Boletim Eletrônico da ASPAS - 31 de maio de 2021

 
 
 
31 de maio de 2021
 
 

Assembleia virtual da ASPAS já começou e vai até 4 de junho. Vote agora e deixe a Associação preparada para lutar pela recuperação de perdas no FGTS

A Assembleia Geral Ordinária (A.G.O.) da Associação já começou em nosso site e vai até a meia-noite de 4 de junho. Em nosso site (clique aqui e vá à página de votação) os associados se informam sobre os temas e podem votar.

Um dos temas em votação é o possível futuro ingresso da ASPAS na Justiça pela recuperação de perdas no FGTS para os que trabalharam com carteira assinada entre 1999 e 2013. O STF vai decidir sobre ações que pedem a troca do índice de reajuste do FGTS pela Caixa, da TR para o INPC, diante do fato de que a TR sequer acompanha a inflação. Essa votação visa deixar a ASPAS preparada para ingressar com essa causa, caso seja a providência adequada a tomar em defesa dos interesses dos nossos associados.

31/05/21

 
     
 

SERPROS terá eleição de conselheiros este ano

A Diretoria Executiva do SERPROS designou a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) para coordenar e supervisionar o Processo Eleitoral deste ano em nosso Fundo. Nestas eleições, os participantes ativos e assistidos do SERPROS elegerão membros para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Segundo o site do SERPROS, "as eleições ocorrerão em breve e o regulamento será divulgado, logo que aprovado pelo CDE".

A Comissão Eleitoral é formada por:

  • Ana Paula Cardoso Pimenta - participante indicada pelo SERPROS (coordenadora, por escolha dos membros da CEN);
  • Jorge Rufino de Mattos - assistido indicado pelo SERPROS;
  • Wolney Mendes Martins - assistido indicado pelo Patrocinador Serpro;
  • Juarez Benito Junior - participante indicado pelo Patrocinador Serpro.

Como ocorre em todas as eleições, a ASPAS acompanhará o processo, sempre zelando pelos direitos e melhores interesses dos participantes, ativos e assistidos, do SERPROS.

31/05/21

 
     
 

Entrega das informações das empresas do país a um ente privado colocaria em grave risco nossa economia

=> Interesse privado do vencedor poderia manipular o mercado

Um dos aspectos mais assustadores na proposta de privatização de Serpro e Dataprev é que informações sensíveis de todas as empresas brasileiras, ou aquelas aqui estabelecidas, estariam em mãos de uma empresa privada, conferindo a essa empresa um poder gigantesco sobre as relações econômicas em nosso país.

Mais grave ainda é que essa privatização teria, certamente, uma empresa estrangeira como vencedora - uma vez que não há no horizonte empresa nacional privada com porte suficiente para absorver qualquer uma dessas estatais.

DADOS SENSÍVEIS

Os sistemas hoje criados e administrados por Serpro e Dataprev detêm informações sensíveis para o mundo dos negócios. Em mãos privadas, informações precisas sobre remuneração, faturamento, lucro, Imposto de Renda, empréstimos e clientes dos seus concorrentes, se mal usadas, podem resultar em manipulações capazes de favorecer ou destruir empresas, comprometendo gravemente a economia brasileira.

As duas estatais têm em seus sistemas o controle de informações fiscais e tributárias de todas as empresas do país. Sem um agente neutro e estatal, condutas privadas podem afetar a concorrência empresarial e até a concessão ou não de empréstimos e também prejudicar a fiscalização governamental.

Este é um fator muito negativo que se soma aos riscos, também consideráveis, da perda de privacidade dos dados das pessoas físicas, já que as informações sobre o patrimônio e a vida financeira dos contribuintes estarão abertas à empresa vencedora.

INTERESSE ESTRANGEIRO

Um dos sistemas privatizados, por exemplo, seria o Siscomex, criado pelo Serpro. Este sistema acompanha a entrada e saída de mercadorias do Brasil. Uma "falha" poderia embaralhar as operações de importação e exportação de empresas de todo o país. Entregar esse poder a uma empresa com sede em outra nação é uma temeridade que nem o mais ingênuo dos brasileiros pode se permitir imaginar.

NÃO DEIXE DE CONTRIBUIR. É O NOSSO FUTURO QUE ESTÁ EM JOGO

Contribua com o financiamento da campanha Salve Seus Dados. Escolha um desses canais, defina um valor que você possa doar mensalmente e faça sua doação:

Plataforma Abaca$hi
https://abacashi.com/p/salve-seus-dados

Conta da ANED
Banco do Brasil
Agência: 1569-5
Conta corrente: 34056-1 [conta exclusiva da Campanha]
CNPJ: 29.255.585/0001-72
ANED - Associação Nacional dos Empregados da Dataprev

PIX
E-mail da campanha: campanha.salveseusdados@gmail.com

Veja aqui tudo sobre a campanha Salve Seus Dados.

31/05/21

 
     
   
     
   
     
 

Baixa ingestão de água nos dias mais frios é preocupante

=> Conheça a importância de uma hidratação correta e confira dicas para aumentar o consumo de água durante o inverno

Com a aproximação dos meses mais frios do ano, tornam-se mais comuns os casos de desidratação, como consequência da menor ingestão diária de água durante essa estação. O que ocorre é que, com o desencadeamento de uma resposta biológica, o ser humano sente menos sede quando está submetido a temperaturas mais baixas. Mas, ainda que a vontade de beber água diminua, permanece inalterada a importância da hidratação para o funcionamento orgânico. Essa diminuição da ingestão de líquidos pode gerar consequências graves para a saúde e afetar diretamente a qualidade de vida. Por isso, é preciso estar especialmente atento ao consumo de água durante o inverno e o outono.

O que explica a diminuição da sensação de sede durante os períodos mais frios é a relação entre a temperatura ambiente e o "disparo" da vontade de beber água. Nos meses mais quentes, transpiramos mais, o que favorece a perda de líquidos e a liberação de estímulos para a reposição da hidratação corpórea com maior frequência. Quando as temperaturas estão mais baixas e, consequentemente, as perdas de água são menores, esses instintos naturais não são ativados, nos levando a consumir uma quantidade inferior à necessária. Esse é um cenário que pode ser particularmente prejudicial para idosos e crianças, que sofrem os efeitos da desidratação de modo mais severo e com mais facilidade.

Segundo especialistas, independentemente da temperatura ou da época do ano, uma pessoa deve ingerir de 1,5 a 2 litros de água diariamente, quantidade correspondente à média de seis a oito copos (de 250 ml). Já para quem pratica atividades físicas, é indicado manter um consumo de líquido de, ao menos, três a quatro litros diariamente. Vale lembrar que, para além da indispensável ingestão de água, outras bebidas, como os sucos naturais, a água de coco e os isotônicos também podem colaborar com a hidratação. Chás e sopas também colaboram nessa missão e são especialmente bem-vindos como opções para estimular o consumo de líquidos nos meses mais frios.

Outra boa dica para estimular o consumo de água é sempre manter uma garrafa por perto, ao alcance das mãos. Isso proporciona uma lembrança permanente da necessidade de hidratar-se. Existem, também, diversos aplicativos para celulares que têm como função disparar lembretes para assegurar a ingestão de líquidos ao longo de todo o dia. O ideal para quem ainda não costuma beber a quantidade adequada de água é controlar a quantidade consumida e criar metas para o aumento progressivo da ingestão, até que a ação seja incorporada como um hábito.

OS RISCOS DA DESIDRATAÇÃO

Quando não há ingestão suficiente de água, diversos são os riscos ao organismo humano, que é 70% composto pelo líquido. Uma das principais preocupações refere-se à sobrecarga dos rins, órgão responsável por eliminar toxinas e resíduos indesejáveis do corpo, através da urina. Em um organismo desidratado, o órgão não consegue realizar a filtração, potencialmente provocando o surgimento de diferentes quadros indesejáveis, como a formação de cálculos renais e infecções urinárias. A água também é fundamental a diversos processos fisiológicos, como a digestão, a absorção de nutrientes, além da excreção. E um organismo desidratado tem maiores chances de desenvolver problemas no trato gastrointestinal, a exemplo da constipação (a "prisão de ventre").

Entre alguns sinais que podem ajudar a identificar a ocorrência de desidratação, leve e moderada (geradas apenas pela baixa ingestão de líquidos), estão a dor de cabeça, sonolência, tontura, fraqueza, sensação de cansaço e a elevação da frequência cardíaca.
O importante mesmo é sempre lembrar-se: beber água é fundamental para a saúde humana. Em todas as estações!

31/05/21

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

Maio:

31 CELIA MARIA STORNI FLEISCHHAUER RJ
31 ANTONIO JOSE DE ASSIS DOS SANTOS BA
31 MARCELINO FRANCISCO DOS SANTOS BA

Junho:

01 ROSECLER VEIGA RODRIGUES RJ
01 MARIA DA GRACA CAMARA LEAL ES
01 CLEIDE MACHADO VIEIRA GOMES DF
01 EUGÊNIO FERRAZ MG
01 MARIA EUNICE SOARES THOMAZ RJ
01 EIMART JOSE ALVES RJ
02 LUCIA SANTOS DA SILVA DF
02 ELAINE RODRIGUES MACHADO RS
03 HELTON ROLAND ABREU DE MELLO RS
04 WALMIR JOSE PERACETA PR
05 NEUZA TEREZINHA LAGNI PR
06 EDILTON BRASIL HOFMANN RS
06 FRANCISCO VALDEIR CHAGAS SP
06 JOEL EUCLIDES DA SILVA PE
06 LUIZ SOARES BRANDÃO FILHO RJ

31/05/21

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br