Boletim Eletrônico da ASPAS - 26 de agosto de 2022

 
 
 
26 de agosto de 2022
 
 

Eleições ASPAS 2022: conheça a única Chapa inscrita

=> Ao término do prazo de inscrição de chapas, apenas a chapa ASPAS UNIDA EM PROL DOS PARTICIPANTES se inscreveu. Conheça seus integrantes

No último dia 15 de agosto terminou o prazo de inscrição de chapas para concorrer nas eleições da ASPAS. Apenas a chapa ASPAS UNIDA EM PROL DOS PARTICIPANTES se inscreveu, propondo a reeleição do atual grupo dirigente da Associação. Veja abaixo sua composição.

Chapa ASPAS UNIDA EM PROL DOS PARTICIPANTES

DIRETORIA EXECUTIVA

DIRETOR-PRESIDENTE: PAULO BARBOSA COIMBRA
DIRETORA ADM. FINANCEIRO: IRENE MARQUES DA SILVA MARQUES
DIRETOR DE SEGURIDADE: NAÉVIO TAVARES RANGEL
DIRETORA SOCIAL: MARIA DAS GRAÇAS AMORA
DIRETORA DE COMUNICAÇÃO: ANA MARIA MAIA MONTEIRO DE CASTRO
PRIMEIRO SUPLENTE: DAVID BONFIM PORTUGAL
SEGUNDO SUPLENTE: GENNARO PORTUGAL CIOTOLA
TERCEIRO SUPLENTE: GILSON LEAL BARBOSA

CONSELHO DELIBERATIVO

TITULARES:

1 - PAULO FERNANDO KAPP
2 - JULIO CESAR MAIA PINTO GUEDES
3 - JOSÉ MANOEL NUCCI
4 - ROGÉRIO DA SILVA PORTO
5 - VILMAR MORETÃO
6 - ANTONIO CARLOS MARCHESAN

SUPLENTES:

1 - VERA LÚCIA VELOSO DE FREITAS
2 - EDER LIMA RIBEIRO LOPES
3 - SEBASTIÃO AVENALDO MUNIZ
4 - MESSIAS ANGELO DE OLIVEIRA
5 - AUGUSTO FERNANDO BRANDÃO
6 - LUIZ ANTONIO MARTINS (GATO)

CONSELHO FISCAL

TITULARES:

1 - LUIZ FERNANDO ERNESTO FROSSARD
2 - AIRTON TOMÉ
3 - CARLOS MARTINS DE AZEVEDO

SUPLENTES:

1 - ROBERTO MENDES DA SILVA
2 - ONIR JOSÉ JACQUES DIAS
3 - MARLENE DE SOUZA MAJELLA

26/08/22

 
     
 

Programa da chapa defende recuperação das perdas com investimentos temerários que levaram à intervenção no SERPROS em 2015

Conheça abaixo a Plataforma de Trabalho resumida da chapa ASPAS UNIDA EM PROL DOS PARTICIPANTES.

PLATAFORMA DE TRABALHO RESUMIDA

1 - Permanente acompanhamento dos trabalhos do Ministério Público e Polícia Federal de investigação dos indícios de gestão fraudulenta nos investimentos do SERPROS realizados de 2011 a 2015, bem como seus desdobramentos.

2 - Exigir do Serpro, se necessário com ação judicial, a cobertura integral das perdas do PSI, do PSII BD (parte dos aposentados) e do PSII CD (parte dos ativos), como principal responsável pelas perdas decorrentes dos investimentos temerários que levaram à intervenção em 2015.

3 - Dar continuidade às negociações com o SERPROS para definição, aprovação pela PREVIC e implementação do Plano de Benefícios Previdenciários Instituído, com a participação da ASPAS, para os familiares até o 3º grau dos associados da entidade.

4 - Defender a continuidade do Serpro como empresa pública, em conjunto com as entidades representativas dos seus empregados.

4.1 - No caso de privatização do Serpro, defender os interesses dos participantes ativos e assistidos, particularmente:

4.2 - Na manutenção da paridade da representação nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, não assegurada nos fundos de pensão patrocinados por empresas privadas;

4.3 - Na manutenção da paridade na contribuição do Serpro no caso de fechamento também do PSII e criação de novo plano de benefícios para os futuros empregados;

4.4 - No caso de retirada de patrocínio, o aporte pelo Serpro dos valores relativos a todos os compromissos futuros dos participantes ativos e assistidos do PSI e PSII, conforme disposto nas Leis Complementares 109 e 108, de 2001, bem como na Resolução 53/2022 do CNPC - Conselho Nacional de Previdência Complementar.

05 - Defender a indicação pela ASPAS de representante de aposentados e pensionistas na Comissão Paritária de gestão do PAS - Plano de Apoio à Saúde do Serpro.

06 - Manter a oferta, pela ASPAS, de serviços assistenciais, como seguro de vida, auxílio funeral, plano odontológico, dentre outros.

26/08/22

 
     
 

Votação nas eleições da ASPAS será pela internet entre 12 e 22 de setembro. Participe!

=> Fortaleça sua Associação. A ASPAS luta por sua aposentadoria

As eleições da ASPAS acontecerão pela internet (no site da Associação) e a votação estará aberta no período de 12/09 a 22/09 deste ano, para os associados em condições de voto. Com o pleito, serão renovados a Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal da ASPAS, para o triênio 2023/2026.

Todas as informações do processo eleitoral da ASPAS podem ser acompanhadas na página da Associação na internet. No menu à esquerda, há o tópico "Eleições 2022 ASPAS". Nele o associado encontra os componentes da Comissão Eleitoral e o Calendário Eleitoral.

Acesse aqui a página das eleições no site da ASPAS.

26/08/22

 
     
   
     
   
     
 

Agosto Branco: a conscientização sobre câncer de pulmão e o combate ao tabagismo

=> Se não quer ou não consegue parar de fumar, há algo importante a fazer: consulte regularmente seu pneumologista e faça tomografias de rastreamento para aumentar as chances de um diagnóstico precoce

Nesta segunda-feira, 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data estabelecida ainda em 1986 com o objetivo de reforçar a conscientização sobre os perigos do tabagismo. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o hábito de fumar está diretamente relacionado ao desenvolvimento de 17 tipos diferentes de câncer - dentre eles o câncer de pulmão, doença que tem mais de 85% dos casos diagnosticados diretamente associados ao consumo de tabaco e seus derivados. Justamente por isso, há cinco anos foi criado também o Agosto Branco, um mês inteiro dedicado a ações para a disseminação de informações sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro e sobre a prevenção do câncer de pulmão.

As estatísticas oficiais relacionadas ao câncer de pulmão reforçam a importância do Agosto Branco. A OMS divulgou que, apenas no ano de 2020, foram registrados em todo o mundo cerca de 1,7 milhão de óbitos por conta da doença. Esse é, globalmente, o terceiro tipo de câncer mais frequente entre os homens e o quarto mais comum entre as mulheres. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a projeção é que apenas em 2022 sejam diagnosticados mais de 30 mil novos casos de câncer de pulmão, o que representa cerca de 13% de todos os casos novos de câncer no país.

Apesar dos números preocuparem, a boa notícia é que o Brasil registrou um grande avanço na redução do número de fumantes no país. A última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo IBGE, apontou que 12,6% dos brasileiros consumiam tabaco regularmente. Já em 1989, 30 anos antes, quase 35% da população era fumante - um importante avanço. É importante ressaltar, porém, que não é apenas o tabagista que é afetado pelo hábito. Os chamados "fumantes passivos", pessoas que convivem com o fumo e são expostas à fumaça constantemente, também estão entre os pacientes com maior risco de desenvolver o câncer de pulmão. Justamente por isso, é importante que o número de pessoas fumantes seja ainda mais reduzido.

COMO IDENTIFICAR SINAIS DA DOENÇA?

Uma das principais dificuldades para o diagnóstico do câncer de pulmão é que a doença costuma surgir de maneira silenciosa, trazendo sintomas mais contundentes apenas em estágios já avançados. Por isso, oncologistas afirmam que a prevenção é a principal ferramenta para reduzir as chances de desenvolver a doença. A principal medida, claro, é parar de fumar - mesmo em tabagistas de longa data, é possível uma progressiva recuperação do organismo após o cessar do hábito.

Segundo informações do INCA, em uma janela de 10 anos pacientes que foram tabagistas podem ser considerados livres da maior parte dos prejuízos que o hábito de fumar pode ter provocado. O risco de desenvolver câncer de pulmão cai em 50%. Além disso, a mudança de outros hábitos de vida também pode estimular ainda mais a recuperação do organismo, especialmente a prática de atividades físicas e o controle do peso.

Para quem ainda é fumante ou fumou por muitos anos, a orientação é de manter consultas regulares com médico pneumologista e a realização de tomografias de rastreamento para aumentar as chances de um diagnóstico precoce.

NUNCA É TARDE PARA DEIXAR DE FUMAR

Tendo em vista a importância de abandonar o tabagismo, já existem hoje muitas orientações e técnicas que podem suportar a missão de parar de fumar. Tanto na rede privada, quanto no SUS, estão disponíveis tratamentos e até mesmo medicamentos para apoiar quem pretende abandonar o hábito. Além disso, o INCA lidera um Programa Nacional de Controle do Tabagismo em todo o Brasil, com atendimento gratuito em todos os estados brasileiros. Você pode conferir aqui onde funciona o serviço em seu estado.

26/08/22

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Agosto:

26 ANA PAULA CARDOSO PIMENTA RJ
26 JOAO LUIZ VIEIRA DA ROSA PR
26 SERGIO AUGUSTO PEREIRA FERNANDES RJ
26 ALECI RIBEIRO DA CONCEICAO RJ
27 NERO PASTANA DE SOUZA RJ
27 LUIZ GONZAGA DA SILVA RJ
27 SOFIA AGUILAR DE GIANI RJ
28 CYNTHIA PINHEIRO MARCHESAN RJ
29 EDUARDO ALFONSO SANTIAGO PEDRO JUAN AGUAYO MUNIZAG RJ
29 LUIZ PETRONILO SOARES RJ
30 MIRIAM HITOMI SIMOFUSA DF
30 MARIA ELIZABETH CONCEICAO PINTO MG
30 DANILO DOS SANTOS MAIA DF
30 ARTUR NEVES RJ
31 MARIA LUIZA CAMPOS LINHARES MG
31 HELIO ANDRADE COSTA RJ
31 TANIA MARIA SANTOS DE ALMEIDA NEHRER RJ

Setembro:

01 HELIO FERNANDES RJ
01 WANDERLEI FERNANDES DOS SANTOS RS
01 MARIA CECILIA DE MELO PATTI DF
02 ROBERTO MENDES DA SILVA RJ
02 DIVA ISABEL RANGEL DA SILVA RJ
03 OSMAR DE AGUIAR FILHO ES
03 ANNA MARIA BARRETO DUARTE RJ
03 MARIA REGINA MANINI MG
03 JOAO BOSCO PEREIRA CAMPOS RN
04 ROBERTO COSTA DE ANDRADE PA
04 POMPILHO VALVERDE MACHADO ES
04 ANA LUCIA MEROLA RJ
04 MARIA ETELVINA LUZ DA SILVA RJ

26/08/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br