Boletim Eletrônico da ASPAS - 28 de junho de 2021

 
 
 
28 de junho de 2021
 
 

Eleições para Conselheiros do SERPROS em agosto. ASPAS ajuda a atualizar seu cadastro para votar

=> Votação no SERPROS será exclusivamente pela internet. Procure a ASPAS agora e garanta seu voto. Em pleitos anteriores, dificuldades com a senha excluíram muitos assistidos e pensionistas da votação

As eleições para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal do SERPROS ocorrerão entre as 8h do dia 5 de agosto e as 12h do dia 19/08/2021.

Como a votação acontecerá exclusivamente pela internet, será necessário que cada eleitor esteja cadastrado e com sua senha em mãos. A votação ocorrerá num site especial criado pelo Fundo, mas com acesso utilizando a mesma senha cadastrada para acesso à área restrita do site do SERPROS.

O procedimento é simples: bastam seu CPF e a senha cadastrada no site do SERPROS. Porém, visando evitar contratempos e dificuldades de acesso que, em eleições anteriores, excluíram muitos assistidos e pensionistas do pleito, a ASPAS está à disposição desde já dos interessados para assessorar neste procedimento de cadastro e senha.

EM QUANTOS CANDIDATOS VOTAREMOS

Este ano haverá uma novidade importante. Cada candidato a uma vaga no CDE ou no COF terá que apresentar o seu suplente, que o substituirá em qualquer ausência ou vacância definitiva, formando uma dupla composta de Titular/Suplente para cada vaga em disputa.

Desta forma, como há duas vagas para o CDE e uma para o COF, os participantes votarão em duas duplas para o CDE e uma para o COF, sendo eleitas as duas duplas (Titular/Suplente) mais votadas para o CDE, e a mais votada para o COF, todas com mandato de quatro anos.

PENSIONISTAS TERÃO DIREITO DE VOTO

Nestas eleições, poderão votar os participantes ativos, os assistidos (aposentados) e também os pensionistas. A extensão do direito de voto aos pensionistas é uma antiga reivindicação da ASPAS, que foi atendida este ano pelo CDE, proposta pelos Conselheiros Eleitos Mário Evangelista e Mauro Simião.

Portanto, não deixe para atualizar o seu cadastro no site do SERPROS em cima da hora. Faça já. Conte com a ASPAS para ajudá-lo, se precisar. Seu voto é fundamental para um SERPROS forte e dos participantes.

28/06/21

 
     
 

Privatização da Eletrobras, aprovada por Medida Provisória, será questionada na Justiça

Após a recente aprovação, pelo Congresso Nacional, da MP 1031, autorizando a privatização da Eletrobras, a proposta deve enfrentar uma série de questionamentos judiciais. Rejeitada pelo mercado de energia, por boa parte dos consumidores industriais e até por setores que historicamente defendem privatizações, a tramitação da medida provisória gerou protestos de associações empresariais, partidos de oposição ao governo Bolsonaro e até políticos liberais.

O líder da oposição, Alessandro Molon (PSB/RJ), prometeu apresentar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ao Supremo Tribunal Federal para questionar a proposta. Diversos partidos de oposição devem assinar o documento. Por sua vez, os senadores Cid Gomes (PDT/CE) e Álvaro Dias (Podemos/PR) também anunciam que levarão a MP à Justiça. Entre os pontos questionados por todos estão a ausência da urgência necessária para justificar a edição de medidas provisórias e a inclusão na MP 1031 de emendas não relacionadas à capitalização da estatal, como a contratação de térmicas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

Atualmente, duas ações contra a MP já tramitam no STF, sob a relatoria do ministro Nunes Marques, primeiro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar uma vaga na corte. A depender do teor das novas ADIs prometidas pela oposição, os questionamentos podem ser redistribuídos para outros ministros da corte.

PRIVATIZAÇÃO SEM DEBATE ADEQUADO

O caso chamou a atenção da sociedade por conta, especialmente, da opção do governo federal pela privatização através de uma Medida Provisória. Uma MP tem caráter de urgência - não justificado no caso - e por isso tramita de forma acelerada (e com menor espaço para debates) do que um Projeto de Lei, que seria o instrumento mais adequado.

28/06/21

 
     
   
     
 

Uma perda irreparável

Com muita tristeza, registramos a perda de uma colega encantadora. Sirley Caneva Braga faleceu aos 84 anos na última 6ª feira, 25 de junho de 2021. Natural de Porto Alegre (RS), nasceu em 20 de junho de 1937. Sirley, ex-funcionária do Serpro, foi uma das dez primeiras a serem contratadas na 10ª URO e fez sua carreira como encarregada chefe da área de transcrição e entrada de dados. Associada, participou da ASPAS desde sua fundação. Nos últimos anos lutava contra um câncer. Deixa filha, neto e muitos amigos que conquistou com sua energia e seu jeito encantador e amável.

28/06/21

 
     
 

Caixa anuncia novo atendimento telefônico para seus correntistas aposentados e pensionistas do INSS

=> Foco do serviço é esclarecer dúvidas dos beneficiários e reduzir a necessidade de deslocamento para agências

A Caixa Econômica Federal anunciou nos últimos dias a implementação de um canal de atendimento remoto, pensado para esclarecer dúvidas dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O novo serviço acontece por telefone e está disponível para os cerca de 6,1 milhões de beneficiários que recebem suas aposentadorias nessa instituição financeira. Para acessar o serviço, o cliente da Caixa que seja aposentado ou pensionista deve telefonar para o número 0800 726 0207 e depois escolher o ramal 7. Nenhuma taxa será cobrada pelo atendimento.

O canal é pensado como uma alternativa para evitar que beneficiários do INSS precisem se deslocar até uma agência para obter informações simples ou acompanhar suas solicitações, por exemplo. Para realizar essas consultas por telefone, o cliente da Caixa precisa ter em mãos apenas o seu número do benefício ou até mesmo do CPF, além da data de nascimento que servirá para verificação. A consulta pode ser feita 24 horas por dia.

Através da central de atendimento, aposentados e pensionistas do INSS poderão pedir informações sobre a situação do benefício mensal, recebendo informações de status como "disponível", "bloqueado", "devolvido ao INSS" ou "pago", por exemplo. Isso deve evitar que os beneficiários precisem ir ao banco para checar se já receberam as novas parcelas da aposentadoria, especialmente aqueles que ainda não utilizam o aplicativo da Caixa. Orientações para solicitação de portabilidade do benefício também podem ser recebidas através da central de atendimento, além da consulta de status sobre portabilidades já solicitadas.

CANAL TAMBÉM RESPONDE SOBRE A PROVA DE VIDA

Outro serviço oferecido pela Central de Atendimento CAIXA ao Cidadão é a disponibilidade para tirar dúvidas sobre a prova de vida obrigatória. Suspensa desde o início da pandemia da Covid-19, a comprovação voltou a ser exigida para aposentados e pensionistas do INSS desde o início deste mês de junho e seu novo calendário tem gerado dúvidas. Vale lembrar que o beneficiário pode ficar sem a aposentadoria caso perca o prazo para sua comprovação de vida e, por isso, o serviço de informação pode ser de grande ajuda.

Também têm sido observadas algumas tentativas de golpe contra aposentados e pensionistas, onde criminosos entram em contato com a vítima e simulam uma operação de comprovação de vida. Nesses casos, o beneficiário pode telefonar para o serviço, onde será corretamente instruído sobre situações de perigo. Na dúvida, vale sempre ligar e consultar o banco.

28/06/21

 
     
   
     
 

Idosos deverão receber uma terceira dose da Coronavac?

=> Entenda melhor o debate sobre a revacinação e como isso afeta quem recebeu o imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac

Nos últimos dias, repercutiu entre a comunidade científica uma discussão acerca da necessidade de revacinar os idosos que tenham recebido o imunizante Coronavac. O questionamento veio à tona após a divulgação de uma nova pesquisa realizada pelo grupo Vebra Covid-19 sobre a eficiência da vacina, que apontam uma efetividade de apenas 42% para idosos com mais de 70 anos. Em resposta, o Instituto Butantan - que é o órgão responsável pelo imunizante no Brasil - contestou esses resultados, reafirmando que não há necessidade de pensar ainda em uma dose de reforço.

O polêmico estudo, divulgado em 21 de maio, foi financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e examinou dados de quase 15,9 mil idosos brasileiros para verificar a proteção da vacina chinesa contra a doença. Entre os idosos de menor idade, os resultados foram bons, mas o desempenho caiu progressivamente conforme se avançava nas faixas etárias. A pesquisa, porém, foi publicada em forma de "pré-print", ou seja, ainda sem a revisão de outros especialistas. Esse é o principal argumento dos líderes do Instituto Butantan para contestar os números apresentados no estudo.

BUTANTAN QUESTIONA RESULTADOS

O órgão paulista já havia conduzido previamente um grande estudo acerca da ação do imunizante, em que encontrou efetividade geral de 50,7% - após passar devidamente pelas 3 fases de análise necessárias para conclusão da pesquisa. "Não consigo acreditar neles, porque a pesquisa tem problemas graves de metodologia", afirmou em entrevista à BBC Brasil o diretor médico do Butantan, Ricardo Palacios. Através de um vídeo, divulgado em redes sociais, Dimas Covas - presidente do instituto - também negou que seja necessário aplicar uma nova dose da Coronavac nos idosos já imunes.

Além dos testes clínicos, casos baseados na experiência real também parecem confirmar a eficácia da Coronavac após a aplicação de duas doses. Na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, 95% da população adulta foi vacinada com duas doses do imunizante como parte de um estudo do Instituto Butantan que ficou conhecido como Projeto S. Os resultados da iniciativa, apresentados pelo Governo do Estado de São Paulo em uma coletiva de imprensa, apontam que, após a meta de vacinação ser alcançada, as mortes por covid-19 da população local foram reduzidas em 95%; as internações, em 86%; e os casos sintomáticos, em 80%.

Outros países como o Uruguai também apresentaram resultados similares aos da pesquisa paulistana. No último dia 25 de maio, o Ministério da Saúde uruguaio divulgou que a Coronavac conseguiu reduzir em 97% a mortalidade por covid-19 na população já totalmente imunizada. A queda nas internações em UTI foi de 95%. No geral, a ocorrência da doença diminuiu em 57%.

O POSICIONAMENTO DA OMS

No dia 1º de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial da Coronavac. A sinalização é bastante positiva para os países que apostaram no imunizante desenvolvido pela farmacêutica Sinovac. O posicionamento foi tomado após uma sequência de estudos realizados pelo órgão e que reforçaram a eficácia da vacina.

A aprovação para uso emergencial significa que a OMS atesta a seguridade do imunizante, de forma que países que ainda não utilizam a Coronavac poderão acelerar seus processos de aprovação interna para o uso da vacina. O imunizante poderá também passar a fazer parte do consórcio Covax Facility, criado pela OMS para distribuir doses entre os países da comunidade global.

TODOS PRECISAREMOS DE NOVAS DOSES NOS PRÓXIMOS ANOS

Assim como acontece com a vacina da gripe, atualizada anualmente, o mesmo deve acontecer com os imunizantes contra a covid-19 - independentemente do laboratório. Portanto, embora o cenário geral aponte para a segurança da Coronavac em apenas duas doses, é possível afirmar que sim, em algum momento os idosos que receberam esse ou qualquer outro imunizante precisarão receber uma dose de reforço.

Por enquanto, o ideal é seguir acompanhando as notícias e não acreditar ou disseminar notícias falsas. Caso haja uma real necessidade de revacinação, os órgãos oficiais do Governo e também os veículos de imprensa com certeza divulgarão essa notícia junto com todas as instruções necessárias para receber a dose de reforço. Neste momento, o mais importante segue sendo a manutenção de todas as ações preventivas contra o vírus.

O CASO CHILENO

Um dos países que vem chamando a atenção da comunidade internacional, neste momento, é o Chile. O país é um dos que têm o melhor índice de vacinação de sua população no mundo, com mais de 44% da população imunizada com duas doses da vacina, o que o coloca em 5º lugar no planeta, proporcionalmente. Apesar disso, o Chile tem assistido ao crescimento no número de casos.

Como 85% das doses ministradas entre os chilenos são da Coronavac e 15%, da Pfizer, surgem especulações sobre uma possível baixa eficácia da vacina do laboratório Sinovac. Essa leitura, porém, não pode ser tão simplista.

"Em termos populacionais, para diminuir o número de internações e óbitos, a vacina é eficaz quando 80% da população está vacinada. E ainda estamos muito longe disso", afirma Juan Carlos Said, mestre em Saúde Pública pelo Imperial College Londres.

Por conta da vacinação adiantada, a idade das pessoas que ocupam os leitos de UTI no Chile está mudando. Hoje, segundo dados oficiais, há mais internados entre 40 e 49 anos do que maiores de 70. O que aconteceu naquele país é que a covid-19 começou a encontrar vítimas em outros grupos. Há um mês, por exemplo, cerca de 80% dos mortos tinham mais de 70 anos, mas esse número vem diminuindo.

"O número de infectados continua crescendo, porém com redução no número de hospitalizações e mortes. Isso só mostra que, embora a vacinação seja utilizada em larga escala, as medidas de controle, distanciamento e máscara precisam continuar", afirmou o infectologista Renato Kfouri.

Segundo diversos especialistas, além das novas variantes do coronavírus, outro problema é que a população não foi corretamente esclarecida. Eles criticam o Governo de Sebastián Piñera por situar o risco de maneira incorreta e o triunfalismo pelo processo de vacinação. "Só foram destacados os aspectos positivos da campanha e não os perigos que se mantêm", avalia o médico Mauricio Canals, membro da plataforma ICOVID, iniciativa liderada pela Universidade do Chile, Pontifícia Universidade Católica do Chile e Universidade de Concepción com base em dados oficiais.

Nesse descuido, o governo chileno autorizou licenças especiais de férias e isso fez com que entre 4 e 5 milhões de pessoas se locomovessem para áreas que hoje vivem crises muito extremas, com hospitais lotados e percentuais muito elevados de testes positivos.

28/06/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Junho:

28 ELEONORA MEDEIROS DE FIGUEIREDO DF
28 NELSON DE CASTRO RJ
28 RICARDO VALÉRIO MARTELLETO MG
28 IRINEU CARLOS MORAIS DE MOURA RS
29 MIRIAM LUCIA SCHLEDER BOEIRA RS
29 ALMIR CARMO DE OLIVEIRA SP
29 MARIA JOSE BELIENY BASTOS RJ
30 LUCIANA BRASSOLATTI SP

Julho:

01 NEUSA GOMES FERREIRA RJ
01 MARILENE RODRIGUES DE LIMA RJ
02 CARLOS ALBERTO MACEDO DE FARIAS RJ
02 ANTONIO CARLOS SERET SP
02 ANTENOR ELYSIO NORONHA MG
03 MARIA LUIZA DUARTE FRADE DF
03 RITA MARIA SILVEIRA PI
04 MARILENE PEREIRA DE SOUZA DF
04 GISA DE OLIVEIRA BRIGOLINI PORFIRIO RJ

28/06/21

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br