Boletim Eletrônico da ASPAS - 11 de dezembro de 2023

 
 
 
11 de dezembro de 2023
 
     
 

ASPAS e nova Diretoria do SERPROS se reúnem para debater problemas e soluções conjuntas para 2024

=> Situação do PS-I, plano de saúde e plano instituído Ser+ foram alguns dos temas da reunião ocorrida em 6 de dezembro último

A Presidente do SERPROS, Edilene Araújo, ao lado dos diretores Alexandre Jordão (Administração e Seguridade) e Leonardo Dias (Investimento), recebeu a Diretoria da ASPAS no último dia 6, no espaço de coworking do Fundo no Rio de Janeiro. O objetivo da reunião, solicitada pela ASPAS, foi levar à direção do Fundo as preocupações dos participantes sobre diversos temas. Pela ASPAS, participaram o presidente Paulo Coimbra, os diretores Naévio Rangel, Ana Maria Monteiro de Castro, Maria das Graças Amora e Irene Marques, além do assessor da Diretoria Orlando Orofino.

PS-I

A situação do PS-I, com déficit e contribuição extraordinária recaindo sobre os participantes assistidos, foi um dos temas principais. O presidente da ASPAS Paulo Coimbra expôs a sua preocupação com as condições atuais do PS-I, que vem castigando os participantes com benefícios menores e que ainda sofrem descontos na ordem de 12,5% (9,26% na origem do plano e 3,24% para cobrir o equacionamento). Na conversa, foram atualizadas informações sobre as ações para a recuperação de perdas ocorridas no passado, visando reequilibrá-lo atuarialmente.


PLANO DE SAÚDE

A ASPAS informou que tem mantido contato constante com o Serpro, buscando auxiliar para que o PAS-Serpro cumpra bem suas finalidades a um custo acessível a todos, especialmente aos aposentados. Paralelamente, a ASPAS pesquisa no mercado outras operadoras de planos de saúde que possam ser alternativas para os associados que não possuem poder aquisitivo para se manter no PAS-Serpro.


PLANO INSTITUÍDO SER+

Apesar da criação de um plano instituído ter sido idealizado pela ASPAS, o Plano SER+ foi implementado pelo Serpros sem a importante participação da ASPAS como instituidor. Em recente reunião da Previc com os principais fundos instituídos (aqueles que, diferentemente dos fundos de pensão tradicionais, não têm patrocínio e seriam instituídos por associações, sindicatos e entidades de classe) foi destacado que esses fundos têm enfrentado dificuldades nas adesões, principalmente devido à ausência de uma cultura de poupança previdenciária na população. A ASPAS observa que os fundos instituídos, contrariando a ideia inicial da lei que os criou, têm sido implementados por entidades de previdência com caráter eminentemente econômico, e que só as entidades de classe, como associações e sindicatos, têm em seu DNA o caráter conscientizador, necessário para mudar a cultura quanto à importância de se investir na previdência visando o futuro. A reunião evidenciou a disposição da Diretoria do SERPROS, como Instituidor do Ser+, em estudar parcerias com a ASPAS no fundo instituído.

ELEIÇÕES SERPROS

A ASPAS apresentou à Diretoria do SERPROS preocupações quanto à necessidade de aperfeiçoamento do processo eleitoral, especialmente em relação à extensão do prazo e a ampliação dos canais de publicação. Ficou acordado que a ASPAS encaminhará ao SERPROS um relato das ocorrências que, a nosso ver, prejudicaram o processo eleitoral do Fundo em 2023. A baixa participação dos participantes nesta última eleição foi uma preocupação evidente. O objetivo é aprimorar o processo e ampliar a participação de todos.

CONVÊNIO SERPROS-ASPAS

Durante a reunião, tratou-se também do Convênio de Reciprocidade entre ASPAS e SERPROS, uma iniciativa que contou com o aval da Previc. A parceria entre o SERPROS e a Associação definia áreas de colaboração entre as partes, como por exemplo na divulgação, e foi suspensa na gestão anterior. Seu retorno pode contribuir para uma atuação colaborativa em benefício dos participantes ativos e assistidos. A atual Diretoria do SERPROS realizará uma análise para que ele possa ser restabelecido.

Ao final da reunião, a Diretoria do Fundo enfatizou seu compromisso com a austeridade orçamentária, adotando uma postura de gastos conscientes. Informou também sobre as iniciativas em andamento para a expansão e aprimoramento do atendimento e sobre a revisão em curso da política de investimentos.

11/12/23

 
     
 

Serpro anuncia reajuste menor e busca de mudanças sustentáveis no PAS-Serpro

=> Reajuste de 4,87% em dezembro ainda preocupa aposentados, mas nota do Serpro apresenta avanços para uma solução no plano de saúde

A Diretoria do Serpro anunciou, no último dia 4, um reajuste em dezembro de 4,87% nas mensalidades do PAS-Serpro, o plano de assistência médica que atende aos empregados e aposentados da empresa. Segundo a empresa, esse índice de reajuste é "fruto de intensa reflexão e esforço por parte da empresa em assumir gradativamente uma maior participação no custeio do plano".

No comunicado, o Serpro informa que o índice de 4,87% ficou "bem abaixo dos 9,63% referente ao estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e da recomendação da Consultoria Atuarial que, fundamentado a partir de estudo da evolução e projeção demográfica e financeira do plano, indicou 23% de reajuste técnico puro".

Essa diferença a menor representa, segundo a empresa, que o Serpro está assumindo uma participação maior no custeio total do Plano de Assistência à Saúde, revertendo a curva dos últimos anos em que, gradativamente, a sua participação vinha decrescendo. O objetivo anunciado pela atual gestão é reduzir o impacto da mensalidade para os usuários.

COMPROMISSO COM SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL

Um ponto muito positivo no informe do Serpro foi o anúncio de que a Diretoria pretende avançar para uma solução sustentável para o equilíbrio do PAS-Serpro. Diz a nota: "estudos direcionados pela gestão do Serpro projetam implementar ao longo dos próximos anos uma série de ações para minimizar o risco, reduzir a sinistralidade e, consequentemente, o desequilíbrio atuarial". E destaca: "em especial o registro de novos planos compatíveis com a realidade financeira das diversas classes interessadas na permanência e em novas adesões ao plano, favorecendo a oxigenação da carteira e diminuição da sinistralidade".

Ou seja, está nos estudos da empresa a criação de novos planos mais baratos, dentro do PAS-Serpro, para atender aos beneficiários que estão tendo dificuldades em arcar com os custos atuais. Assim como, também, a inclusão de novos usuários, mais jovens.

MUDANÇA NECESSÁRIA

Para a melhor efetivação dessa transformação necessária no PAS-Serpro, é fundamental que evolua, dentro do Governo Federal, a revisão da CGPAR 42, sigla da Resolução 42 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (Sest), editada em agosto de 2022, na gestão de Paulo Guedes no Ministério da Economia. Segundo as entidades representativas dos empregados, o objetivo dessa Resolução era "preparar estatais para a privatização". Como a privatização do Serpro foi revogada, essa Resolução não faz mais sentido para a empresa.

No último dia 7, uma comissão formada por representantes de empregados de empresas estatais e do governo se reuniu para iniciar as conversações sobre a Resolução 42, segundo informa o site da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A comissão foi criada após manifestação dos trabalhadores em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília, no dia 29 de novembro. O prazo para conclusão dos debates é de 90 dias.

- É importante que o Serpro acompanhe e ajude nesse debate, junto ao Governo Federal. É bastante viável que não haja necessidade de que a implantação de soluções sustentáveis no PAS-Serpro demore muitos anos. Se tudo correr bem, é possível que dentro de 2024 o Serpro já possa configurar um plano de saúde economicamente mais equilibrado, incluindo novos usuários mais jovens, e com planos e custos acessíveis para todos os seus públicos, especialmente os aposentados. A ASPAS apoia e continuará dando todo apoio aos movimentos nessa direção - concluiu o presidente da nossa Associação, Paulo Coimbra.


11/12/23

 
     
   
     
 

Atenção para o recesso de fim de ano da ASPAS

=> Esta 4ª feira, 13/12, será o último dia de atendimento ao público na ASPAS este ano

A Diretoria da ASPAS comunica a todos os seus associados e aos participantes do SERPROS em geral que estará em recesso de fim de ano entre 14/12/2023 e 07/01/2024. Nosso atendimento voltará ao normal na 2ª feira dia 8 de janeiro.

Este Boletim Eletrônico da ASPAS publicará a última edição do ano em 18 de dezembro e voltará a circular em 15 de janeiro de 2024.

11/12/23

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

11 MARLENE DAS GRACAS SANTOS DA SILVA MG


12 JAIR DE ANDRADE PIMENTEL FILHO SP


12 ILMA BIÇÃO SP


12 GABRIEL JOSÉ DE SOUSA MELSERT RJ


13 OSCAR FELIPE NERY BA


13 NELSON LUIZ SOARES DE OLIVEIRA RJ


13 LUCINA FERREIRA MACIEL RJ


14 MARA RÚBIA LUCENA DO MONTE RJ


14 HELDER DE HOLANDA CASTRO CE


15 JULIO DAMASCENO DE CASTRO RJ


15 AGENOR JOAQUIM GOMES FILHO RJ


16 IVANUSA CARMEN JATOBA DE OLIVEIRA PE


16 MITICO SATO MG PENSÃO POR MORTE


16 CARLOS ALBERTO CARVALHO MONTEIRO DF


17 JULIVAL AUGUSTO DAS NEVES RJ

11/12/23

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br