Boletim Eletrônico da ASPAS - 01 de agosto de 2022

 
 
 
01 de agosto de 2022
 
 

Eleições ASPAS: disponível o formulário para a inscrição de chapas

=> Pretendentes a formar chapa devem imprimir e preencher o documento

Começa nesta 2ª feira, dia 1º de agosto, o prazo para inscrição de chapas que queiram concorrer nas eleições da ASPAS. A inscrição de chapas termina no próximo dia 15/8. As chapas devem preencher o Formulário apropriado (acesse aqui para baixar, imprimir e preencher).

As eleições para a renovação da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da ASPAS, para o triênio 2023/2026, acontecerão pela internet e a votação estará aberta no período de 12/09 a 22/09 deste ano para os associados em condições de voto.

A Comissão Eleitoral, que organiza o pleito, é formada este ano pelos associados Lucia Tavares Farah, João Francisco Quarto da Silva, Vera Lucia Almeida Castro e Clearco Costa.

Acompanhe abaixo o Calendário Eleitoral da ASPAS.

01/08/22

 
     
 

Governo quer flexibilizar regras de fundos de pensão, mas alcance gera impasse

=> Técnicos federais temem que migração desses planos para instituições privadas resulte em uma fatura bilionária à União

O governo Jair Bolsonaro prepara um projeto de lei para alterar as regras de funcionamento dos regimes de previdência complementar de servidores e dos fundos de pensão das estatais. O alcance das mudanças, porém, tem gerado controvérsias internamente.

Enquanto uma ala do governo quer centrar esforços na maior flexibilidade para futuros beneficiários, outro grupo quer ampliar a medida e contemplar participantes atuais - inclusive permitindo a portabilidade daqueles que integram planos de benefício definido, que têm os maiores rombos em suas contas.

Técnicos da área fiscal do governo temem que a proposta mais ampla, que permitiria a migração desses planos para instituições privadas, resulte em uma fatura bilionária a ser aportada de forma imediata pela União e suas estatais.

O impasse deflagrou uma queda de braço nos bastidores, e o projeto segue parado nos escaninhos do Ministério da Economia. As chamadas entidades fechadas de previdência complementar administram um patrimônio de R$ 1,17 trilhão, sendo que R$ 631,2 bilhões estão nas mãos de fundos de pensão patrocinados por instituições federais.

POSIÇÃO DA ABRAPP

Em busca de rentabilidade, os fundos de pensão aplicam recursos em diferentes investimentos, que vão desde títulos públicos de médio e longo prazo (até 40 anos) até papéis privados ou participações em projetos de infraestrutura.

O temor dos críticos da portabilidade é que um resgate imediato em volume significativo de recursos, com o objetivo de migração para outra entidade, comprometa ou desincentive esse tipo de investimento.

"A migração poderia quebrar a estruturação de um contrato de longuíssimo prazo. Parece precipitado e equivocado", critica o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Luís Ricardo Martins. "Eu não vejo como desestruturar e tentar levar reservas do passado para as entidades abertas".

Para o presidente da Abrapp, os fundos de pensão são hoje um dos poucos instrumentos para a formação de poupança de longo prazo, e a sua descaracterização pode comprometer projetos que precisam dessa fonte de financiamento. "Há toda uma estruturação de investimentos dentro de um plano, tem uma reserva formada", diz.

Leia a matéria completa aqui.

01/08/22

 
     
   
     
 

Em homenagem ao companheiro Manoel Pinto

Com profunda tristeza comunicamos o falecimento do amigo e companheiro de lutas Manoel Pinto, ex-Conselheiro da ASPAS, falecido em 23 de julho último. Manoel morava no Rio de Janeiro, era assistido do SERPROS no PS-I e tinha 87 anos.

Economista, Manoel Pinto foi Analista de Sistemas no Serpro. Na ASPAS, foi Suplente do Conselho Deliberativo nos anos de 2003, 2005, 2010 e 2013. Em 2008 foi suplente do Conselho Fiscal da nossa Associação.

A ASPAS se solidariza com seus familiares e amigos neste momento de dor.

01/08/22

 
     
   
     
 

Covid: esquemas vacinais incompletos e baixa adesão às doses de reforço preocupam

=> Em Pernambuco, por exemplo, entre os meses de maio e junho deste ano, mais de 60% das vítimas fatais de covid-19 não tinham tomado todas as doses de vacina indicadas para as suas faixas etárias

Com doses já amplamente disponíveis em todas as regiões do país, a imunização contra a covid-19 segue avançando por meio da ampliação do público-alvo do segundo reforço. A orientação mais recente do Ministério da Saúde é para que todos os brasileiros maiores de 40 anos, além de trabalhadores da área da saúde e pacientes imunossuprimidos, que tenham recebido o primeiro reforço há mais de quatro meses, já possam receber a quarta dose da vacina. Apesar do cenário claramente mais favorável, a preocupação agora se concentra nos índices modestos de adesão à campanha, apesar da comprovada importância das doses de reforço.

O panorama da imunização no Brasil indica que, embora uma grande parte dos pacientes tenham procurado os postos de vacinação para receber a segunda dose, os números caem drasticamente quando se analisa a taxa de imunização com as doses de reforço. Segundo o Ministério da Saúde, até meados de agosto, cerca de 21,5 milhões de pessoas que estão aptas a receber a segunda dose não retornaram aos postos de vacinação, o que representa cerca de 20% dos brasileiros - um dado positivo, que representa uma grande conquista para a saúde pública. Já as terceira e quarta doses apresentam um cenário diferente: apenas metade das pessoas que deveriam ter recebido a imunização de reforço já foram realmente vacinadas. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o governo estadual informou que mais de seis milhões de cidadãos ainda não haviam recebido a terceira dose.

O quadro é especialmente preocupante quando se considera a correlação entre o cumprimento do ciclo de vacinação e as chances de desenvolvimento de casos graves de covid-19. Numerosos estudos indicam que a diminuição de óbitos e internações em decorrência da doença experimentada nos últimos meses está diretamente ligada à ampliação da vacinação em todo o país. A dose de reforço é importante justamente para que essa proteção seja estendida e a população permaneça protegida diante da ameaça de novas cepas do vírus.

A preocupação com a ainda baixa adesão às doses de reforço é corroborada por dados que demonstram o aumento da ocorrência de internações em todo o país. No estado de Pernambuco, por exemplo, entre os meses de maio e junho deste ano, mais de 60% das vítimas fatais da doença não tinham tomado todas as doses de vacina indicadas para as suas faixas etárias. Além disso, o governo estadual também informou que três em cada quatro doentes que foram internados no mesmo período não haviam concluído os seus esquemas de proteção vacinal.

PESQUISA REFORÇA IMPORTÂNCIA DA 4ª DOSE PARA IDOSOS

A manutenção da imunização contra a covid-19 é importante para todos, mas têm um papel especial na proteção dos idosos - grupo que agora deve receber o segundo reforço, extremamente importante para a proteção completa dessa faixa etária. Segundo um estudo sueco publicado na revista científica The Lancet Regional Health, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 eleva a proteção de idosos contra a ocorrência de óbitos pela doença em até 71%.

COMO POSSO COLOCAR MINHA VACINAÇÃO EM DIA?

A principal indicação para pacientes com atraso em seus ciclos vacinais é que procurem os postos de saúde das suas cidades imediatamente para completar o seu ciclo de imunização. A orientação do Ministério da Saúde é que o reforço seja feito com as vacinas produzidas pelas farmacêuticas Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação da terceira dose. Como diz o ditado, "antes tarde do que nunca".

Sempre é tempo de se proteger, mas quando se trata da prevenção a uma ameaça tão séria à saúde e à vida de todos, o ideal mesmo é não perder tempo para colocar, e manter, a imunização em dia.

01/08/22

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

01 SILVIO MARTINS SC
01 NELSON DUARTE CALLADO SP
01 ELIZIA MARIA MARCAL DE CARVALHO PA
01 CLENIRA SILVA BARROS MG
01 FERNANDO ANTUNES COIMBRA RJ
02 AUREO SEBASTIÃO TESSEROLI DE LIMA PR
03 SERGIO ANGELO GRANDO RS
03 VANIA MARIA LUNA SANTOS RJ
04 JORGE BENJAMIN DE AZEVEDO DF
04 MARIA APARECIDA BARBOSA TEIXEIRA PE
05 XISTO JOSE SIMOES RJ
05 PAULO BARBOSA COIMBRA RJ
05 ALVARO OSORIO PINTO RJ
05 JOSÉ LUIZ STARONI RJ
06 JOSÉ ROBERTO PORTELA DE SOUZA RJ
06 ORLANDO DE SOUZA PEREIRA RJ
06 DARCI SOARES DA SILVA RS
07 SÍLVIA SATALINO SP
07 LUIZ ANTÔNIO ALVES DOS SANTOS DF

01/08/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br