Boletim Eletrônico da ASPAS - 05 de julho de 2021

 
 
 
05 de julho de 2021
 
 

Concluído o segundo prazo de inscrição de candidatos aos Conselhos do SERPROS. Campanha começa dia 16

=> Votação para o CDE e o COF será exclusivamente pela internet, entre 5 e 19 de agosto

Foi concluído, no último dia 1º de julho, o segundo prazo para inscrição de candidatos nas eleições deste ano para o Conselho Deliberativo (CDE) e para o Conselho Fiscal (COF) do SERPROS. A votação para os Conselhos será feita exclusivamente pela internet e ocorrerá entre as 8h do dia 5 de agosto e as 12h do dia 19/08/2021. Com o encerramento das inscrições, a campanha dos candidatos terá início no próximo dia 16 de julho, conforme calendário definido pela Comissão Eleitoral.

EM QUANTOS CANDIDATOS VOTAREMOS

Este ano há uma novidade importante. Cada candidato a uma vaga no CDE ou no COF terá o seu suplente, que o substituirá em qualquer ausência ou vacância definitiva, formando uma dupla composta de Titular/Suplente para cada vaga em disputa.

Desta forma, como há duas vagas para o CDE e uma para o COF, os participantes votarão em duas duplas para o CDE e uma para o COF, sendo eleitas as duas duplas (Titular/Suplente) mais votadas para o CDE, e a mais votada para o COF, todas com mandato de quatro anos.

PENSIONISTAS TERÃO DIREITO DE VOTO

Nestas eleições, poderão votar os participantes ativos, os assistidos (aposentados) e também os pensionistas. A extensão do direito de voto aos pensionistas é uma antiga reivindicação da ASPAS, que foi atendida este ano pelo CDE, proposta pelos Conselheiros Eleitos Mário Evangelista e Mauro Simião.

Portanto, não deixe para atualizar o seu cadastro no site do SERPROS em cima da hora. Faça já. Conte com a ASPAS para ajudá-lo, se precisar. Seu voto é fundamental para um SERPROS forte e dos participantes.

05/07/21

 
     
 

Governo capitula e adia, mais uma vez, as privatizações de Serpro e Dataprev

=> Nova previsão é para o segundo semestre de 2022, em pleno processo eleitoral nacional

Portal Convergência Digital

O governo empurrou a venda das estatais de TI - Serpro e Dataprev- para o segundo semestre de 2022, em plena campanha eleitoral para a presidência da República. O novo cronograma foi divulgado pelo programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Até então, Serpro, Dataprev e Telebras tinham vendas projetadas para o primeiro semestre de 2022. A única que teve o cronograma mantido foi a Telebras, mesmo tendo satélite como ponto sensível, já revelado pelo próprio governo.

A venda do Serpro e da Dataprev é questionada por diferentes organizações, entre elas o próprio Tribunal de Contas da União. Em dezembro do ano passado, a Corte identificou risco potencial com a venda das principais estatais de TI federais.

"As eventuais privatizações da Dataprev (já incluída no PND) e do Serpro (inclusão no PND já recomendada pelo CPPI) merecem atenção especial devido ao fato de os serviços prestados por essas empresas suportarem a infraestrutura tecnológica de órgãos relevantes da Administração Pública Federal, bem como alguns dos principais sistemas de informação e programas de governo relacionados ao processo de transformação digital no Brasil", destacou o relator do processo no TCU, ministro Vital do Rêgo.

Mas a área econômica manteve seus planos, tanto que no ano passado, o BNDES anunciou a contratação do consórcio Dados BR, formado pela Accenture do Brasil Ltda.; Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados; e Burson-Marsteller Limitada, por R$ 7,93 milhões, para a preparação da venda das estatais. O BNDES ainda não detalhou como fica essa iniciativa com o novo adiamento das vendas.

05/07/21

 
     
   
     
 

Eleições para Conselheiros do SERPROS: ASPAS ajuda a atualizar seu cadastro para votar

=> Votação no SERPROS será exclusivamente pela internet. Procure a ASPAS agora e garanta seu voto. Em pleitos anteriores, dificuldades com a senha excluíram muitos assistidos e pensionistas da votação

As eleições para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal do SERPROS ocorrerão entre as 8h do dia 5 de agosto e as 12h do dia 19/08/2021.

Como a votação acontecerá exclusivamente pela internet, será necessário que cada eleitor esteja cadastrado e com sua senha em mãos. A votação ocorrerá num site especial criado pelo Fundo, mas com acesso utilizando a mesma senha cadastrada para acesso à área restrita do site do SERPROS.

O procedimento é simples: bastam seu CPF e a senha cadastrada no site do SERPROS. Porém, visando evitar contratempos e dificuldades de acesso que, em eleições anteriores, excluíram muitos assistidos e pensionistas do pleito, a ASPAS está à disposição desde já dos interessados para assessorar neste procedimento de cadastro e senha.

Nestas eleições, poderão votar os participantes ativos, os assistidos (aposentados) e também os pensionistas. Portanto, não deixe para atualizar o seu cadastro no site do SERPROS em cima da hora. Faça já. Conte com a ASPAS para ajudá-lo, se precisar. Seu voto é fundamental para um SERPROS forte e dos participantes.

05/07/21

 
     
   
     
 

A importância da reabilitação pós-Covid

=> Pacientes que enfrentam as sequelas deixadas pela doença precisam procurar auxílio médico para uma recuperação completa

Para uma significativa parcela dos pacientes que contraíram o coronavírus ao longo da pandemia iniciada em março de 2020, o momento da alta médica representou apenas o início de um processo mais complexo de recuperação total da doença. Especialmente entre as pessoas que apresentaram complicações mais graves ou que precisaram ser internadas, a doença pode provocar sequelas graves, que impactam diretamente o bem-estar, mesmo após o desaparecimento dos sintomas mais agudos provocados pelo vírus sobre o organismo.

Entre as queixas mais comuns desses pacientes estão a fraqueza muscular, a perda de mobilidade, a falta de ar e o cansaço extremo. Muitos pacientes também relatam impactos severos no que se refere à saúde mental, caracterizados por quadros de ansiedade, depressão e até mesmo de distúrbios cognitivos, como falhas de memória e dificuldades relacionadas à atenção e à expressão. Para combater esses sintomas, a orientação médica é buscar um tratamento de reabilitação.

Embora seja possível citar algumas manifestações mais recorrentes, as sequelas geradas pela Covid-19 são numerosas e muito variadas. Em uma grande pesquisa internacional, publicada pela U.S. National Library of Medicine (NLM), cientistas identificaram nada menos do que 50 sintomas, de naturezas distintas. Isso acontece porque, ao infectar um paciente, o vírus circula pelo corpo e pode atingir diversos órgãos, o que provoca sequelas variadas, em função das particularidades de cada órgão. Justamente por esse motivo é tão importante realizar um check-up poucos meses após se receber a alta da doença. Os médicos devem avaliar a condição física do paciente de modo individual, definindo a partir dessa análise qual o método de reabilitação é mais apropriado para aquela pessoa. Vale lembrar que, sem um tratamento adequado, esses problemas podem se converter em casos crônicos. Por isso, a recomendação é iniciar o programa de reabilitação imediatamente após a alta hospitalar.

É por conta dessa extensa gama de possibilidades de sequelas geradas pela Covid que a reabilitação é individualizada, moldada para cada paciente. Muitas vezes, o processo envolve a participação de especialistas de áreas diversas, como cardiologistas, pneumologistas, neurologistas, fisioterapeutas e psicólogos. No caso de pacientes com dificuldades respiratórias, por exemplo, o foco é o atendimento multidisciplinar, compartilhado entre o pneumologista e o fisioterapeuta, como forma de oferecer uma reabilitação física que permita recuperar a aptidão e a tolerância ao esforço, sempre respeitando os limites próprios de cada organismo. A fisioterapia é ainda recomendada para pacientes que ficaram internados e perderam massa muscular, um quadro relacionado à fraqueza e à fadiga, muito comum no período pós-Covid. Já para aqueles que enfrentam sequelas mentais, o acompanhamento deve ser realizado por uma equipe integrada por especialista em neurologia e por profissional da psicologia, responsável pelo acompanhamento desse paciente no curso de seu tratamento. Em casos de danos cognitivos, a terapia ocupacional também passa a ser uma alternativa.

ATENDIMENTO NO SERVIÇO PÚBLICO

Pensando em atender os pacientes afetados pelas sequelas da Covid-19, serviços médicos têm se articulado ao redor do país, tanto na rede privada, quanto no serviço público de medicina. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (DEM) sancionou Lei que determina a oferta de fisioterapia respiratória pela rede municipal de saúde, dirigida a todas as pessoas com persistência no quadro de problemas pulmonares mesmo após a alta da doença. O estado do Ceará, por sua vez, anunciou a abertura da "Casa de Cuidados do Ceará", voltada a reabilitar pacientes pós-Covid, e disponibilizou, através do Centro de Extensão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, tutoriais no Youtube de exercícios de fisioterapia respiratória, para que pessoas com sequelas mais leves possam praticar em suas casas.

Já na rede privada de saúde, estão disponíveis diversos programas dirigidos à reabilitação de pacientes com sequelas. Em geral, a orientação é que busque esses serviços logo após a alta médica. Em casos menos graves, abre-se a possibilidade de que a reabilitação seja realizada em casa, por meio dos recursos da telemedicina. Já para pacientes afetados de maneira mais grave, a exemplo daqueles com limitações motoras, indica-se o atendimento presencial, em até três sessões semanais. Normalmente, esses programas desenvolvidos pelo setor privado contam com a participação de médicos de diferentes especialidades, seguem a abordagem multidisciplinar e duram em torno de três a quatro meses.

A verdade é que continuamos enfrentando uma doença que segue desafiando a ciência e surpreendendo constantemente o mundo. Diante disso, o mais importante é vacinar-se e manter o cumprimento dos protocolos de prevenção, com o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social. Esses cuidados representam a única forma de defender-se da Covid e de todas as sequelas que ela pode gerar.

05/07/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

05 TSUGUMITO KOBAYASHI DF
05 RONALDO SILVA VIRGINIO FILHO CE
05 ARIAD IRENIA DE PAULA ANDREOCCI AM
05 JUDAS TADEU CERDEIRA DF
05 ANA CECILIA MACHADO MONTEIRO SP
06 TERESIA MAFALDA STEINMETZ RJ
07 MARISA CRISTINA SERRA SP
07 WILIAM CEZAR DE PAULA MARINHO RJ
07 MARIA LUCIA DE CASTRO GONCALVES MG
07 ANTONIO NELSON MORI RS
07 CARLOS ANTONIO ROCHA MG
07 MARIA DAS GRAÇAS AMORA RJ
08 SERGIO MOURÃO SP
08 MARTA KNORRE RS
08 MARIA ISABEL DA SILVA SOITO RJ
09 DELZA MARTINS COELHO DF
09 MARIA IGNEZ GORGES ROCHA RJ
09 JORGE FRANKLIN MARTINS RJ
10 JOAO ALBERTO TEIXEIRA MENDES DF
10 ALZIRA DOS SANTOS BARBOSA DIAS SP
10 PAULO CEZAR VIEIRA DOS SANTOS DF
11 ONIR JOSE JACQUES DIAS RS
11 ALEXANDRE JOSÉ VALADARES JORDÃO DF
11 MARCELO RANGEL PALMEIRA RJ
11 IARA FERNANDA RAMOS PESSOA PE
11 MARLENE CLAUDIO VIEIRA SP

05/07/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br