Boletim Eletrônico da ASPAS - 24 de abril de 2023

 
 
 
24 de abril de 2023
 
     
 

Associados da ASPAS, ativos e aposentados, estão garantidos na luta pelo reajuste correto do FGTS

=> Ação movida pela Associação preserva nossos associados contra prescrição da correção do reajuste do Fundo de Garantia pelo IPCA, ao invés da defasada TR

A ASPAS ingressou com ação judicial coletiva reivindicando a substituição do índice de correção monetária dos saldos do FGTS. Dessa forma, todos os nossos associados, estejam eles aposentados ou ainda na ativa, estão garantidos na briga pela substituição da Taxa Referencial (TR) pelo IPCA-E ou pelo INPC como índice utilizado no reajuste mensal do montante depositado na conta de cada um no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

A TR é uma taxa que, comprovadamente, tornou-se defasada em relação à inflação, melhor mensurada por índices como o IPCA ou o INPC. Milhares de ações do gênero, individuais e coletivas, foram ajuizadas em todo o Brasil. Em 2014, um partido político ajuizou no STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). Segundo a legenda, a TR é inconstitucional porque corrói o patrimônio dos trabalhadores ao não repor as perdas inflacionárias.

DOIS PRIMEIROS VOTOS CONTRA A TR

Por conta disso, em 2019 o Ministro Luís Roberto Barroso suspendeu todas as ações relativas ao índice de correção do FGTS em trâmite, até a decisão final pelo STF. O julgamento começou na semana passada e foi interrompido com o placar de 2 votos favoráveis à substituição da TR. A previsão é que seja retomado no próximo dia 27/4. A decisão do STF será o modelo para todas as ações do gênero.

Se os ministros do STF concordarem com a revisão - são necessários 6 votos dos 11 ministros - caberá a eles decidir sobre o alcance da decisão, ou seja, dizer até que ponto será possível fazer o reajuste pelo novo índice inflacionário que será adotado. Uma possibilidade é que haja a chamada modulação dos efeitos, de forma a limitar o escopo da decisão.

A ação proposta pela ASPAS visa, particularmente, preservar os direitos dos associados quanto à possível interrupção da prescrição das perdas mensais relativas à diferença de valor entre a correção pela TR (menor) e o IPCA-E ou INPC (maiores). Assim, poderão usufruir de eventual decisão favorável do STF.

24/04/23

 
     
 

Sinesp: Sistema do Serpro ajuda no atendimento emergencial do país

=> Nova versão permite registro de ocorrências dos chamados para órgãos como Polícia Militar, Bombeiros e Samu, diminuindo o tempo de resposta ao cidadão

O Serpro lançou a nova versão de um sistema que faz o registro, despacho e a integração dos atendimentos emergenciais de três dígitos, como o 190. São chamadas telefônicas direcionadas às forças de segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros, além de outros órgãos como SAMU e Guardas Municipais. O piloto foi implantado, no fim de março, nos municípios de Contagem, em Minas Gerais, e Camaragibe, em Pernambuco, diminuindo o tempo de resposta ao cidadão.

Chamada de SINESP-CAD, a versão anterior da solução desenvolvida pelo Serpro já recebeu mais de 10 milhões de chamadas desde que foi lançada em 2016. A nova versão é a 3.0, que, entre outras melhorias, permite que o ambiente de atendimento web seja mantido mesmo que ocorra falhas de acesso à internet, o que é importante para sua utilização por municípios com menor capacidade de infraestrutura. "O sistema continua operando com as principais funcionalidades de atendimento e despacho, praticamente sem nenhuma ação do usuário. Quando a conexão normaliza, as informações são sincronizadas de forma automática", explica Willian Spagnol, gerente de uma divisão da empresa pública encarregada de sistemas de segurança pública.

SUCESSO

Em oito dias de teste, foram recebidas 632 chamadas e a experiência foi considerada bem-sucedida. "Foi um marco para o projeto e um momento importante, fruto de muito trabalho. Também foi possível conhecer o negócio de perto e aproveitamos a oportunidade para realizar alguns testes de usabilidade, para identificar eventuais oportunidades de melhoria", avalia Ana Paula Guimarães, do departamento encarregado, no Serpro, de negócios para segurança pública.

COMPLEXIDADE

O SINESP-CAD 3 é escalável, ou seja, pode crescer de acordo com a necessidade e possui uma interface mais amigável. "Outro aspecto é que permite atendimento e administração de eventos e ocorrências multi-agências, isso é, que devem ser atendidas por mais de um órgão público. Assim, o sistema permite a vinculação dos eventos de segurança de acordo com a complexidade e competência entre as instituições envolvidas", destaca Ana Paula Guimarães. É uma integração entre órgãos que permite melhoria do planejamento organizacional.

Só em 2022, o SINESP-CAD atendeu uma média de 9.391 chamadas por dia, em 26 estados. A tecnologia faz parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, uma plataforma desenvolvida para o Ministério da Justiça que possibilita diversas consultas estratégicas para auxiliar em investigações que envolvam informações sobre sistema prisional, armas, munições, material genético, digitais e drogas.

(Fonte: Serpro)

24/04/23

 
     
   
     
 

Pessoas idosas devem estar atentas à saúde auditiva

=> Perdas na audição podem prejudicar o bem-estar físico e mental. Uso de aparelhos auditivos é a principal solução

Um assunto de muita importância para os idosos, mas pouco mencionado, é a audição. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um terço das pessoas com mais de 65 anos sofrem de algum grau de perda auditiva, o que gera um grande contingente de pacientes com recomendação de uso de aparelhos auditivos. Muitos deles, no entanto, acabam não procurando assistência médica, o que pode gerar uma série de consequências para o paciente - tanto prejudicando suas relações sociais, quanto propiciando acidentes e até mesmo influenciando em casos de demência precoce, apontam estudos.

Uma das dificuldades no processo de perda auditiva é identificar o problema, o que pode levar alguns anos, já que este é um processo gradativo. Os principais sinais de que o paciente está desenvolvendo questões de audição incluem dificuldade para ouvir conversas, problemas para acompanhar programas de TV, necessidade de aumentar o volume dos aparelhos eletrônicos, zumbido nos ouvidos e dificuldade para ouvir sons agudos. Essas são situações sutis, mas que devem servir de alerta. Caso o paciente apresente algum desses sintomas, é fundamental procurar assistência médica.

O primeiro passo para um diagnóstico de perda auditiva é marcar uma consulta com um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo, profissionais que farão uma avaliação por meio de testes específicos. Além disso, são investigadas também as causas da perda auditiva no paciente. O quadro pode ser gerado por diferentes fatores, incluindo exposição prolongada a ruídos altos, hereditariedade, doenças infecciosas, uso de medicamentos e lesões no ouvido. Quando é identificada alguma questão, então, é que passa a ser cogitado o uso de aparelhos auditivos.

OS BENEFÍCIOS DO APARELHO AUDITIVO

Para os pacientes que tenham o uso dos aparelhos auditivos indicado, os benefícios após o início do uso dessa tecnologia são muitos. Pesquisas atestam um aumento considerável na qualidade de vida e na comunicação dessas pessoas, bem como uma correlação com menores índices de depressão e ansiedade, algo comum em pacientes com perda auditiva. Outra vantagem dos aparelhos é que eles podem ajudar a prevenir acidentes em idosos, já que a perda auditiva pode afetar a percepção de sons importantes, como sirenes de emergência, buzinas de carros e alarmes de incêndio - o que pode aumentar o risco de acidentes domésticos e de trânsito.

Além disso, pesquisas também apontam para uma relação entre o uso de aparelhos auditivos e a prevenção da demência em idosos. Um estudo publicado pela revista The Lancet neste mês apontou que pessoas com perda de audição que não usam o aparelho corretor têm um risco 42% maior de desenvolver quadros de demência. O estudo também indicou que o uso contínuo do aparelho auditivo também foi efetivo para conter a perda auditiva nesses pacientes. Os dados apontam que 75% dos participantes do estudo não tiveram seus quadros agravados por mais de dez anos após o início do uso da tecnologia.

ADAPTAÇÃO: UM DESAFIO QUE VALE A PENA

O processo de adaptação ao uso do aparelho auditivo pode ser um desafio para alguns idosos, mas os resultados compensam. Atualmente, os aparelhos disponíveis no mercado são discretos e a tecnologia digital permite ajustes personalizados para cada paciente. Além disso, existem programas de treinamento auditivo que podem ajudar o paciente a se adaptar ao aparelho e aperfeiçoar sua compreensão de fala em ambientes ruidosos. Para isso, o acompanhamento de um fonoaudiólogo no início do uso é importante.

Caso você ou algum familiar estejam enfrentando problemas de audição, não hesite em procurar assistência médica. Com o tratamento adequado, é possível viver com mais conforto e segurança na terceira idade!

24/04/23

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

24 ADÃO ALVES DE CARVALHO PE
24 MARTA MARIA DA SILVA FIGUEIREDO RJ
24 MARIA INEZ CESAR DE ALBUQUERQUE PB
24 MARILZA VIEIRA DE MATOS BA
24 VERA LUCIA SILVA RJ
24 JORGE DE AZEVEDO PAULO RJ
24 GENNARO PORTUGAL CIOTOLA RJ
24 SISENANDO GODOI PEREIRA DO VALE SP
25 MARIA SELMA BARBOSA RJ
25 MARCO ANTONIO RODRIGUES LIMA CE
25 LUIZ CARLOS MORAIS DA ROCHA RJ
27 CECILIA DE SA MARTINS SP
28 SUELI DE SOUZA LIMA SP
28 NAÉVIO TAVARES RANGEL RJ
28 AGILDO BRANDAO MOREIRA BA
28 EDSON LUIZ ROMANOWSKI SP
28 HELENA MARINA ROFFE PAIVA RJ
28 JOSE REINALDO LISBOA DIAS RJ
29 LILIAN RIBEIRO DANTAS RJ
29 ROBERTO LUCAS RJ
29 WALDERES TEIXEIRA GOMES RJ
30 LUIZ ANTONIO (GATO) MARTINS RJ
30 JOSE CARLOS MOREIRA DE LUCA DF
30 MARINA DE ALMEIDA REGO FIGUEIRA DE MELLO RJ
30 VERA LUCIA VELOSO DE FREITAS RJ

24/04/23

 
     
   
     
 

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