Boletim Eletrônico da ASPAS - 10 de abril de 2023

 
 
 
10 de abril de 2023
 
     
 

1ª Reunião do Conselho Deliberativo da ASPAS debate eleições no SERPROS e nova direção do Serpro a partir do próximo dia 17

=> Com a participação também do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, a reunião traçará um panorama sobre o futuro próximo dos participantes do SERPROS

A 1ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (CD) da ASPAS, gestão 2023/2026, ampliada com a participação do Conselho Fiscal (CF) e da Diretoria Executiva (DE) da Associação, será realizada na semana que vem, de 17 a 19 de abril. A reunião acontecerá presencialmente na sede da ASPAS (Av. Rio Branco, 120, sala 1206, Centro, Rio de Janeiro, próximo à estação Carioca do metrô), com início às 14h do dia 17 e término às 13h do dia 19.

Conselheiros e diretores da ASPAS debaterão as alterações no novo Estatuto do SERPROS, já em vigor, e as novas regras para a eleição de conselheiros do Fundo. A nova administração do Serpro também será tema de debate.

Além disso, a reunião do CD examinará o Balanço Patrimonial da ASPAS, a Demonstração do Resultado do Exercício e o Relatório de Contas e Atos da Diretoria Executiva de 2022. Será também avaliada a execução do Plano de Trabalho da Diretoria Executiva em 2022 e o Plano de Trabalho da DE para este ano, além de avaliar o Orçamento de 2023.

10/04/23

 
     
 

Governo Federal exclui Serpro, Dataprev e mais cinco estatais do programa de privatização

=> Decisão segue recomendação de conselho; outras 3 empresas deixaram de integrar programa de parcerias de investimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva excluiu na última 5ª feira, 6 de abril, o Serpro, a Dataprev e mais cinco estatais do PND (Programa Nacional de Desestatização). Outras três companhias foram retiradas do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). A medida foi divulgada em edição extra do Diário Oficial da União.

As empresas excluídas do programa de privatização do governo federal foram: Serpro, Dataprev, Correios, EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Nuclep (Nuclebras Equipamentos Pesados), ABGF (Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias) e Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada). Já as que não integram mais o programa de parcerias são: Conab, PPSA (Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás natural) e Telebras.

O governo anterior havia incluído as estatais nos programas de desestatização em 2019. O projeto de lei, no entanto, estava parado na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado desde 2021.

(Com informações do site Poder 360)

10/04/23

 
     
   
     
 

Medicamentos aumentam de preço. Veja aqui algumas dicas para economizar

=> Preço dos medicamentos deve subir em média 2%. Confira soluções para reduzir impacto do aumento no orçamento

O Ministério da Saúde confirmou um reajuste máximo de 5,6% no valor dos remédios comercializados em todo o país. O aumento, que acontece anualmente, foi calculado com base na inflação de março de 2022 a fevereiro de 2023. É importante esclarecer, porém, que esse aumento diz respeito ao preço máximo que pode ser cobrado por cada remédio, mas não necessariamente sobre o valor praticado nas farmácias. A estimativa é que, com a nova medida, que entrou em vigor no dia 1º de abril, o preço dos medicamentos suba em média 2,09%, de acordo com estimativas do setor.

Vale ressaltar que, este ano, o aumento nos preços de fármacos ficou abaixo do que os últimos registrados: o reajuste foi de 10,08% em 2021 e de 10,98% em 2022. Mesmo assim, esses novos custos deverão onerar ainda mais o orçamento dos brasileiros, especialmente para os aposentados - faixa etária em que os gastos com saúde costumam representar uma fatia significativa da renda total. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os gastos com saúde representam cerca de 10% da renda dos aposentados. Além disso, muitos deles têm doenças crônicas que exigem o uso contínuo de medicamentos, o que transforma o gasto com remédios em uma conta mensal.

ESTRATÉGIAS PARA ECONOMIZAR

Frente a este cenário de inflação e aumento dos preços dos medicamentos, existem algumas dicas que podem ser úteis para que pacientes crônicos economizem. A mais simples delas é optar sempre pelos medicamentos genéricos, que possuem o mesmo princípio ativo dos medicamentos de marca, mas com um preço mais acessível. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os medicamentos genéricos podem chegar a ser até 35% mais baratos do que os de marca.

Outra opção é aproveitar os descontos oferecidos pelas próprias farmacêuticas. Geralmente, essas empresas oferecem descontos em medicamentos para pacientes que preenchem determinados requisitos, como a comprovação de doenças crônicas, por exemplo - uma espécie de venda de "varejo". É indicado que pacientes que fazem uso intermitente de fármacos de um mesmo laboratório procurem os serviços de atendimento dessas empresas e informem-se sobre condições especiais de compra.

Além disso, existe também o Farmácia Popular, programa do Governo Federal que disponibiliza medicamentos gratuitos ou com descontos de até 90% para doenças como diabetes, hipertensão e asma. Você pode conferir, aqui, todos os detalhes do programa, já divulgados pelo Boletim ASPAS.

Outra dica importante é sempre realizar uma pesquisa de preço em diferentes farmácias e drogarias. Muitas vezes, essas empresas oferecem promoções para clientes com cadastro, bem como descontos especiais em determinados medicamentos, o que pode representar uma economia significativa para o consumidor. Para ajudar nessa tarefa, é possível utilizar plataformas online, como o Consulta Remédios, o Busca Remédios e o Mais Preço. Essas plataformas permitem que os usuários pesquisem os preços dos medicamentos em diferentes farmácias e drogarias, facilitando a comparação e a busca pelos melhores preços.

10/04/23

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

11 JOÃO CARLOS PEREIRA DAS NEVES DF
11 IVANILDA MARIA FERREIRA PE
11 WILSON BIANCARDI COURY RJ
11 MARIA DA PENHA ALVES DE CASTRO MG
11 MARIA MACARENA GURGEL RJ
12 MARINALVA OLIVEIRA BA
12 DAGMAR DUARTE PEIXOTO SP
12 HELOISA TRICATE SP
12 JOÃO CARLOS AFILHADO DOS SANTOS RJ
13 GERSON AUGUSTO COUTO DA SILVA RJ
13 PAULO SERGIO FERREIRA DA CUNHA BASTOS DF
13 PAULO ROBERTO ALVES DO VALLE RJ
13 VERA JUSTINA GUASSO RS
13 ADIR JORGE RIBEIRO SOARES RJ
13 CARMELITA MARIA CARVALHO CHAGAS RJ
13 HOMERO FERREIRA DA COSTA PR
14 MARIA RODRIGUES DOS SANTOS PE
14 LIANA RANGEL CAPILE DE SOUZA RJ
15 EDNA LEMOS ARAUJO PE
16 JOÃO CARLOS BONIMANCIO SP
16 NELSON FERREIRA POJO DF

10/04/23

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br