Boletim Eletrônico da ASPAS - 04 de outubro de 2021

 
 
 
04 de outubro de 2021
 
 

Diretorias da ASPAS e do SERPROS iniciam diálogo em prol dos participantes

=> Objetivo é fazer o Fundo avançar e melhor atender os participantes

Seguindo o que disse em sua entrevista exclusiva ao Boletim da ASPAS, o novo presidente do SERPROS partiu, objetivamente, em busca da união dos participantes. O presidente Wilson Coury convidou a Diretoria da ASPAS para uma primeira reunião com a Diretoria do nosso Fundo de Pensão. A reunião ocorreu no último dia 30 de setembro. O objetivo foi que as demandas, necessidades e opiniões fossem conhecidas e compartilhadas de parte a parte. O diálogo da direção do SERPROS com a ASPAS é o canal apropriado para que sejam debatidos, de forma organizada e institucionalizada, os anseios, preocupações e dúvidas dos participantes.

- A ASPAS atua há muitos anos, ouve seus associados, com quem interage regularmente, e conhece a fundo as preocupações e aflições dos participantes do SERPROS. É um grande passo quando a direção do Fundo se predispõe a ouvir seu público, razão de ser de sua existência - destacou Paulo Coimbra, presidente da ASPAS após a reunião.

Futuras reuniões devem se debruçar sobre pontos específicos.

04/10/21

 
     
 

Fundos de pensão estudam usar nova tábua da previdência aberta no cálculo atuarial

=> Abrapp e Federação das entidades privadas estariam estudando o assunto, segundo o jornal Valor

Segundo notícia publicada no jornal Valor em julho deste ano, as entidades de previdência abertas e fechadas começaram a discutir a possibilidade de usarem as mesmas tábuas atuariais. Trata-se do cálculo que leva em conta a expectativa de vida e taxa de mortalidade de uma população para estimar o tempo de vida dos participantes dos planos. A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) e a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) formaram, segundo o jornal, um grupo de trabalho para discutir o uso, pelos fundos de pensão, das tábuas BR-EMS.

O cálculo atuarial é fundamental para estabelecer as metas dos fundos para que atendam ao serviço contratado pelo participante: fornecer sua complementação de aposentadoria durante seu período como assistido. É através deste cálculo que os administradores podem acompanhar se as receitas existentes e futuras atenderão bem às despesas atuais e futuras.

04/10/21

 
     
 

Atendimento presencial na ASPAS volta a ser de 2ª a 6ª

A partir desta 2ª feira, 4/10, o atendimento presencial volta a acontecer em nossa Sede, no Centro do Rio, em todos os dias úteis da semana, ou seja, de 2ª a 6ª feira, no horário das 10h às 15h.

Pelo celular ou pelo WhatsApp, os associados podem falar pelo nº 21 98055-3939, das 9h às 17h, também de segunda a sexta.

04/10/21

 
     
 

Com prova de vida do INSS suspensa até o fim de 2021, confira novo calendário

=> Beneficiários que ainda não realizaram o recadastramento poderão deixar para fazer o procedimento no próximo ano

O Projeto de Lei (PL) que suspende a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até o fim do ano foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro após o Congresso derrubar o veto que mantinha o recadastramento anual.

Dessa forma, os aposentados e pensionistas que ainda não passaram pelo procedimento não têm mais a obrigatoriedade de fazer a prova de vida neste ano sem o risco de ter o benefício suspenso ou qualquer outro prejuízo.

O coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Paulo Bacelar, explica que, em 2022, o INSS deve lançar um novo calendário para a prova de vida.

"Quem já fez, o benefício já está renovado. Quem ainda não fez, não vai precisar fazer mais esse ano e não vai acontecer nada, não vai ter prejuízo nenhum. Quando reabrir o processo, eles vão divulgar uma nova tabela", assegura.

Segundo o INSS, mais de 232 mil dos 1,58 milhão de beneficiários do Estado ainda não realizaram a prova de vida.

Saiba mais aqui.

04/10/21

 
     
   
     
   
     
 

Outubro Rosa: é tempo de falar sobre autocuidado e prevenção

=> Desde 2002, campanha coloca em foco o combate ao câncer de mama

Prestes a completar duas décadas, a Campanha Outubro Rosa, realizada anualmente, representa a maior mobilização, nacional e internacional, voltada à conscientização social e ao debate público sobre o câncer de mama e a importância fundamental de sua detecção precoce. Em todo o mundo, a data é marcada pela promoção de atividades voltadas prioritariamente ao público feminino, como palestras, consultas médicas e rodas de conversa destinadas a estimular as mulheres a incorporar às suas rotinas a realização de exames preventivos para a doença. Neste ano, a frase escolhida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para as ações oficiais do Ministério da Saúde no Outubro Rosa é "Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?", um convite para que todas as mulheres estejam atentas, de modo permanente, aos sinais precoces do câncer de mama.

A mensagem despertada pelo Outubro Rosa, centralmente focada na importância da realização de exames periódicos, é embasada em dados da medicina. No caso do câncer de mama, existe uma grande diferença no prognóstico de recuperação entre as pacientes que descobrem a doença precocemente e aquelas que são diagnosticadas em estágios mais avançados. Dessa forma, municiar as mulheres com as instruções necessárias, ao tempo em que se estimula o autoexame preventivo, afirma-se como uma ferramenta preciosa, que pode salvar vidas e ampliar as chances de uma plena recuperação para as pacientes.

2021 DEVE REGISTRAR MAIS DE 66 MIL CASOS NO BRASIL

Além disso, o Outubro Rosa oportuniza revelar ao público-alvo dados precisos sobre a incidência do câncer de mama no Brasil e no mundo. As informações atualizadas apontam que esse é o tipo de neoplasia que mais acomete mulheres em todo o mundo, afetando países com diferentes índices sociais e demográficos. Segundo dados divulgados pelo INCA, cerca de 2,3 milhões de novos casos foram diagnosticados em todo o planeta apenas em 2020, o que representa cerca de 24,5% do total de diagnósticos de câncer em mulheres no ano. Ainda segundo o Instituto, foram estimados no Brasil 66.280 novos diagnósticos da doença em 2021, o que significaria uma incidência de 61,61 casos a cada grupo de 100 mil mulheres, mantendo-se assim na primeira posição da mortalidade por câncer entre as mulheres brasileiras.

A alta incidência da doença chama atenção para a importância do monitoramento contínuo de seus sinais. Para mulheres a partir de 40 anos, esse cuidado deve incluir, necessariamente, a realização anual do exame de mamografia. Ao lado da realização dos exames preventivos, é fundamental que todas permaneçam atentas aos seus próprios organismos. O surgimento de nódulos nos seios, nas axilas e no pescoço deve ser considerado como um sinal de alerta, especialmente quando se apresentam com aspecto "endurecido". Outros sintomas, como a presença de coloração avermelhada e textura mais espessa na pele da mama (assemelhada à casca da laranja), alterações nos mamilos, bem como a saída espontânea de líquidos das mamas também são alertas que não podem passar despercebidos. Diante do surgimento desses indícios, a indicação é clara: buscar imediatamente auxílio médico.

Apesar de não ser possível identificar uma causa única para a considerável incidência do câncer de mama, estudos apontam alguns fatores ligados ao estilo de vida levado por cada paciente podem ser diretamente associados à doença. Obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, frequente consumo de bebidas alcoólicas e uso contínuo de contraceptivos hormonais ou de medicamentos para reposição hormonal (estrogênio-progesterona), por exemplo, são fatores que podem concorrer para o aumento das chances do desenvolvimento do câncer mamário. Pacientes com histórico da doença em parentes próximos também têm maior propensão a desenvolver a enfermidade.

PANDEMIA AFETOU DIRETAMENTE A
PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Neste ano, a campanha Outubro Rosa ganha importância especial, pois ressalta a necessidade de retomada dos exames preventivos, após um longo período de luta contra o coronavírus. Por conta das recomendações de isolamento social, uma grande parte das pacientes deixou de procurar atenção médica, o que pode gerar uma alta nos diagnósticos da doença nos próximos anos. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a busca pela realização da mamografia apresentou queda de nada menos que 84% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da Fundação do Câncer. Essa é uma situação que causa grande apreensão se levada em conta a relevância do diagnóstico precoce para o sucesso dos tratamentos oncológicos.

Mais do que nunca, é importante que os exames sejam retomados e, claro, que as medidas simples de prevenção, como o autoexame, sejam incorporadas ao cotidiano de cuidados com a saúde por todas as mulheres. O diagnóstico precoce continua sendo a melhor arma contra o câncer de mama!

04/10/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

04 JOSE FRANCISCO DA CRUZ VIEIRA RJ
05 MANOEL PINTO RJ
05 VALMIR BENJAMIM DE ARRUDA PE
05 JOSE CARLOS PIMENTEL BASTOS PR
06 JORGE GOMES PEREIRA RJ
06 SOLANGE GONÇALVES EDWIGES MG
06 EDITE DA SILVA MG
07 NADIA BAPTISTA DOS SANTOS RJ
07 TANIA FRANCISCA SANTANA MG
07 ERNANI SANTIAGO DA SILVA RJ
07 CAMMAROTA SALVADOR RJ
08 AURINETE DE OLIVEIRA LIMA CE
09 MARIA DA CONCEIÇÃO PAIXAO SOUZA BA
09 VALDELICE MARIA SILVA CRUZ DE MACEDO BA
09 MARCOS EDUARDO RENTE PAULINO SP
09 MARLENE BISPO DOS SANTOS SP
09 MARLOVE TAGUATINGA CARNEIRO SILVA RJ
10 ANTONIO CARLOS COUTINHO RJ
10 MARCIO DUARTE DA SILVA RJ
10 MARIA DOLORES FIDELIS DOS SANTOS RS

04/10/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br