de curto prazo, com objetivos claros e com um plano de trabalho alinhado para toda a PREVIC", destaca.

Veja neste link os principais trechos da entrevista que ele concedeu ao Correio Braziliense, publicada no último dia 30 de julho.

31/07/17

Segundo almoço dos aniversariantes do mês marca confraternização dos associados

Novo sistema de empréstimos do SERPROS liberado para novas contratações

INSS: confirmado pagamento da 1ª parcela do 13º de aposentados em agosto

Cabelos brancos, com orgulho!

Antes tidos como um problema, os cabelos brancos vêm se tornando, nos últimos anos, uma tendência adotada por mulheres de diferentes idades e estilos - e isso não significa descuidar da aparência!

Realidade na vida de grande parte das mulheres, os cabelos grisalhos muitas vezes são tidos como sinal de perda da vaidade ou descaso com a aparência. No entanto, avessas à obrigação da tintura, cada vez mais mulheres têm rompido com esses paradigmas e aceito seus brancos, encarando o aparecimento dos fios mais claros como uma mudança física que faz parte do processo de amadurecimento do corpo.

Para muitas, inclusive, viver essa mudança com naturalidade tem sido a melhor forma de lidar com o passar dos anos e suas marcas. A atriz Betty Faria, 76 anos, por exemplo, definiu a experiência de assumir os cabelos grisalhos como "uma libertação!". E ela não é a única: a escolha de viver plenamente a fase grisalha também conquistou outras famosas, como Vera Holtz, Cássia Kiss e também as americanas Helen Mirren e Jamie Lee Curtis.

É claro que, de alguma forma, dizer não às tinturas é romper com padrões estéticos que dominam nossa sociedade. Entretanto, não pintar mais o cabelo não significa necessariamente abdicar de uma aparência moderna. Confira no link abaixo relatos de diferentes mulheres que toparam abraçar seus cabelos grisalhos - sem deixar de cuidar de suas madeixas e de se manterem modernas - e hoje se sentem mais livres e realizadas com a escolha.

Clique aqui para ver.

31/07/17

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS reitera pedido à PREVIC de ação para a normalização institucional do SERPROS

Não esqueça: almoço dos aniversariantes do mês nesta 5ª feira, dia 27, às 13h. Venha confraternizar!

Reajuste das aposentadorias do INSS será de 4,48% em 2018

Previc pode usar provas compartilhadas relacionadas a desvios em fundos de pensão

Boas noites de sono: o primeiro passo para uma vida mais saudável

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS implanta Representação Regional em Porto Alegre

Estatuto do Idoso: benefícios para brasileiros com 80 anos já estão em vigor

Não esqueça o almoço dos aniversariantes do mês, no dia 27. Venha confraternizar!

Associado da ASPAS tem acesso, com desconto, a serviço de táxi especial para cadeirantes

Envelhecer com qualidade depende de seus hábitos

Parabenize os aniversariantes da semana

Reunião mensal da ASPAS com associados inaugurou nova sede da Associação

PREVIC alerta a população sobre tentativa de fraude

Superintendência esclarece que não solicita informações pessoais ou bancárias e não cobra por serviços prestados ou custas judiciais

Republicamos abaixo
notícia veiculada no site do Ministério da Fazenda  em 06/07/2017:

Da Redação (Brasília ) - A Previc informa aos participantes e assistidos que são fraudulentos os ofícios e comunicações em nome da Superintendência Nacional de Previdência Complementar que, supostamente, orientam sobre o direito de resgate de contribuições de planos de aposentadoria complementar.

Assim que tomou conhecimento da tentativa de fraude, a autarquia encaminhou ofício para a Polícia Federal e Ministério Público Federal para as providências cabíveis.

As mensagens autênticas da Previc nunca solicitam informações pessoais ou bancárias dos cidadãos, nem cobram por serviços prestados ou custas judiciais. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos seguintes canais de atendimento:

Telefone: (61) 2021-2029
E-mail: previc.ouvidoria@previc.gov.br
Sistema: e-OUV (link)
Endereço: SCN Quadra 6, Ed. Venâncio 3000, conjunto A, 12º andar-Brasília/DF

Na tentativa de coibir atos dessa natureza, que podem causar prejuízos aos cidadãos desavisados, a Previc solicita às entidades fechadas de previdência complementar que divulguem o alerta para seus participantes e assistidos nos meios de comunicação usualmente utilizados.

10/07/17

13 dicas para conseguir economizar (e até ganhar dinheiro) apesar da crise

Cursos gratuitos para aposentados: descubra onde fazer

Parabenize os aniversariantes da semana

Parabenize os aniversariantes da semana

Publicado o Relatório Anual de Informações do SERPROS

Foi publicado no site do SERPROS o Relatório Anual (RAI) com informações do Fundo em 2016. Através do Relatório, podemos acompanhar o desempenho financeiro e atuarial do SERPROS, bem como a governança em geral.

Clique aqui ou na imagem ao lado e acesse a versão resumida do RAI 2016

03/07/17

Nesta 4ª feira, dia 5, reunião da ASPAS com os associados. Venha conhecer nosso novo endereço

Aconteceu o primeiro almoço dos aniversariantes do mês. Está começando uma tradição

Abrapp quer impedir bancos de assumirem previdência complementar fechada

Senado aprova alteração do Estatuto do Idoso para dar preferência a octogenários

Seguro para acidentes pessoais e auxílio funeral, pela ASPAS, por apenas R$ 6,67 mensais

Quem bate? É o frio... Conheça os cuidados para evitar gripes e doenças respiratórias no inverno

Festa Junina no Brasil: a Cultura que se impôs com muita animação e gostosuras

Por todo o país, multiplicam-se as festas caipiras neste período do ano

Anarriê, alavantu! Chegou a época do ano de celebrar uma das grandes tradições brasileiras: as festas juninas. Depois do Carnaval, possivelmente são esses festejos os maiores representantes da cultura popular no Brasil. Basta ver as multidões que se reúnem para celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro, tanto em grandes festas, quanto aquelas menores, em suas ruas, prédios, bairros e até em igrejas ou clubes.

Desde sua introdução no Brasil, ainda na época da colonização portuguesa, as festas juninas se mantêm resistentes no imaginário e na tradição do nosso povo. Geração após geração, aparecem pelo país diversas festas, caracterizadas por fogueiras, danças, bebidas quentes, comidas típicas, bandeirinhas e outras peculiaridades, atreladas às diferentes regiões do Brasil. As festas juninas ocorrem nos quatro cantos do país e podem ser divididas entre aquelas que acontecem na Região Nordeste do país e aquelas do chamado "Brasil caipira", que são inspiradas no interior do estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás e norte do Paraná.

HISTÓRIA

No Nordeste, a tradição é levada muito a sério, com competições de quadrilha e festas que chegam a durar 30 dias, com forró todas as noites. É o caso de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), consideradas as capitais nacionais do forró. Em outras cidades, como Aracaju (SE), a tradição também é composta por muitos fogos de artifício e o famoso "barco de fogo", movido por um fio de aço e pela força de espadas de fogo. Já na região que compreende o interior de São Paulo, Minas Gerais e uma parte do Centro Oeste, ainda se mantém a tradição da realização de quermesses pelas igrejas locais e danças de quadrilha em torno de fogueiras.

Por conta dessa força cultural, em todo o país a época das festas "juninas" (que na verdade inclui todo o período junho e julho) é uma oportunidade de reunião e celebração da cultura brasileira em quaisquer ambientes, como escolas, clubes e bairros. Assim, a tradicional festa caipira é uma evento social obrigatório, onde comunidades se encontram e celebram este bonito capítulo da cultura brasileira.

26/06/17

Parabenize os aniversariantes da semana

Reunião dos Conselhos da ASPAS, nos dias 13 e 14, debateu temas importantes para a ASPAS e o SERPROS

Consultor jurídico fez atualização sobre o andamento de processos



Os Conselhos da ASPAS, Deliberativo e Fiscal, estiveram reunidos na 3ª Reunião Ordinária do Conselho da Atual Gestão - 2017/2020, realizada em conjunto com a Diretoria Executiva na semana passada, nos dias 13 e 14 de junho.

A reunião foi aberta pelo Presidente do Conselho Deliberativo da ASPAS, Paulo Kapp, que, em seguida, deu a palavra ao Interventor do SERPROS, Dr. Walter Parente, e à Gerente Atuarial do SERPROS, Dra. Tatiana Cardoso. Os dois falaram sobre o andamento da atual gestão do nosso Fundo. Dr. Walter Parente explicou que a ação judicial impetrada em Belém tem impedido que o Interventor encerre seus trabalhos e permita que a governança do SERPROS volte à sua normalidade, com sua Diretoria e Conselhos funcionando normalmente.

Já a Dra. Tatiana informou que os investimentos do SERPROS, de acordo com os critérios estabelecidos pela PREVIC, estão, no momento, equilibrados. Não podemos esquecer, entretanto, que, como resultado das desastrosas administrações recentemente destituídas, uma parte substancial do patrimônio já foi provisionada como perda, e ainda há o risco de perdas adicionais relativas às ações trabalhistas movidas pelos empregados do Grupo Porcão.

DECISÕES

Durante a reunião dos Conselhos da ASPAS, decidiu-se que as Representações Regionais da ASPAS serão implementadas, iniciando por São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Comporão cada uma delas um representante dos Associados Ativos e outro dos Aposentados.

O Conselho Fiscal apresentou o Balancete do primeiro Trimestre da atual Gestão da ASPAS, sendo aprovado pelos membros do Conselho Deliberativo e demais participantes presentes.

Foi informado que o site da ASPAS está sendo atualizado para mostrar os benefícios concedidos pela Associação, o que também será feito através do Facebook, com as informações de interesse dos associados.

A ASPAS proporá uma negociação conjunta - Serpro e SERPROS - visando à supressão da contribuição adicional de 35%, que seria compensada pelo crédito das OFNDs e do pagamento do Serviço Passado. As OFNDs - Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento - foram emitidas pelo Governo Federal em 1985/6 e compradas pelos Fundos de Estatais por pressão governamental. Os títulos não foram honrados e os fundos entraram na Justiça por meio da ABRAPP. A Justiça, em última instância, já deu razão aos fundos, faltando apenas uma divergência sobre os honorários advocatícios que deverão ser pagos pelo governo, como parte perdedora. Os valores que serão recebidos pelo SERPROS já montam a mais de R$ 100 milhões.

ATUAÇÃO NACIONAL

O Dr. Antonio Vieira, Consultor Jurídico da ASPAS, apresentou a todos o andamento dos processos em que a ASPAS é parte. Informou que o Serpros já entrou com ação buscando impedir a prescrição do direito de processar os gestores por má gestão na administração do SERPROS.

O Sr. Helio Gehrke trouxe informações sobre o Projeto 268/16 - que trata da gestão dos Planos de Seguridade. No projeto, prevalece ainda o que foi proposto pelo senador Aécio Neves. Devido às falhas que continuam a existir no projeto, a OAB, junto com outras Associações, luta para retirar da pauta do Senado o Regime de Urgência para a matéria, possibilitando correções antes da aprovação.

Foi analisada, ainda, a situação da UNIDASPREV - que pretende atuar como uma Federação de Associações de Participantes. Decidiu-se que a ASPAS envidará esforços junto às demais associadas e à FIDEF para fortalecer e revigorar esta entidade em razão de sua importância.

Veja mais fotos aqui

19/06/17

ASPAS de endereço novo: mais espaço para o associado e o desenvolvimento de nossas lutas

Seguro de Vida Sênior, para idades entre 66 e 80 anos, chama atenção entre os novos benefícios da ASPAS

Uma novidade vem chamando a atenção dos associados que receberam por e-mail o Boletim de Benefícios da ASPAS, divulgado nas últimas semanas. É o Seguro de Vida em Grupo Sênior, que está possibilitando que pessoas com idades entre 66 e 80 anos possam deixar um benefício financeiro para seus entes queridos. O Seguro de Vida em Grupo Sênior é oferecido aos associados da ASPAS em parceria com a Icatu Seguros.

No Boletim de Benefícios da ASPAS são informados os principais convênios que a Associação disponibiliza para seus associados. Nesta edição, há novos convênios e também serviços com custos menores. Vale a pena conferir.

Pode ser sócio da ASPAS qualquer participante do SERPROS, seja ele aposentado ou ainda funcionário do Serpro/Serpros na ativa.

Clique aqui para ver o Boletim de Benefícios

19/06/17

Não esqueça o almoço dos aniversariantes do mês. Venha confraternizar!

Os 11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Parabenize os aniversariantes da semana

Conselhos da ASPAS se reúnem nestas 3ª e 4ª feiras

Reunião mensal com associados informou sobre Seguro de Vida e processos da Associação

Muita atenção associados: a ASPAS tem novos benefícios

Monte uma animada agenda utilizando todas as opções gratuitas - ou quase isso - de lazer, cultura e atividades

Bastam algumas buscas na internet e várias opções podem se abrir para que corpo e mente não fiquem parados

Atividades como exercícios físicos, dança, canto, leitura, alongamento, meditação e yoga estão entre as mais procuradas pelos aposentados que procuram preencher seus dias com práticas saudáveis, boas tanto para o corpo quanto para a mente. Entretanto, há um obstáculo a ser superado: o custo dessas atividades pode ser incompatível com o bolso de alguém que já está com seu orçamento regrado.

A boa notícia, e que nem todo mundo sabe, é que é possível montar uma agenda de atividades gratuitas, aproveitando eventos públicos organizados não só pelos governos, mas também por universidades, centros comunitários, livrarias, igrejas e clubes, por exemplo.

OPÇÕES

Livrarias que possuem um "clube de leitura", onde o único custo é a compra do livro do mês que será debatido entre os participantes, universidades que oferecem cursos gratuitos para a terceira idade, prefeituras que promovem atividades e exercícios ao ar livre, parques que recebem seus visitantes para caminhadas ou outras atividades. Enfim, são muitas as opções para se usufruir sem muito custo, ou mesmo sem nenhum.

Na hora de encontrar essas possibilidades gratuitas de atividades, a internet pode ser, com certeza, uma grande aliada. Uma simples pesquisa no Google, digitando "atividade gratuita" e o nome da cidade desejada, já oferece uma variedade de links para que o cidadão pesquise e se informe sobre as ações de sua comunidade. Os projetos públicos ou privados de bem estar social têm se utilizado cada vez mais das plataformas digitais - ou seja, 'sites' na internet ou páginas no Facebook - para divulgar seus trabalhos. Vale também procurar pelo seu assunto de interesse, como "clube de leitura" ou "alongamento", por exemplo.

EXEMPLOS

Há pelo país inúmeros exemplos de opções gratuitas. Em São Paulo (SP), por exemplo, as atividades variam entre Zumba, no parque Burle Marx, e Meditação, no parque São Domingos. Já em outras cidades, como Macapá (AP), a própria prefeitura tem se encarregado de organizar eventos públicos para o lazer e o bem estar da população, com programas como o 'Esporte e Saúde de Rua', projeto que oferece atividades físicas gratuitas ao ar livre.

As universidades também têm opções. Algumas delas possuem núcleos voltados especialmente para beneficiar a população. No Rio de Janeiro (RJ), a UERJ e a Veiga de Almeida oferecem o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), onde, além de receber orientação nutricional e psicológica, idosos também têm atividades diversas, como aula de dança, teatro, ginástica, yoga, tai chi chuan e hidroginástica. Já em Goiânia (GO), é a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) que se encarrega de oferecer atividades como natação e dança à população. Os exemplos não param por aí: só em maio de 2017, a Universidade Federal de Campina Grande (PB) ofereceu 25 vagas para curso de inglês gratuito, voltado para idosos.

Ou seja, tanto para quem busca cuidar da mente, quanto para quem precisa exercitar o corpo, existem opções que podem (e devem!) ser aproveitadas ao máximo, sem que para isso seja necessário pagar caro.

12/06/17

Parabenize os aniversariantes da semana

PREVIC prorroga intervenção no SERPROS por mais três meses

Reunião mensal com associados, nesta 4ª feira, debaterá sobre Seguro de Vida

Em breve, ASPAS de endereço novo!

Não esqueça o almoço dos aniversariantes do mês

É possível - e positivo - que pessoas maduras ou mesmo idosas adotem uma criança?

Parabenize os aniversariantes da semana

Abrapp quer que parentes de participantes possam aderir aos fundos de pensão

Planejamento ajuda a vencer o medo de se aposentar

Grupos de idosos planejam comunidade para manter autonomia e driblar a solidão

Parabenize os aniversariantes da semana

Almoço dos aniversariantes do mês homenageia os 98 anos do associado Iwanoy Cavalcanti

A importância dos fundos de pensão

Fundos de pensão têm peso maior no Brasil do que em outros países emergentes

Assis Moreira, do
Valor Online

O mercado de fundos de pensão no Brasil é mais importante em relação ao tamanho da economia do que em boa parte dos grandes emergentes, de acordo com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Enquanto no Brasil o total dos fundos representa 14,4% do PIB, no México fica em 12,6%, na Rússia não representa mais de 3,4%, na Indonésia é de 1,6% e na Índia, de 0,2%.

Os ativos dos fundos de pensão no Brasil cresceram 21,5% desde 2007, para R$ 530,4 bilhões, enquanto nos países do Bric caíram 0,4% e globalmente também houve queda de 0,7%. Vale lembrar que nesta conta não estão os fundos de previdência aberta, que no Brasil somam mais de R$ 200 bilhões.

O total de investimentos de fundos de pensão globalmente chegou a US$ 19,3 trilhões ao final de 2010, dos quais 96%, ou US$ 18,6 trilhões, são em países desenvolvidos. Em termos absolutos, os EUA têm o maior mercado para o segmento com ativos de US$ 10,6 trilhões. Apenas 4% ou US$ 700 bilhões são ativos do setor em países fora da OCDE.

Os fundos de pensão nos países da OCDE conseguiram recuperar US$ 3 trilhões dos US$ 3,4 trilhões perdidos em valor de mercado em 2008, no meio da pior crise financeira global. Dados da entidade mostram que os fundos apresentaram retorno líquido de 2,7% em termos reais. O melhor desempenho foi na Nova Zelândia, com 10,3% ao final de 2010, seguido pelo Chile com 10%, Finlândia com 8,9%. Já em Portugal e Grécia o rendimento médio foi negativo em 8,1% e 7,4%, respectivamente.

22/05/17

Idoso: conheça os sintomas e as estratégias para elevar o humor e reduzir o estresse

Alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, são excelente alternativa para uma saúde melhor

Alimentos naturais, cultivados sem o uso de agrotóxicos e sem organismos geneticamente modificados (transgênicos), estão mais perto de você do que você imagina

Produzidos sem agrotóxicos, sementes transgênicas, aditivos hormonais ou fertilizantes químicos, os alimentos orgânicos vêm ocupando cada vez mais espaço nas prateleiras dos mercados e na mesa dos brasileiros. A procura por esses mantimentos cresceu 13% segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), o que demonstra que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos alimentos e seus efeitos na saúde. A escolha por orgânicos é comum para quem quer evitar o consumo de alimentos industrializados e muito processados, repletos de gordura trans, corantes artificiais, conservantes e aditivos químicos, que costumam ser associados a diversas doenças.

O consumo de alimentos orgânicos é aconselhado pelo Instituto Nacional do Câncer para quem busca evitar a doença, já que 30% dos casos está associado com a má alimentação, de acordo com pesquisas do próprio instituto. Além disso, uma alimentação que favorece produtos naturais, em detrimento dos processados, promove melhor qualidade de vida e até mesmo maior longevidade, se associado a outros hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regulares.

BENEFÍCIOS SÓCIO-AMBIENTAIS

Vale ressaltar que esse modelo de produção é menos prejudicial ao meio ambiente, uma vez que emite menos poluentes. Além disso, ele permite maior rendimento aos pequenos produtores, que praticam a chamada "agricultura familiar". É nesse tipo de propriedade que encontramos a maior parte da produção orgânica.

FEIRAS DERRUBAM O MITO DO PREÇO ALTO

Existe o mito de que os alimentos orgânicos são caros demais, mas na verdade o que acontece é que eles parecem mais caros porque os supermercados onde costuma-se comprar cobram até quatro vezes mais do que as feiras. Nas feiras orgânicas, muitas vezes, os consumidores compram direto dos produtores, o que significa preços mais baixos e a experiência de troca entre o consumidor e o produtor.

Veja aqui o mapa nacional de feiras orgânicas

22/05/17

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS passa a festejar aniversariantes do mês no Rio de Janeiro. Primeiro almoço comemorativo será nesta 5ª feira, dia 18

SERPROS divulga tabela de reajuste de Benefícios

Abrapp vê como positiva resolução que regulamenta o compartilhamento de riscos

Qualidade de vida: Santos é eleita a melhor cidade para aposentados no Brasil

Cortar o trigo de sua dieta é benéfico, diz médico americano

Parabenize os aniversariantes da semana

Conversa informativa e descontraída na reunião mensal dos associados da ASPAS

Você, associado(a), já pode ter orientação médica emergencial por telefone. De graça. Não sabia?



Todo associado da ASPAS já pode ter direito, gratuitamente, ao serviço de OMT - Orientação Médica por Telefone - oferecido pela empresa Vida Emergências Médicas (também conhecida como Vida UTI Móvel). Trata-se de receber orientação médica imediata, a qualquer hora do dia ou da noite, por telefone. Para ter direito a este serviço, que pode salvar vidas, não há limite de idade e basta o associado inscrever-se através da ASPAS (veja
aqui ).

O serviço se aplica a situações de emergência. Basta ligar que profissionais médicos e paramédicos darão toda a orientação sobre como agir diante da emergência, até que o associado ou familiares providenciem o socorro.

Pelo convênio firmado com a ASPAS, nosso associado titular tem direito gratuitamente ao serviço e, para os familiares que ele quiser incluir, o valor mensal é de apenas R$ 2,00 por pessoa. Em qualquer município do Brasil.

No Grande Rio, quem preferir pode optar pelo serviço completo que, além da orientação imediata por telefone, providencia os primeiros socorros e a remoção em ambulância equipada (UTI Móvel) até o hospital de preferência do cliente. Isso por apenas R$ 8,20 mensais.

Veja aqui como aderir a este convênio

08/05/17

Nosso parabéns a todas as mães

Batata yacon é boa para intestino, colesterol e glicose, diz nutricionista

Parabenize os aniversariantes da semana

Reunião da ASPAS com associados acontece nesta 4ª feira, dia 3 de maio. Participe!

Assembleia Geral Ordinária aprova contas e atividades da Diretoria da ASPAS em 2016

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?



O Facebook é a rede social mais famosa e com maior adesão no mundo. No Brasil, somos 99 milhões de usuários ativos mensais, sendo 89 milhões de usuários móveis, ou seja, através do celular. Oito em cada dez brasileiros conectados por internet estão no Facebook.

O que explica o sucesso dessa rede social? Certamente vários fatores. Mas um deles, talvez o mais forte, seja a aproximação que o usuário do Facebook tem, de forma fácil e imediata, com amigos e parentes que, de outra forma, poderiam estar distantes. Sem falar na incrível facilidade de estabelecer novas amizades.

A ASPAS também está no Facebook. Em nossa Página, publicamos nossas notícias, contamos novidades, divulgamos benefícios e muito mais.

Ao clicar em "Curtir", você passa a seguir nossas publicações.

Experimente.

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.

01/05/17

Animais de estimação: os bichinhos que afastam a solidão, a depressão, a ansiedade e o estresse

SÉRIE "ESQUECIDA MENTE" - Último Capítulo: Não é preciso parar na velhice

Parabenize os aniversariantes da semana

Diretoria da ASPAS convoca todos a participarem da Assembleia Geral Ordinária nesta 5ª feira, dia 27

Os associados do Estado do Rio e de outros estados que estiverem de passagem pela cidade estão convidados para a A.G.O. que começará às 14h na sede da Associação

Na pauta, a discussão e aprovação das contas e atividades da ASPAS em 2016, um ano rico em movimentações da nossa Associação em defesa dos interesses dos participantes do SERPROS.

No segundo item da pauta, "assuntos gerais", vamos atualizar os presentes sobre a situação do nosso Fundo de Pensão e das ações da ASPAS diante do atual quadro judicial e econômico-financeiro do SERPROS. Compareça!

Clique na imagem do jornal para ler o "Informe ASPAS".

Clique aqui para ver o Edital de Convocação da A.G.O.

24/04/17

Colunista revela que suspeitos da fraudar o SERPROS terão más notícias em breve

Ministério da Saúde: mobilização nacional de vacinação contra a gripe já começou

Oito dicas de saúde para mulheres

SÉRIE "ESQUECIDA MENTE" / Capítulo 6: Crescem os casos de suicídio entre idosos no Brasil

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS presente em Seminário que discutiu prováveis mudanças na Previdência

Associação publica o 'Informe ASPAS' com Balanço e Demonstrativos para avaliação pela A.G.O.

Já está sendo distribuído, por e-mail e por correio, o Informe ASPAS nº 43, que traz o Balanço Sintético e o Demonstrativo Sintético de Resultados da Associação em 2016, além de notícias de interesse dos participantes. Os documentos contábeis já foram aprovados pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo da ASPAS e serão objeto de votação na Assembleia Geral Ordinária (AGO).

Clique na imagem ao lado para ler o jornal.

17/04/17

Veja o Edital da A.G.O. marcada para 27 de abril

Dança para idosos melhora equilíbrio, coordenação e permite interação

Para ter um envelhecimento saudável, é necessário praticar exercícios físicos regulares. Mas se você acha que, ao chegar a certa idade, isso não é mais necessário ou possível, está enganado. É aí que exercitar o corpo se torna essencial. Para isso, a dança para idosos se torna uma boa e eficaz forma de incluir exercícios físicos à rotina das pessoas na terceira idade.

Conheça aqui os benefícios da dança



Em Nova Iorque, grupo de dança revitaliza suas apresentações com dançarinas idosas

"É assustador estar no palco - nunca tinha feito isso", conta Pearl Frisch, de 76 anos. "Mas você entra em uma rotina quando fica mais velho, e pensei que havia chegado a hora de fazer algo que me desse medo."

Esta foi a reação de uma das mulheres de 66 a 87 anos incorporadas ao espetáculo "Give It To You Stage", da coreógrafa Larissa Velez-Jackson, uma apresentação em dois atos com canções e danças que estreou recentemente no Live Arts, em Nova Iorque.

Leia mais aqui

17/04/17

SÉRIE "ESQUECIDA MENTE" - Capítulo 5: Falta assistência para dependentes químicos na terceira idade

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS conquista mais 25% na aposentadoria paga pelo INSS para associado que precisa de cuidados médicos especiais na residência

ASPAS fará A.G.O. dia 27 de abril. Veja o Edital

Grande conquista: Associação terá Representação Regional em São Paulo

Aposentadoria aos 65? Relação entre contribuintes e beneficiários da Previdência tende a piorar

SÉRIE "ESQUECIDA MENTE" - Capítulo 4: Tristeza mascarada

Parabenize os aniversariantes da semana

Reunião mensal da ASPAS com associados debate novos convênios e outros temas nesta 4ª feira

IRPF 2017: Este ano devem ser declarados dependentes a partir de 12 anos de idade, que devem ter CPF

A delicada decisão de internar o idoso numa casa de repouso

SÉRIE "ESQUECIDA MENTE" - Capítulo 3: Solidão maltrata o corpo e a mente dos idosos

Parabenize os aniversariantes da semana

PREVIC apresenta sua nova estrutura. Cinco Escritórios Regionais ganham novas atribuições

Convênio da ASPAS para atendimento médico de emergência gera interesse nos associados

A ASPAS fechou convênio com a Vida Emergências Médicas (Vida UTI Móvel), uma empresa que presta serviços de atendimento emergencial em caso de problemas de saúde, encaminhando-os a hospitais públicos ou privados. Com o convênio, os associados podem aderir aos planos a um custo mensal baixíssimo, o que vem gerando bastante interesse entre nossos sócios.

O associado que aderir passa a contar com assistência imediata em caso de emergências. No grande Rio, onde a empresa possui ambulâncias que são uma verdadeira UTI sobre rodas, o atendimento pode ser completo: do atendimento imediato por telefone até a remoção, na UTI Móvel, para o hospital de preferência do cliente, seja público ou privado, caso ele possua plano de saúde.

Para os demais estados do Brasil e o interior do Estado do Rio, a empresa oferece a OMT, ou seja, Orientação Médica por Telefone. Este é um serviço que parece simples, mas na verdade salva vidas. Todos sabem que, em emergências médicas, os primeiros minutos são cruciais. Por telefone, o associado ou parente recebe todas as explicações de como agir para estabilizar o paciente e reduzir o risco de morte ou dano permanente.

Tudo isso por apenas R$ 8,20 mensais para quem é sócio da ASPAS (plano completo para o Grande Rio) ou por apenas R$ 2,00 mensais (OMT, para os demais estados e interior do RJ). No caso da OMT, o associado titular não paga, caso queira aderir ao plano, arcando apenas com o custo dos familiares que indicar para adesão à OMT da Vida Emergências Médicas.

SISTEMA DE EMERGÊNCIA MÉDICA MÓVEL



PLANO COMPLETO


COBERTURA: Somente para Rio de Janeiro, Baixada Fluminense (Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis) e as cidades de São Gonçalo e Niterói.

a) Atendimento Médico pré-hospitalar de emergência (APH)
b) Atendimento Médico pré-hospitalar de urgência (APH)
c) Orientação Médica telefônica (OMT)

MENSALIDADE: R$ 8,20 por pessoa.

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança trimestral - Boleto.
- Desconto em folha para assistidos do SERPROS.

PLANO SÓ COM OMT - ORIENTAÇÃO MÉDICA POR TELEFONE

COBERTURA: Todo o Brasil.

a) Orientação Médica telefônica (OMT)

MENSALIDADE: R$ 2,00 por pessoa.
Observação: O titular não paga.

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança semestral - Boleto.
- Desconto em folha para assistidos do SERPROS.

Mais detalhes, aqui.

27/03/17

SÉRIE "ESQUECIDA MENTE" - Capítulo 2: A mente ameaçada pelo Alzheimer

Parabenize os aniversariantes da semana

Reunião ampliada do Conselho Deliberativo da ASPAS aprova contas, planos, instala Comissão Técnica e recebe a visita do interventor do SERPROS



Comandada pelo Presidente do Conselho Deliberativo da ASPAS, Paulo Fernando Kapp, a segunda Reunião Ordinária da gestão 2017/2020 com os membros titulares e suplentes do Conselho Deliberativo (CD) da Associação, juntamente com a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, realizada em 14 e 15 de março, tratou de inúmeros assuntos.

Nesta reunião, decidiram:

- Aprovar a Previsão Orçamentária de 2017 e o Plano de Trabalho propostos pela Diretoria Executiva;
- Considerando o parecer do Conselho Fiscal, aprovar o balanço e o relatório de contas e atos da Diretoria Executiva referentes a 2016;
- Foi instalada a Comissão Técnica, formada pelos seguintes associados: João Carlos Afilhado dos Santos (coordenador), Gilson Leal Barbosa, Hélio Carlos Gehrke, José Maria Figueiredo Guedes Jr., José Reinaldo Lisboa, Rogério da Silva Porto, Sebastião Avenaldo Muniz e Luiz Antonio Martins (Gato).

Na sequência, o dr. Antonio Vieira, nosso assessor jurídico, atualizou informações sobre todos os processos judiciais em que a ASPAS está envolvida, inclusive o do caso do investimento na Churrascaria Porcão, de muito interesse dos participantes do SERPROS.

Durante a reunião, recebemos a visita do interventor da PREVIC no SERPROS, dr. Walter Parente, e da atual gerente atuarial do fundo, dra. Tatiana Cardoso. Ambos explanaram sobre o processo de intervenção e tiraram dúvidas sobre a saúde financeira do nosso Fundo de Pensão.

Clique aqui para ver mais fotos da reunião

20/03/17

ASPAS fecha convênio para atendimento médico de emergência no Grande Rio e em todo o Brasil

Clique aqui para ver o folhetoA ASPAS fechou convênio com a Vida Emergências Médicas (Vida UTI Móvel), uma empresa que presta serviços de atendimento emergencial em caso de problemas de saúde. Com o convênio, os associados podem aderir aos planos a um custo mensal baixíssimo.

O associado que aderir passa a contar com assistência imediata em caso de emergências. No grande Rio, onde a empresa possui ambulâncias que são uma verdadeira UTI sobre rodas, o atendimento pode ser completo: do atendimento imediato por telefone até a remoção para o hospital na UTI Móvel.

Para os demais estados do Brasil e o interior do Estado do Rio, a empresa oferece a OMT, ou seja, Orientação Médica por Telefone. Este é um serviço que parece simples, mas na verdade salva vidas. Todos sabem que, em emergências médicas, os primeiros minutos são cruciais. Por telefone, o associado ou parente recebe todas as explicações de como agir para estabilizar o paciente e reduzir o risco de morte ou dano permanente.

Tudo isso por apenas R$ 8,20 mensais (plano completo para o Grande Rio) ou por apenas R$ 2,00 mensais (OMT, para os demais estados e interior do RJ) para quem é sócio da ASPAS.

SISTEMA DE EMERGÊNCIA MÉDICA MÓVEL



PLANO COMPLETO


COBERTURA: Somente para Rio de Janeiro, Baixada Fluminense (Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis) e as cidades de São Gonçalo e Niterói.

a) Atendimento Médico pré-hospitalar de emergência (APH)
b) Atendimento Médico pré-hospitalar de urgência (APH)
c) Orientação Médica telefônica (OMT)

MENSALIDADE: R$ 8,20 por pessoa.

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança trimestral - Boleto.
- Desconto em folha para assistidos do SERPROS.

PLANO SÓ COM OMT - ORIENTAÇÃO MÉDICA POR TELEFONE

COBERTURA: Todo o Brasil.

a) Orientação Médica telefônica (OMT)

MENSALIDADE: R$ 2,00 por pessoa.
Observação: O titular não paga.

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança semestral - Boleto.
- Desconto em folha para assistidos do SERPROS.

Mais detalhes, aqui.

20/03/17

Participantes do SERPROS devem informar CNPJ ao fazer a declaração do Imposto de Renda

SÉRIE "ESQUECIDA MENTE" - Capítulo 1: E os baby boomers envelheceram...

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS realiza reunião ampliada do Conselho Deliberativo nas próximas 3ª e 4ª feiras

Baixe aqui o programa para fazer o Imposto de Renda deste ano

Coreia do Sul será o primeiro país a superar expectativa de vida de 90 anos

Tendência: idosos buscam alternativas para continuar morando sozinhos

Cresce o atendimento com Reiki e terapias naturais em hospitais do Brasil e do mundo

Parabenize os aniversariantes da semana

Decreto presidencial altera estrutura da PREVIC

O Diário Oficial da União publicou na última terça-feira, 21 de fevereiro, o Decreto nº 8.992 , da Presidência da República, que altera a estrutura interna da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Agora, a Previc tem 30 dias para se organizar, definir perfis e lideranças mais adequadas para cada novo papel dentro da autarquia.

Veja a notícia aqui, no site da PREVIC

27/02/17

Retificação sobre o reajuste nas mensalidades do PAS/Serpro: acerto da diferença começou em fevereiro para aposentados que pagam através do desconto no benefício

Novidades no Imposto de Renda deste ano

Hidratação: um cuidado essencial, especialmente no Carnaval

Não curte Carnaval? Cansou dos programas de TV? Que tal embarcar numa boa leitura?

Sobrepeso pode começar na mente

ASPAS no Carnaval

Parabenize os aniversariantes da semana

Justiça do Rio decreta falência da churrascaria Porcão. ASPAS e SERPROS estudam consequências nos processos contra o Grupo

Reajuste nas mensalidades do PAS/Serpro é de 13,57%

ASPAS no Carnaval

Alerta: um idoso é vítima de golpe a cada hora no estado do Rio

Coquetéis de remédios que afetam o cérebro são recorrentes entre idosos nos EUA

Parabenize os aniversariantes da semana

Fundos de pensão batem meta atuarial em 2016, após 3 anos. Enquanto isso, o SERPROS luta contra perdas milionárias impostas por administrações passadas

A combinação de juros altos e recuperação do mercado acionário fez os fundos fechados de previdência no Brasil terem rentabilidade média de 14,86% em 2016, voltando a atingir a meta atuarial após três anos, segundo estimativas iniciais da entidade que representa o setor, a Abrapp. É o que diz matéria assinada por Aluísio Alves, da agência Reuters.

"Finalmente os fundos tiveram algum fôlego no ano passado", disse o presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, em entrevista à Reuters.

A meta atuarial, rentabilidade mínima que os fundos devem obter para conseguir no longo prazo pagar os benefícios de todos os seus cotistas, foi de 13,44% no ano passado. O patrimônio conjunto dos fundos fechados era de cerca de R$ 790 bilhões no fim de 2016.

Apesar da boa notícia em nível nacional, no SERPROS ainda não temos a confirmação de igual desempenho. A maior preocupação, no entanto, decorre de o nosso Fundo de Pensão ainda lutar para sobreviver a perdas impostas por administrações que no passado recente causaram prejuízos milionários. Um dos recentes exemplos dessa luta acirrada é o Caso Porcão, em que estamos sendo enquadrados como sócios de churrascaria, interpretação que, se não for derrubada judicialmente, poderá resultar em perdas milionárias, decorrentes de obrigações trabalhistas (se você quer entender melhor o Caso Porcão, veja nossos boletins anteriores clicando
aqui e aqui).

Clique aqui para ver a notícia sobre os fundos em 2016

13/02/17

Aposentados com benefício limitado pelo teto entre 1988 e 1991 têm direito à revisão

Projeto destina 30% das verbas do 'Sistema S' à Seguridade Social

Sexalescentes: geração de 60 a 70 anos representa nova faixa social

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS é convidada para Audiência Pública que vai debater o polêmico projeto 268/2016, em Brasília

O presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, indicou o Conselheiro Deliberativo da ASPAS, Hélio Carlos Gehrke, para representar nossa Associação na Audiência Pública sobre o Projeto de Lei - PLP 268/2016, que ocorrerá na OAB/DF no próximo dia 7, terça-feira.

Em resumo, o PLP 268 visa atualizar a Lei Complementar nº 108/2001, detalhando vários de seus artigos, incluindo novos procedimentos e excluindo itens que não mais se aplicam.

Há, entretanto, alguns dispositivos muito preocupantes, como a proibição de eleição de diretores das entidades patrocinadas por empresas e órgãos públicos e também a redução a um terço da representação dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. De acordo com o texto, as vagas tiradas dos verdadeiros donos dos fundos de pensão serão entregues a conselheiros "independentes" e a diretores contratados no mercado por "empresas especializadas".

Ou seja, dos seis membros do Conselho Deliberativo, o patrocinador indicaria dois e ele ou o Fundo indicariam (contratariam) outros dois "do mercado". Já os participantes elegeriam apenas dois, sem poder real de interferência nos rumos do Fundo. Alteração semelhante seria introduzida no Conselho Fiscal.

Espera-se que a consolidação das posições recebidas dos fundos de pensão, das associações de participantes e de outras entidades envolvidas com o tema possa sensibilizar o Congresso Nacional, retirando a urgência do projeto e propiciando uma ampla discussão e reavaliação com os setores interessados.

06/02/17

PLS 361/2015 pode obrigar dirigentes da PREVIC à sabatina prévia no Senado

Reunião mensal da ASPAS esclareceu associados sobre o terrível "Caso Porcão"

Cuide da hidratação neste verão forte

Aplicativos de paquera on-line têm segmentação para maiores de 50

Parabenize os aniversariantes da semana

Em mais uma ação para evitar prejuízos causados pelo Grupo PORCÃO aos participantes do SERPROS, ASPAS pede para entrar em processo na 33ª Vara do Trabalho

A ASPAS - Associação dos Participantes e Assistidos do SERPROS -, já em novembro de 2016, pediu à Justiça para participar, na condição de terceira interessada, no Processo nº 0010829-98.2014.5.01.0033 que corre na 33ª Vara da Justiça do Trabalho/RJ. Nesta Ação, o SERPROS está sendo condenado a pagar direitos trabalhistas dos ex-empregados do Grupo Porcão, com base num documento denominado "Memorando de Entendimentos", celebrado em 06/09/2013 pela antiga administração do Fundo com o Grupo Porcão (Brasil Foodservice Group S/A e outros).

A ASPAS pede para intervir como Assistente no processo para, juntamente com o SERPROS, evitar que esta manobra para transferir a obrigação, que seria do empregador PORCÃO, para o SERPROS, o que geraria prejuízos consideráveis aos verdadeiros donos do patrimônio administrado pelo SERPROS, ou seja, os participantes e assistidos.

CORRE NA VARA CÍVEL A ANULAÇÃO DO "MEMORANDO"

Na semana passada, informamos que a ASPAS solicitou também participar como Assistente no processo na 11ª Vara Cível do Rio de Janeiro, onde se pede a anulação do malfadado "Memorando de Entendimentos" assinado entre a antiga diretoria do SERPROS e o Grupo Porcão.

O "Memorando de Entendimentos" de 2013 foi mais um dos negócios nebulosos que causou, está causando e poderá causar imensos prejuízos ao universo dos participantes e assistidos do SERPROS. O comprometimento que o Grupo Porcão tenta impor, na Justiça do Trabalho, ao nosso Fundo, implicaria em desequilíbrio atuarial e consequente déficit técnico nas reservas matemáticas garantidoras dos compromissos previdenciários.

Veja aqui a petição da ASPAS à Justiça do Trabalho.

30/01/17

ASPAS pede esclarecimento e Serpro garante: beneficiário pode ser atendido mesmo se a carteira PAS/CASSI atrasar

Diretoria da ASPAS convida você para a primeira reunião da nova gestão da Associação

Gilson Leal Barbosa é homenageado pela Abrapp

Almoço de confraternização da ASPAS comemorou o Dia do Aposentado no Rio

Vídeo: Alzheimer, a doença de uma sociedade

Parabenize os aniversariantes da semana

ASPAS quer intervir em processo milionário do Porcão para resguardar patrimônio dos participantes do SERPROS

A ASPAS - Associação dos Participantes e Assistidos do SERPROS - já pediu à Justiça para entrar como terceiro interessado no Processo nº 0436502-40.2015.8.19.0001 que corre na 11ª Vara Cível do Rio de Janeiro. Nesta Ação, o SERPROS (sob intervenção da PREVIC) requer à Justiça a declaração de nulidade do negócio jurídico denominado "Memorando de Entendimentos", celebrado em 06/09/2013 pela antiga administração do Fundo com o Grupo Porcão (Brasil Foodservice Group S/A e outros).

A ASPAS pediu para intervir como Assistente no processo, em nome dos verdadeiros donos do patrimônio administrado pelo SERPROS, ou seja, os participantes e assistidos.

MEMORANDO FOI MANOBRA ILEGAL


Através deste "Memorando de Entendimentos", o falido grupo Porcão tenta jogar nas costas do SERPROS milhões de reais em dívidas trabalhistas, alegando que, por esse Memorando, o SERPROS teria se tornado "sócio" da empresa.

É sabido que o Memorando de Entendimentos teve, desde o início, o objetivo de alterar o contratado quando da aquisição de debêntures, modificando o objeto estabelecido no negócio jurídico originário, desvirtuando totalmente a sua natureza, em total afronta às diretrizes traçadas pelo órgão regulador e fiscalizador - PREVIC, bem como pelo Conselho Monetário Nacional - CVM (Resolução CMN nº. 3.792/2009), e às Leis Complementares 109/01 (art. 32, §1º.) e 108/01 (art. 29).

Essas normas proíbem, de forma expressa, que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar exerçam o controle ou participem de acordo de acionistas que tenha por objeto formação de grupo de controle de sociedade anônima, sem prévia e expressa autorização da patrocinadora e do seu respectivo ente controlado.

NEGOCIATA EM PREJUÍZO DOS PARTICIPANTES


As "negociatas" celebradas foram utilizadas como subterfúgio para alterar as datas de vencimentos previstas no Instrumento Particular de Escritura da 3ª Emissão, auferindo, de forma oblíqua - simulada -, vantagem em prejuízo patrimonial dos participantes dos Planos de Benefícios do SERPROS, na medida em que foi celebrado com um objeto e, maliciosamente e de forma simulada, modificado por intermédio do Memorando e de seu aditivo, com obrigações que se sobrepõem às originais, que culminaram em prejuízo ao patrimônio dos participantes, administrado pelo SERPROS.

O "Memorando de Entendimentos" de 2013 foi mais um dos negócios nebulosos que causou, está causando e poderá causar imensos prejuízos ao universo dos participantes e assistidos do SERPROS. O comprometimento que o Grupo Porcão tenta impor, na Justiça do Trabalho, ao nosso Fundo, implicaria em desequilíbrio atuarial e consequente déficit técnico nas reservas matemáticas garantidoras dos compromissos previdenciários.

Estamos na luta para evitar mais este rombo absurdo, injusto e de consequências terríveis.

23/01/17

ASPAS convida associados para almoço de confraternização pelo Dia do Aposentado nesta 3ª feira

Aposentado pode acessar contracheque do INSS pela internet

Desde o dia 17 de janeiro, é possível visualizar o contracheque de aposentados e pensionistas pelo site do INSS.

Como fazer:

- entre no site
http://www.previdencia.gov.br/

- clique no campo 'Serviços do INSS' (lado esquerdo da tela) e, em seguida, em 'Extrato de benefício de pagamento' e 'Emitir extrato'.

- Será aberta uma nova tela (Extrato de Pagamento). Neste espaço, os segurados devem digitar os seus dados para ter acesso ao contracheque (nº do benefício, data de nascimento, nome do segurado e número do CPF).

O sistema vai pedir para que o segurado digite o código de segurança que aparece na tela e depois é só clicar em Visualizar.

23/01/17

Vacina da febre amarela para idosos só com avaliação médica

Planos de saúde: STJ diz que reajuste por faixa etária é válido

Parabenize os aniversariantes da semana

Posse da nova Administração da ASPAS mostra representatividade e marca momento de fortalecimento da Associação

Os novos membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo da ASPAS, eleitos em novembro último com votação recebida em todo o país, foram empossados na última 4ª feira, dia 11 de janeiro, no auditório do SERPROS. A cerimônia de posse da nova direção, eleita para o triênio 2017/2020, foi marcada pela representatividade num momento de importante fortalecimento da nossa Associação de Participantes. O ato aconteceu no Auditório do SERPROS, onde fomos recepcionados pelo interventor do SERPROS que, além de elogiar a ASPAS por sua atuação em defesa do nosso Fundo de Pensão, desejou que a nova administração da Associação continue a lutar pelos interesses dos participantes.

O evento contou com a presença de diversos associados e representantes de importantes entidades ligadas à previdência complementar. Entre eles, prestigiaram a cerimônia de posse o sr. Reinaldo Loureiro Rocha, presidente da Unidasprev, o sr. Carlos Henrique Machado Pinto, presidente da ASES, acompanhado de sua Diretora Cultural, sra. Lucia de Fatima Castelli Rabelo do Coutto Gil, e do gerente da Associação, sr. Izaú Bandeira. Contamos também com a presença do sr. Antônio de Pádua Ferreira Passos, diretor de Administração do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que cumpriu também o papel de representante da Diretora-Presidente do Serpro, sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos.

ATIVOS E ASSISTIDOS DE TODO O BRASIL

Esta é a primeira administração da ASPAS eleita após a alteração do Estatuto, que incluiu os ativos na Associação, e a nova direção já conta com representantes destes participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Outro destaque importante é que estão representados na nova administração da ASPAS participantes ativos e assistidos da Sede e de quase todas as Regionais, com exceção apenas das Regionais Belém e Florianópolis.

Na Diretoria Executiva foram empossados:

Paulo Barbosa Coimbra - Diretor Presidente
Irene Marques da Silva Marques - Diretora Adm. Financeira
João Carlos Afilhado dos Santos - Diretor de Seguridade
Ana Maria Maia Monteiro de Castro - Diretora de Comunicação
Maria das Graças Amora - Diretora Social
José Manoel Nucci - 1º Suplente
Moacyr Waldmann Brasil - 2º Suplente
Gilson Leal Barbosa - 3º Suplente.

Veja aqui outras fotos da solenidade de posse.

16/01/17

Conselhos se reúnem, definem cargos e calendário

Aposentados que recebem acima do mínimo terão reajuste de 6,58%

Parabenize os aniversariantes da semana

Mínimo em 2017 vai para R$ 937,00 e teto do INSS, a R$ 5.578,00

MP sobre pente-fino em auxílio-doença e aposentadoria por invalidez já caducou

INSS deve permitir pedido de aposentadoria pela internet até o final de 2017

Nova Administração da ASPAS toma posse nesta 4ª feira, dia 11, às 15h

Os novos membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo da ASPAS, eleitos em novembro último com votação recebida em todo o país, serão empossados na próxima 4ª feira, dia 11 de janeiro. A cerimônia de posse da direção eleita para o período 2017/2020 será realizada às 15h no auditório do SERPROS, que fica na Rua Fernandes Guimarães, 35 - Botafogo, Rio de Janeiro, RJ.

REPRESENTATIVIDADE

Para o Diretor-Presidente da ASPAS, Paulo Barbosa Coimbra, o evento "marca mais uma etapa da luta da nossa Associação em defesa da nossa aposentadoria".

Nessa nova etapa, destaque-se que esta é a primeira administração da ASPAS eleita após a alteração do Estatuto que incluiu os ativos na Associação. Assim, a nova direção já conta com representantes destes participantes na Diretoria e nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, avançando em nossa representatividade.

Outro destaque importante é que estão representados na nova administração participantes ativos e assistidos da Sede e de quase todas as Regionais, com exceção apenas das Regionais Belém e Florianópolis.

AGENDA DE TRABALHO

Já na quinta-feira, dia 12, o Conselho Deliberativo se reúne, com a presença da Diretoria Executiva, para eleger o seu Presidente, Vice-Presidente e Secretário, e para aprovar o calendário de reuniões ordinárias de toda a gestão. Também nesta data, o Conselho Fiscal se reúne para eleger o seu Coordenador.

Veja abaixo a nova composição da Diretoria Executiva.












E veja aqui a composição completa da nova Administração.


09/01/17

Parabenize os aniversariantes da semana