Boletim Eletrônico da ASPAS - 03 de outubro de 2022

 
 
 
03 de outubro de 2022
 
     
 

SERPROS comemora 45 anos este mês com eventos semanais. Participe!

=> Seminários e palestras pela internet, em todas as segundas-feiras de outubro, marcam o aniversário do nosso Fundo

Começa nesta 2ª feira, 3 de outubro, às 15h, uma série de seminários participativos pela internet (chamados webinar) em comemoração aos 45 anos do SERPROS. Segundo o site do Fundo, o objetivo dos seminários virtuais é "propiciar reflexão sobre uma longevidade saudável e segura, além de rodas de conversas e palestras sobre o nosso cenário macroeconômico e perspectivas para o futuro". Os temas incluem inovação, transformação digital, previdência e investimentos, entre outros que serão apresentados por palestrantes renomados no segmento.

Os "webinars" acontecerão em todas as segundas-feiras de outubro e a participação é gratuita. Segundo informa o site do SERPROS, aqueles que se inscreverem para participar concorrerão a brindes. Os interessados devem se credenciar neste link: https://webinarserpros.eventslab.com.br/signup

PROGRAMAÇÃO

Webinar 1: Serpro e Serpros hoje e sempre em prol do participante
Data: 3/10/2022
Horário: 15h

Participantes convidados: Diretora do Serpro (Elana Oliveira), Presidente do CDE (Thiago Oliveira), Presidente do COF (Erodice Silva). Presidente e Diretores do SERPROS (Wilson Coury, Sérgio Vieira e Fernando Bento).
Formato: roda de conversa.

Webinar 2: Saúde e Qualidade de Vida em qualquer idade
Data: 10/10/2022
Horário: 15h

Participantes: Moderador e palestrante
Palestrante: Dr. Marcos Cabrera (Médico geriatra, professor titular do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Medicina Interna, Doutor pela Faculdade de Medicina da USP) e José Edson Cunha (Especialista em Previdência Complementar).
Formato: palestra.

Webinar 3: Cenário Macroeconômico e ESG
Data: 17/10/2022
Horário: 15h

Participantes: Sérgio Vieira, Anna Cláudia, João Galvão, Mylene (Diretor de Investimentos e gerentes) e palestrante.
Palestrante: José Márcio Camargo (Economista)
Formato: roda de conversa.

Webinar 4: Preparação para a Longevidade
Data: 24/10/2022
Horário: 15h

Participantes: Moderador e Palestrantes
Palestrante: Dra. Márcia Tavares (Doutora e Mestre em Engenharia de Produção, ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ) e José Edson Cunha (Especialista em Previdência Complementar).
Formato: palestra interativa.

Webinar 5: E-Futuro? A Inovação Radical e a Era da Realização
Data: 31/10/2022
Horário: 15h

Participantes: Moderador e palestrante
Palestrante: Gil Giardelli (Professor e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação radical, sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa, digital e estudos do futuro) e José Edson Cunha (Especialista em Previdência Complementar).
Formato: palestra.

03/10/22

 
     
 

Um dia para lembrar por que lutamos

Primeiro de outubro é o Dia Internacional do Idoso, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas, reforçando os termos da Resolução 46, que objetivava a sensibilização da sociedade mundial para os problemas e desafios do envelhecimento, dando destaque à proteção e aos cuidados com o idoso. Até 2050, serão no mundo cerca de dois bilhões de pessoas com idade acima de 60 anos.

No Brasil, os idosos correspondem a 14,3% da população, chegando a 29,3 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 1º de outubro de 2003 entrou em vigor o Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741, contendo 118 artigos, assegurando diversos direitos, dentre eles o direito à vida, à liberdade e dignidade, a alimentos, saúde, educação, profissionalização e trabalho, previdência social, assistência social, habitação, transporte, medidas de proteção, atendimento ao idoso e acesso à Justiça.

A ASPAS se insere neste grande movimento por uma velhice segura e com dignidade ao lutar diuturnamente em defesa da aposentadoria daqueles que contribuem e contribuíram para que o SERPROS ofereça a devida complementação de renda contratada no ato de adesão à entidade.

03/10/22

 
     
   
     
 

Serpro disponibiliza loja para o mercado global

=> Clientes internacionais podem contratar produtos diretamente pelo e-commerce com a mesma excelência ofertada no Brasil

A trajetória de internacionalização do Serpro, a maior empresa pública de tecnologia da informação do Brasil, começou há dois anos com as suas inovações tecnológicas implementadas em todos os continentes. Esse início foi marcado pela parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Atualmente, a empresa conta com 30 clientes internacionais distribuídos em 12 países: Canadá; Estados Unidos; Colômbia; Peru; Reino Unido; Lituânia; Estônia; França; Chipre; Malta; China e Singapura. Além disso, sete novos clientes internacionais já iniciaram sua jornada no Serpro, nacionalizando sua contratação devido ao sucesso das prospecções e das operações dos produtos multiclientes da empresa.

E para aprimorar sua excelência em nível global, desde o dia 16 de setembro, está em operação a Loja Serpro Internacional, voltada especialmente aos produtos internacionalizados e suas características. Hoje as ofertas estão concentradas em seis produtos: Consulta CPF; Consulta CNPJ; Consulta NFe; Consulta CND; Vio Decodificação e Datavalid. E também três projetos: Embarque + Seguro; gov.br e Vio Codificação.

"Com a loja em espaço dedicado, podemos trabalhar de maneira mais efetiva o discurso de internacionalização do planejamento estratégico empresarial, com a oferta de produtos e de projetos estratégicos para governos internacionais", destaca Rafael Ferreira, Head de Internacionalização e e-Commerce da empresa.

Segundo ele, os produtos do Serpro que têm maior prospecção e aquisição no mercado internacional são: a Consulta CPF, para empresas que estão operando com informações de brasileiros; e o Datavalid, por permitir que empresas estrangeiras possam reduzir riscos e fraudes e realizar operações complexas para brasileiros.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

De acordo com Brayam Gonçalves, gerente da Divisão de Negócio para Empresas - Mercado Internacional, é necessário explicar melhor o contexto do Serpro para o Brasil, para que os clientes estrangeiros entendam a importância da empresa para a transformação digital do governo brasileiro. "Nós somos fundamentais para a operação deles aqui no país. Portanto, a loja internacional vai nos ajudar nessa contextualização, direcionando esses clientes para os produtos ofertados a esse mercado", acrescenta.

NOVAS LÍNGUAS

O ambiente da loja para o mercado internacional tem o intuito de falar com o mercado de forma diferenciada. João Henrique Angel, da Divisão de Negócios da empresa, explica que a abordagem é diferente. "Fizemos um benchmark com sites de grandes empresas que atuam no mercado internacional e vimos que a abordagem aplicada é "comece a testar, gostou entre em contato". "A alavancagem foi enorme desde que trouxemos o catálogo dos produtos Serpro para a estrutura de loja com monitoramento de cada etapa do funil de vendas. Podemos observar um aumento de 400% nas vendas dos produtos multiclientes", complementa.

"Nos próximos meses, o Serpro vai iniciar a operação de uma nova plataforma de CRM, e-commerce, pós-vendas e marketing digital. Esta nova plataforma de mercado vem a evoluir as plataformas atuais que permitiram a realização das ambiciosas metas comerciais dos últimos cinco anos. Com essa evolução, a empresa estará em par com empresas globais no mercado de soluções de tecnologia da informação", ressalta o Head Rafael.

Ele acrescenta que a estratégia de internacionalização da empresa contempla 25 países alvo, de acordo com parâmetros como maturidade tecnológica do país, relação econômica com o Brasil, adequação às leis de proteção de dados entre outros. Atualmente, o Serpro provê suporte aos seus produtos em três línguas: inglês, espanhol e português.

NOVAS SOLUÇÕES

Além de exportar serviços já ofertados no Brasil, o trabalho da empresa para criar soluções direcionadas às necessidades específicas de cada país continua na parceria com a Apex Brasil e o Ministério das Relações Exteriores, captando oportunidades de projetos para governos alinhados com o planejamento estratégico da empresa de diversificar sua carteira de clientes.

Com a criação dos novos produtos e de uma plataforma de e-commerce em constante aprimoramento para o mercado global, a expectativa é aumentar ainda mais a atuação internacional do Serpro.

(Do site do Serpro)

03/10/22

 
     
   
     
 

Conheça o 'golpe do motoboy', que tem como principal alvo pessoas idosas

=> Entenda como o crime funciona e se proteja

No início do mês de setembro, a polícia do Rio de Janeiro desmobilizou uma quadrilha que já havia faturado pelo menos 1,8 milhão de reais com uma nova modalidade de crime virtual, que ficou conhecida como "golpe do motoboy". As investigações começaram em julho deste ano, após uma idosa de 82 anos perder R$15 mil e denunciar o esquema à polícia. O golpe tem como principal instrumento o emprego de uma sofisticada manipulação psicológica, que leva vítimas a fornecerem aos criminosos diferentes informações confidenciais, como senhas, dados bancários e o endereço residencial.

Disseminado em diferentes locais do Brasil, o 'golpe do motoboy' já foi denunciado com algumas variações no procedimento dos golpistas, mas costuma seguir um roteiro comum. Em primeiro lugar, a maior parte das vítimas é composta por idosos. Os golpistas entram em contato com esses alvos através de ligações, sempre se passando por funcionários da central de segurança do banco. Neste contato inicial, os criminosos "informam" ao usuário que existe alguma irregularidade no seu cartão, como uma suspeita de clonagem, por exemplo. Nessa etapa do golpe não são solicitadas informações do usuário, o que reforça a confiança de que o contato é realmente de uma instituição financeira. O falso atendente, então, transfere sua vítima para um "serviço de atendimento", que supostamente será acionado para bloqueio do cartão.

SENSAÇÃO DE CREDIBILIDADE

É neste momento, então, que os criminosos iniciam a obtenção de dados dos seus alvos, como nome completo, número do cartão e até mesmo as suas senhas. O argumento dos bandidos é que precisam dessas informações para realizar o bloqueio imediato do cartão. Dando sequência ao golpe, o falso atendente também informa ao cliente que um "motoboy" do banco irá até a sua residência recolher o cartão, para que seja averiguada a suposta invasão à sua conta bancária. Esse contato físico com o "motoboy" também passa uma sensação de credibilidade para a vítima, que nem desconfia estar entregando seu cartão para uma quadrilha, que realizará uma série de transações com ele.

O golpe costuma ser consumado através de maquininhas de cartão de posse dos próprios criminosos, que são cadastradas no CNPJ de empresas de fachada ou no CPF de laranjas, o que dificulta o rastreamento dos criminosos e burla os reais sistemas de segurança dos bancos, que costumam bloquear transações suspeitas automaticamente. Justamente por isso, vítimas do crime têm encontrado dificuldade em conseguir ressarcimento dos valores furtados, o que reforça a importância de se precaver contra esse tipo de armadilha. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que nenhuma instituição financeira pergunta senhas de cartões ou contas digitais pelo telefone, em hipótese alguma. Os bancos também não enviam motoboys às residências dos seus clientes. Caso golpistas entrem em contato com esse discurso, a orientação é desligar o telefone e informar as autoridades sobre a abordagem.

ATENÇÃO REDOBRADA, POIS GOLPES SÓ AUMENTAM

É bastante importante estar sempre atento às tentativas de golpes bancários. Segundo a Febraban, apenas em 2022 o número de golpes reportados cresceu em 31%. Em um contexto de expansão crescente no número de usuários de smartphones, criminosos criam armadilhas cada vez mais sofisticadas, que podem ser adaptadas de acordo com o perfil de cada vítima. Por isso, é preciso estar constantemente atento, especialmente em relação a qualquer abordagem que envolva questões bancárias.

03/10/22

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

03 NELI OLIVEIRA SANTOS DF
03 ANGELO APARECIDO ZANATA PR
03 TEREZINHA DE JESUS MG
03 XERXES LUIZ BORGES DF
04 JOSE FRANCISCO DA CRUZ VIEIRA RJ
05 VALMIR BENJAMIM DE ARRUDA PE
05 JOSE CARLOS PIMENTEL BASTOS PR
06 SOLANGE GONÇALVES EDWIGES MG
06 EDITE DA SILVA MG
06 JORGE GOMES PEREIRA RJ
07 TANIA FRANCISCA SANTANA MG
07 NADIA BAPTISTA DOS SANTOS RJ
07 ERNANI SANTIAGO DA SILVA RJ
07 CAMMAROTA SALVADOR RJ
08 AURINETE DE OLIVEIRA LIMA CE
09 MARLENE BISPO DOS SANTOS SP
09 VALDELICE MARIA SILVA CRUZ MACEDO BA
09 MARLOVE TAGUATINGA CARNEIRO SILVA RJ
09 MARIA DA CONCEIÇÃO PAIXAO SOUZA BA
09 MARCOS EDUARDO RENTE PAULINO SP

03/10/22

 
     
   
     
 

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Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
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