Boletim Eletrônico da ASPAS - 10 de janeiro de 2022

 
 
 
10 de janeiro de 2022
 
 

Algumas precauções financeiras podem evitar problemas sérios para a família

=> Ninguém está livre de sofrer acidente ou doença que impossibilite, por algum tempo, a realização das operações bancárias de rotina. É importante habilitar alguém da família

Aconteceu recentemente com um colega aposentado do Serpro. Idoso, adoeceu gravemente e ficou impossibilitado de realizar as operações bancárias habituais, como pagar contas e sacar valores para o dia-a-dia.

O problema é que este nosso colega não havia habilitado outra pessoa da família, de sua confiança, para acessar sua conta bancária. Com isso, deixou sua esposa sem ter como arcar com os compromissos financeiros do casal, pagar contas e até mesmo garantir sua sobrevivência. Um grande transtorno que poderia facilmente ter sido evitado.

- É uma situação muito complicada e desnecessária. Sobretudo com a idade avançando, é muito importante que o idoso ou idosa tenham essa precaução de fazer uma conta conjunta, seja com o cônjuge, seja com um filho de sua absoluta confiança - lembra o presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, que já tomou conhecimento de algumas situações de dificuldades sérias por conta desse descuido.

Precaver-se é muito fácil. Seja através de uma conta conjunta ou pelo registro em cartório de uma procuração com plenos poderes, ao menos em relação aos bancos. Em qualquer dos casos, sempre com pessoa de sua estrita confiança.

10/01/22

 
     
   
     
 

Primeiro chatbot para o comércio exterior é lançado pelo Serpro

=> Solução desenvolvida pelo Serpro facilita controle de operações de importação e exportação de mercadorias e gestão de cargas no sistema Integra Comex

Os importadores e exportadores brasileiros ganharam uma nova solução que traz mais facilidade para o comércio exterior no país. O Serpro lança nesta segunda-feira, 20 a tecnologia de chatbot, chamada MaIA, criada para facilitar o uso do Sistema Integra Comex, que permite, aos operadores de comércio exterior, se integrarem às bases de dados relativas a importações e exportações de mercadorias e gestão de cargas.

A assistente virtual pode ser utilizada por qualquer pessoa e está disponível na página do Sistema Integra Comex, podendo ser acessada a partir de um ícone no canto direito. O chatbot foi criado para esclarecer tópicos técnicos e contratuais mais comuns, como quais os serviços estão disponíveis, como se autenticar ou quais os custos envolvidos.

"A MaIA utiliza inteligência artificial (IA) e aprende, a cada nova interação, com o usuário", explica Felipe Leite, um dos responsáveis pela tecnologia no Serpro. No momento, a robô esclarece apenas dúvidas de usuário. "Por enquanto, a MaIA não traz informações de negócio, mas sabemos que ela tem a capacidade de aprender rápido e, brevemente, vamos agregar esse conhecimento em suas orientações", complementa.

De acordo com o gerente do Departamento de Comércio Exterior do Serpro, Paulo Ramos, a inovação representa um marco nos sistemas de informação do Comércio Exterior. "O chatbot permite que determinadas questões sejam resolvidas diretamente pelo usuário final de maneira rápida, eficiente e com redução de custos. Estamos dando o primeiro passo em direção ao futuro", salienta.

ASSISTENTE VIRTUAL

"Os chatbots são assistentes virtuais que usam recursos de processamento de linguagem natural e interagem com os usuários por meio de mensagens, a chamada interface conversacional. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) torna possível descobrir a intenção presente na fala do usuário, além de entender ambiguidades e, ao final, encontrar a melhor resposta. A inovação melhora a experiência do usuário e traz mais eficiência no entendimento às necessidades de quem precisa de um atendimento", explica o gerente de Divisão do Comércio Exterior do Serpro, Fernando Lustosa.

COMÉRCIO EXTERIOR

O Integra Comex permite que os operadores de comércio exterior tenham acesso a dados atualizados diretamente do governo, com diversas informações agregadas e possibilidade de checagem automática. A solução pode ser utilizada para qualquer operação, seja de exportação, importação ou gestão de cargas.

(Do site do Serpro)

10/01/22

 
     
   
     
 

No verão, idosos devem estar ainda mais atentos à desidratação

=> Bastante comum nos meses mais quentes do ano, o quadro provoca consequências graves, mas pode ser evitado com alguns cuidados preventivos

A entrada do novo ano marca também o início do verão, estação mais quente do ano. As altas temperaturas já podem ser sentidas em todo o país, em um verdadeiro convite para aproveitar tudo que o calor traz de bom - praia, piscina, viagens, passeios ao ar livre e eventos sociais em locais abertos. Para aproveitar ao máximo esse período, no entanto, é preciso também estar atento aos malefícios que o aumento das temperaturas pode causar, em especial aos idosos, que devem manter alguns cuidados especiais para evitar a desidratação, problema recorrente na estação.

O principal fator que coloca os idosos como grupo mais suscetível ao mal-estar ao longo do verão é o fato de que esta faixa etária, por uma condição natural do organismo, estar mais sujeita a quadros de desidratação. Isso acontece porque, com o passar dos anos, a quantidade de água que o organismo humano tem a capacidade de reter decai, o que amplia a necessidade de hidratar-se de modo constante. Aliado a isso, há um outro mecanismo orgânico que passa a funcionar com menos efetividade na terceira idade: a sensação de sede. Com isso, muitas vezes o paciente que mais precisa de reposição de líquidos acaba não sentindo a necessidade de consumir água, causando um déficit em seu organismo. Ao somar esse quadro a uma maior exposição ao calor e, consequentemente, a um maior volume de transpiração, elevam-se os riscos de ocorrência de casos graves de desidratação e perda de sais minerais.

INGESTÃO DE LÍQUIDOS

Assim, é muito importante que os idosos, especialmente, estejam atentos à hidratação ao longo de todo o verão. É necessário incorporar a ingestão de água, chás e sucos periodicamente, mesmo que não haja a sensação de sede. Para estimular a ingestão de líquidos, uma sugestão é definir horários para tomar água, criando uma rotina que previna a desidratação. Quem usa smartphone também pode procurar por aplicativos que ajudam nesse controle, enviando lembretes para reforçar a necessidade de hidratação. Outra boa dica é sempre trazer consigo uma garrafa de água, o que estimula o consumo e também permite monitorar a quantidade de líquido ingerida ao longo do dia. Frutas, verduras e legumes também são ricos em água em suas composições e exercem um importante papel para a reposição de fluidos.

Além de estar atento à ingestão de água, outra atitude importante para combater os danos causados pela desidratação é estar atento aos sinais de seu corpo. A sensação de lábios e boca secas e a redução da quantidade de urina podem ser os primeiros sinais de que a ingestão de líquidos precisa ser ampliada. No caso de situações mais graves, sintomas como confusão mental, dores de cabeça, tonturas e fadiga também podem aparecer. Nesses casos, o ideal é procurar auxílio médico o quanto antes, para que o quadro possa ser imediatamente revertido.

CUIDADOS COM A EXPOSIÇÃO AO SOL

Outro fator que pode influenciar diretamente os quadros de desidratação no verão é a exposição exagerada ao sol. No verão, o planeta fica mais próximo do sol e somos, dessa forma, mais afetados pela incidência de seus raios. Quando alguém permanece muito tempo exposto ao sol, a pele sofre queimaduras, o que gera a morte de células na área afetada. Nesse processo, o líquido presente nessas células é perdido pelo organismo. Além disso, o suor e a respiração mais intensa, gerados pelo contato intenso com os raios solares, também favorecem a perda de água. Por isso, o cuidado com a pele deve ser uma prioridade nos meses mais quentes.

Para evitar queimaduras, a principal ferramenta é o uso diário do protetor, mesmo nos dias em que não haverá, necessariamente, uma exposição direta ao sol - como em dias de visita à praia, por exemplo. Vale lembrar que, para além da desidratação, essa também é uma medida que protege nosso organismo de uma série de outros riscos, em especial do câncer de pele.
No caso dos idosos, mesmo fazendo o uso do protetor solar, é importante evitar ao máximo uma permanência exagerada sob o sol, já que a pele, mais sensível, tende a direcionar o fluxo de sangue para a região queimada, potencialmente comprometendo o bom funcionamento de outros órgãos.

A prática de exercícios, tanto no verão quanto em qualquer outro período, é sempre recomendada a todos. Durante esta estação, porém, é recomendado que as atividades físicas em espaços abertos sejam realizadas antes das 8 horas da manhã ou ao fim da tarde, evitando os momentos em que há maior incidência de raios solares. A prática, é claro, deve ser combinada com uma ingestão ainda maior de líquidos, de forma a repor o que pode ter sido perdido por meio do suor.

Com atenção à ingestão de líquido e às medidas preventivas contra a desidratação, é possível aproveitar os dias mais quentes da melhor forma, em qualquer idade. O importante é estar com a saúde em dia, e mantê-la, para aproveitar a estação mais quente do ano da melhor forma possível.

10/01/22

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

10 PEDRO HENRIQUE DE SOUSA DA SILVEIRA RJ
10 EDER CARVALHO DE SOUZA PR
10 JOSE DE SOUZA TAVARES DF
11 SERGIO MARIO BOTTEGA DE QUEIROZ GONCALVES DF
12 NELSON LIMA DA COSTA RJ
12 FATIMA BALBINO BALDACCONI GO
12 MARIA JOSE THEODORO KOEPPL SP
13 AVANI JUREMA DE MELO BESERRA PE
13 WILTON QUEIROZ DE ARAUJO RJ
13 HAMILTON MACEDO JUNIOR BA
13 CLEVER DA SILVA PLONCZYNSKI RJ
13 DIMEA DE OLIVEIRA PINTO RJ
13 SERGIO MACEDO PESSOA RJ
14 LINDELMA DIAS DF
14 BENEDITO FERREIRA DE OLIVEIRA RJ
15 RAPHAEL HAR ZAHAV RJ
15 ESTER TEIXEIRA DE MOURA RJ
15 MARCUS VINICIUS DE CASTRO CARVALHO DF
16 RENATO GOSDAL PR
16 ERNANI OLIVEIRA DA SILVA RJ
16 ROSSANE LINDSEY GREGORIO DF

10/01/22

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br