Boletim Eletrônico da ASPAS - 17 de janeiro de 2022

 
 
 
17 de janeiro de 2022
 
 

Conheça o calendário de pagamento de benefícios do SERPROS em 2022

=> Divulgação prévia permite que você organize sua vida financeira

O SERPROS divulgou em seu site as datas programadas para o pagamento dos benefícios em 2022 aos aposentados e pensionistas dos planos PS-I e PS-II.

Segue abaixo o cronograma definido:

Janeiro - dia 28 (sexta-feira);
Fevereiro - dia 25 (sexta-feira);
Março - dia 30 (quarta-feira);
Abril - dia 29 (sexta-feira);
Maio - dia 30 (segunda-feira);
Junho - dia 30 (quinta-feira) - 1ª parcela do abono anual;
Julho - dia 29 (sexta-feira);
Agosto - dia 30 (terça-feira);
Setembro - dia 30 (sexta-feira);
Outubro - dia 28 (sexta-feira);
Novembro - dia 30 (quarta-feira) - 2ª parcela do abono anual;
Dezembro - dia 29 (quinta-feira).

17/01/22

 
     
 

Carteira do Idoso agora se pede pela internet

=> E para aqueles que já possuem o documento, a validade foi prorrogada até julho deste ano

Do Portal Mix Vale

O que é preciso para pedir a Carteira do Idoso? As pessoas que quiserem obter a Carteira da Pessoa Idosa poderão fazê-lo sem sair de casa. De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), idosos não precisam mais se deslocar às unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para requisitar e/ou emitir o documento.

E para aqueles que já possuem o documento, a validade foi prorrogada até julho deste ano. A carteira pode continuar sendo usada normalmente até a renovação, que será feita pela internet.

"É um grande avanço na oferta desse serviço, pois desburocratiza o acesso a um direito e facilita a vida do cidadão", avalia Camila Cipriano, analista de políticas sociais da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania. Ela ressalta ainda que a mudança permite que os idosos se protejam da infecção do novo coronavírus ao não precisarem sair de casa para continuar a utilizar o benefício.

No entanto, caso tenha dificuldade de acesso à internet, o idoso pode se dirigir a uma unidade do Cras para receber orientação e, assim, emitir a carteirinha. Lá também pode ser emitida declaração provisória específica de beneficiário quando a pessoa idosa tem urgência em viajar, mas o documento ainda não foi emitido por questões de sistema.

COMO REQUISITAR A CARTEIRA DO IDOSO

Para requisitar a Carteira da Pessoa Idosa, é necessário que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais, tenha idade mínima de 60 anos e renda individual mensal de até dois salários mínimos.

Com o novo sistema, a emissão das carteiras será feita pela internet, no endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br.

O documento poderá ser apresentado na forma digital, pela tela do celular, por exemplo, pois já tem verificação de QR Code para a validação junto às empresas de transporte.

A Carteira da Pessoa Idosa possibilita o acesso a vagas gratuitas e desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, nos termos do art. 40 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa.

17/01/22

 
     
   
     
 

Serpro ganha contrato de R$ 72 milhões para fazer a identificação civil nacional

O Serpro foi escolhido para operacionalizar a Identificação Civil Nacional, sob o comando do Tribunal Superior Eleitoral. A estatal de TI vai prestar serviços de de conferência biográfica e biométrica, pesquisa biográfica e emissão de Documento Nacional de Identificação (DNI). O Serpro ficará com a gestão do maior banco de dados biométricos das Américas, e que, hoje, já contabiliza informações de mais de 120 milhões de eleitores com foto, assinatura e impressões digitais.

O valor do contrato é expressivo: R$ 72.294.486,45 e já está em vigor, conforme nota divulgada no Diário Oficial da União. O objetivo do Programa de Identificação Civil Nacional é o de implantar um sistema integrado de identificação em todo o Brasil. O programa da ICN utiliza a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral e do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc). Todas as informações são armazenadas e geridas pelo TSE, responsável pela atualização, integridade, autenticidade e confidencialidade da iniciativa.

A ICN será a base para o governo como plataforma. "Pelo Gov.br ser uma plataforma transversal, conseguimos aproveitar essa demanda acelerada pelo digital na pandemia e transformar em entregas de fato para a população. Além de diversos serviços, e eles já são mais de 3,4 mil, também é uma plataforma de identificação, que saiu de 1,8 milhão em 2019 e já tem 117 milhões de pessoas, o que é muito representativo se pensarmos na população adulta", disse Fernando Mitkiewicz, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia.

(Convergência Digital)

17/01/22

 
     
   
     
 

Coronavírus e gripe em um mesmo diagnóstico?

=> O que já sabemos sobre a "flurona" e quais os novos desafios trazidos pelo quadro

Desde o início do mês de janeiro, vivemos um aumento expressivo, e progressivo, no número de casos de doenças que afetam o sistema respiratório causadas pela Covid-19, mas também pelo vírus "Influenza", popularmente conhecido como gripe. Provocado pela altíssima taxa de transmissibilidade dessas doenças, foi identificada a ocorrência de casos de pacientes diagnosticados simultaneamente com Coronavírus e gripe, um quadro que ficou popularmente conhecido como "flurona" ("flu" se refere ao vírus da gripe Influenza e "rona" se refere ao coronavírus). Nas redes sociais, o assunto tem reverberado, gerando muitas dúvidas e temores, em meio a uma nova explosão das internações.

O tema pode parecer complexo, mas os especialistas explicam que é bem mais simples do que parece. Na prática médica, casos de infecção por mais de um vírus, simultaneamente, são comuns e não representam o surgimento de uma nova doença ou mutação viral, por exemplo. Em entrevista à BBC Brasil, o infectologista Alberto Chebabo afirmou que o uso do termo "flurona" pode confundir as pessoas, ao levar a um falso entendimento do quadro: "esse nome flurona é péssimo e nem deveria ser usado. Não se trata de uma doença nova ou de um vírus diferente", afirmou o especialista.

Como consequência da dupla infecção, é possível que o paciente apresente sinais das duas doenças ao mesmo tempo. Diferenciar os quadros, contudo, não é uma tarefa simples, devido às similaridades dos sintomas, que são todos característicos das infecções respiratórias. Por isso, a realização de um teste clínico é a única maneira de confirmar o quadro com precisão. Isso pode ser feito por meio de um exame RT-PCR, de antígenos para cada vírus individualmente, ou ainda por uma análise mais completa (e mais cara), em testes que traçam um "painel viral", identificando a presença de vírus diferentes um uma mesma amostra.

As reações à coinfecção dependem da condição imunológica de cada organismo e não são, necessariamente, graves. Pacientes devidamente vacinados contra a gripe e a Covid-19, por exemplo, tendem a responder melhor à infecção, desenvolvendo formas mais brandas da doença. É importante também destacar que, desde a notificação do primeiro caso global de contaminação dupla entre a Covid-19 e a Influenza, não surgiram evidências ou estudos científicos que apontem uma relação do quadro com a ampliação do número de casos graves ou de internações.

MANTER OS CUIDADOS PREVENTIVOS AINDA
É A MELHOR FORMA DE PROTEÇÃO

Como aprendemos ao longo da pandemia, as medidas mais efetivas para barrar a transmissão dessas doenças respiratórias são a manutenção de medidas de higiene e o distanciamento social, sempre aliados à vacinação completa. O ideal é que todos os pacientes tenham completado o esquema de imunização contra a Covid-19. Já a vacinação contra o Influenza ganha ainda mais importância, revelando-se como fundamental para pessoas que fazem parte dos grupos de risco, bem como para os moradores de localidades que sofrem com surtos da doença.

A convivência permanente com a ameaça representada pela Covid e suas consequências, ao longo desses últimos dois anos, mostra que o único caminho para a superação da pandemia passa pelo envolvimento e a responsabilidade de cada um e de toda a sociedade.

17/01/22

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

17 JOSÉ ROBERTO GARRIDO TORRES RJ
17 MARIA JOSE COUTO DOS SANTOS RJ
17 ALEXANDRE HENRIQUE VIEIRA SOARES MG
17 EMANUEL LUIZ DE OLIVEIRA DF
18 GILBERTO GUILHERME LINS DE AGUIAR RJ
18 VILMA PEREIRA NUNES DE LUCA AUTRAN RJ
19 ELOIR FAXINA PR
19 JOSÉ RONALDO AMORIM MODERNO RJ
19 JANETE PRESSATTO NUNES RJ
20 MARCIA LEAL FRAGOSO PE
20 SEBASTIANA GUIMARAES DA CONCEICAO PA
21 FRANCISCO CORREIA DA SILVA SP
21 MARIA INES MARCHINI FERRI DF
22 JORGE PESSOA LOUREIRO DF
22 JANDIRA COHEN SCHICKLER MG
22 MARIA CRISTINA DE SOUZA RJ
22 MARIA DE JESUS LEITE HERCULANO DF
22 CARLOS EDUARDO SARAIVA GUEDES DF
23 WILDICE DA SILVA FAUSTO SUZANO RJ
23 RAIMUNDO FERREIRA DA COSTA FILHO MG
23 ELIZA FARIA DE MOURA LAVOGADE RJ
23 MARIA MARLUCE TEIXEIRA DIAS DF

17/01/22

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br