Boletim Eletrônico da ASPAS - 25 de julho de 2022

 
 
 
25 de julho de 2022
 
 

Assembleia dá início ao processo eleitoral da ASPAS

=> A.G.O. elegeu a Comissão Eleitoral e definiu o calendário eleitoral. Votação acontecerá pela internet entre 12 e 22 de setembro

A Assembleia Geral Ordinária (A.G.O.) realizada na última 5ª feira, 21/07/2022, convocou as eleições para a renovação da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da ASPAS, para o triênio 2023/2026.

Na A.G.O. foi eleita a Comissão Eleitoral, que organizará o pleito, e conta este ano com os associados Lucia Tavares Farah, João Francisco Quarto da Silva, Vera Lucia Almeida Castro e Clearco Costa.

Foi definido também o Calendário Eleitoral, que divulgamos abaixo. A inscrição de chapas vai de 1º a 15 de agosto e a votação, pela internet, estará aberta no período de 12/09 a 22/09 deste ano para os associados em condições de voto.

25/07/22

 
     
 

Previdência Usiminas deve pagar complemento a funcionários da Cofavi

Do site Consultor Jurídico

O eventual esgotamento dos recursos do fundo de previdência não constitui fato extraordinário ou imprevisível que possa isentar a entidade de previdência privada da obrigação de pagar os benefícios a que se comprometeu, tendo em vista principalmente a autonomia da relação entre o beneficiário e o ente de previdência complementar.

Com esse entendimento, a 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça reafirmou o entendimento de que a antiga Fundação Cosipa de Seguridade Social (Femco), atual Previdência Usiminas, é responsável pelo pagamento de aposentadoria complementar a empregados da antiga Companhia Ferro e Aço de Vitória (Cofavi).

Apesar do precedente da seção, ainda havia divergências de posicionamento nas turmas de Direito privado, especialmente na 3ª Turma.

Para os ministros da 2ª Seção, a peculiaridade da previsão de antecipação do benefício complementar (antes do período de formação da reserva de garantia) não retiraria a responsabilidade da Femco, até porque a entidade previdenciária aderiu ao convênio nesses exatos termos.

Saiba mais aqui.

25/07/22

 
     
   
     
 

Atenção para o golpe da "restituição de contribuições"

Uma carta (imagem ao lado), dizendo-se de uma suposta "Secretaria Nacional Previdenciária dos Servidores" foi recebida por associados da ASPAS. A carta promete a restituição de contribuições descontadas em folha de servidores públicos. Nosso assessor jurídico analisou e constatou tratar-se de golpe sem o menor fundamento. Alertamos todos a tomarem cuidado com esse tipo de correspondência e, em caso de dúvida, consultarem a ASPAS.

25/07/22

 
     
   
     
 

Site Gov.br reúne informações e serviços para aposentados em novo perfil

=> A emissão de documentos, a comunicação de falecimento e até mesmo a solicitação de benefícios foram disponibilizados com acesso facilitado para os usuário

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do governo federal já contam com uma nova ferramenta digital na plataforma Gov.br. O site oferece agora um perfil de usuário especialmente desenvolvido para esse grupo de beneficiários. A ideia é que o "perfil aposentados", como está sendo chamada a inovação, possa disponibilizar um grande conjunto de serviços de interesse deste público, facilitando a inclusão digital dos mais velhos ao permitir o acesso a informações importantes de maneira organizada, simples e facilitada. O serviço também engloba os trabalhadores que já se encontram próximos do final do período de contribuição, oferecendo instruções e fornecendo documentos para a solicitação de pensões e aposentadorias.

Atualmente, a plataforma Gov.br oferece mais de 4.900 serviços públicos digitalmente, atendendo a mais de 134 milhões de usuários cadastrados. O perfil exclusivo para aposentados faz parte de uma iniciativa da plataforma que tem por objetivo descomplicar ainda mais o acesso às milhares de ferramentas disponíveis. No site também existem contas específicas para empreendedores, trabalhadores, estudantes e motoristas. Segundo o Governo Federal, ao longo deste ano outros perfis devem ser ainda implementados. Para a Secretaria Especial de Modernização do Estado, os perfis na plataforma "facilitam a identificação dos usuários com o seu próprio momento de vida, tornando a comunicação de serviços instantânea, intuitiva e facilitando a navegação. É de grande ajuda para diferentes níveis e perfis que acessam o portal único", como afirmou o secretário de Modernização da Administração Federal, Leonardo Selhorst.

SEGMENTOS

O novo perfil para os aposentados do INSS é dividido em segmentos, o que contribui para a organização dos vários serviços disponíveis. Os títulos de cada tópico são intuitivos e anunciam claramente as suas funções:

● Preparando a documentação - O tópico é destinado a quem pretende solicitar a aposentadoria e reúne os principais serviços que podem auxiliar na obtenção da documentação necessária para abrir o processo de pedido do benefício.

● Solicitando a aposentadoria - Para o usuário que já possui todos os documentos reunidos, este tópico permite que se proceda à solicitação da aposentadoria de maneira direta e eficaz, diretamente pela plataforma gov.br.

● Vida de aposentado (Cadastro, Extratos e certidões, Benefícios) - Esses três tópicos indicam, de modo ordenado, como acessar todos os serviços de que o cidadão já aposentado pode necessitar. Nesta seção, os beneficiários podem realizar atualização de cadastro, requerer a emissão de extratos e certidões, além de receber informações atualizadas sobre solicitações e saques do benefício.

● Aposentado no exterior - Como o título indica, o tópico foi planejado para que os aposentados que vivem no exterior possam acessar serviços, ainda que estejam em outros países, a exemplo da atualização de dados e das solicitações de revisão de benefícios.

● Comunicado de falecimento - Neste ponto, o responsável pelo aposentado pode comunicar o falecimento do mesmo (ocorrido no Brasil ou no exterior) e solicitar certidões necessárias ao saque de benefícios como o PIS, PASEP e FGTS. O usuário também pode solicitar, através da plataforma, valores que não foram recebidos até o momento do óbito do beneficiário.

● Pensão por morte, sucessão e transferência - Após concluir os trâmites da comunicação oficial do falecimento, o responsável pelo beneficiário poderá também solicitar a pensão por morte. É possível ainda sacar o FGTS do falecido e obter anotações de transferência de titularidade de documentos.

COMO UTILIZAR O SITE?

Para acessar o 'perfil aposentados' e aproveitar a ampla diversidade de serviços oferecidos, utilize o link https://www.gov.br/pt-br/perfil_usuario/aposentado, após estar devidamente logado na sua conta gov.br.

Caso ainda não possua um login, você deverá efetivar o cadastro no site, o que é extremamente simples: basta acessar gov.br, clicar em "Crie sua conta" e selecionar a opção de "Número de CPF". Depois de responder a algumas perguntas pessoais, o usuário cria uma senha e já pode ter acesso a todo o conteúdo. Há ainda outra maneira de criar sua conta, por meio do aplicativo gov.br, seguindo os mesmos passos.

Agora que você conhece o caminho, já é possível aproveitar todas as vantagens que esse novo recurso virtual oferece. Importante mesmo é manter-se sintonizado com as inovações e fazer da tecnologia um aliado para enfrentar as tarefas de nosso dia a dia.

25/07/22

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

25 AMAURI MEDEIROS VIEIRA RJ


25 MARILDA PORTO SOARES RJ


25 SAVITHRI MARIA ADUSUMILLI DF


25 BERNADETE SILVEIRA DA SILVA BA


26 EDNA MARIA DA CRUZ BA


26 ROBERTO CRUZ DA SILVA PR


26 VIVIANE MUNIZ VERAS DF


26 ZITA DUARTE MG


27 MARIA MARINALVA BEZERRA PB


27 MARILENE RODRIGUES MACHADO MG


27 KEILA SILVA MOURA PE


28 ANTONIO SERGIO DE FREITAS LEITE RJ


28 MARCIO GOULART RJ


29 OLAVO LOBO CAZAL RJ


29 JACIARA DO MARCO BORGES ASCENÇÃO SP


30 MARTA NAIR BARBOSA NORTON RJ


31 ANTONIO JORGE NOBREGA JAMES RJ


31 DAMARES BARBOSA SERIQUE PE


31 MARIA CINIRA DOS SANTOS SEIXAS RJ

25/07/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br