Boletim Eletrônico da ASPAS - 08 de maio de 2023

 
 
 
08 de maio de 2023
 
     
 

Governo antecipa pagamento do 13º do INSS; veja o calendário

=> Antecipação da gratificação é para mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas

O Governo Federal antecipou o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a antecipação da gratificação para mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas, o governo deve gastar R$ 62,6 bilhões.

Neste ano, os depósitos aos beneficiários serão feitos em maio e junho, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Recebem esse abono, chamado popularmente de 13º, segurados que tenham recebido neste ano aposentadorias, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio acidente ou auxílio-reclusão.

CALENDÁRIO DO 13º DO INSS 2023

Para quem recebe até um salário mínimo, as parcelas serão liberadas a partir de 25 de maio e 25 de junho, respectivamente. Para este grupo, vale o piso previdenciário que passou a ser de R$ 1.320 em 1º maio.

Para quem recebe acima de um salário mínimo, a liberação acontece a partir de 1º de junho, seguindo calendário do número final do benefício.

(Com informações do jornal Valor)

08/05/23

 
     
 

SERPROS homenageia Orlando Orofino por 38 anos dedicados aos participantes

O SERPROS prestou homenagem ao colega Orlando Orofino por seus 38 anos de dedicação ao nosso Fundo, no último dia 3 de maio. Orlando, que foi por mais de 20 anos gestor na área de Seguridade, entrou no SERPROS em 1985 e até recentemente era o Gerente de Benefícios e Atuarial.

Orlando Orofino participou ativamente em vários projetos do nosso Fundo, como a implantação do SRB-Corrigido, a Migração de plano e o Saldamento do plano de Benefício Definido (BD). Esteve à frente, ainda, de todas as alterações dos planos de benefícios do SERPROS (PSI e PSII), como também participou da criação do Plano Instituído (Ser+), no ano passado. Foi membro titular do Comitê de Aplicação (CAP) do SERPROS de janeiro de 2019 a abril deste ano.

"Após 38 anos de dedicação e muito trabalho, receber uma homenagem como esta me faz olhar para trás e ver que tudo valeu a pena! Claro que esse reconhecimento não advém apenas do meu trabalho, mas também, e principalmente, de todos os meus colegas de trajetória", declarou Orofino.

"Nesse momento, encerro um ciclo com o coração repleto de gratidão e entusiasmado para os novos desafios que estão por vir", concluiu.

08/05/23

 
     
   
     
 

Baixa adesão à vacina bivalente contra a covid-19 preocupa

=> Apenas 17,6% dos pacientes esperados nos postos já se vacinaram

Na atual etapa da vacinação contra a covid-19 em curso no Brasil, uma questão vem chamando a atenção das autoridades de saúde: a baixa adesão à vacina bivalente. Apesar do imunizante estar amplamente disponível em todo o país, muitas pessoas têm deixado de se vacinar, o que pode colocar esses pacientes em risco, já que a bivalente traz uma importante reformulação em sua composição, que a torna capaz de proteger contra as variantes Alfa e Delta do vírus. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o momento, apenas 17,6% dos pacientes elegíveis se vacinaram. Até o último dia 20 março foram aplicadas 9,7 milhões de doses, enquanto a expectativa é atingir a imunização de 55 milhões de pessoas.

Essa é uma taxa de adesão considerada baixa, que preocupa especialmente porque a vacina foi inicialmente destinada apenas para grupos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades, que têm maior risco de desenvolver complicações graves da covid-19. Assim, esse número indica que milhares de brasileiros estão vulneráveis à doença. Diante deste cenário e com centenas de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura, o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente contra a covid-19 para toda a população com mais de 18 anos que tenha recebido o último reforço há quatro meses ou mais.

VACINA SEGURA

Em entrevista à imprensa, o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti, comentou os principais desafios para a adesão da população à bivalente. Para ele, notícias falsas e informações equivocadas sobre a segurança da vacina têm levado muitas pessoas a não se vacinar: "A gente imaginava que enfrentaria muita dificuldade, havia muita gente jogando contra. E, de fato, o número demonstra o tamanho da resistência criada", disse. Para reverter este cenário, o Ministério da Saúde, a Associação Médica Brasileira (AMB), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e outras entidades científicas anunciaram uma ação conjunta que visa apoiar a recuperação da cobertura vacinal no Brasil.

É importante ressaltar que a vacina bivalente contra a covid-19 é comprovadamente segura e eficaz. Até o momento, segundo os dados coletados, não há registros de reações adversas graves relacionadas à vacina. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o imunizante passou por rigorosos testes de segurança e eficácia antes de ser autorizado no país.

APROVEITE E SE PROTEJA CONTRA A GRIPE

Para quem planeja colocar a vacinação contra a covid-19 em dia, vale lembrar também que outra importante campanha de imunização está em curso no Brasil: a da influenza. A "vacina da gripe", como é popularmente chamada, também é destinada a grupos prioritários e está disponível nos postos de todo o país até o dia 31 de maio. Ambas as vacinas podem ser recebidas no mesmo dia e, assim como a bivalente, a vacina da gripe não tem gerado reações graves.

A vacinação é uma das principais armas que temos no combate à covid-19. Por isso, é fundamental que as pessoas se informem e se conscientizem. A bivalente está disponível gratuitamente nos postos de saúde e é a melhor forma de proteger a si mesmo e aos outros contra a doença.

08/05/23

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

08 LILIA MARQUES DE SOUZA COZAC RJ
08 MARIO TEIXEIRA LEITE DE VASCONCELOS RJ
09 PAULO SERGIO SANTOS RODRIGUES RJ
09 MARIA CRISTINA LOUREIRO GOMES RJ
09 MARIO AUGUSTO DA COSTA RODRIGUES PA
10 MARIA ALINE DA COSTA BARROS RJ
10 GILKA LUIZA BANDEIRA ESPINHEIRA BA
11 FERNANDO RAPOSO NOGUEIRA RJ
11 MARLENE MARTINS BATISTA RJ
11 SARA SEGAL RJ
11 IVO TORRES DF
11 EDUARDO BELFORD ROXO WILLEMSENS RJ
11 ALMIR SOARES BARBOSA RJ
11 BARTHOLOMEU PALMEIRA BRASIL DF
12 MARLENE ELOY DA SILVA RJ
12 MARIA DULCE MARTINHO ALVES DE SOUZA RJ
12 ALEXANDRE RODRIGUES LOUREIRO SE
12 MARCO AURELIO TAVARES AREAS DF
12 ANA MARIA LINS DE AGUIAR PE
13 JACY ANTONIETA FERRARO SP
13 JOSE CARLOS GUIZZO SP
13 ALVARO JOSE DA SILVA RJ
13 REGINALDO ALVES FEITOSA RJ
13 CARLOS HENRIQUE BACELLAR BON DF
14 JOAO BATISTA TEIXEIRA PETITO RJ
14 JOSE NEWTON DE ARAUJO DF
14 GENARIO CÂNDIDO ROCHA DF

08/05/23

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br