Boletim Eletrônico da ASPAS - 31 de janeiro de 2022

 
 
 
31 de janeiro de 2022
 
 

Dia Internacional da Proteção de Dados: SERPROS inicia série de vídeos sobre o tema

=> Importante iniciativa que valoriza nosso Fundo

O SERPROS noticiou em seu site o início do projeto "Pílulas de Proteção de Dados", aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Proteção de Dados, em 28 de janeiro último.

Serão vídeos rápidos com conteúdos importantes sobre a proteção de dados, o que valoriza o Fundo, conscientiza a todos e dá segurança aos participantes, além de ser um diferencial do SERPROS em relação às demais entidades do segmento.

A ASPAS parabeniza a iniciativa da Entidade.

Assista ao primeiro vídeo aqui.

31/01/22

 
     
 

Paulo Kapp, Presidente do CD da ASPAS, representou os assistidos do SERPROS na comemoração do Dia Nacional do Aposentado

Na última segunda-feira, 24 de janeiro, foi celebrado o Dia Nacional do Aposentado. Em alusão à data, todo ano a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) realiza o evento Dia do Aposentado, com uma programação repleta de palestras e a presença de representantes dos fundos de pensão associados em todo país. Cada entidade indica uma pessoa aposentada para receber a homenagem simbólica da Abrapp e desta vez a honraria coube ao presidente do Conselho Deliberativo da ASPAS, Paulo Kapp, que deu seu depoimento por vídeo.

Assista ao depoimento de Paulo Kapp aqui.

31/01/22

 
     
   
     
 

Perdemos o querido PC

Estava em coma há vários dias, com um tumor cerebral, e faleceu no último dia 25/1, Paulo Cesar Saboia da Silva, o querido PC, funcionário do Serpro que atuava em serviços de secretaria e apoio, na Regional Rio de Janeiro. Era um colega dedicado, sempre atencioso com todos e, principalmente, sempre alegre. Já aposentado, sempre que podia estava recordando os bons tempos, com amor e saudade dos colegas, afirmando o quanto era grato e tinha enorme orgulho por ter trabalhado no Serpro. Reconhecido por sua simpatia e gentileza, deixa saudades em todos os colegas. Nossa solidariedade aos familiares.

31/01/22

 
     
   
     
 

Máscaras PFF2 reforçam a proteção contra a variante ômicron do coronavírus

=> Utilização do modelo deve ser priorizada em função de seu maior poder de filtragem

Após experimentarmos meses de um progressivo relaxamento das medidas de proteção contra a Covid-19, a disseminação da variante ômicron provocou um severo aumento no número de casos da doença. A nova mutação apresenta altos índices de transmissibilidade, o que explica a rápida elevação do número de infectados nas últimas semanas - mesmo entre os já vacinados, que estão comprovadamente mais protegidos contra os quadros de natureza mais graves provocados pela doença, mas ainda podem se contaminar e transmitir o coronavírus. Justamente por isso, a principal proteção contra a exposição ao vírus ainda é a utilização de máscaras, em especial as do tipo PFF2, também conhecidas no exterior pela sigla N-95. Com uma capacidade de filtragem superior, o modelo é mais seguro do que as máscaras cirúrgicas ou de tecido e oferece proteção por um período significativamente mais longo.

Normalmente utilizada por profissionais da saúde em diversos procedimentos, a PFF2 é considerada um EPI (Equipamento de Proteção Individual). As máscaras deste modelo têm um poder maior de filtragem porque foram desenvolvidas no intuito de vedar totalmente o contato entre as cavidades respiratórias e o ambiente externo. Um fator preponderante para esse efeito é seu formato anatômico, que se encaixa totalmente no rosto, impedindo a entrada de partículas contaminadas, uma vantagem considerável em relação às máscaras "de pano" ou descartáveis, que costumam não se ajustar a determinadas partes da face. Segundo o instituto alemão Max Planck, as máscaras do tipo PFF2 oferecem proteção de quase 100% contra infecção pelo coronavírus, quando utilizadas corretamente.

Outro fator que torna a PFF2 a opção mais segura é a capacidade do modelo de evitar o contágio, mas também a transmissão. Ou seja: ao optar por esse tipo de máscara, o paciente também protege, de modo mais efetivo, todas as pessoas ao seu redor, retendo partículas tanto na camada interna quanto em sua parte externa. Esse é um fator ainda mais importante se considerada a fase da pandemia que agora vivemos, já que muitos dos pacientes vacinados podem apresentar casos assintomáticos e, sem se dar conta, transmitir o vírus.

DICAS PARA AQUISIÇÃO E USO DA PFF2

A PPF2 pode ser encontrada facilmente em diferentes estabelecimentos, como lojas de construção, farmácias e sites de compra. Ao longo da pandemia, seu preço baixou, tornando-se bem mais acessível, girando hoje em torno de R$ 2,00 por unidade. Agora também já é possível, inclusive, escolher máscaras deste modelo com diferentes cores e estampas. No momento da compra, porém, é importante verificar se o produto tem o selo de qualidade do Inmetro e se é um modelo realmente certificado. Essas informações devem ser identificadas na própria embalagem do produto. Caso não sejam encontradas, isso significa que o modelo é uma réplica, sem a necessária garantia dos efeitos desejados de proteção.

É importante lembrar que esse tipo de máscara, apesar de descartável, pode ser reutilizado algumas vezes, enquanto se mantiver preservado o bom ajuste dos elásticos ao rosto. Para isso, basta deixar a máscara em um local arejado após o uso, por um período de 48 a 72 horas. O local escolhido para esse "descanso" deve ser claro, mas nunca diretamente exposto ao sol. Vale lembrar que é estritamente proibido lavar a PFF2 com sabão, passar pano úmido ou borrifar álcool, pois esses produtos interferem diretamente na camada de filtragem da máscara e podem comprometer sua capacidade de proteção. Na hora da reutilização, é sempre importante checar se o material apresenta algum dano ou desgaste mais acentuado.

31/01/22

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Janeiro:

31 EDER LIMA RIBEIRO LOPES RJ
31 MARISTELA BORGES RODRIGUES SLAK SP
31 SYLAS RODRIGUES MENDES DF
31 RILDO FERREIRA DE SOUZA CE
31 MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS PEREIRA RJ

Fevereiro:

01 LUIS CARLOS DE OLIVEIRA SP
01 JUDITE DE ASSIS MANO CE
03 CECY VERAS DF
04 LENY LOURDES THEREZINA BINDO SP
04 MARIA APARECIDA REVELLO VEGA RJ
05 FABIO ROSA MOREIRA SILVEIRA CE
05 MARIA VERBENA DE SAMPAIO C. ALENCAR CE
06 ANA CARMEN DE CARVALHO GOYOS MADI SP

31/01/22

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br