Boletim Eletrônico da ASPAS - 04 de novembro de 2021

 
 
 
04 de novembro de 2021
 
 

ASPAS saúda novo Presidente do CDE e lembra "percalços e dificuldades que teremos que enfrentar e vencer nos próximos anos"

=> Associação, que tem acompanhado o correto e positivo desempenho de Ivo Torres no CDE, enviou carta manifestando "preocupação com o destino do nosso Fundo"

O presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, em nome da Diretoria da Associação, enviou carta ao novo Presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do SERPROS, Ivo Torres (foto), parabenizando-o pela investidura no cargo.

Na mensagem, a ASPAS ressalta que a indicação de Ivo Torres para o CDE, após a segunda intervenção, "foi uma surpresa agradável" e que acompanha sua atuação desde então. "Agora, assumindo a Presidência do Conselho Deliberativo, contamos muito, a ASPAS e os participantes, com sua competência, zelo e honestidade", complementa a ASPAS no texto.

O documento ressalta que "o momento que estamos vivendo nos deixa com extrema preocupação com o destino do nosso Fundo". Na avaliação da ASPAS, "são tempos difíceis dentro de uma pandemia que ainda não nos deixou. Tal situação deve ainda persistir por um bom tempo, trazendo até mesmo novos percalços e dificuldades que teremos que enfrentar e vencer nos próximos anos".

Veja aqui a carta enviada.

04/11/21

 
     
 

Golpistas tentam enganar aposentados do Serpro

=> Não pague nada sem verificar a veracidade. Na dúvida, consulte a ASPAS

Atenção assistidos do SERPROS: colegas ex-empregados do Serpro estão recebendo uma correspondência, que se passa como sendo de um escritório de advocacia, "comunicando" que o destinatário teria direito ao "resgate imediato do fundo de reservas do plano de previdência privada e pecúlio, contribuído por V.Sª entre os anos de 1970 e 1990..."

O "ofício" do falso escritório informa o número do processo e o suposto alto valor a que o destinatário teria direito de receber. E, claro, informa também que o destinatário deve pagar uma "taxa de habilitação" de R$ 1.630,50 e as "custas processuais" de R$ 3.427,83.

Como nossos leitores já estão cansados de saber, tudo isso não passa de golpe para conseguir arrancar dinheiro dos desatentos. É tudo falso. O número do processo é falso, o número de OAB da suposta advogada da causa é falso. A vítima não verifica, acredita na correspondência e se interessa pelo alto valor que "cairia do céu". Dessa forma, faz de boa fé a transferência dos valores da "taxa" e das "custas" para os golpistas.

TUDO FALSO

A ASPAS analisou o tal "ofício" e verificou que a sentença da tal ação citada não se trata de apólice e nem de resgate de fundo. O processo que existe com o número citado trata de matéria completamente diferente da mencionada na carta. Por outro lado, a advogada mencionada não participa do processo. Tudo é falso e até a OAB dela é citada errada.

Voltamos a alertar os nossos associados que, ao receberem esse tipo de correspondência, em caso de dúvida, perguntem à ASPAS. Teremos prazer em esclarecer.

04/11/21

 
     
   
     
   
     
 

Previna-se agora contra as quedas, um perigo para os idosos

=> Entenda porque esse tipo de acidente é mais grave para a terceira idade e descubra como deixar o ambiente mais seguro

Nos últimos dias, a apresentadora Ana Maria Braga (72) e a atriz Elizangela (66) viraram notícia após sofrerem quedas em suas próprias casas. Ambas as artistas se recuperam bem, mas os acontecimentos trazem à luz uma questão que faz parte da realidade dos idosos em todo o mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), até 40% dos idosos sofrem, anualmente, pelo menos uma queda. A entidade também aponta que essa é a principal causa de morte acidental entre pessoas acima dos 65 anos, o que reforça a importância dos cuidados para evitar esse tipo de incidente.

Muitas razões justificam a alta incidência de quedas entre idosos. Geralmente, a questão está diretamente relacionada ao condicionamento físico do indivíduo. Isso acontece porque, com o avanço da idade, é natural que muitos experimentem uma perda progressiva de massa muscular, o que gera uma redução do desempenho físico - especialmente em pacientes sedentários. Outro aspecto que se relaciona diretamente com o aumento das quedas nesta faixa etária é a diminuição da qualidade da visão e da audição, o que também afeta diretamente a coordenação motora. Além disso, é sabido que os idosos acabam perdendo parcelas do controle neurossensorial ao longo do tempo, função responsável pelo nosso equilíbrio.

Estatisticamente, as mulheres caem mais do que os homens. Isso acontece porque as pacientes do sexo feminino são mais propensas a casos de osteoporose, uma doença que leva à perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a quedas e fraturas. A doença também é um fator de risco para os pacientes do sexo masculino, que apesar da menor frequência do quadro, costumam registrar machucados mais graves após esse tipo de incidente. Assim, o monitoramento da saúde óssea deve ser uma prioridade para todos ao longo da terceira idade, já que os ossos menos resistentes estão diretamente relacionados com quedas.

É importante frisar que, para além dos possíveis machucados gerados no momento do acidente, as quedas também podem acabar gerando consequências a longo prazo para o idoso. Em quadros graves, esses acidentes podem levar à perda de funcionalidade motora ou até mesmo deixar o paciente acamado. Além disso, especialistas relatam que muitas vezes esse tipo de incidente pode afetar o psicológico do idoso. Pelo medo de se acidentar novamente, muitos passam a se movimentar cada vez menos, o que leva o idoso a se isolar de cada vez mais atividades. Por isso, é importante buscar meios para prevenir as quedas e reduzir seus impactos, caso venham a acontecer.

COMO DEIXAR A CASA SEGURA CONTRA QUEDAS?

Segundo médicos gerontologistas, a maior parte dos acidentes entre idosos acontecem nas suas próprias casas, assim como aconteceu com Ana Maria Braga e Elizangela. Por isso, vale estar atento ao ambiente em que se vive, realizando mudanças simples que podem amenizar os riscos e deixar o morador mais seguro.

Em primeiro lugar, obstáculos que possam gerar tropeços, como tapetes, fios soltos e móveis baixos, devem ser retirados do caminho permanentemente. As superfícies escorregadias, como pisos muito encerados, também devem ser evitadas - especialmente sem o uso de calçados adequados. Também é importante que o ambiente esteja bem iluminado.

Além desses detalhes, é válido também realizar algumas modificações estruturais no imóvel, em especial para os recém-chegados à terceira idade. A instalação de barras, corrimãos e fitas antiderrapantes pode criar um ambiente mais seguro. Caso existam escadas ou elevações em algum trecho da casa, elas devem ter corrimão para apoio na subida e fita antiderrapante nos degraus. Já no banheiro, onde as quedas comumente acontecem por conta do piso molhado, as barras de proteção são essenciais para deixar o ambiente mais seguro e garantir autonomia na hora do banho.

04/11/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

01 JORGE QUEIROZ DOS SANTOS RJ
01 GERALDO CASTRO LIMA JUNIOR SP
01 JOSE DE ANCHIETA MOREIRA HELCIAS DF
01 TEREZINHA PONTE CRAVEIRO CE
01 NELCIRA MENDES DE MORAES SP
01 VERA LUCIA VARGAS PEDRO PR
02 ELZI VERAS DE LIMA PE
02 MARIA LUIZA DA SILVA PINTO ALVES DF
03 MÁRIO EVANGELISTA DA SILVA NETO CE
03 KERGINALDO BARRETO MILITÃO CE
03 JOSÉ AUGUSTO BRITO DE MIRANDA SP
03 CANDIDA MAGGITTI SILVA BA
04 JOÃO CARLOS STRAPPAZZON RS
04 KIKUIEI SUEYOSHI SP
05 JANE DE LORETO MELO MG
06 ODILON LEONARDO SILVA BA
06 JORGE LUIS CARDOSO RIBEIRO RJ
06 DAISYMAR SIMONE DE ANDRADE MG
06 ILDE PARAENSE BA
07 MARIA DA GRAÇA ALMEIDA MURTA MG
07 WILSON ZAILA GAMA RJ
07 NADYA MARIA ALONSO BARBOZA RJ

04/11/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br