Boletim Eletrônico da ASPAS - 26 de julho de 2021

 
 
 
26 de julho de 2021
 
 

Associados da ASPAS são candidatos nas eleições para os Conselhos do SERPROS

=> Muitos perguntam se há associados da ASPAS candidatos. Como é tradição, publicamos aqui para conhecimento

Os participantes do SERPROS (ativos, aposentados e pensionistas) já estão recebendo as mensagens dos candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Fundo. A campanha está em andamento e a votação será, pela internet, entre os dias 5 e 19 de agosto.

Os candidatos podem ser conhecidos nesta página do site do SERPROS.

Como já é tradicional, a ASPAS divulga aqui os nomes e breve currículo daqueles candidatos que são associados. Nossos associados nos cobram - e têm o direito de saber - quais são os associados da ASPAS que estão na disputa eleitoral.

Nestas eleições, você votará, para o Conselho Deliberativo - CDE, em 2 duplas, cada uma com o candidato Titular e seu respectivo Suplente.

Para o Conselho Fiscal - COF, você votará em 1 dupla, formada pelo candidato Titular e seu respectivo Suplente.

CANDIDATOS ASSOCIADOS DA ASPAS

CDE Nº 01 - Luiz Antonio Martins (Gato)

Luiz Antonio Martins (Gato), Engenheiro de Telecomunicações com especializações em Desenvolvimento de Sistemas e Administração Pública, participante assistido, Analista de Desenvolvimento de sistemas no Serpro (1976/2004), trabalhando na Regional Rio de Janeiro, Diretor de Benefícios (2001/2003) do SERPROS, Conselheiro eleito do CDE (2005/2009; 2013/2015; 2016) e Presidente do COF (2017/2021); Certificado em Administração no ICSS (Instituto de Certificação em Seguridade Social).

Suplente: Lúcia Helena

Lúcia Helena Bernardes Santos de Almeida, participante ativa da Regional Salvador, Auxiliar de Informática, integrante da antiga REPS - Representação dos Participantes do SERPROS, Diretora de Administração e Finanças do Sindados/BA (de 2001 até 2021) e Diretora de Saúde e Assuntos Profissionais da Fenadados, Coordenadora da Comissão Paritária de Saúde do Serpro (de 2004 até 2010).

 

CDE Nº 02 - Alexandre Jordão

Alexandre José Valadares Jordão, Analista de Desenvolvimento no Serpro desde 1987, tendo atuado na Regional Brasília, Recife e Sede. Graduado em Economia. Pós-graduado em Gestão de TI, Direito Tributário e Governo Eletrônico. Conselheiro Deliberativo do SERPROS (2016-2016 e 2016-2018) e membro da OLT/DF (2018-2020 e 2021-2022).

Suplente: André Gianini

André dos Santos Gianini, Analista de Desenvolvimento no Serpro desde 2005 na Regional Rio de Janeiro. Graduado em Sistemas de Informação e Direito. Pós-graduado em Administração de Empresas e Inteligência Artificial. Conselheiro de Administração do Serpro, representante dos empregados (2018-2020) e membro da OLT/RJ (2013-2015).

 

COF Nº 01 - Mauro Simião

Mauro Roberto Simião, Administrador de Empresas, com especializações em Administração Pública, Engenharia da Qualidade e Metodologia de Ensino Superior, Certificado em Administração no ICSS (Instituto de Certificação em Seguridade Social), Analista de sistemas no Serpro, desde 1969, lotado na Regional Curitiba; Participante ativo do PS-II; Conselheiro Eleito do Conselho de Administração do SERPROS (atual CDE, em 1998/2003), do CDE (2009/2013; 2016; 2017/2021) e do COF (2013/2015).

Suplente: Willian Spagnol

Willian Pelicioli Spagnol ingressou no Serpro em 2010 no cargo de Analista de Sistemas, atuando hoje como líder de projetos. É formado em sistemas de informação e possui experiência na área jurídica (advogado com especialização em direito aplicado). Foi eleito em 2016 como suplente no COF do SERPROS.

Obs.: currículos e fotos fornecidos pelos candidatos.

26/07/21

 
     
 

SERPROS disponibiliza votação nas eleições de agosto também pelo celular. Baixe o App SERPROS

=> Aplicativo permite que você vote de qualquer lugar com internet

Agora, além do computador, poderemos votar nas eleições do SERPROS também pelo celular. O processo eleitoral deste ano conta com essa novidade: permitir a votação também pelo aplicativo (app) SERPROS. Aplicativos são programas para serem baixados em seu celular. Essa alternativa vai facilitar a participação dos eleitores, que poderão votar de qualquer lugar, desde que haja sinal de internet.

A votação ocorrerá em agosto e o link para o site oficial das eleições também está disponível no app. O site do SERPROS não informa se o App está disponível para os dois sistemas, Android e iPhones. Nesses últimos aparelhos, ressalvamos que não conseguimos testar com sucesso a instalação do App SERPROS.

COMO BAIXAR O APP EM SEU CELULAR

Sistema Android (smartphones em geral):

1. Assim que você abrir o seu celular e desbloquear a tela, procure por um aplicativo chamado Google Play ou por Play Store. (esse aplicativo já vem instalado em todos os celulares Android);
2. Feito isso, clique nele.
3. Na barra de cima, faça a busca por "app SERPROS".
4. Clique no aplicativo e em seguida, clique em "Instalar";
5. Espere o tempo para o download terminar.
6. Pronto. O ícone do app foi salvo em algum lugar de sua tela. Localize e abra quando quiser.

É fácil e rápido. Participe das eleições!

26/07/21

 
     
 

Verifique se sua senha está ativa na Área Restrita do site do SERPROS. Vai precisar para votar

=> Entre agora no site do SERPROS e recupere sua senha desde já

As eleições para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal do SERPROS ocorrerão das 8 horas do dia 5 às 12 horas do dia 19 de agosto próximo. A votação será exclusivamente pela internet (site ou app).

Como proceder?

Para votar, o participante (ativo, aposentado ou pensionista) terá que acessar a área restrita no site do SERPROS e informar seu CPF e sua senha.

Portanto, verifique se sua senha está ativa na Área Restrita do site do SERPROS. Se você ainda não tem sua senha ou a esqueceu, proceda como indicado abaixo o mais urgente possível, para evitar problemas durante o período de votação.

- Acesse a Área Restrita no site do SERPROS (clique aqui);
- Clique em "Esqueci Minha Senha";
- Preencha os campos solicitados.

A nova senha será enviada pelo SERPROS para seu e-mail cadastrado (confirme se seu cadastro está atualizado). Em caso de dificuldade, procure a ASPAS. Estamos à disposição desde já dos interessados para assessorar neste procedimento de cadastro e senha.

26/07/21

 
     
   
     
   
     
 

O Brasil está realizando uma boa campanha de imunização contra o coronavírus?

=> Números contraditórios têm aparecido na mídia em relação ao andamento da vacinação no país. Entenda

Seis meses após o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, mais de 120 milhões de doses já foram aplicadas em todo o território nacional. Esse é um número alto, que coloca o país como uma das cinco nações que mais aplicaram vacinas no mundo - dado que tem sido, inclusive, divulgado pelo Governo Federal. Pesquisadores alertam, porém, que não é a partir do número de doses da vacina já aplicadas que podemos medir a eficácia do programa de vacinação brasileiro: por ser um país populoso, mesmo tendo aplicado uma grande quantidade de doses o Brasil tem apenas 15% dos seus cidadãos vacinados, um número considerado baixo em comparação ao andamento das campanhas em outros países.

O critério de análise da eficácia das vacinações ao redor do globo tem como princípio estabelecer o quanto a população já está protegida. Esse número também ajuda na previsão de quando poderemos voltar a frequentar espaços coletivos e relaxar as medidas de isolamento social, pois a análise da porcentagem de imunes em uma população é usada na maioria dos modelos epidemiológicos para calcular quando uma população atinge a imunidade coletiva. Para ser considerado seguro, o percentual de cidadãos completamente imunizados deve atingir 70% da população de uma região, número ainda distante da realidade brasileira.

Além disso, o alto número de doses já aplicadas no país acaba gerando também uma falsa sensação de que muitos brasileiros já estão imunes. A realidade, no entanto, é que uma grande parte dessas vacinas aplicadas foi apenas aquela da primeira dose e não representam uma imunização total. Assim, com essa necessidade de dupla vacinação, muitas das doses já aplicadas ainda não representam um cidadão completamente imunizado. Proporcionalmente, 40% dos brasileiros já receberam a primeira dose, mas não podemos considerar esse grupo como imunizado. Essa é uma questão especialmente relevante ao considerarmos que o país tem uma taxa alta de inadimplência da segunda dose da vacina, ou seja, pessoas que tomaram a primeira, mas não tomaram a segunda dose. Assim, algumas das doses já aplicadas podem inclusive ter sido "perdidas" em pacientes que não completaram a imunização.

COMPARAÇÃO ENTRE PAÍSES ILUSTRA DIFERENÇA ENTRE
NÚMERO DE DOSES APLICADAS E AVANÇO DA VACINAÇÃO

Uma boa forma de ilustrar como a vacinação no Brasil não tem andado tão rápido, apesar da alta quantidade de doses já disponibilizadas, é checar como estão funcionando outras campanhas ao redor do globo. Israel, por exemplo, é um país que teve uma campanha muito bem sucedida de imunização e já iniciou o retorno às atividades presenciais. Desde dezembro de 2020, o país já vacinou quase 50% da sua população total. O número total de doses aplicadas no país, no entanto, é dez vezes mais baixo que o do Brasil - até agora, foram distribuídas quase 11 milhões de vacinas no país, que tem uma população pequena, de 9 milhões de pessoas.

Outro bom exemplo para ilustrar a diferença entre o número de doses aplicada e o nível de imunização da população é a China. O país tem a maior população do mundo, cerca de 1,4 bilhão de pessoas, e lidera o ranking de vacinas aplicadas com mais de 1,5 bilhão de doses distribuídas ao longo de seis meses, mas apenas 223 milhões realmente imunizados. Esse é um número muito superior a outros países, mas representa menos de 20% de chineses completamente imunizados.

26/07/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Julho:

26 VIVIANE MUNIZ VERAS DF
26 ZITA DUARTE MG
26 EDNA MARIA DA CRUZ BA
27 MARIA MARINALVA BEZERRA PB
27 MARILENE RODRIGUES MACHADO MG
27 KEILA SILVA MOURA PE
28 ANTONIO SERGIO DE FREITAS LEITE RJ
28 MARCIO GOULART RJ
29 OLAVO LOBO CAZAL RJ
29 JACIARA DO MARCO BORGES ASCENÇÃO SP
30 MARTA NAIR BARBOSA NORTON RJ
31 DAMARES BARBOSA SERIQUE PE
31 ANTONIO JORGE NOBREGA JAMES RJ
31 MARIA CINIRA DOS SANTOS SEIXAS RJ

Agosto:

01 FERNANDO ANTUNES COIMBRA RJ
01 MARINA GERMANO BITTENCOURT RJ
01 ELIZIA MARIA MARCAL DE CARVALHO PA
01 SILVIO MARTINS SC
01 NELSON DUARTE CALLADO SP

26/07/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br