Boletim Eletrônico da ASPAS - 22 de maio de 2023

 
 
 
22 de maio de 2023
 
     
 

ASPAS alerta presidente do Conselho Deliberativo do SERPROS sobre leilão da sede

=> Mau momento do mercado imobiliário e novas regras para imóveis nos Fundos podem desaconselhar a venda no momento

Assim que soube do leilão da sede do SERPROS no Rio de Janeiro, avaliada em R$ 13,91 milhões, lance mínimo, no próximo dia 24/5, a Diretoria da ASPAS enviou ofício ao presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do Fundo, Thiago Carlos de Souza Oliveira, alertando-o sobre a possível inconveniência desse ato no momento.

A ASPAS lembrou o mau momento do mercado imobiliário e também o posicionamento manifesto do atual Diretor Superintendente da Previc, Ricardo Pena, que em entrevistas recentes disse que "vamos buscar melhorar a regulação do investimento, reabrindo o segmento de imóveis e melhorando, do ponto de vista jurídico, os investimentos em Fundos de Participação (FIPs)". Esse posicionamento, assim que posto em prática, pode desobrigar os Fundos de Pensão de se desfazerem às pressas de bens imóveis. Por conta disso, a ASPAS questiona se o leilão agora seria oportuno.

RESPOSTA

Em resposta à ASPAS, o presidente do CDE do SERPROS garantiu que "o Conselho Deliberativo está atento e vem acompanhando as oportunidades que possam se revelar com a possível alteração da regulamentação do segmento de imóveis administrados pelas EFPC". Thiago Oliveira agradeceu à ASPAS "pela valiosa contribuição no acompanhamento da administração da Entidade, representando os interesses dos Participantes e Assistidos do Serpros".

A sede do SERPROS em Botafogo, Rio de Janeiro, tem leilão on-line agendado nesta 4ª feira, 24 de maio, às 11h, pela leiloeira Juliana Vettorazzo.

22/05/23

 
     
 

Assembleia da ASPAS começa nesta 2ª feira e vai até domingo, dia 28/5. Vote pelo computador ou celular

A ASPAS realiza Assembleia Geral Ordinária durante esta semana. A Assembleia é realizada virtualmente, em nosso site, e a votação vai das 8h desta 2ª feira, 22/5, até as 23h59 do domingo próximo, dia 28/5.

Caso não seja atingido o quórum de 1/3 dos associados presentes, nova votação será aberta de 29/5 a 6 de junho.

A Assembleia votará as contas do Exercício de 2022, com base no parecer do Conselho Fiscal, e votará autorização para um pequeno reajuste na contribuição dos associados.

Participe e fortaleça a ASPAS! Acesse https://votacao.aspas.org.br/ e vote!

22/05/23

 
     
 

SERPROS reajusta neste mês benefícios de aposentados e pensionistas

=> Com base no INPC, reajuste é proporcional ao mês de início do benefício

Os benefícios pagos pelo SERPROS aos aposentados e pensionistas serão reajustados neste mês de maio de 2023 pela variação do INPC acumulada no período entre maio de 2022 e abril de 2023, conforme previsto nos regulamentos dos Planos.

A informação foi publicada no site do Fundo em 17/5/2023. O reajuste será concedido proporcionalmente, de acordo com a Data do Início do Benefício - DIB.

Veja ao lado a tabela de reajuste publicada pelo SERPROS.

22/05/23

 
     
   
     
 

Maio Amarelo 2023: "no trânsito, escolha a vida"

=> Campanha traz mensagem sobre a importância dos cuidados na direção. Conheça os dados

A campanha Maio Amarelo acontece anualmente em todo o Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, uma ação importantíssima e que diz respeito a todos os cidadãos brasileiros - tanto motoristas, quanto pedestres. A ação também traz à tona informações alarmantes sobre acidentes de trânsito no país. Dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) apontam que, apenas no ano de 2022, foram registrados 64.447 acidentes nas rodovias federais, sendo que 52.948 deles resultaram em ferimentos graves ou óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, ocorrem em média 40 mil mortes anualmente causadas por desastres no trânsito.

Esses números chocantes destacam a urgência em conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas de segurança e respeitar as normas de trânsito. O lema da campanha neste ano é "no trânsito, escolha a vida", uma mensagem direta, que ressalta a importância da responsabilidade de cada condutor e pedestre para evitar acidentes fatais. Além do aspecto da segurança individual, a campanha também destaca um outro ponto prejudicial da má conduta na direção, o financeiro. Dados do Renaest indicam que a má conduta no trânsito onera diretamente os cofres públicos. Somente em 2022, o custo total estimado dos acidentes ocorridos em rodovias federais foi de R$ 12,92 bilhões.

A campanha é idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, e completa 10 anos em 2023. Durante todo o mês de maio, são realizadas atividades e ações educativas em escolas, empresas, órgãos públicos e nas ruas, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito e do uso correto dos equipamentos de segurança - temática que ganhou destaque na campanha deste ano, tendo em vista uma alta incidência de fatalidades envolvendo entregadores e motoboys, que muitas vezes não pilotam devidamente paramentados. Por isso, inclusive, esse grupo foi especialmente contemplado pelas ações do Maio Amarelo neste ano.

Para além das mobilizações físicas, o Maio Amarelo também acontece através das redes sociais, uma forma de envolver a sociedade como um todo, utilizando a hashtag #MaioAmarelo e compartilhando mensagens de conscientização sobre o trânsito seguro. Com a "viralização" dessas mensagens, espera-se alcançar um número cada vez maior de pessoas, despertando uma maior consciência sobre a letalidade desse tipo de acidente e estimulando o interesse em adotar comportamentos mais seguros.

Além de olhar para a realidade brasileira, a campanha também está alinhada a um movimento global de atenção à segurança no trânsito. Há dois anos, a OMS lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, que tem a meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030. Em linha com essa meta, a Organização das Nações Unidas (ONU) também desenvolveu um Plano Global para essa Década de Ação.

A mudança de comportamento no trânsito exige o engajamento de todos os envolvidos, desde os órgãos responsáveis pela legislação até os cidadãos nas ruas. Faça sua parte e proteja-se!

22/05/23

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

22 ROGERIO CARDOSO DA SILVA MG
22 JOAO DE DEUS MARTINS RJ
22 ARTHUR SOARES XAVIER FERREIRA RJ
23 PEDRO ADRIANO GIRAO RJ
23 JOSÉ EDUARDO MACEDO DE OLIVEIRA RJ
23 MIRNA MARIA DE SOUZA RJ
23 ANTONIO CARLOS MAIA RJ
23 ROZENA SPINDOLA DA SILVA RJ
24 AFRA MARLUCE COSTA GUEDES GO
24 ELIANA ROSA FERREIRA MG
24 MARIA AUXILIADORA TORRES ANDRADE BA
24 MARIA AUXILIADORA DE MEDEIROS VALLE RJ
25 THIAGO HARTENTHAL PR
25 ARIUDICEA DA CUNHA NOGUEIRA RJ
25 MARISA MEDEIROS GONCALVES SP
25 IVETI LAZARINI RJ
26 JOSÉ LUIZ THADEU PEREIRA MARTINS DF
26 ADELAIDE NEWMANN LIMA DE SOUSA SP
26 JANE MOREIRA DA SILVA RS
26 ORIVALDO DOS REIS SP
26 VANIA DAS GRAÇAS DE SOUSA MG
27 JANDIRA BARBOSA DOS SANTOS RJ
27 LUCIANO AUGUSTO ROCHA DF
27 LUIZ HENRIQUE DE MOURA ESTEVÃO RJ
27 ARMENIO DA SILVA ABREU RS
28 SONIA MARIA RODRIGUES CAMPELLO RJ
28 ARMANDO DE ALMIRANTE FRID RJ
28 RONALDO DOS SANTOS RIBEIRO RJ
28 JOSÉ GILDO DA SILVA SP
28 FRANCISCO JOSÉ CARAMURU VIEIRA ES

22/05/23

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br