Boletim Eletrônico da ASPAS - 15 de junho de 2020

 
 
 
15 de junho de 2020
 
 
 
 

Justiça bloqueia R$ 259,7 milhões de acusados de fraudes no Postalis

=> Entre eles, Milton Lyra, também implicado na Operação Rizoma, que pegou responsáveis por desvios no SERPROS

A Justiça Federal tornou indisponível R$ 259,7 milhões de 15 pessoas denunciadas por fraudes no Postalis, o fundo de pensão dos funcionários dos Correios. A Justiça também decidiu por levantar os sigilo das investigações. Esta é a segunda denúncia apresentada pela força-tarefa da Operação Greenfield, que investiga irregularidades no Postalis. Na lista dos que tiveram os bens bloqueados estão ex-dirigentes do Postalis e empresários, entre eles Milton de Oliveira Lyra Filho, acusado de ser "operador do MDB", também implicado na Operação Rizoma, que pegou responsáveis por desvios no SERPROS.

O objetivo do bloqueio dos recursos, segundo a Justiça, foi garantir a reparação do dano causado, em caso de condenação. Os acusados respondem pelos crimes de gestão fraudulenta e temerária; emissão, oferta e negociação de valor mobiliário sem lastro; desvio de recursos de instituição financeira; tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

No documento enviado à 12ª Vara Criminal da Justiça Federal no Distrito Federal pela força-tarefa que conduz as investigações sobre os desvios no Postalis, os procuradores relatam que, em 2010, foi realizado aporte do Postalis no Fundo de Investimentos em Participações Eletronic Trading Brazil - o FIP ETB, relacionado ao suposto projeto de criação de uma nova bolsa de valores no Brasil.

A ASPAS e os participantes do SERPROS aguardam o prosseguimento na Justiça das consequências da Operação Rizoma e a punição de todos que lesaram nosso Fundo de Pensão no passado ainda recente.

15/06/20

 
     
 

Nesta 3ª feira, dia 16, ASPAS realiza reunião do Conselho Deliberativo, com Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, pelo Google Meet

=> Conselheiros e diretores receberão por e-mail o link para participarem da reunião

Nesta 3ª feira, 16 de junho, às 14 horas, a ASPAS realiza sua 2ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da ASPAS - Gestão 2020/2023, por vídeo conferência, através do aplicativo Google Meet. Como já é tradição, a reunião é ampliada com a participação dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação.

Na pauta, além de questões administrativas da ASPAS, haverá a eleição do Coordenador do Conselho Fiscal e a definição sobre o papel dos conselheiros nas suas Regionais. Está previsto também um debate sobre o PS-I e as inconsistências identificadas no seu saldamento. No último ponto da reunião, um consultor fará uma apresentação sobre os investimentos do SERPROS.

Todos os conselheiros e diretores da ASPAS receberão por e-mail e whatsapp o link para participarem da reunião.

15/06/20

 
     
 

Cartilha relata os 11 principais golpes da atualidade e ensina como evitá-los

Golpe do bilhete, golpe do falso sequestro, golpe que "rouba" o seu WhatsApp para pedir dinheiro a seus amigos como se fosse você, golpe do falso boleto, golpe do parente que o carro quebrou... O que não faltam são modalidades de golpes para pegar os menos atentos - e todos nós estamos sujeitos a cair em algum desses golpes. Por isso, uma Cartilha elaborada pela Polícia Civil da cidade de Presidente Prudente (SP) explica 11 desses golpes e ensina como evitá-los. Leia e fique ligado!

Acesse a Cartilha aqui.

15/06/20

 
 

 

 
 

Hospitais lotados com pacientes de Covid-19: hora de evitar acidentes domésticos!

=> Confira dicas para deixar o ambiente doméstico mais seguro durante o isolamento social

A pandemia do novo Coronavírus trouxe uma demanda de distanciamento social, o que tem feito todos passarem muito mais tempo dentro de casa. Essa situação traz à tona o quão importante é atentar-se aos cuidados básicos para a prevenção de acidentes domésticos que, embora bastante comuns, podem trazer riscos reais. Além disso, durante esse período, os hospitais estão dedicados ao atendimento de casos relacionados à Covid-19, o que torna os cuidados acerca dos acidentes em casa ainda mais indispensáveis, já que o risco de contaminação em um ambiente hospitalar é consideravelmente alto.

Os principais acidentes domésticos graves envolvem quedas e podem gerar fraturas, cortes e machucados graves. Por isso, é preciso estar sempre atento. Com a casa mais movimentada, a bagunça naturalmente aumenta, mas é preciso policiamento para que objetos não sejam deixados no chão - podendo, assim, causar tropeços ou feridas nos pés. Até mesmo os tapetes devem ser evitados. Outra dica importante é melhorar a iluminação da casa e disponibilizar luminárias nos quartos, pois segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), 46% das quedas acontece no trajeto entre o banheiro e o quarto, principalmente à noite. Também é bastante importante que a casa disponha de uma escada doméstica, que pode ser comprada em qualquer hipermercado. Isso evita o uso de bancos e outras superfícies instáveis para acessar lugares mais altos.

CUIDADOS NO BANHEIRO E COZINHA

Dentre os ambientes de uma casa, o banheiro requer uma atenção especial. Quando saímos do banho ou utilizamos a torneira, o piso pode acabar molhado e propício para derrapar, causando quedas perigosas. Durante a quarentena, o fluxo no banheiro da casa tende a ser maior, então a precaução também deve aumentar. Toda vez que o banheiro for usado, o piso deve ser devidamente enxuto e o pano de chão pendurado, evitando assim que se torne um objeto para tropeços. No chão, o ideal é não ter nenhum objeto, somente tapetes antiderrapantes. Quem tem maior dificuldade de locomoção também deve instalar barras de apoio no cômodo e, em casos mais graves, o recomendado é tomar banho sentado em uma cadeira.

Outro cômodo que inspira cuidados é a cozinha. Assim como no banheiro, o piso deve ser mantido sempre seco para evitar derrapamentos e, consequentemente, quedas. A louça lavada deve ser colocada com cuidado no escorredor, ao invés de empilhada em conformações que possam desmontar com facilidade. Além disso, os cabos dos talheres devem ficar para cima, de forma a não deixar pontas de facas ou de garfos expostas. A toalha da mesa deve, preferencialmente, não ter sobras nas pontas. Fósforos ou acendedores jamais devem ficar sobre a mesa, mas sim em locais altos. Ao cozinhar, os cabos das panelas devem ficar sempre voltados para dentro, de modo a evitar possíveis derramamentos.

No geral, as medidas que podem ser tomadas contra os acidentes são simples e podem salvar vidas. Mas, em alguns momentos, pode ocorrer algum infortúnio. Caso alguma queda aconteça, é importante observar a gravidade do machucado. Se houver sangramento, dor intensa ou outro indicativo de que a ida ao hospital se faz necessária, a dica em tempos de pandemia é procurar por unidades de saúde que tenham separado o atendimento de lesões e urgências comuns do espaço para pacientes com síndromes respiratórias.

15/06/20

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

15 ADOLFO KUHN PFEIFER SC
15 CORA FERREIRA MANSO RJ
16 MARIA DE JESUS CAMPELO DE OLIVEIRA RJ
17 ELIANE VICTOR DE CARVALHO SP
17 PAULO ROBERTO FERREIRA PASSOS DF
18 ELISABETH GOMES DE SOUZA RJ
18 SONIA MARIA SANTOS CELESTINO RJ
18 ARMANDO MARINO CORREA MT
18 ALBENISA LIMA PEIXOTO CE
18 RONALDO DOS ANJOS BARBOSA CE
18 PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA DF
18 JORGE LUIZ LIMA SC
19 MARIA MIRIAM DO NASCIMENTO PE
20 ANTONIO DOS SANTOS RJ
20 JANDYRA MARIA DE ARRIOLA TUPPER RJ
20 SIRLEY CANEVA BRAGA RS
20 SERGIO LUIZ DE MOURA MG
21 ISMENIA DA SILVA COELHO AREAS RJ
21 CLAUDIO MORALE DF
21 PAULO CEZAR CORREA DE SOUZA RJ

15/06/20

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br