Boletim Eletrônico da ASPAS - 03 de abril de 2023

 
 
 
03 de abril de 2023
 
     
 

Novo Estatuto do SERPROS exige qualificação técnica para os futuros diretores e conselheiros

=> Nosso Fundo encontra-se menos vulnerável a indicações políticas desprovidas do embasamento técnico e da reputação ilibada que todos exigimos

O novo Estatuto do SERPROS estabeleceu a obrigatoriedade de um aval técnico, tanto para a indicação de diretores e conselheiros pela Patrocinadora, quanto para aqueles que pretendem concorrer em eleição aos cargos disponíveis para escolha direta pelos participantes.

Essa determinação do novo Estatuto afasta por princípio o risco de que venham a ser indicados pela Patrocinadora nomes cuja escolha se dê mais por razões políticas do que técnicas. Ou, ainda, que sejam feitas indicações políticas desprovidas do embasamento técnico e da reputação ilibada necessários aos cargos de direção do nosso SERPROS.

DIRETORIA DO SERPROS

A próxima Diretoria Executiva do SERPROS assumirá em 1º de outubro deste ano e terá um mandato de três anos. O Diretor-Presidente e o Diretor de Investimentos serão indicados pela Patrocinadora, mas deverão satisfazer as exigências de qualificação técnica do Estatuto, que serão verificadas e posteriormente chanceladas ou não pelo Conselho Deliberativo (CDE). O Diretor de Administração e Seguridade será eleito diretamente pelos participantes, ativos e assistidos, e os candidatos também passarão por uma avaliação de qualificação técnica prévia.

O Artigo 15 do novo Estatuto estabelece que "a escolha de todos os membros da Diretoria-Executiva será precedida por processo seletivo obrigatório, com a exigência de qualificação técnica dos candidatos, divulgação e transparência, conduzido sob a orientação e supervisão do Conselho Deliberativo". O Parágrafo 4º deste Artigo define que "ao final do processo seletivo, o Conselho Deliberativo deverá submeter à Patrocinadora-Fundadora uma lista com até 05 (cinco) nomes considerados aptos no processo seletivo para os cargos de diretor-presidente e diretor de Investimentos". Diz o Parágrafo 5º: "As indicações à Diretoria-Executiva pela Patrocinadora aos cargos de diretor-presidente e diretor de Investimentos deverão observar as listas apresentadas pelo Conselho Deliberativo".

Segundo o Estatuto, "o processo seletivo obrigatório para o cargo de diretor de Investimentos será realizado por empresa de mercado especializada em recrutamento de executivos". Enquanto o Diretor de Investimentos poderá ser um profissional selecionado no mercado, apenas poderão ser investidos nos cargos de diretor-presidente e diretor de Administração e Seguridade participantes ativos ou assistidos do SERPROS.

ELEIÇÃO DIRETA DE DIRETOR

Uma das conquistas do novo Estatuto do SERPROS foi a eleição direta, pelos participantes, do Diretor de Administração e Seguridade. Segundo as regras estabelecidas no Parágrafo 6º do Art. 15, "somente poderão concorrer ao pleito de diretor de Administração e Seguridade, em eleição direta pelos Participantes e Assistidos, os candidatos considerados aptos no processo seletivo conduzido sob a orientação e supervisão do Conselho Deliberativo". A verificação da qualificação técnica visa garantir que os critérios estabelecidos no Estatuto estejam contemplados pelos candidatos, de forma objetiva, sem qualquer avaliação ou consideração que fuja disso.

Por isso, o CDE decidiu que os candidatos a Diretor de Administração e Seguridade, que será eleito pelos participantes e assistidos, bem como a Diretor-Presidente, que será indicado pela Patrocinadora, ambos terão também que se submeter ao mesmo processo seletivo obrigatório dos candidatos a Diretor de Investimentos, conduzido por empresa especializada em recrutamento de executivos.

COMITÊ DE ELEGIBILIDADE

Para aumentar ainda mais o nível de governança do processo, o CDE decidiu, a exemplo do que existe na Patrocinadora Serpro e em outras estatais federais, criar o Comitê de Elegibilidade do SERPROS, órgão consultivo do Conselho Deliberativo. Este Comitê vai acompanhar o processo seletivo obrigatório dos candidatos à Diretoria Executiva do Fundo, conduzido pela empresa especializada de mercado contratada para este fim, e avalizar se foram observados todos os requisitos de qualificação técnica e reputação ilibada.

Somente após estes trâmites, o CDE encaminhará à Patrocinadora Serpro as listas de até cinco candidatos aptos para cada cargo - Diretor-Presidente e Diretor de Investimento. Da mesma forma serão habilitados os candidatos a Diretor de Administração e Seguridade que concorrerão à eleição direta pelos participantes e assistidos.

O Comitê de Elegibilidade, nomeado pelo CDE, tem caráter permanente e é formado por cinco membros: os titulares das áreas de Pessoas, Jurídico e Governança, Riscos e Compliance, um Conselheiro Eleito do CDE e um Conselheiro Indicado do COF. Este Comitê avalizará também os requisitos estatutários exigidos dos Conselheiros do CDE e do COF, tanto os indicados pela Patrocinadora Serpro quanto os eleitos pelos participantes e assistidos, a serem empossados pelo CDE.

CRITÉRIOS ESTATUTÁRIOS

Em linhas gerais, o novo Estatuto do SERPROS já definiu os critérios técnicos e profissionais exigíveis de todos os futuros diretores e conselheiros no Parágrafo 3º do Artigo 13. Conheça abaixo.

Parágrafo 3º - Todos os membros dos órgãos estatutários deverão observar os seguintes requisitos mínimos de habilitação para o exercício de seus cargos:

I. ter comprovada experiência de, no mínimo, 3 (três) anos no exercício de atividade em, pelo menos, uma das seguintes áreas: financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial, de previdência ou de auditoria.

II. não ter sofrido condenação criminal transitada em julgado, nos termos da legislação em vigor;

III. não ter sofrido penalidade administrativa por infração da legislação da seguridade social, inclusive da previdência complementar ou como servidor público;

IV. ter formação de nível superior;

V. não ser cônjuge ou ter parentesco consanguíneo, colateral ou por afinidade até o segundo grau, com conselheiro, diretor ou gestor do SERPROS ou da(s) Patrocinadora(s) ou Instituidora(s);

VI. não ser conselheiro ou diretor de Patrocinadoras ou Instituidoras ou entidades de classes relativas às atividades desenvolvidas pelas Patrocinadoras ou Instituidoras, entidades sindicais, associações de Participantes e/ou empregados do SERPROS;

VII. não ter firmado contratos ou parcerias, como fornecedor, comprador, demandante ou ofertante de bens ou serviços de qualquer natureza, com o SERPROS ou suas Patrocinadoras ou Instituidoras, em período inferior a 3 (três) anos, antes da data da contratação;

VIII. ter reputação ilibada, conforme legislação específica do órgão regulador e fiscalizador;

IX. certificado emitido por instituição certificadora reconhecida pelo órgão regulador e fiscalizador, devendo ser atendidos os requisitos estabelecidos por legislação específica;

X. não ter ação administrativa ou judicial contra o SERPROS.

03/04/23

 
     
 

Caixa retoma empréstimo consignado do INSS com juros abaixo do teto

=> Banco é o único entre 12 ouvidos pela Folha de S.Paulo que oferece crédito abaixo do limite de 1,97% ao mês

A Caixa Econômica Federal retomou na última sexta-feira (31/3) o empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O banco aguardava a publicação com orientações sobre a aplicação do novo limite da taxa de juros para 1,97% no Diário Oficial da União, o que ocorreu naquela sexta-feira.

Na quinta, 30/3, o Ministério da Previdência e o INSS já haviam oficializado o novo limite. Mas a Caixa irá operar com juros de 1,87% ao mês, sendo o único entre 12 bancos procurados pela reportagem [da Folha de S.Paulo] a oferecer crédito abaixo do limite aprovado em reunião do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) na última terça-feira (28).

A Caixa, assim como outros bancos, havia anunciado a suspensão do consignado no último 16 de março, após o CNPS reduzir a taxa de 2,14% para 1,70%. Mas o movimento pela baixa dos juros no consignado acabou forçando o debate na sociedade e um ganho final para os aposentados, com a redução do teto dos juros para 1,97%.

Após muitas discussões, o CNPS revisou o limite de 1,70% para 1,97% - ainda assim abaixo dos 2,14% até então praticados. A decisão foi aprovada por 11 integrantes, teve três abstenções (todos de entidades ligadas aos bancos) e um voto contrário (do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos).

Procurados pela reportagem da Folha, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, C6, Mercantil, PagBank, Daycoval e Pan divulgaram que retomaram o consignado do INSS. O Banrisul não suspendeu o serviço e continua oferecendo o consignado. Já o BMG disse que não irá divulgar se retomou o empréstimo.

Além da Caixa, apenas Itaú, Bradesco, C6 e Mercantil divulgaram as taxas de juros que estão operando, mas todos estão a 1,97%.

(Baseado em matéria de Fernando Narazaki / Datafolha)

03/04/23

 
     
   
     
 

Saúde social: evitar o isolamento é um cuidado muito importante para a pessoa idosa

=> Estudos confirmam que laços sociais fortes contribuem diretamente para um envelhecimento saudável

Ao longo dos anos, muito se fala sobre a importância da saúde física e mental na terceira idade. Agora, porém, especialistas estão alertando para um terceiro elemento que está ligado à qualidade de vida e que interfere diretamente no processo de envelhecimento: a saúde social. O termo está relacionado à capacidade do indivíduo de manter interações sociais positivas e saudáveis ao longo da vida, o que pesquisas indicam ser fundamental para um bem estar físico e mental duradouro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a solidão pode aumentar o risco de morte prematura na terceira idade em até 26%.

A ideia de que a saúde social é um aspecto que exige atenção de toda a sociedade é corroborada por diversos dados e estudos, especialmente pelo fato de a solidão e o isolamento social serem diretamente associados a um maior risco de mortalidade em idosos. Esse é um cenário que preocupa quando confrontado com a realidade nacional: de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 23,6% dos idosos brasileiros vivem sozinhos.

Vale ressaltar, porém, que viver sozinho não é determinante para impedir uma saúde social de qualidade - pelo contrário, existem diversas maneiras de solidificar esses laços através da amizade e do convívio. Esse é um movimento importante, especialmente tendo em vista que os idosos que mantêm relações sociais mais sólidas apresentam menor risco de desenvolver depressão, ansiedade e doenças cardiovasculares. Além disso, aqueles que têm uma rede de suporte social tendem a ter maior longevidade e qualidade de vida.

É IMPORTANTE BUSCAR INTERAÇÃO SOCIAL

A principal questão para a manutenção de uma boa saúde social é que muitos idosos enfrentam desafios estruturais: aposentadoria, perda de amigos e familiares e limitações físicas podem dificultar a manutenção de atividades de socialização. Além disso, a pandemia de covid-19 tornou a interação social ainda mais limitada para esta faixa etária e muitos perderam entes queridos.

Por esses motivos, é necessário que idosos tenham acesso a oportunidades e recursos que facilitem a interação social, tais como:

• Grupos de afinidade e organizações sociais: ao longo da vida, temos a oportunidade de trocar vivências, afeto e se sentir contribuindo em diferentes grupos, como na ASPAS, por exemplo, em que o associado é convidado a participar de uma série de encontros e eventos. Esses momentos oferecem oportunidades de socialização e compartilhamento de experiências com pessoas na mesma faixa etária e com interesses em comum.
• Trabalho voluntário: idosos que participam de atividades voluntárias têm a oportunidade de conhecer novas pessoas e se sentirem úteis para a sociedade, o que pode aumentar a autoestima e o senso de propósito.
• Atividades físicas em grupo: exercícios em grupo, como caminhadas ou dança, não apenas melhoram a saúde física, mas também proporcionam interação social e um senso de comunidade.
• Tecnologia: a internet e as redes sociais podem ser ferramentas valiosas para manter contato com amigos e familiares, bem como para encontrar novas conexões sociais. Por isso, é importante que todo idoso, independentemente da idade, invista em aprender a utilizar essa importante ferramenta com autonomia.

REDES DE APOIO SÃO ESSENCIAIS

Além das atividades às quais a pessoa idosa pode se somar, também é importante que familiares e cuidadores de idosos incentivem e facilitem a manutenção da saúde social. Visitas regulares, organização de eventos e a participação em atividades em conjunto são algumas formas de apoiar idosos em sua busca por conexões sociais. A principal questão é disseminar o entendimento de que a saúde social é tão importante quanto a saúde física e a saúde mental, garantindo redes de apoio para que o idoso mantenha laços ativos.

03/04/23

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

03 JUREMA BARBOSA DIORIO RJ
03 LUIZ BENEDUZI DF
03 LEILA MARIA PINHEIRO FERNANDES RJ
03 ANDRÉ LUÍS DOS SANTOS PR
04 MARLY SOARES DE SOUZA RJ
05 KÁTIA GOMES FREIRE RJ
06 MARIA APARECIDA DA SILVA DF
06 IVETE SAMPAIO DE VASCONCELLOS RJ
06 ARNALDO BOTTARI P. DE MELLO SP
08 MARIA AUXILIADORA BARBOSA BORGES BA

03/04/23

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br