Dieta equilibrada protege contra doenças

"A alimentação saudável age que nem cinto de segurança: não dá garantia, mas protege. Uma alimentação saudável fornece antioxidantes que retardam as degenerações que o tempo nos traz e, sendo assim, retarda o envelhecimento e nos protege de doenças". A afirmação, do nutrologista João Curvo, relaciona a boa alimentação à vida com qualidade.


A boa alimentação, ao lado de hábitos saudáveis, como não fumar e não beber em excesso há muito vem sendo cultivada como uma das responsáveis por uma vida de qualidade. Agora, a medicina avança e aponta inclusive alimentos considerados essenciais para livrar o corpo de uma série de doenças.


De acordo com o Dr. João Curvo, frutas, verduras, legumes, grãos e peixes  devem ser consumidos diariamente, pois essa combinação ajuda a controlar o colesterol, a pressão sanguínea, os níveis de açúcar no organismo e diversos tipos de câncer. Conheça alguns alimentos que podem melhorar a sua saúde:


brócolis - desintoxica e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer


nozes - pequenas porções diárias reduzem o risco de infarto


inhame e canela - ajudam no controle da glicemia


tomate - apresenta licopeno, substância que está associada a inibição de câncer de próstata e pâncreas


suco de uva - o resveratol, presente na casca da uva, afina o sangue e pode mesmo inibir a formação de coágulos nas artérias


aveia - desacelera a absorção de gorduras e inibe a síntese do colesterol


linhaça - diminui os níveis de triglicerídeos e de colesterol total


milho e espinafre - ricos em luteína, antioxidante que ajuda a preservar a visão


gengibre - antiinflamatório e antioxidante


alho - anticancerígeno, reduz a pressão e o colesterol