Boletim Eletrônico da ASPAS - 17 de outubro de 2022

 
 
 
17 de outubro de 2022
 
     
 

Direção do Serpro pede ajuda para fortalecer o PAS-Serpro. ASPAS lembra que apelar só para o "uso consciente" não resolve

=> A solução passa pelo modelo e pela gestão, e não por questões comportamentais. Convênio entre SERPROS e ASPAS, recentemente ratificado, pode ajudar para que o plano de saúde amplie e rejuvenesça a base de usuários e, assim, reduza a média de seus custos

Os usuários do PAS-Serpro receberam este mês uma mensagem da direção do Serpro com o título "Ajude a fortalecer ainda mais o PAS Serpro". No texto, a empresa informa que "o PAS Serpro possui aproximadamente 21 mil vidas e, deste total, 50% estão acima de 54 anos de idade".

A mensagem pondera que "esta estrutura etária provoca pressões no custeio do benefício, uma vez que o ingresso de novos participantes ocorre com baixa frequência ao tempo em que o envelhecimento da massa é uma constante crescente".

O texto reforça que "quanto mais idosa for a carteira, maiores serão os riscos e as chances de sinistros, ou seja, mais as chances de utilização da rede, mais despesas para o grupo". Nesse quadro, a conclusão não é animadora para o beneficiário, que segundo a mensagem "precisará aumentar suas contribuições para fazer face aos gastos crescentes" do PAS-Serpro.

Ao lado do diagnóstico correto (envelhecimento do universo de usuários), a mensagem resvala para "soluções" comportamentais, que evidentemente não representam uma solução real para o problema. Não será a mera redução espontânea na utilização do plano pelos beneficiários que resolverá o equilíbrio do PAS-Serpro. Tampouco o encarecimento das contribuições, que já pesam por demais, especialmente para os aposentados.

AMPLIAR E REJUVENESCER A BASE DE BENEFICIÁRIOS

O pedido de ajuda da direção do Serpro evidencia que é chegada a hora da união de esforços entre Serpro, SERPROS e ASPAS para que a questão seja enfrentada com profundidade e gere soluções estruturais, definitivas, boas para o PAS-Serpro e para os usuários.

Exemplos no mercado não faltam, para que estudemos. A própria CASSI adotou a ampliação de sua base de usuários e regionalizou seus planos, por exemplo.

Interessa às entidades dos participantes colaborar para que o PAS-Serpro esteja equilibrado e com custos acessíveis aos beneficiários. Está evidente na mensagem do Serpro que o envelhecimento da base de usuários do plano é um problema crucial. E que, se nada for feito, tende a se agravar com o passar do tempo.

Portanto, possibilitar o acesso ao PAS-Serpro de filhos, sobrinhos e outros parentes, ou mesmo indicados, pode ser o caminho para o equilíbrio econômico do nosso plano de saúde.

Embora o SERPROS esteja impedido, pelo artigo 76 da LC nº 109, de oferecer serviços de saúde aos seus participantes, o convênio recentemente ratificado entre SERPROS e ASPAS permite ampla parceria para que a Associação participe com esse tipo de benefício para os participantes do SERPROS e seus familiares.

- O equilíbrio e a boa solução do PAS-Serpro interessam a todos. Estamos prontos para ajudar, desde que sejam ações sérias, estruturantes, e que preservem os interesses dos usuários - comentou o presidente da ASPAS, Paulo Coimbra.

17/10/22

 
     
 

#FAKE: Mensagem falsa diz que só voto em determinado candidato funciona como prova de vida do INSS

=> Cuidado com as "fake news", mentiras interessadas em enganar os cidadãos, sobretudo em período eleitoral. O simples comparecimento às urnas serve como prova de vida para qualquer aposentado ou pensionista, independentemente do candidato escolhido pelo eleitor

Jornal Extra

Circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas uma corrente que diz que votar em um candidato específico no segundo turno das eleições brasileiras para a presidência funciona como prova de vida automática para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação, no entanto, é falsa. Na verdade, o simples fato de comparecer às urnas serve como prova de vida para qualquer aposentado ou pensionista, independentemente do candidato escolhido pelo eleitor.

O voto nas eleições, em qualquer candidato, passou a figurar como uma das alternativas válidas para prova de vida após determinação da Portaria PRES/INSS 1.408/22, publicada em fevereiro no Diário Oficial da União (DOU).

- Todos os movimentos dos aposentados e pensionistas fazem parte do sistema de prova de vida com o cruzamento de dados. Votar é um deles. Por isso é importante exercer esse direito de cidadania - explica Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

É importante destacar, no entanto, que a prova de vida para servidores públicos federais inativos e pensionistas da União segue sendo feita somente nos aplicativos Sougov.br e gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é realizado. O procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do servidor/beneficiário. Clique aqui e veja os procedimentos para realizar a prova de vida digitalmente.

OUTRAS MOVIMENTAÇÕES PARA PROVA DE VIDA

Também contam como prova de vida:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS e demais apps que possuam certificação e controle de acesso;
  • Realizar empréstimo consignado com biometria;
  • Atendimento presencial em agências do INSS;
  • Perícia médica;
  • Vacinação;
  • Cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito ou segurança;
  • Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Emissão ou renovação de documentos como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, entre outros;
  • Recebimento de pagamento de benefício com biometria;
  • Declaração de Imposto de Renda.


Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do INSS.

17/10/22

 
     
 

Novo seminário online do SERPROS nesta 2ª feira, 17/10, em comemoração aos 45 anos. Participe!

=> Seminários e palestras pela internet, em todas as segundas-feiras de outubro, marcam o aniversário de 45 anos do nosso Fundo

Nesta 2ª feira, 17 de outubro, às 15h, os participantes do SERPROS podem assistir a mais um seminário pela internet (chamado webinar) em comemoração aos 45 anos do SERPROS. Desta vez será uma "roda de conversa" sobre "Cenário Macroeconômico e ESG".

Desde o dia 3 deste mês, os "webnars" vêm acontecendo, com transmissão pela internet. Segundo o site do Fundo, o objetivo dos seminários virtuais é "propiciar reflexão sobre uma longevidade saudável e segura, além de rodas de conversas e palestras sobre o nosso cenário macroeconômico e perspectivas para o futuro". Os temas incluem inovação, transformação digital, previdência e investimentos, entre outros que serão apresentados por palestrantes renomados no segmento.

Os "webinars" acontecem em todas as segundas-feiras de outubro e a participação é gratuita. Aqueles que se inscreverem para participar concorrerão a brindes. Os interessados devem se credenciar neste link: https://webinar.serpros.com.br/login

Se tiver dificuldades em acessar, veja como proceder aqui.

Nos dois primeiros eventos, nos dias 3 e 10 de outubro, os temas foram "Serpro e Serpros hoje e sempre em prol do participante" e "Saúde e Qualidade de Vida em qualquer idade". Veja a seguir o restante da programação.

PRÓXIMOS EVENTOS

Webinar 3: Cenário Macroeconômico e ESG


Data: 17/10/2022


Horário: 15h

Participantes: Sérgio Vieira, Anna Cláudia, João Galvão, Mylene (Diretor de Investimentos e gerentes) e palestrante.


Palestrante: José Márcio Camargo (Economista)


Formato: roda de conversa.

Webinar 4: Preparação para a Longevidade


Data: 24/10/2022


Horário: 15h

Participantes: Moderador e Palestrantes


Palestrante: Dra. Márcia Tavares (Doutora e Mestre em Engenharia de Produção, ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ) e José Edson Cunha (Especialista em Previdência Complementar).


Formato: palestra interativa.

Webinar 5: E-Futuro? A Inovação Radical e a Era da Realização
Data: 31/10/2022


Horário: 15h

Participantes: Moderador e palestrante


Palestrante: Gil Giardelli (Professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação radical, sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro) e José Edson Cunha (Especialista em Previdência Complementar).


Formato: palestra.

17/10/22

 
     
   
     
 

Pesquisa comprova relevância da ação 'Outubro Rosa'

=> Medidas preventivas contra o câncer de mama aumentam em 39% após o período da campanha

Neste ano, quando se comemora o aniversário de 20 anos desde a implementação do 'Outubro Rosa' no Brasil, a campanha recebeu um importante respaldo científico. Segundo o artigo 'O Outubro Rosa realmente impacta o rastreamento do câncer de mama?', publicado em setembro na conceituada revista internacional Public Health in Practice, o número de pacientes que realizam mamografias no período da campanha ou nos meses de novembro e dezembro é 39% maior em relação ao resto do ano. Coordenado pelo pesquisador Marcelo Antonini, do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Mastologia da Regional São Paulo, o estudo reforça a importância da celebração na luta contra o câncer de mama no país.

Embora o artigo traga uma notícia relevante para que a campanha seja vista com a devida relevância pela sociedade civil, ele também traz à luz os grandes desafios que ainda precisam ser enfrentados no combate à doença. O estudo mostra que as taxas de mortalidade por câncer de mama estão aumentando no Brasil, o que os pesquisadores atribuem a um conjunto de fatores, em especial atrasos nos diagnósticos por conta de longas filas de espera e a baixa adesão aos programas de rastreamento já existentes. Além disso, apesar do aumento na busca por exames diagnósticos observado durante o Outubro Rosa e nos dois meses seguintes, o artigo frisa que nos demais meses a média mensal de exames preventivos fica abaixo do ideal.

A grande problemática por trás desses baixos números, ao longo do ano, de busca pela mamografia, é a relação direta entre o diagnóstico precoce e a efetividade do tratamento contra a doença. Um estudo publicado em 2020 no The British Medical Journal, outra importante revista científica internacional, mostra que o risco de morte aumenta 13% a cada semana em que o início do tratamento é atrasado pela ausência de um diagnóstico. Vale pontuar que o câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil, se não considerado o câncer de pele não-melanoma. A enfermidade também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Justamente por isso, estimular o tratamento precoce é proteger milhares de vidas.

PANDEMIA ATRASOU DIAGNÓSTICOS

Por conta da Covid-19 e do isolamento social realizado para sua contenção, milhares de pacientes deixaram de ir aos consultórios médicos nos últimos dois anos, o que afetou diretamente a prevenção do câncer de mama e elevou o número de casos graves da doença. Segundo um levantamento do Hospital Erasto Gaertner, instituição referência no tratamento para câncer no Paraná, os casos da doença aumentaram em 30% no estado nos últimos dois anos. A pesquisa também indica que pacientes com câncer de mama, em especial, têm buscado tratamento mais tardiamente após a pandemia, quando suas doenças já estão em estágios mais avançados.

17/10/22

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

17 JOSÉ JORGE CONTURSI RJ


17 CLAUDIO JOSE PONTUAL PE


17 JOSE MIGUEL DA ROCHA RJ


17 MARIA DE NAZARE OLIVEIRA DE B. E SILVA RJ


17 JOSE ALIPIO GUIMARAES ROLA RJ


18 MANOEL VIEIRA DE LIMA RO


18 WILSON JOSÉ PINHEIRO REIS RJ


18 ARNALDO AMANTÉA DF


19 NICÉA MARIA BARBOSA DF


19 FERNANDO NUNES BENTO SP


21 NEI TEIXEIRA ALVES RJ


21 JOSE VANDERLEY DA SILVA SP


21 JORGE LUIZ RODRIGUES GONÇALVES PR


21 JOÃO CARLOS DA SILVA RJ


22 EDEN COELHO MORATA DF


22 MARIA DE LOURDES ALVES DE MELLO RJ


22 JOSE NEURANDI DE VASCONCELOS CE


22 OSCAR LUIZ DOS SANTOS PEREIRA RJ


22 SONIA CELLI RJ


23 LOURDES LIMA DAOU VIDAL RJ


23 ALZIRA LAURA DA SILVA PE

17/10/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br