Boletim Eletrônico da ASPAS - 05 de dezembro de 2022

 
 
 
05 de dezembro de 2022
 
     
 

Reajuste de 25,24% no plano de saúde impacta gravemente aposentados e ativos do Serpro

=> ASPAS defende solução estrutural e definitiva para o PAS/Serpro. Reajustes acima da inflação só agravam o quadro geral do plano

O Serpro anunciou o reajuste dos valores de contribuição ao PAS/Serpro, nosso plano de saúde, em 25,24%, já a partir deste mês de dezembro. A medida impacta gravemente o orçamento pessoal de mais de 20 mil serprianos, em especial os aposentados, que arcam integralmente com a mensalidade.

A ASPAS entende a necessidade do equilíbrio econômico do PAS/Serpro, mas é preciso que a solução seja estrutural (que resolva esse equilíbrio por definitivo), e não apenas conjuntural (que signifique apenas um alívio momentâneo nas contas).

É PRECISO AMPLIAR A BASE DE USUÁRIOS, NÃO REDUZI-LA

Um aumento de 25% nos custos para os beneficiários, por exemplo, acaba agravando a possibilidade de muitos manterem o pagamento ao PAS/Serpro, que seriam, por meio dos reajustes, empurrados para fora do plano. Ora, a eventual redução da base de contribuintes vai em sentido contrário à real necessidade do PAS/Serpro. Esse tipo de medida só faz agravar a situação geral do plano de saúde.

Já em nosso Boletim de 17 de outubro último (veja aqui) a ASPAS defendeu a ampliação da base de usuários através da admissão de parentes consanguíneos até o 3º grau e parentes por afinidade até o 2º grau. Com essa ampliação, o PAS/Serpro poderia chegar a 45 mil vidas e teria a vantagem fundamental de combater o envelhecimento da base de beneficiários, o que contribuiria para baratear o custo para todos.

O envelhecimento do atual grupo de usuários é fato e já é um problema, por sinal irreversível, que só irá se agravar. O Serpro admitiu isso em nota, quando afirmou que "o PAS/Serpro possui aproximadamente 21 mil vidas e, deste total, 50% estão acima de 54 anos de idade". O ingresso de usuários mais jovens é a única solução estrutural e permanente para manter os custos do PAS/Serpro em níveis viáveis para o próprio grupo.

ASPAS PEDE REVISÃO DO REAJUSTE E PARCELAMENTO

Ao tomar conhecimento do aumento nos custos do PAS/Serpro, o presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, enviou e-mail ao Presidente e à Diretora de Administração do Serpro, no último dia 29/11, pedindo a revisão do aumento de 25,24%. Como alternativa imediata, a ASPAS pediu que ao menos o reajuste seja parcelado em duas vezes, com a segunda parte em maio de 2023, coincidindo com o reajuste dos benefícios recebidos pelos aposentados participantes do SERPROS.

Na mensagem, mais uma vez a ASPAS se coloca à disposição para discutir soluções definitivas quanto ao plano de auto gestão do Serpro.

05/12/22

 
     
   
     
 

Serpro 58 anos: inovação que pulsa

=> A maior empresa pública de TI do mundo responde por 90% das soluções digitais do Estado brasileiro

O Serpro completou 58 anos de existência, destacando-se como a maior empresa de tecnologia do país. Mais do que isso, o Serpro é a maior empresa pública de Tecnologia da Informação do mundo, responsável por mais de 90% das soluções digitais do Estado brasileiro e líder do mercado nacional de TI.

São cerca de 24 mil clientes no Brasil, além da atuação em outros 15 países. Há 58 anos, o Serpro conecta governo e sociedade com tecnologias inovadoras e, por isso, é cada vez mais protagonista da transformação digital do país.

Atualmente, são mais de 750 soluções tecnológicas para governo, processando 20 bilhões de transações por ano, nas áreas de AMBIENTES E CONECTIVIDADE DE TI; PRIVACIDADE E SEGURANÇA; INFORMAÇÃO E ANÁLISE; SOFTWARE e OPERAÇÕES DE GOVERNO.

05/12/22

 
     
   
     
 

Atenção ao golpe do amigo com "número novo"

=> Nova modalidade de crime virtual tem feito vítimas em todo o país e se tornou uma das mais comuns. Entenda como funciona e proteja-se

Ao longo de 2022, diversos golpes digitais vieram à tona no Brasil, muitos deles utilizando o WhatsApp como meio para contactar vítimas. É o caso do golpe do "número novo", em que criminosos entram em contato com usuários do aplicativo fingindo ser algum parente ou amigo próximo. O crime funciona da seguinte maneira: um contato desconhecido, mas com a foto e o nome de alguém conhecido, te escreve avisando que trocou de número telefônico e inicia um papo casual. Após algum tempo de conversa, quando a vítima ganha confiança de que está realmente falando com uma pessoa próxima, os bandidos pedem algum dinheiro emprestado, via transação bancária eletrônica.

Apesar de simples, o golpe do "número novo" é bastante crível, especialmente pois os golpistas se utilizam de uma engenharia social complexa para enganar as pessoas com que entram em contato. Geralmente, a abordagem acontece a partir de uma colheita de dados vazados da vítima, onde os criminosos conseguem informações como nomes de entes próximos. Os golpistas então buscam pelas redes sociais dessas pessoas e copiam as suas fotos de perfil e os nomes utilizados, criando assim "contas clones" no WhatsApp, com informações exatamente iguais às rastreadas, apenas com o número telefônico diferente. Assim, a abordagem costuma ser bastante realista, o que confunde as vítimas.

COMO SE PROTEGER?

Para evitar o golpe do "número novo", existem duas esferas que precisam de cuidados: de um lado, a vítima do golpe deve tomar algumas medidas para se certificar de que não está sendo enganada, mas a pessoa que teve seus dados sequestrados para o crime também deve proteger melhor suas informações para evitar outras situações como essa no futuro.

A principal indicação para quem teve seus dados utilizados no golpe é alterar as configurações de privacidade de todas as suas redes sociais, impedindo o acesso a informações pessoais como número de celular e fotos de perfil para quem não for amigo ou seguidor. Especificamente no WhatsApp, é importante também desabilitar a visualização de sua foto de perfil para quem não está salvo como contato. Para isso, basta abrir o aplicativo, tocar em "Conta" e depois em "Privacidade". Em seguida, vá em "Foto de perfil" e ative a opção "Meus contatos".

Já quem é abordado pelos golpistas deve estar atento para evitar armadilhas. No caso de um contato atípico de algum "conhecido", nunca transfira dinheiro sem antes confirmar com quem está falando. Caso haja uma possibilidade de não ser um golpe, a recomendação é ligar ou fazer uma chamada de vídeo com o novo número de contato antes de realizar qualquer transação. Entrar em contato com o suposto número antigo para checar se aquela mensagem é verdadeira também é um procedimento importante. Caso se confirme o contato criminoso, é importante denunciar a conta ao WhatsApp imediatamente. Essa opção fica disponível ao tocar no número do contato, ao final da tela.

05/12/22

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

05 CLAUDIO RIBEIRO RANGEL RJ
06 NEUZA BARROS SEIXAS PORTIOLLI RJ
06 MARIA APARECIDA ROSA SUMMO SP
06 WALTER CORDEIRO DE OLIVEIRA PE
06 MARICELIA DE LUCCA SP
07 CARLOS HENRIQUE FERREIRA RJ
07 JOSÉ ALBERTO COSTA SOBRAL RS
08 MAURO DE OLIVEIRA FONSECA RJ
08 ELIANA CONCEIÇÃO AITA SP
08 JOICE CONCEICAO DE CARVALHO RJ
08 RONALD DORIA DREUX RJ
09 IVETE PEDROZO ARRAIS PE
09 MARIA HELENA PINTO DE SOUZA RJ
10 JOSE NUNES DA SILVA RJ
10 MARLENE BRITO DE OLIVEIRA RJ
10 JOAO FRANCISCO QUARTO DA SILVA RJ
10 SYLVIA MONTEIRO DE SOUZA RJ
11 MARLENE DAS GRACAS SANTOS DA SILVA MG

05/12/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br