Boletim Eletrônico da ASPAS - 09 de janeiro de 2023

 
 
 
09 de janeiro de 2023
 
     
   
     
 

ASPAS: um presente indispensável para seu futuro

=> Engana-se quem pensa que a ASPAS é uma "associação de aposentados". Aqui há ativos, aposentados e pensionistas. Somos a Associação dos que querem viver a aposentadoria com dignidade!

Talvez você se pergunte: a ASPAS é mais uma das tantas associações e entidades presentes na sua vida?

Não.

A ASPAS é única Associação que está presente... no seu futuro.

A ASPAS foi criada, lutou ontem, atua hoje e continuará trabalhando para que tudo o que é feito agora garanta o resultado que você espera amanhã: sua aposentadoria integral e sólida para uma velhice sempre digna.

Engana-se quem pensa que a ASPAS é uma "associação de aposentados". Há muitos anos nosso Estatuto permite o ingresso dos participantes ativos do SERPROS, assim como dos aposentados e pensionistas.

Somos uma Associação dos que querem viver a aposentadoria com dignidade!

Os ativos são os que mais se afligem que a contribuição descontada hoje, anos a fio, realmente reverta na complementação da aposentadoria. E para estes - e todos os participantes - a ASPAS tem sido uma presença importante.

Os que acompanham sabem o quanto lutamos - e vencemos - para que o patrimônio do SERPROS seja preservado e consiga honrar a contribuição de todos. Sem qualquer vínculo partidário, religioso ou estatal, a ASPAS tem como objetivo central defender o patrimônio dos participantes no SERPROS para que tenham uma aposentadoria digna.

A ASPAS não tem finalidade lucrativa e seus diretores nada recebem. Apenas lutam e se dedicam porque também são participantes do SERPROS e querem o mesmo que você. Nossas despesas, portanto, são apenas as necessárias para as tantas ações que desenvolvemos.

A ASPAS atua no acompanhamento da situação do nosso Fundo de Pensão, nas solicitações que faz aos órgãos de fiscalização, nos processos na Justiça quando necessário, nas campanhas e em serviços aos nossos associados. Convênios e seguros com as melhores condições do mercado e um Boletim semanal enviado para seu e-mail, com todas as informações relevantes sobre o SERPROS e sua aposentadoria, são parte dos serviços que a ASPAS oferece a seus associados.

Com tudo isso, é muito barato ser sócio da ASPAS. E é um barato fortalecer e contar com uma entidade atuante zelando, hoje, por seu amanhã.

Torne-se um sócio ASPAS. Um presente indispensável para seu futuro.

09/01/23

 
     
 

Serpro nega reavaliar reajuste do PAS/Serpro, mas liminar na Justiça obriga suspensão

=> Mais uma oportunidade para que o Serpro reveja sua conduta e busque uma solução sustentável para o plano de saúde

Em 28 de dezembro último o Serpro respondeu ao ofício da ASPAS, enviado à empresa em 29 de novembro, sobre o recente reajuste de 24,27% nas mensalidades do PAS/Serpro. O diretor de Desenvolvimento Humano, Alexandre Magno Galieta de Oliveira, e a diretora de Administração, Elana Oliveira de Matos Sousa, não atenderam às reivindicações formuladas pela ASPAS.

Nossa Associação havia pedido que fosse revisto o aumento da mensalidade ou que, ao menos, esse reajuste fosse aplicado em duas parcelas, com a segunda em maio. Ao lado dessa reivindicação emergencial, defendemos em nossos boletins uma solução sustentável para o equilíbrio financeiro do plano de saúde.

ASPAS VEM DEFENDENDO SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL

Uma vez que o próprio Serpro apontou que o envelhecimento da base de usuários é a causa do crescimento dos custos do plano, a ASPAS tem defendido que a abertura para o ingresso de parentes no PAS/Serpro seria o caminho natural e viável para o rejuvenescimento do grupo de usuários - e a consequente diluição dos custos.

Fato é que a tentativa de corrigir o desequilíbrio econômico do plano de saúde através da majoração da mensalidade só faz levar à exclusão dos empregados e aposentados de menor renda. E, em última análise, é um caminho de auto-extinção, seja porque o envelhecimento contínuo e inevitável do grupo levaria à majoração infinita da mensalidade, seja pelo consequente estreitamento contínuo da base atendida. Não há sustentação possível por este caminho!

LIMINAR SUSPENDE REAJUSTE NO RJ

O SindPD-RJ conseguiu uma decisão liminar na Justiça do Trabalho, suspendendo o reajuste das mensalidades praticado desde o mês de dezembro último. A decisão vale "até que ocorra a negociação" entre a entidade sindical e o Serpro sobre o plano de saúde.

Por ser decisão liminar e o resultado da negociação ainda ser incerto, não se sabe ainda que reajuste poderá ocorrer no plano, mas certamente poderá acontecer retroativamente a dezembro. Neste caso, convém se prevenir.

A suspensão do reajuste, no entanto, além de aliviar momentaneamente o bolso dos usuários do PAS/Serpro, é uma boa oportunidade para que o Serpro repense o modelo atual do plano e busque soluções duradouras. A ASPAS continua à disposição para colaborar.

09/01/23

 
     
   
     
 

Os vários benefícios da hidroginástica

=> Exercício está entre os mais recomendados por especialistas para pessoas com 60 anos ou mais

O verão chegou e os termômetros já começaram a subir em todo o país, o que reforça a necessidade de um maior cuidado com a saúde - especialmente para os idosos, grupo mais propício a sofrer quadros de insolação e desidratação nesta época do ano. Para manter uma vida ativa e saudável mesmo nos dias mais quentes, uma alternativa é a prática de esportes aquáticos, especialmente a hidroginástica no caso das pessoas na terceira idade. Além de divertido e refrescante, o exercício traz diversos benefícios para o organismo, ao mesmo tempo em que tem pouco impacto para a musculatura e estrutura óssea, o que o torna um exercício ideal para os mais velhos.

Basicamente, a hidroginástica é uma combinação de diferentes atividades aeróbicas realizadas dentro da água. Os exercícios aquáticos praticados nas aulas são os mais variados, trabalhando não apenas pernas, mas também braços e costas. Por esse caráter completo, a hidroginástica auxilia no fortalecimento da musculatura e evita a perda de massa muscular, quadro comum aos idosos e que só pode ser contido com a prática regular de esportes. Além disso, o exercício também é um excelente alongamento e colabora com o aumento da flexibilidade, por isso é muito indicado para pacientes que sofrem com dores na coluna e nas articulações.

BOM PARA O CORAÇÃO

Além dos benefícios musculares, a prática da hidroginástica colabora para uma maior capacidade cardíaca e respiratória, o que acelera o metabolismo do organismo. A circulação do sangue aumenta durante o exercício, o que promove uma melhor saúde cardiológica, já que esse mecanismo biológico é responsável pela oxigenação do organismo e está diretamente relacionado à prevenção de problemas coronários.

Ao praticar atividades físicas, o corpo humano também produz hormônios importantes para a saúde mental, como a endorfina e a serotonina, capazes de regular quadros de estresse, mal humor, irritabilidade e até mesmo auxiliar no combate à depressão. Praticar hidroginástica também ajuda a regular a insônia, problema muito comum em pessoas na terceira idade. Após o exercício, com energia gasta e a musculatura mais relaxada, pacientes relatam melhor qualidade no sono, o que também significa mais descanso e, consequentemente, mais disposição e bem-estar no dia seguinte.

Há também o lado social do esporte. Pesquisas indicam que, para as pessoas idosas, ter amizades e interagir socialmente é fundamental para evitar quadros de declínio cognitivo. Na hidroginástica, é possível criar laços, conversar e se distrair - especialmente nas aulas em grupo e destinadas à terceira idade, onde os exercícios são feitos de maneira mais amena. É importante ter em mente que o exercício físico não precisa ser uma atividade desinteressante e pode, além dos benefícios físicos e mentais, ser também um momento de muita diversão.

09/01/23

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

09 SONIA LABRE DE ARGOLLO E CASTRO RJ
10 PEDRO HENRIQUE DE SOUSA DA SILVEIRA RJ
10 JOSE DE SOUZA TAVARES DF
10 EDER CARVALHO DE SOUZA PR
11 SERGIO MARIO BOTTEGA DE QUEIROZ GONÇALVES DF
12 FATIMA BALBINO BALDACCONI GO
12 MARIA JOSE THEODORO KOEPPL SP
12 NELSON LIMA DA COSTA RJ
13 HAMILTON MACEDO JUNIOR BA
13 HATIRO HONDA SP
13 SERGIO MACEDO PESSOA RJ
13 WILTON QUEIROZ DE ARAUJO RJ
13 CLEVER DA SILVA PLONCZYNSKI RJ
13 DIMEA DE OLIVEIRA PINTO RJ
13 AVANI JUREMA DE MELO BESERRA PE
14 LINDELMA DIAS DF
14 BENEDITO FERREIRA DE OLIVEIRA RJ
15 MARCUS VINICIUS DE CASTRO CARVALHO DF
15 ESTER TEIXEIRA DE MOURA RJ
15 RAPHAEL HAR ZAHAV RJ

09/01/23

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br