Boletim Eletrônico da ASPAS - 06 de junho de 2022

 
 
 
06 de junho de 2022
 
 

Cerca de 2,7 milhões de contribuintes usaram a declaração pré-preenchida no IRPF 2022, desenvolvida pelo Serpro

=> "Pretendemos aumentar ainda mais a disponibilidade e a qualidade dos dados das declarações pré-preenchidas para o próximo ano", afirmou o presidente do Serpro Gileno Barreto

A Receita Federal do Brasil realizou coletiva com a imprensa na tarde a última terça-feira, 31 de maio, para apresentar os números da declaração do imposto de renda de 2022. Até as 16h, mais de 34 milhões de declarações já tinham sido enviadas aos computadores do Serpro, resultando em um novo recorde de volume de documentos entregues. O destaque do ano foi o crescimento de cerca de 650% no uso da declaração pré-preenchida por meio da plataforma gov.br. Mais de 2,5 milhões de contribuintes iniciaram seus formulários com dados fornecidos automaticamente pela RFB.

"Uma das inovações importantes desse ano foi a consolidação da declaração pré-preenchida. Ela tem uma série de facilidades, com nossas informações sendo levadas à declaração do contribuinte. Um ganho enorme de tempo, comodidade, mas também de segurança, porque diminui as chances de erro", afirmou o secretário especial da Receita Federal, Júlio César Gomes.

O presidente do Serpro, Gileno Barreto, reforçou a honra da empresa na parceria de tantos anos com a Receita. "Honra-nos ainda mais a qualidade do trabalho feito em conjunto, dentro desse espírito de combate à burocracia e de melhoria da eficiência da administração pública, facilitando a vida das pessoas", acrescentou. Ele também destacou o avanço da utilização da declaração pré-preenchida. "Neste ano já foram mais de 2,5 milhões de declarações pré-preenchidas e nós pretendemos aumentar ainda mais a disponibilidade e a qualidade dos dados dessas declarações para o próximo ano", informou Barreto.

NÚMEROS

A característica multiplataforma da declaração do imposto de renda permite ao contribuinte maior mobilidade, ao possibilitar o uso de diferentes dispositivos. É possível, por exemplo, começar a preencher no e-Cac e terminar pelo aplicativo.

O programa de computador continua sendo o mais usado, responsável por 32,1 milhões das 34,4 milhões entregues até as 16h do dia 31/5. No entanto, a utilização do aplicativo Meu Imposto de Renda teve um crescimento de 117% quando comparado a 2021, ultrapassando 1,6 milhão de declarações. Os envios por meio da web, acessando o e-CAC, apresentaram aumento ainda mais significativo em relação ao ano passado, chegando a 261%, em razão das mais de 800 mil declarações emitidas.

(Comunicação do Serpro)

06/06/22

 
     
 

SERPROS aprimora Área Restrita dos participantes em seu site e acrescenta novas funcionalidades

=> O link na barra superior passa a se chamar Área do Participante

O SERPROS anunciou novidades para os participantes e assistidos na "Área Restrita" em seu site, agregando ao espaço virtual reservado aos participantes novas funcionalidades. Agora o link se chama Área do Participante.

O acesso é feito pela barra superior do site institucional e por lá será possível acessar a Área Restrita, a Atualização Cadastral, o Participante na Nuvem e outras funcionalidades (como o Requerimento on-line e a Caderneta Digital), que ainda serão disponibilizadas.

O uso da Área Restrita no site do SERPROS é importante. É através dela, por exemplo, que participantes ativos, assistidos e pensionistas votam nas eleições para os conselheiros deliberativos e fiscais. Para isso, convém ter sempre em mãos a sua senha pessoal para acessar a Área.

06/06/22

 
     
   
     
 

Surto de dengue atinge todo o Brasil. Toda atenção é pouca!

=> O rápido crescimento dos casos preocupa os especialistas. As regiões Sul e Centro-Oeste são as mais afetadas

Desde o início de 2022, o Brasil tem enfrentado um expressivo aumento no número de casos de dengue. Em boletim divulgado no último dia 28, o Ministério da Saúde apresentou dados atualizados que retratam um cenário preocupante no país. Segundo informações da pasta, no período compreendido entre o início de janeiro e 21 de maio de 2022 foram comprovados 382 óbitos por dengue, um aumento de nada menos do que 138,7% quando comparado ao mesmo período de 2021 - ou seja, até a metade deste ano, a doença já fez mais vítimas fatais do que em todo o ano passado.

Nesse mesmo período, foram registrados 855.910 casos prováveis de dengue no país, um aumento de 165,7% em relação ao último ano. Além disso, outras doenças que fazem parte do mesmo grupo que a dengue - classificadas como arboviroses - e que também são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, também registraram um aumento significativo em comparação com o primeiro semestre de 2021. O boletim do Ministério da Saúde informou um aumento de 74,9% nos casos de Chikungunya e de 70,7% nos casos de Zika.

Em um panorama geral, que é obtido por meio da aferição da taxa de incidência da doença, as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue são o Centro-Oeste e o Sul - um cenário diferente dos anos anteriores, quando a região Sul, particularmente, não costumava registrar alta incidência de ocorrência da doença. Em função disso, uma parte significativa da população local ainda não havia entrado em contato com o vírus da dengue anteriormente, o que a torna agora mais suscetível à doença. De acordo com especialistas, esse fato amplia as chances de ocorrência de grandes epidemias na região. Até o final de maio, os estados com maior quantidade de óbitos registrados foram São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná.

AÇÕES PÚBLICAS ESTÃO SENDO TOMADAS, MAS
AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO PELA FRENTE

Como medida para conter esse rápido agravamento dos números da dengue no Brasil, em 9 de maio foi instalada a "Sala de Situação Nacional de Arboviroses Urbanas", na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A ideia é que o grupo mapeie estratégias para combater o mosquito transmissor da doença e, consequentemente, consiga reduzir o número de casos. Até agora, o órgão já realizou ações em alguns dos estados mais afetados: no Distrito Federal, em Goiás e no Rio Grande do Sul.

No entanto, apesar da mobilização, autoridades estaduais e municipais afirmam que o Ministério da Saúde está atrasando o fornecimento de uma das principais ferramentas para o combate à dengue: os testes para identificação da doença. Distrito Federal, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo relataram problemas com o recebimento de testes. Em resposta, o Ministério da Saúde afirmou que "nova remessa dos insumos está prevista para ser entregue até o mês de junho", mas não explicou o porquê da escassez desse recurso, fundamental para diagnosticar a doença e consequentemente mapear focos do Aedes Aegypti através de uma análise dos locais de residência dos infectados.

PREVENÇÃO É A MELHOR FORMA DE CUIDADO

Em meio a essas dificuldades e ao acelerado alastramento da doença, a melhor forma de se defender é manter-se informado sobre o assunto e estar sempre atento à manutenção das medidas de combate à proliferação do mosquito. Como se sabe, todo cidadão deve monitorar o local em que vive de modo permanente, como única forma de evitar que o acúmulo de água parada origine focos de dengue. É sempre bom lembrar que o Aedes Aegypti foi considerado erradicado do Brasil em 1955, mas o descuido com as medidas de prevenção fizeram com que o mosquito voltasse ao país no fim da década de 60 e alcançasse todo o território nacional. Em outras palavras: apenas com o envolvimento de todos será possível fazer frente a esse novo surto e voltar a sonhar com o fim dessa ameaça tão séria à saúde dos brasileiros.

06/06/22

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

06 LUIZ SOARES BRANDÃO FILHO RJ
06 FRANCISCO VALDEIR CHAGAS SP
06 EDILTON BRASIL HOFMANN RS
06 JOEL EUCLIDES DA SILVA PE
07 MARIA CRISTINA AGUILAR DE GIANI RJ
08 MARIA ANGELICA PAIXAO DE CASTRO RJ
08 JOSE MOREIRA FILHO CE
08 ANTONIO FERNANDES DE SOUZA FILHO RJ
10 CANDIDA NEVES TEIXEIRA CARDOSO RJ
10 ADEILSON CERQUEIRA DANTAS DF
10 MARIA DA CONCEICAO PINTO VIEIRA RJ
11 JOSE AUGUSTO LOPES SP
11 ANA MARIA ROCHA TEIXEIRA MG
12 ANTONIO UILSON FEITOSA RODRIGUES DF
12 ANTONIO GONÇALVES DAMASCENO SP
12 ROBERTO GONÇALVES OLIVEIRA RJ

06/06/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br