Boletim Eletrônico da ASPAS - 21 de junho de 2021

 
 
 
21 de junho de 2021
 
 

Comissão Eleitoral prorroga inscrições e eleições para Conselheiros do SERPROS ficam para agosto

=> Campanha dos candidatos começa em 16 de julho e votação será pela internet, entre 5 e 19 de agosto

Tendo em vista a ocorrência da hipótese prevista no artigo 26 do Regulamento, a Comissão Eleitoral do SERPROS decidiu prorrogar o prazo para a inscrição de candidatos a Conselheiros do Fundo nas eleições deste ano.

Com isso, a votação, que será exclusivamente pela internet, ocorrerá entre as 8h do dia 5 de agosto e as 12h do dia 19/08/2021. Já a campanha dos candidatos a Conselheiros do SERPROS, por sua vez, começará a partir de 16 de julho, quando poderão divulgar suas propostas, currículos e propagandas. Assim, a posse dos novos conselheiros eleitos, junto com os novos conselheiros que serão indicados pelo Patrocinador Serpro, foi adiada para o início de setembro.

NÚMERO MÍNIMO DE CANDIDATURAS PARA O CDE E PARA O COF

O artigo 26 do Regulamento Eleitoral define que "não havendo registro de candidaturas em número suficiente para a recomposição dos cargos para o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, com os respectivos suplentes, a Comissão Eleitoral procederá a nova convocação para os Conselhos em questão e será estipulado novo Cronograma Eleitoral".

Este ano haverá uma novidade importante. Como ocorre na grande maioria dos demais fundos de pensão, particularmente aqueles patrocinados por estatais, cada candidato a uma vaga no CDE ou no COF terá que apresentar o seu suplente, que o substituirá em qualquer ausência ou vacância definitiva, formando uma dupla composta de Titular/Suplente para cada vaga em disputa.

Desta forma, como há duas vagas para o CDE e uma para o COF, os participantes votarão em duas duplas para o CDE e uma para o COF, sendo eleitas as duas duplas (Titular/Suplente) mais votadas para o CDE, e a mais votada para o COF, todas com mandato de quatro anos.

Como o Estatuto do Serpro estipula também um segundo suplente para cada titular, o Regulamento Eleitoral estabelece que os titulares das duplas que ficarem em terceiro e quarto lugar para o CDE serão, cada um, o segundo suplente das duas duplas vencedoras. E o titular da dupla que ficou em segundo lugar para o COF será o segundo suplente da dupla vencedora.

Assim, para atender a essas normas, deveriam se candidatar, no mínimo, quatro duplas para o CDE, e duas para o COF. O que não ocorreu no primeiro prazo aberto para inscrição de candidatos.

PENSIONISTAS PASSAM A TER DIREITO DE VOTO

Nestas eleições, poderão votar os participantes ativos, os assistidos (aposentados) e também os pensionistas, aqueles beneficiários designados pelos participantes ou assistidos falecidos. A extensão do direito de voto aos pensionistas é uma antiga reivindicação da ASPAS, que foi atendida este ano pelo CDE, proposta pelos Conselheiros Eleitos Mário Evangelista e Mauro Simião.

21/06/21

 
     
 

ASPAS ajuda a atualizar seu cadastro para votar

=> Votação no SERPROS será exclusivamente pela internet. Procure a ASPAS agora e garanta seu voto. Em pleitos anteriores, dificuldades com a senha excluíram muitos assistidos e pensionistas da votação

Como a votação acontecerá exclusivamente pela internet, será necessário que cada eleitor esteja cadastrado e com sua senha em mãos. A votação ocorrerá num site especial criado pelo Fundo, mas com acesso utilizando a mesma senha cadastrada para acesso à área restrita do site do SERPROS.

O procedimento é simples: bastam seu CPF e a senha cadastrada no site do SERPROS. Porém, visando evitar contratempos e dificuldades de acesso que, em eleições anteriores, excluíram muitos assistidos e pensionistas do pleito, a ASPAS está à disposição desde já dos interessados para assessorar neste procedimento de cadastro e senha.

Não deixe para fazer em cima da hora. Garanta já o cadastro de sua senha. Conte com a ASPAS para ajudá-lo, se precisar. Seu voto é fundamental para um SERPROS forte e dos participantes.

21/06/21

 
     
 

Na cidade do Rio de Janeiro, decreto assegura imunização contra pneumonia na rede pública para maiores de 60 anos

Na cidade do Rio de Janeiro, a lei municipal nº 6.785, de 21/10/2020, garante aos cariocas com 60 anos ou mais a imunização, na rede pública de saúde do Município, com a vacina contra a pneumonia. Os interessados devem procurar os postos de saúde.

A vacina contra a pneumonia, em geral, é oferecida a pessoas em alto risco - como pessoas com HIV, pacientes oncológicos, transplantados, entre outros casos específicos. No intervalo de seis meses a um ano, é ministrada uma dose de reforço. As vacinas aplicadas são as Pneumo 13 e Pneumo 23.

Para a pneumologista Waleska Cintra, pessoas saudáveis acima de 60 anos a princípio não têm indicação formal para tomar a vacina anti-pneumocócica. "A vacina é recomendada para aquelas acima de 60 anos portadoras de doenças crônicas, os imunossuprimidos e com fatores que aumentam o risco de infecção, como alcoolismo, tabagismo, asma".

RELAÇÃO COM A COVID-19

A pandemia de Covid-19, no entanto, passou a valorizar essa imunização para todos os idosos. A pneumologista Simone Prezotti explica que "a vacina previne a pneumonia por um tipo de bactéria que se chama pneumococo. A pneumonia bacteriana é uma das complicações que uma pessoa com coronavírus poderia ter. Depois da infecção pelo vírus, poderia se instalar uma infecção bacteriana secundária e causar pneumonia".

Para a médica, pessoas acima de 60 anos, mesmo aquelas sem doença crônica, deveriam recorrer a essa vacina. "Ela, contudo, não protege nem aumenta a resistência à infecção pelo coronavírus. Está recomendada para prevenir o adoecimento por doença causada por esta bactéria e/ou complicações secundárias em caso de infecção pelo coronavírus", ressalta.

21/06/21

 
     
 

Casa do Saber oferece curso online gratuito sobre o envelhecimento no Brasil

=> Nesta 5ª feira, dia 24/6, das 19h às 20h30, pela internet

O que as últimas pesquisas nos revelam sobre expectativa e qualidade de vida no Brasil? O aumento da população da terceira idade já é uma realidade no Brasil. O envelhecimento da população brasileira e seus desdobramentos são o tema da aula aberta que faz parte da Casa do Saber Rio. Estarão presentes o médico Alexandre Kalache, a juíza Andréa Pachá e a antropóloga Mirian Goldenberg para um bate papo, a partir da perspectiva da medicina, do direito e da antropologia, sobre como é envelhecer no Brasil.

Saiba mais e faça sua inscrição aqui.

21/06/21

 
     
 

Notas de falecimento

Com muito pesar, comunicamos o falecimento, no último dia 16/6, de Marcelo de Oliveira Basílio, 49 anos, casado, com duas filhas e três netos, filho do nosso associado Jorge da Silva Basílio. Manifestamos nossos sentimentos e solidariedade a toda a família e aos amigos.

Lamentamos profundamente, também, o falecimento, no mesmo dia, de Marcelo De Luca, filho de nosso associado José Carlos Moreira De Luca, a quem abraçamos, estendendo nossos pêsames aos familiares e amigos.

21/06/21

 
     
   
     
 

Brasil aguarda 3 milhões de doses da vacina Janssen

=> Janssen é a primeira vacina aprovada pela OMS que possui dose única; saiba como a vacina funciona e qual a sua eficácia

O Brasil deve receber pouco mais de 3 milhões de doses da vacina Janssen nesta semana. A entrega estava prevista para ser realizada próxima ao prazo de validade das doses, estipulado inicialmente para o dia 27 de junho. No entanto, após aprovação da FDA (agência reguladora dos Estados Unidos) e da Anvisa, o prazo foi adiado para 8 de agosto. A prorrogação foi permitida após o combinado de que as doses sejam armazenadas em temperatura de 2º a 8ºC.

A vacina da farmacêutica Johnson & Johnson é a primeira aprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que oferece imunização completa com apenas uma dose. Lembrando que, após a aplicação, o corpo ainda leva 15 dias para produzir a resposta imune necessária.

QUAL A EFICÁCIA DA VACINA JANSSEN?

A eficácia da vacina Janssen é de 66% para casos leves a moderados e, para casos graves, é de 85%. O imunizante também foi testado no Brasil e provou sua eficiência contra as variantes de Manaus, da África do Sul e do Reino Unido.

A OMS confirma ainda que, a partir dos dados divulgados pela Johnson & Johnson, a vacina também funciona em pessoas mais velhas.

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DA VACINA JANSSEN?

Os efeitos colaterais da vacina Janssen são considerados leves. Segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos), as principais reações podem surgir até dois dias após a aplicação e podem incluir: cansaço, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, febre e náusea. Todos esses efeitos são considerados normais.

COMO FUNCIONA A VACINA JANSSEN?

A vacina Janssen funciona de forma semelhante à vacina Oxford/Astrazeneca. Um pedaço da proteína do novo coronavírus é colocado dentro de um adenovírus (que funciona como transportador desse material genético) e, quando nosso sistema imune recebe a dose única da vacina, ele detecta a proteína e produz uma resposta para combater esse invasor, criando assim uma proteção contra a Covid-19.

As 3 milhões de doses que o país irá receber significam mais 3 milhões de brasileiros e brasileiras imunizados, graças a possibilidade de imunização completa a partir de uma única dose. No Brasil, mais de 24 milhões de pessoas já receberam as duas doses das outras vacinas, como a Astrazeneca, Pfizer e Sinovac, o que representa 11,42% da população.

21/06/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

21 PAULO CEZAR CORREA DE SOUZA RJ
21 ISMENIA DA SILVA COELHO AREAS RJ
21 CLAUDIO MORALE DF
22 AIRTON TOME DF
22 MOACYR WALDMANN BRASIL RJ
23 ANGELA MARIA RIANI DO VALE DIAS RJ
24 FRANCISCO JOSÉ AMÉRICO CORDEIRO DF
25 JOSE DETALONIO MENDONCA DF
25 JACIRA DE SOUZA LOPES RJ
25 JOSE CEZAR PEICHO SC
27 DJALMA LADISLAU DOS SANTOS MG

21/06/21

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br