Boletim Eletrônico da ASPAS - 08 de agosto de 2022

 
 
 
08 de agosto de 2022
 
 

Relatório da CGU conclui: não existem empresas capacitadas para fazer o trabalho de Serpro e Dataprev

=> No documento, os técnicos da Controladoria-Geral desenvolveram estudos preliminares sobre as consequências para o País e para os cidadãos em diferentes cenários de venda do Serpro para a iniciativa privada

De acordo com o relatório elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU), divulgado no dia 4 de fevereiro, as empresas públicas federais de tecnologia da informação, Serpro e Dataprev, não têm concorrentes no setor privado capazes de fazer integralmente o trabalho que elas prestam ao Brasil.

O relatório foi elaborado por técnicos da CGU para subsidiar tanto o governo, quanto os parlamentares na tomada de decisão sobre a privatização, ou liquidação, dessas empresas. Algo que, desde 2019, está nos planos do ministro da Economia Paulo Guedes, quando inseriu a Dataprev e o Serpro entre as 17 empresas estatais que deveriam ser privatizadas durante o primeiro mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O estudo foi realizado observando cinco possíveis cenários em relação à situação da Dataprev: "Atual", "Fusão", "Capital misto", "Alienação" e "Liquidação". Nos três primeiros cenários - em que o controle segue governamental - os técnicos observaram as seguintes vantagens:

  • Preservação do relacionamento histórico entre a estatal e seus principais clientes governamentais;
  • Manutenção de informações sigilosas e sensíveis sob responsabilidade de empresa controlada pelo Estado;
  • Desnecessidade de revisões regulatórias mais profundas e de construção de arranjos contratuais mais complexos com o objetivo de mitigar os riscos da transferência da operação para a iniciativa privada.

Entre os riscos, os técnicos observaram apenas a possibilidade de despesas para o Tesouro Nacional para o financiamento de investimentos e de despesas de custeio. Contudo, assim como o Serpro, a Dataprev tem uma excelente saúde financeira, o que pode ser verificado nos seus balanços publicados anualmente. O risco de fato existe e vem sendo tratado com a implementação de uma bem-sucedida política de diversificação de receitas, de modo a minimizar a dependência de recursos da União. Conforme matéria publicada no Jornal Valor em 21 de fevereiro deste ano, a direção da empresa projeta para este ano que as receitas oriundas do setor público, que eram 49% em janeiro, continuem com tendência de queda. Há quatro anos, eram 60%.

O CASO DO SERPRO

Em relatório divulgado no dia 4 de fevereiro, os técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) analisaram riscos e vantagens da privatização do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

No documento, feito a partir de interações entre a própria CGU e órgãos do Ministério da Economia ligados ao Programa de Desestatização, os técnicos da Controladoria-Geral desenvolveram estudos preliminares sobre as consequências para o País e para os cidadãos em diferentes cenários de venda do Serpro para a iniciativa privada.

As cinco possibilidades aventadas pelos técnicos foram a manutenção do Serpro público, a fusão entre o Serpro e a Dataprev - outra empresa pública federal de tecnologia da informação -, a abertura de capitais, a alienação da empresa e a sua possível liquidação.

Conforme aponta o próprio relatório, nos três cenários em que o Serpro segue como uma empresa pública sob controle do Estado - manutenção, fusão e abertura de capital - importantes vantagens são mantidas: "(a) preservação do relacionamento histórico entre a estatal e seus principais clientes governamentais; (b) manutenção de informações sigilosas e sensíveis sob responsabilidade de empresa controlada pelo Estado; e (c) desnecessidade de revisões regulatórias mais profundas e da construção de arranjos contratuais mais complexos com o objetivo de mitigar os riscos da transferência da operação para a iniciativa privada".

Apesar de considerar algumas possíveis vantagens na privatização do Serpro, os técnicos da CGU alertam para a necessidade de que uma possível desestatização necessita de um estudo mais aprofundado de análises de riscos. Isso porque, a empresa processa dados e informações, - inclusive sigilosos e sensíveis -, coletados ou gerados pelo Estado e protegidos pela Constituição. Além disso, há uma série de outros problemas que precisam de uma solução eficiente antes de qualquer governo pensar em privatizar o Serpro.

(Fonte: blog da campanha Salve Seus dados)

08/08/22

 
     
 

Eleições ASPAS: última semana para a inscrição de chapas

Termina no próximo dia 15 de agosto o prazo para inscrição de chapas que queiram concorrer nas eleições da ASPAS. As eleições para a renovação da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da ASPAS, para o triênio 2023/2026, acontecerão pela internet (no site da ASPAS) e a votação estará aberta no período de 12/09 a 22/09 deste ano para os associados em condições de voto.

Veja aqui o Calendário Eleitoral da ASPAS.

Acesse aqui o Formulário de Inscrição de Chapas.

08/08/22

 
     
   
     
 

Cuidado com o golpe da "prova de vida" on line

Não custa lembrar: cuidado com o golpe da prova de vida "on line". Os golpistas ligam, falam todos os dados da pessoa e mandam uma mensagem por WhatsApp pedindo para enviar foto de um documento para finalizar o processo. Prometem que este seria o procedimento para fazer a "prova de vida" do INSS. Mas é um golpe! A pessoa que fala é muito segura. Se receberem esse tipo de ligação, desliguem e não forneçam nenhuma informação.

COMO É A PROVA DE VIDA HOJE

Depois de ficar paralisada durante a pandemia de Covid-19, a prova de vida do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltou a ser obrigatória em 2022. No entanto, o procedimento foi bastante simplificado. Diferentemente de antes, agora o beneficiário não precisa mais sair de casa para cumprir essa determinação. As alterações começaram a valer a partir de fevereiro de 2022 e qualquer movimentação digital do aposentado serve automaticamente como prova de vida.

Portanto, o simples registro de vacinação já é uma prova de vida. Assim como a utilização de outros serviços oficiais. Essas mudanças operacionais ainda estão em adequação e devem terminar até 31 de dezembro deste ano. Desta forma, os pagamentos não serão suspensos até o fim de 2022 caso o segurado não realize a prova de vida.

08/08/22

 
     
   
     
 

Emenda substitui termo "idoso" em toda a legislação brasileira por "pessoa idosa"

=> A medida está em vigor desde o dia 25 de julho e busca tornar normas mais inclusivas. Entenda

O termo oficialmente utilizado para se referir à parcela da população brasileira com 60 anos ou mais mudou. Agora, a palavra "idoso", até então utilizada para designar o grupo etário, deverá ser substituída pela expressão "pessoa idosa" em toda a produção legislativa do país. A nova norma também altera a nomenclatura Estatuto do Idoso, que passa a se chamar Estatuto da Pessoa Idosa e já teve todo o seu texto revisado de acordo com a nova norma oficial. A mudança acontece após a sanção da Lei 14.423/22, que já havia sido aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado ainda em 2019, mas que só foi confirmada pela Câmara Federal em junho deste ano.

A nova lei foi pautada a partir de um projeto de lei (PL 3646/19) do senador Paulo Paim (PT-RS). Segundo o parlamentar, a principal ideia por trás da adoção de uma nova nomenclatura é ressaltar que a maior parcela das pessoas idosas no Brasil é composta por mulheres.

TERMO MASCULINO

"Assim como outros termos masculinos, a palavra 'idoso' é usada para designar genericamente todas as pessoas idosas, sejam homens ou mulheres - embora mulheres sejam maioria na população de mais de 60 anos. Considerando não somente o respeito ao seu maior peso na composição demográfica, mas também a necessidade de maior atenção estatal para a potencial dupla vulnerabilidade associada ao envelhecimento feminino, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) tem recomendado a substituição em todos os textos oficiais", defendeu o senador.

O senador também afirmou que a medida foi tomada em resposta a uma demanda do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República responsável pela elaboração da Política Nacional do Idoso. Como proposto por Paim originalmente, o projeto de lei previa apenas a mudança do nome do estatuto. Foi o seu relator no Senado, Romário (PL-RJ), que propôs a substituição do termo em todos os textos legais. A mudança legislativa também estimulará a sociedade civil e a imprensa a adotarem o termo "pessoa idosa", reforçando por todos os meios a mensagem proposta.

A FEMINIZAÇÃO DO ENVELHECIMENTO

A Lei traz à luz a nova realidade da participação de idosas na composição demográfica não apenas do Brasil, mas de todo o mundo - a presença majoritária de mulheres entre esta parcela da população. O fenômeno, conhecido como "feminização do envelhecimento", é estudado por pesquisadores de vários países do mundo e tende a se ampliar ainda mais ao longo das próximas décadas. Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2040 o número de mulheres nesta faixa etária excederá o de homens em mais de 6 milhões de pessoas. Justamente por isso, é importante que existam políticas públicas para as pessoas idosas com recorte de gênero.

A mudança do perfil etário das sociedades já não pode ser desprezada pelo Estado e pela sociedade civil. Valorizar a diversidade que também caracteriza a população idosa é uma questão de direito.

08/08/22

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

08 CARLOS MANOEL GUIMARAES DA SILVA DF
08 ZELIA MARIA BARROS BRITO DO NASCIMENTO BA
08 ALVARO PROCOPIO DE OLIVEIRA RJ
08 ROBERTO CARLOS MOREIRA RS
09 NILTON DA SILVA RIBEIRO RJ
10 SOLANGE MARIA CARVALHO AMERICO CORDEIRO DF
10 LUIZ REIS NOGUEIRA SOBRINHO PE
11 AMINTAS CAVALCANTE BRASIL CE
11 LUIZ ARTUR DE GUSMÃO BESSA DF
11 CARLOS LUIZ MOREIRA DE OLIVEIRA DF
12 MARIA JOSE GAETI PARIS SP
13 JOSE LOURENÇO DA SILVA JUNIOR RJ
13 RUTE CECILIA TORRES RJ
14 ANA MARIA MAIA MONTEIRO DE CASTRO RJ
14 IONE FIALHO DE SOUZA BA

08/08/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br