Saúde da boca ajuda a manter o corpo são

Além de manter um sorriso bonito, dentes limpos e saudáveis, a escovação três ou mais vezes ao dias ajuda a evitar o câncer bucal e até o infarto. Usar o fio dental diariamente também é fundamental, tanto para evitar a doença periodontal quanto para a saúde de todo o corpo, já que essas doenças aumentam o risco de problemas pulmonares e potencializam a diabete, afirmam especialistas.

O hábito de escovar os dentes e usar fio dental após as refeições protege o corpo de diversas infecções. Dentistas alertam que uma cavidade cariosa ou uma lesão não tratada pode fazer com que as toxinas produzidas pelas bactérias que se acumulam na boca penetrem na corrente sanguínea e se espalhem pelo corpo, ocasionar inúmeros problemas.

Escovar a língua também é bastante importante. Como é composta de microvilosidades, na língua podem acumular-se restos bacterianos e também o produto liberado pelo metabolismo das bactérias, que gera halitose.

Em geral, não há necessidade de uso de flúor, já que o produto está presente nas pastas de dentes, mas, para quem tem alto consumo de doces, balas ou comidas aderentes, bochecar com flúor complementa a higiene e dá ao esmalte do dente mais resistência no combate à perda de mineral, que é como começa o processo de cárie.