Boletim Eletrônico da ASPAS - 13 de dezembro de 2021

 
 
 
13 de dezembro de 2021
 
 

Conselho Deliberativo da ASPAS fortalece Diretoria e apoia negociações com o SERPROS

A 5ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - CD da ASPAS, ampliada com os membros do Conselho Fiscal - CF e os integrantes da Diretoria Executiva - DE, realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, manifestou apoio à Diretoria da Associação para que, especialmente neste momento, encaminhe negociações com o SERPROS em prol dos participantes do Fundo em geral.

- Estamos sempre abertos a buscar soluções que sejam boas e do interesse dos participantes do SERPROS. O apoio dos nossos conselheiros fortalece a Diretoria da ASPAS neste momento - destacou o presidente da ASPAS, Paulo Coimbra.

A reunião aconteceu de forma híbrida, presencialmente na sede da ASPAS e virtualmente através da internet, e aprovou as contas e todas as ações apresentadas pela Diretoria Executiva, assim como o planejamento para 2022.

PRESIDENTE DO SERPROS PRESENTE

Em nossa reunião, recebemos a visita do Presidente do SERPROS, Wilson Coury. Ele apresentou aos conselheiros e diretores da ASPAS suas perspectivas em relação à gestão do Fundo. De início, informou que uma de suas metas neste momento é promover a aproximação entre Serpro, SERPROS e ASPAS, esta como representante dos participantes do SERPROS, empregados aposentados e ativos do Serpro. Para Coury, a contribuição da ASPAS será imprescindível para o sucesso da relação com o SERPROS e o Serpro.

O presidente do SERPROS explicou sua preocupação com o Dimensionamento de recursos para o PS-I, apresentando a ideia de criação de um novo plano de benefícios, o PS-III. Informou que está sendo realizado um levantamento junto aos trabalhos executados pela Rodarte, Consultoria Atuarial do SERPROS, em relação aos serviços passados, visando prover eventuais aportes necessários e o consequente dimensionamento do PS-III.

Esclareceu que os estudos questionam se a criação do PS-III geraria ônus aos participantes dos atuais planos de benefícios. Ou seja, tudo está ainda em estudo e a preocupação, segundo Wilson Coury, é atenuar ao máximo qualquer impacto negativo na vida dos participantes.

13/12/21

 
     
   
     
 

A angústia dos aposentados que temem não receber precatórios em 2022 por conta da PEC

=> Apesar de decisão judicial definitiva garantindo direitos, após longo processo, perspectiva de calote traz sofrimento a quem não tem mais tempo para esperar

Vinicius Mendes
BBC News Brasil

Quando José Luís Guerretta viu, pela televisão, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chamar os pagamentos de precatórios do governo federal para 2022 de "meteoros", começou a rever os planos da família para o ano que vem.

Era final de julho e, exatamente um mês antes, ele havia recebido a decisão favorável de um processo judicial que se arrastava desde 1989 - que exigia que a União lhe pagasse cerca de R$ 220 mil dentro do próximo orçamento.

Então, em agosto, enquanto a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021 - chamada de PEC dos Precatórios - chegava à Câmara, e o mesmo Guedes dizia que "Brasília iria parar" se o projeto não fosse aprovado, Guerretta já estava pouco esperançoso em receber o dinheiro.

Antes mesmo de o plenário do Senado aprovar o texto-base da PEC, em 2/12, com o corte parcial dos precatórios das despesas federais de 2022, para financiar o programa social Auxílio Brasil, Guerretta apenas sustenta aquele pessimismo inicial. "Provavelmente vou tomar um calote", lamenta.

O texto da PEC ainda depende de uma segunda aprovação na Câmara dos Deputados.

Leia mais aqui.

13/12/21

 
     
 

O adeus a Anna Maria

Com muita tristeza, comunicamos o falecimento de nossa decana, Anna Maria de Assis Ribeiro, que nos deixou na última sexta-feira, 10/12, alguns meses antes de completar 92 anos.

Anna Maria dedicou boa parte da sua vida profissional às questões agrárias, inicialmente no Incra e posteriormente no Serpro, para onde se transferiu e continuou a tratar do mesmo assunto, sob a ótica do processamento e tratamento das informações.

Fora do Serpro, atuou em várias outras atividades, principalmente como cronista do cotidiano em várias mídias. Até pouco antes do início da pandemia era frequentadora assídua dos encontros dos aposentados do Rio, que se reuniam mensalmente em algum bar para matar as saudades dos velhos tempos do Serpro.

Sempre alegre e jovial, vai deixar muita saudade entre seus amigos e admiradores.

13/12/21

 
     
   
     
 

Coronavírus: o que já sabemos sobre a variante Ômicron?

=> Nova variante da Covid-19 mobiliza especialistas, que monitoram seu avanço e consequências

Identificada originalmente na África do Sul, a nova variante do Coronavírus conhecida como "Ômicron" foi classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ainda no fim de novembro, como uma variante de preocupação - o que alarmou toda a comunidade global. No Brasil, mais de 20 capitais decidiram não realizar festas de rua para comemorar a virada de ano e até mesmo cancelar os festejos de carnaval previstos para 2022, em uma pronta resposta às incertezas trazidas pela nova variante. Enquanto isso, a comunidade científica avança nos estudos sobre a mutação, correndo contra o tempo para descobrir as características desse novo vírus, como a sua capacidade de transmissão, letalidade e a eficácia das vacinas para o seu combate.

Por enquanto, já se sabe que a Ômicron é uma variante mais transmissível do que o vírus original da Covid-19. Isso foi atestado a partir do aumento expressivo no número de casos de Coronavírus nos países em que a mutação foi originalmente identificada, o que revela uma maior facilidade da variante em se espalhar. A boa notícia é que, segundo pesquisadores, a maior transmissibilidade não significa, necessariamente, que a variante Ômicron provoca casos mais graves ou que é mais letal do que as demais, como a Delta. Esses são aspectos que não estão diretamente associados, pois são causados por mecanismos diferentes da ação viral.

INDICAÇÕES DE CENÁRIO POSITIVO

Para medir efetivamente o perigo representado pela Ômicron, o caminho científico é a observação, ao longo dos próximos meses, nos locais em que a variante foi primeiro disseminada. A princípio, o monitoramento dessas regiões tem indicado um cenário positivo, com aumento pouco expressivo no número de hospitalizações por conta da doença. O governo de Botsuana, um dos primeiros países a notificar casos da Ômicron, divulgou que não está sendo observado aumento em internações causadas pela Covid-19.

Em entrevista à CNN, o médico Anthony Fauci, maior especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, comentou que os primeiros números sobre a gravidade da Covid-19 causada pela variante Ômicron são positivos, apesar de ser muito cedo para afirmar sobre a gravidade da doença: "Realmente temos que ter cuidado antes de fazer qualquer determinação de que é menos grave ou realmente não causa nenhuma doença grave comparável à Delta. Mas até agora, os sinais são um pouco animadores em relação à gravidade", afirmou.

DOSE DE REFORÇO EFICAZ

Outra notícia bastante positiva é que, segundo pesquisas preliminares, a vacina da BioNTech/ Pfizer tem se demonstrado eficiente na neutralização da variante Ômicron em pacientes que receberam três doses de sua vacina contra a Covid-19. As empresas também divulgaram que o resultado obtido contra a mutação pode ser comparável ao observado após duas doses contra a cepa original. Segundo dados do Ministério da Saúde, a Pfizer é a segunda vacina mais aplicada no Brasil, o que significa que muitos brasileiros estarão protegidos contra a variante após a dose de reforço. Os demais fabricantes de vacina ainda estudam a resposta de seus imunizantes à Ômicron.

Como estamos aprendendo, o ciclo pandêmico da Covid-19 possui uma dinâmica própria, e a única resposta efetiva à disseminação de suas novas variantes segue sendo a vacinação de toda a população e a manutenção das medidas sanitárias de prevenção, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

13/12/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

13 NELSON LUIZ SOARES DE OLIVEIRA RJ
13 LUCINA FERREIRA MACIEL RJ
13 OSCAR FELIPE NERY BA
14 HELDER DE HOLANDA CASTRO CE
14 MARA RÚBIA LUCENA DO MONTE RJ
15 AGENOR JOAQUIM GOMES FILHO RJ
16 CARLOS ALBERTO CARVALHO MONTEIRO DF
16 MITICO SATO MG
16 IVANUSA CARMEN JATOBA DE OLIVEIRA PE
17 JULIVAL AUGUSTO DAS NEVES RJ
18 SIMPLICIO CARLOS BARBOZA PR
18 GLADIS PETRONILDA WIZOREK RS
19 HAILTON DE CASTRO PACHECO BARROS CE
19 ILMA BIÇÃO SP
19 MARTINHO DA CONCEICAO FERNANDES RJ

13/12/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br