Boletim Eletrônico da ASPAS - 06 de dezembro de 2021

 
 
 
06 de dezembro de 2021
 
 

Projeto que impede privatização de Serpro e Dataprev é aprovado em Comissão da Câmara dos Deputados

=> Comissão de Ciência e Tecnologia levou em conta a importância dos dados estratégicos para a segurança do estado brasileiro

No último dia 1º de dezembro a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou o PL 2270/2021. Este Projeto de Lei torna serviços de TICs (tecnologia da informação e comunicações) privilégios exclusivos da União. Na prática, o projeto do deputado André Figueiredo (PDT-CE) impede que Serpro e Dataprev entrem no programa de privatização do Governo Federal.

Depois da CCTCI, o projeto será analisado em mais duas Comissões da Câmara, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (CDEICS) e a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). O regime é de tramitação conclusiva, ou seja, o projeto é aprovado sem ir a plenário, caso todas as Comissões votem favoravelmente.

06/12/21

 
     
   
     
 

ASPAS reúne diretores e conselheiros esta semana e planeja atuação em 2022

A ASPAS realiza, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2021, das 9 às 17 horas, sua 5ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo - CD da ASPAS, ampliada com os membros do Conselho Fiscal - COF e dos membros da Diretoria Executiva - DE. A reunião acontece presencialmente na sede da ASPAS, no Centro do Rio de Janeiro.

Na pauta, a avaliação do trabalho e execução orçamentária pela Diretoria, o exame dos balancetes deste ano e as propostas de atuação e orçamento para 2022.

06/12/21

 
     
 

Serpro completa 57 anos como protagonista da transformação digital no país

=> Presidente da empresa exalta valor de funcionários, ativos e aposentados

Na última quarta-feira, 1º de dezembro, o Serpro completou 57 anos de existência. Ao longo de todos esses anos, a empresa federal de tecnologia da informação comprovou sua capacidade de gerar tecnologias inovadoras para a transformação digital do Estado brasileiro. Os números que envolvem o Serpro impressionam, com o volume de transações, linhas de código, infraestrutura tecnológica, sistemas criados e soluções desenvolvidas. No decorrer de toda a sua história, a empresa tem disponibilizado à sociedade diversas inovações que transformaram a forma do governo se relacionar com o cidadão.

"Estamos realizando nossa missão de conectar governo e sociedade há mais de cinco décadas. Nosso compromisso é ser cada vez mais ágil na concretização da transformação digital que o Brasil merece. São 57 anos de tradição em segurança, inteligência, inovação e dinamismo para enfrentar os próximos 50 anos, com certeza, de sucesso nos novos desafios", destaca, com orgulho, o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

Os produtos e serviços prestados pelo Serpro consolidam a missão da empresa de simplificar e facilitar, cada vez mais, o acesso do cidadão aos serviços públicos. Essa atuação reforça o papel da empresa de impulsionar políticas públicas para fomentar o desenvolvimento do país e democratizar serviços essenciais a todos os brasileiros. Uma longa tradição de décadas em segurança e inteligência, que se reorganizam com dinamismo para enfrentar novas eras, com novos desafios.

Gileno Barreto ressalta que não se pode falar em inteligência sem contar com pessoas e o Serpro se tornou uma empresa de inteligência aplicada graças a seus empregados. "O nosso ativo mais importante são as pessoas e não as máquinas. Todo esse sucesso é mérito dos trabalhadores que aqui estão e, também, daqueles que se aposentaram. Afinal, os empregados são a força que impulsiona a empresa em suas conquistas e realizações. Trabalhamos muito para consolidar uma empresa sustentável, plural, que investe em inovação de maneira permanente. E que seja cada vez mais relevante e atuante para o Estado brasileiro", afirma.

Leia mais aqui.

(Do site do Serpro)

06/12/21

 
     
   
     
 

O Brasil pode viver um surto de Influenza A?

=> Entenda porque cidades como Rio de Janeiro estão enfrentando aumento no número de casos da gripe e porque a vacina é essencial para se proteger contra a doença

Durante o mês de novembro, a cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento de 37% no número de casos identificados de lnfluenza A, popularmente conhecida como gripe. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade vive um surto da doença - notícia que tem preocupado muitas pessoas em todo o país, especialmente após um período tão difícil de luta contra outro vírus de transmissão por via respiratória, a Covid-19. Em menor escala, outras cidades como Salvador também têm passado por um rápido aumento nos casos de gripe entre a população.

Uma das principais dúvidas é: afinal, como surgiu essa onda de Influenza A? Geralmente, esse é um vírus que tem força no inverno, durante os meses com temperaturas mais baixas, mas algumas cidades brasileiras experimentam agora o aumento dos casos, às vésperas do verão. Segundo a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, a crise atípica pode ser justificada pelos dados: neste ano, foi considerada baixa a adesão da população local à campanha de vacinação contra a gripe, com uma taxa de cobertura vacinal de apenas 57% do público alvo. Em Salvador, a cobertura também ficou abaixo, atingindo 58% da população almejada. Ou seja, os números indicam que o aumento dos casos está diretamente relacionado a uma menor procura pela vacinação. Assim, municípios que apresentem maiores índices de imunização contra gripe não devem se preocupar com o alastramento do surto.

Segundo especialistas, essa baixa adesão à campanha anual de vacina contra a gripe pode estar diretamente relacionada à pandemia da Covid-19. Com toda a expectativa acerca da vacina contra a doença, muitos pacientes acabaram não atentando às demais campanhas de imunização em curso ao longo do ano. "Pela urgência do momento, muitas pessoas receberam a imunização contra o Sars-CoV-2 e deixaram outras de lado. A cobertura vacinal acabou ficando ruim para algumas doenças infecciosas", afirmou o infectologista Álvaro Costa em entrevista ao portal Viva Bem. Para reverter o quadro, as prefeituras do Rio de Janeiro e de Salvador estão convocando os cidadãos ainda não vacinados a buscarem os postos de saúde o quanto antes para realizar a vacinação, o que também deve acontecer nos demais locais que apresentem alta no número de casos da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, para facilitar o acesso do paciente à vacina, o imunizante contra a gripe poderá ser administrado em postos de saúde da rede pública no mesmo dia que o paciente for receber a segunda dose ou o reforço da vacinação contra a covid-19. Essa medida foi tomada para poupar a população do deslocamento para a vacinação e visa estimular cada vez mais pacientes a tomar a vacina, medida mais efetiva para contenção do vírus da Influenza A.

É POSSÍVEL DIFERENCIAR OS SINTOMAS DA GRIPE E DA COVID?

Por se tratarem de vírus que acometem as vias respiratórias, a Covid-19 e a Influenza A compartilham muitos sintomas. Febre alta, dor muscular, inflamação na garganta, dores de cabeça, coriza e tosse seca são sintomas compartilhados pelas doenças. No caso do novo Coronavírus, pode acontecer também a perda de olfato e paladar, o que pode ajudar a identificar a doença - esses sintomas, porém, não se manifestam em todos os infectados pela doença. Assim, a recomendação é que o paciente que apresente esse quadro sintomático realize, como primeira ação, um teste de antígeno para descartar a Covid-19, já que a nossa sociedade ainda está lutando para conter um novo avanço da doença.

A similaridade entre as doenças também está nos seus meios de transmissão e, consequentemente, de prevenção. Assim como aconteceu com a Covid-19 ao longo da pandemia, a contenção da Influenza A também deve acontecer através do distanciamento social e da higienização constante das mãos e de objetos que tiveram contato com ambientes externos. Nesse sentido, o uso da máscara, ainda necessário por conta do Coronavírus, será um grande aliado dos pacientes na prevenção à gripe, assim como o impedimento de aglomeração em ambientes fechados. Tudo isso, é claro, tendo em vista que a maior proteção contra ambas as doenças é a vacinação.

06/12/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

06 MARIA APARECIDA ROSA SUMMO SP
06 NEUZA BARROS SEIXAS PORTIOLLI RJ
06 MARICELIA DE LUCCA SP
07 CARLOS HENRIQUE FERREIRA RJ
07 JOSÉ ALBERTO COSTA SOBRAL RS
08 RONALD DORIA DREUX RJ
08 ELIANA CONCEIÇÃO AITA SP
08 JOICE CONCEICAO DE CARVALHO RJ
08 MAURO DE OLIVEIRA FONSECA RJ
09 MARIA HELENA PINTO DE SOUZA RJ
09 IVETE PEDROZO ARRAIS PE
10 JOSE NUNES DA SILVA RJ
10 MARLENE BRITO DE OLIVEIRA RJ
10 JOAO FRANCISCO QUARTO DA SILVA RJ
10 SYLVIA MONTEIRO DE SOUZA RJ
11 MARLENE DAS GRACAS SANTOS DA SILVA MG
12 GABRIEL JOSÉ DE SOUSA MELSERT RJ
12 JAIR DE ANDRADE PIMENTEL FILHO SP

06/12/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br