Boletim Eletrônico da ASPAS - 04 de maio de 2020

 
 
 
04 de maio de 2020
 
 
 
 

Codim defende que grandes empresas divulguem dados para orientar os investidores neste momento de incertezas

=> Para o Comitê, cenário de pandemia necessita de informações ágeis e completas para que o mercado possa orientar seus investimentos

O Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim), formado por entidades representativas do mercado, informou, em março, que, "em vista da Pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde, gerada pela rápida expansão do Covid-19 (coronavírus), e acompanhando os efeitos sobre a vida das pessoas, das Companhias e da economia em geral", decidiu incentivar e trazer à reflexão a necessidade de divulgação de informações "aos públicos estratégicos".

Resumindo, o Comitê defende que as grandes empresas, sobretudo as de capital aberto, informem o público, com rapidez e abrangência, sobre os impactos da pandemia em seus negócios e seus planos para superar a crise. As entidades-membro do Comitê são as seguintes: Abrapp, Amec, Anbima, Ancord, Anefac, Apimec, B3, CFC, Ibgc, Ibracon e Ibri.

MITIGAR A VOLATILIDADE NO MERCADO

O Codim publicou as "Recomendações Codim nº 2", apresentando algumas considerações para que as corporações possam tentar mitigar a volatilidade atual dos preços de seus títulos e valores mobiliários. "A prestação de informações pelas companhias precisa ser mais ágil, tudo tem de ser rápido, pois a disseminação dos efeitos da pandemia é acelerada", diz Haroldo Levy Neto, Coordenador do Codim.

O representante do Comitê ressalta que a desinformação é muito grande, impulsionada pela enorme quantidade de fake news. "A velocidade para prestar informações oficiais tem de aumentar. Vemos que quando não há informação oficial nenhuma, isso é negativo. Gera maior desconfiança", comenta o Coordenador.

Desta maneira, o Codim incentiva a divulgação de informações sobre "como as Companhias Abertas estão lidando com a situação e como os seus negócios serão afetados pela pandemia".

QUESTÕES A SEREM INFORMADAS

Confira a seguir uma lista de questões elencadas pelo Codim como informações relevantes a serem comunicadas ao público pelas Companhias:

- Como a área de Relações com Investidores está trabalhando durante este processo?

- Que reflexos são esperados nas Demonstrações Contábeis da Companhia?

- Possui um comitê de Gestão de Crises? Quais áreas participam e como está atuando?

- Possui um Plano de Continuidade das Operações? Quais as principais ações?

- Que providências estão sendo tomadas para preservar a saúde financeira da Companhia?

- Quais as medidas para assegurar a saúde de seus colaboradores, familiares e terceiros?

- Que orientações estão sendo passadas a seus colaboradores sobre essa pandemia?

- Como é realizado o monitoramento de eventuais casos?

04/05/20

 
     
 

Governo derruba na Justiça decisão que suspendia desconto de consignado de aposentados

=> Desembargador federal suspendeu a decisão de primeira instância que determinava que os bancos deixassem de fazer o desconto em folha por 4 meses

O desembargador federal Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, atendeu a um recurso do Banco Central e da União e determinou a suspensão de uma decisão de primeira instância que proibia os bancos de realizarem, por quatro meses, desconto em folha dos empréstimos tomados por aposentados do INSS ou servidores públicos, por causa da crise do coronavírus.

Com isso, os descontos em folha dos consignados continuarão sendo feitos. A Justiça Federal havia intimado o governo na semana passada para que o Banco Central determinasse que os bancos de todo o País suspendessem o débito.

Conforme adiantou o jornal O Estado de São Paulo, o juiz Renato Coelho Borelli, da Justiça Federal do Distrito Federal, alegou em sua decisão que a liberação de cerca de R$ 3,2 trilhões pelo Banco Central "não chegou, em sua grande totalidade, às mãos daqueles atingidos pela pandemia".

(Agência Estado)

04/05/20

 
     
 

As avós desempenharam um papel crucial na evolução humana

Por muitos anos, antropólogos e biólogos evolucionários não foram capazes de explicar o "porquê" da menopausa.

Como poderia ser benéfico para as mulheres deixar de poder ter filhos, quando ainda restam décadas para viver? A menopausa também é um estágio único presente apenas na vida humana, não é compartilhada com nossos parentes primatas.

Um estudo recente publicado na revista Proceedings da Royal Society B explica como responder a 'por que a menopausa' é a necessidade da mulher de ser avó e como esse tem sido um papel crucial na evolução humana.

A hipótese da avó explica que "a avó foi o passo inicial para nos tornar quem somos".

Kristen Hawkes, antropóloga da Universidade de Utah e principal autora deste estudo publicado, explica que a avó nos ajudou a desenvolver "toda uma gama de capacidades sociais que são a base para a evolução de outras características distintamente humanas, incluindo a união de pares, cérebros maiores, aprendendo novas habilidades e nossa tendência para a cooperação".

Hawkes trabalhou ao lado de Peter Kim, um biólogo matemático da Universidade de Sydney, e também de James Coxworth, um antropólogo de Utah. Juntos, eles prepararam simulações de computador para fornecer evidências matemáticas da hipótese da avó.

Eles simularam o que aconteceria com a vida útil de uma espécie hipotética de primata se introduzissem a menopausa e as avós - como parte de uma estrutura social.

Continue lendo aqui.

04/05/20

 
     
 

Coronavírus: atenção aos animais de estimação

=> Entenda quais são as medidas de precaução e higiene recomendadas em relação aos animais domésticos durante a pandemia

A pandemia mundial de Covid-19 trouxe muitas dúvidas sobre como devemos agir para cuidar não só de nós mesmos, mas também de quem amamos - o que inclui os nossos bichinhos de estimação. Após alguns casos de espécies contaminadas pelo Coronavírus, diversas dúvidas acerca do tema surgiram, especialmente em relação aos pets domésticos.

A boa notícia é que, segundo veterinários, as famílias podem ficar tranquilas, pois não há prova alguma de que cães e gatos possam contrair a doença. Eles podem, porém, funcionar como vetores, carregando o vírus em seus pelos. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados.

A principal questão entre os animais de estimação e a pandemia são os passeios e caminhadas com os animais. Durante o período de isolamento social, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos nos manter em casa e só sair em momentos extremamente necessários. Para alguns bichinhos, entretanto, ficar sem passear gera muito estresse e pode desenvolver inclusive comportamentos agressivos e agitados. Por isso, se for necessário, continue as caminhadas com o animal, mas tomando todos os cuidados para se proteger de uma possível contaminação. Procure sair num horário sem muito movimento, não esqueça da máscara e procure não encostar em nada.

Ao chegar em casa, é importante se lembrar não só da higiene pessoal, mas também da limpeza do animal. A recomendação veterinária é limpar patinhas, rosto, focinho e a parte debaixo da barriga do animal. Essa limpeza pode ser realizada com shampoo ou lenços umedecidos - ambos para uso veterinário, claro. Para não machucar o animal, áreas de mucosas devem ser evitadas. Outra recomendação da veterinária é o uso de antissépticos com clorexidina, desenvolvido especialmente para o cuidado com os pets.

Existem também algumas dúvidas sobre como manter os bichinhos saudáveis e bem alimentados durante a pandemia. Para evitar saídas, a dica é comprar ração e outros mantimentos online ou por delivery. A maior parte dos pet shops e distribuidoras de produto veterinários já está com funcionamento adaptado e realizando entregas. O banho e tosa devem, por enquanto, ser realizados em casa. No caso de uma urgência, não se preocupe: hospitais e clínicas veterinárias permanecem abertas por serem considerados serviços essenciais.

04/05/20

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

04 EVANIR GRACIOSO DO E. SANTO RJ
04 SUZANA MARIA DA SILVA CASTRO DF
05 MARIO CESAR DE CARVALHO DF
05 MARIA DO ROSARIO SOARES SP
05 NILZA ACCACIO VELOSO RJ
05 ELIO VALENTE DF
05 CELESTE DE ALMEIDA GUERREIRO RJ
06 PAULO FERNANDO KAPP RS
06 SILVANIA JUNCAL DOS SANTOS RJ
06 JOSE SERGIO PASTOR MACEDO DF
06 SONIA MARIA SODRE RJ
06 ADELINO MARCELINO DOS SANTOS SP
06 MARA NEY MUNIZ MOTTA RJ
06 GILSON LEAL BARBOSA RJ
06 WALDIRA AMBROSIO DOS SANTOS PE
07 JOSÉ BARONE TRALDI DF
08 MARIO TEIXEIRA LEITE DE VASCONCELOS RJ
08 LILIA MARQUES DE SOUZA COZAC RJ
09 MARIA CRISTINA LOUREIRO GOMES RJ
09 MARIO AUGUSTO DA COSTA RODRIGUES PA
09 PAULO SERGIO SANTOS RODRIGUES RJ
10 GILKA LUIZA BANDEIRA ESPINHEIRA BA
10 MARIA ALINE DA COSTA BARROS RJ

04/05/20

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br