Boletim Eletrônico da ASPAS - 30 de maio de 2022

 
 
 
30 de maio de 2022
 
 

Fomento à tecnologia e inovação dependem do setor público no Brasil

=> O Serpro e a Dataprev - empresas públicas de tecnologia da informação - são exemplos da tentativa de privatização sem estudos sobre os riscos e benefícios da desestatização

Não é segredo que a maior parte das pesquisas realizadas no Brasil é feita nas universidades e institutos públicos, tais como o Butantan e a Fiocruz. Porém, pouca gente conhece o papel das empresas públicas no fomento à tecnologia e à inovação no País.

O Serpro, maior empresa pública de tecnologia do mundo, mesmo ameaçado de desestatização, segue promovendo a agenda de inovação no Brasil. A empresa patrocinou a quarta edição do Hacking.Rio, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de novembro. O evento foi um hackathon, que juntou diversos profissionais da área de tecnologia da informação, para criar, em pouco tempo, grandes soluções para problemas atuais.

De acordo com o site do Ministério da Defesa, que divulgou o evento, foram apresentados aos competidores "desafios com 17 temáticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU":

  • Erradicação da pobreza;
  • Fome zero e agricultura sustentável;
  • Saúde e bem-estar;
  • Educação de qualidade;
  • Igualdade de gênero;
  • Água potável e saneamento;
  • Energia limpa e acessível;
  • Trabalho decente e crescimento econômico;
  • Indústria, inovação e infraestrutura;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Vida na água;
  • Vida terrestre;
  • Paz, justiça e instituições eficazes;
  • Parcerias e meios de implementação.

Segundo um funcionário do Serpro, os objetivos desse hackathon tiveram tudo a ver com o trabalho desenvolvido pelos profissionais da empresa: "Nos acostumamos a ter como maior incentivo o trabalho pela melhoria de vida das pessoas. E temos muito orgulho de criar inovações e soluções que beneficiam o estado e a sociedade".

Porém, o incentivo à inovação não é feito apenas por meio de patrocínios. Os funcionários e o Serpro, no passado também promovem programas como: o Programa Serpro de Inclusão Digital (PSID), cujos principais resultados foram a implementação de telecentros comunitários em regiões de exclusão digital e o Programa Serpro de Software Livre (PSL), cujo objetivo foi aumentar o uso de software livre, privilegiando o acesso. Atulmente, o Serpro ainda possui o Programa Serpro de Equidade de Gênero e Raça (PSEG) que visa contribuir com a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego e apoia iniciativas como o Girls in ICT Day.

Tudo isso demonstra que a possível privatização da empresa, requerida pelo governo, pode trazer prejuízos para o ecossistema de inovação do mercado brasileiro de tecnologia.

(Renata Vilela, especial para a campanha Salve Seus Dados)

30/05/22

 
     
 

Presença do Governo no setor de TI acontece no mundo todo

=> E os países que privatizaram suas empresas estão reestatizando

Um dos argumentos mais utilizados para defender as privatizações é a comparação com privatizações ocorridas em outros países, geralmente ricos e com um contexto social bastante diverso do Brasil. Mesmo esses modelos seguidos anteriormente por esses países, já demonstram fragilidades, e vem sendo contestados atualmente. Recentemente, centenas de empresas têm sido reestatizadas nesses países por causa de ineficiência e preços abusivos praticados pela iniciativa privada.

Entretanto, no caso da tecnologia da informação, esse argumento não é utilizado. Isso porque há diversas empresas públicas de TI, e empresas privadas com grandes aportes financeiros de governos, em todo o mundo.

O trabalho dessas empresas podem ser equiparados ao realizado pela Dataprev e pelo Serpro no Brasil. Atualmente, as duas empresas públicas brasileiras lidam com dados e informações de todos os brasileiros, das empresas e do próprio Estado, e também desenvolvem soluções digitais para a elaboração de políticas públicas que visem à cidadania.

O trabalho da Dataprev e do Serpro fez com que o Brasil fosse reconhecido internacionalmente como um dos melhores índices de maturidade em governo digital. De acordo com o ranking do Banco Mundial, o Brasil está em sétimo lugar em uma lista com quase 200 países, à frente de democracias consolidadas e países mais ricos, como Estados Unidos, por exemplo.

Analisar empresas públicas de mais de 200 países é uma tarefa para uma pesquisa acadêmica. Porém, selecionamos aqui algumas das principais empresas em países com excelentes índices de governança, conforme os critérios do Banco Mundial.

Singapura

O governo de Singapura possui a GovTech Singapore, um órgão de tecnologia do governo responsável, principalmente, pela parte de transformação digital do país asiático. Ao entrar no site é possível ver várias iniciativas como identidade digital, dados abertos, entre outros.

Austrália

Na Oceania, a população da Austrália conta com a Australian Government Digital Transformation Agency. Uma agência estatal que cuida da área de transformação digital do governo, sendo responsável por diversos temas, como identidade digital e computação em nuvem governamental.

União Europeia

Os cidadãos dos 27 países que compõem a União Europeia são atendidos pela Agência da União Europeia. O órgão é responsável pelo gerenciamento operacional de larga escala dos sistemas de TI relacionados com as áreas de liberdade, segurança e justiça para promoção de asilo, gerenciamento de fronteiras e políticas de imigração da União Europeia. A Agência da União Europeia é um órgão de tecnologia mantido em consórcio pelos países que fazem parte do bloco, ou seja, é um órgão multiestatal que desenvolve tecnologia para os Estados membros.

(Renata Vilela, especial para a campanha Salve Seus Dados)

30/05/22

 
     
   
     
 

Temperaturas baixas exigem cuidados especiais com a saúde dos idosos

=> Conheça dicas para manter o organismo saudável, mesmo nos dias mais frios

A chegada de uma intensa frente fria no Brasil adiantou a queda das temperaturas em todo o país. Há quem goste ou não do frio, mas é um fato que a mudança de clima exige alguns cuidados especiais para manter a saúde em dia - em especial dos idosos. Por terem uma imunidade mais baixa, essa faixa etária pode estar mais suscetível a alguns quadros de saúde comumente relacionados às temperaturas mais baixas, como desidratação, hipotermia e gripes e resfriados. Assim, vale uma atenção especial ao grupo nesses dias mais frios. São dicas muito simples, até mesmo corriqueiras, mas que fazem toda a diferença nesse momento:

ATENÇÃO À HIDRATAÇÃO

Para que o idoso se mantenha saudável ao longo de todo o inverno, a principal dica compartilhada por especialistas é um cuidado redobrado com a hidratação. Por uma reação natural do corpo, ao longo da vida reduzimos a quantidade de água que ingerimos e a nossa sensação de sede, o que prejudica a hidratação do organismo. No inverno, essa situação é ainda pior por causa das temperaturas mais baixas, que nos levam a sentir menos vontade ainda de ingerir líquidos. Por isso, o idoso deve se esforçar e até mesmo programas alarmes para se lembrar de garantir a ingestão de água ao longo do dia.

Beber líquidos adequadamente ao longo do dia é necessário para que sejam eliminadas todas as impurezas e toxinas do corpo. Em dias muito frios, líquidos e alimentos quentes, como chás e sopas, também podem ajudar a complementar a hidratação. Além da ingestão de mais líquidos, também é importante atentar à pele do idoso, que é naturalmente mais ressecada e também deve ser hidratada no inverno. Cremes corporais podem ajudar nessa missão, ajudando a evitar o aparecimento de lesões ou irritações.

ROUPAS CONFORTÁVEIS E BONS AGASALHOS

Outra dica que parece simples, mas faz toda a diferença, é ter uma atenção redobrada às vestimentas. Nos dias mais frios, o idoso deve evitar usar roupas que sejam desconfortáveis ou apertadas demais, o que pode afetar a circulação sanguínea e gerar diversas complicações de saúde. O ideal é fazer uso de roupas confortáveis e, sobretudo, quentes e bem fechadas, que ofereçam uma boa proteção térmica. Peças confeccionadas em algodão são uma boa pedida, pois não costumam provocar alergias na pele e permitem uma maior mobilidade do idoso.

ATIVIDADES FÍSICAS DEVEM SER MANTIDAS

Apesar de os dias mais frios serem muito associados ao descanso, especialistas afirmam que manter as atividades físicas nessa época do ano é fundamental para a saúde dos idosos. Exercícios aeróbicos ativam a circulação e previnem diversas doenças, principalmente as relacionadas ao coração, além de auxiliarem no controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. A prática de atividades físicas regulares também ajuda a prevenir um problema muito comum em idosos no inverno: as dores musculares e nas articulações.

Além disso, como é amplamente sabido, os exercícios também são grandes aliados na manutenção da saúde mental. Dias mais frios tendem a ser mais escuros, o que reduz a produção de serotonina, o "humor da alegria", em nossos organismos - o que para alguns pode trazer uma sensação de tristeza. Praticar uma atividade física ajuda a regular o organismo e estimula a liberação de serotonina, amenizando essa sensação.

CONTRA DOENÇAS RESPIRATÓRIAS,
AMBIENTES VENTILADOS E VACINAS

No inverno ou em dias mais frios, muitas pessoas têm o hábito de deixar as janelas fechadas o tempo todo, o que é bastante prejudicial para a saúde de todos nós, mas especialmente para os idosos. Manter cômodos totalmente fechados impede a circulação do ar, o que aumenta automaticamente a exposição de pacientes a eventuais vírus que possam existir no ambiente.

No mais, como aprendemos ao longo dos últimos dois anos, a principal proteção contra doenças respiratórias virais é a vacina. Para enfrentar essa época em que muitas doenças virais se espalham, idosos devem ser vacinados contra a covid (com três ou até quatro doses, a depender dos seus calendários vacinais regionais) e também contra a gripe. Com essa proteção imunológica, eventuais contaminações não devem representar um grande risco.

30/05/22

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Maio:

30 FELIX GUEDES DA SILVA PA
30 TEREZA BIZERRA DA SILVA DF
31 MARCELINO FRANCISCO DOS SANTOS BA
31 ANTONIO JOSE DE ASSIS DOS SANTOS BA
31 CELIA MARIA STORNI FLEISCHHAUER RJ

Junho:

01 EUGÊNIO FERRAZ MG
01 ROSECLER VEIGA RODRIGUES RJ
01 EIMART JOSE ALVES RJ
01 MARIA DA GRACA CAMARA LEAL ES
01 MARIA EUNICE SOARES THOMAZ RJ
02 LUCIA SANTOS DA SILVA DF
02 ELAINE RODRIGUES MACHADO RS
03 HELTON ROLAND ABREU DE MELLO RS
04 WALMIR JOSE PERACETA PR
05 NEUZA TEREZINHA LAGNI PR

30/05/22

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br