Boletim Eletrônico da ASPAS - 02 de março de 2020

 
 
 
02 de março de 2020
 
 

Reunião da ASPAS com associados nesta 4ª feira, dia 4, debaterá situação econômica do PS-I

Temas de interesse dos associados da ASPAS, participantes do SERPROS, são tratados em nossa reunião mensal, realizada sempre na primeira 4ª feira de cada mês. Nesta 4ª feira, dia 4 de março, temos novo encontro. Após a apresentação do SERPROS no evento "Café com Aposentados" e as discussões sobre o processo pela atualização das OFNDs (Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento), voltaremos a tratar da situação econômica do PS-I em nossa reunião mensal. Os associados também podem trazer questões e outros assuntos serão discutidos.

Nossa reunião mensal é aberta a todos os associados da ASPAS e acontece às 10h, na sede da Associação, no Centro do Rio (Av. Rio Branco, 120, sala 1206, próximo à estação Carioca do metrô).

Após a reunião, teremos nosso já tradicional almoço mensal de confraternização, às 13h, no 3º andar do mesmo prédio da ASPAS. Sempre no sistema de conta individual, ou seja, cada um arca com suas despesas.

Coloque na agenda e participe, nesta 4ª, dia 4 de março!

02/03/20

 
     
 

Coronavírus: governo antecipa campanha de vacinação da gripe para 23 de março

=> Pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem ter tomado a vacina irão facilitar o diagnóstico do novo coronavírus, diz ministro da Saúde. Brasil teve o primeiro caso confirmado semana passada

O governo federal anunciou na última quinta-feira (27/2) que vai antecipar para 23 de março a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe - anteriormente, a abertura estava prevista para a segunda quinzena de abril. A decisão foi divulgada em entrevista coletiva em São Paulo um dia após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação tem dois objetivos:

- facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus (2019 n-CoV);
- e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E justamente por isso pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar - por eliminação - eventuais casos de Covid-19.

Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já terem sido imunizados.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação. Haveria, portanto, muito mais gente ocupando o sistema de saúde.

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, devem ser primeiro imunizadas gestantes, crianças com até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulneráveis à doença, que pode causar a morte.

Saiba mais aqui.

Leia aqui um manual completo sobre o Coronavírus.

02/03/20

 
     
 

Evento no Rio debate saúde feminina em homenagem ao 8 de março, Dia da Mulher

=> A inscrição é gratuita, por e-mail

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, se aproxima. Momento oportuno para divulgarmos o evento BEM ME QUERO: SAÚDE DA MULHER, promovido pelo CEPEM (Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher) no Rio de Janeiro. Neste mês de março, muitos eventos pelo Brasil tratam da temática feminina.

O evento no Rio se define como "uma conversa sobe a Saúde Feminina com alguns especialistas convidados". O evento vai falar sobre assuntos como Saúde das Mamas, Prevenção Ginecológica e cuidados com a Osteoporose. A inscrição é gratuita! Participe!

Dia: 13/03
Hora: 12:30 às 14 h
Local: Casa do Saber Rio - Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Lj 101/ Shopping Leblon

Inscrições gratuitas pelo e-mail: eventos@cepem.med.br (vagas limitadas).

02/03/20

 
     
 

 
     
 

Após o Carnaval, é hora de cuidar de sua saúde

=> Confira dicas para recuperar o organismo depois da folia e dos excessos do feriadão

O Carnaval é, sem dúvida, um dos feriados mais esperados por todos os brasileiros - independentemente da idade. Devido às diversas festas, bloquinhos e reuniões entre amigos que acontecem nessa época, é normal que as pessoas saiam de suas rotinas e exagerem, tanto na ingestão de alimentos gordurosos e doces, quanto nas bebidas alcoólicas. Mesmo que não se brinque o carnaval propriamente dito, há churrascos, piscina, praia e todo tipo de excesso. Ao final, nosso corpo acaba sobrecarregado. Por isso, nos dias seguintes à celebração é necessário tomar alguns cuidados para ajudar o corpo a se recuperar. Confira abaixo algumas dicas.

ALIMENTAÇÃO

No período após o carnaval, é preciso repor a energias e os nutrientes perdidos durante a celebração. A recomendação principal dos nutricionistas é uma dieta balanceada e, especialmente, sem frituras e açúcar. Aproveite os vegetais, carnes grelhadas, frutas e dê uma atenção especial aos alimentos ricos em fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas pelo corpo.

HIDRATAÇÃO

Outro aspecto extremamente importante para o bem estar do corpo é a hidratação. O período do carnaval costuma ser bastante quente, o que pode acarretar em desidratação e trazer tonturas, desmaios, dores musculares e até problemas mais sérios.

Outra questão é o aumento no consumo de álcool durante essa época do ano, o que pode levar à desidratação. Por ser diurética, a bebida estimula a perda rápida de líquidos pelo corpo. Por isso, é importante investir nos líquidos ao voltar do feriado. Beba não só bastante água, mas também sucos - que contêm vitaminas que podem ajudar na recuperação do corpo - e água de coco - que ajuda a reequilibrar os eletrólitos do organismo. Para os que sentirem inchaços no corpo, o chá verde e o de erva-cidreira também podem ser bons aliados, já que são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o organismo.

PELE

O calor do carnaval, além de causar desidratação, também pode trazer bastante desconforto por conta das queimaduras de sol. Para resolver esse problema, a principal dica é investir na hidratação, fazendo uso de bons hidratantes corporais, de preferência neutros. O banho de água fria também pode ajudar, pois retira o calor e resfria o corpo, dando sensação de conforto e recuperando a pele. Com efeito calmante, o chá de camomila gelado também é indicado, já que diminui a vermelhidão e a ardência provocadas pelo sol, - e deve ser aplicado através de compressas, de duas a três vezes ao dia.

DETOX

Existem também algumas receitas especiais que podem ajudar na missão de desintoxicar o organismo após o carnaval. Popularmente conhecida como detox, a dieta desintoxicante consiste em combinar diferentes alimentos diuréticos e, dessa forma, eliminar toxinas do organismo e balancear a quantidade e a qualidade dos nutrientes consumidos. Normalmente, a dieta é feita a partir de sopas e sucos feitos com produtos naturais como legumes, frutas e verduras, especialmente os que sejam ricos em água e fibras.

02/03/20

 
     
   
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

01 MARIA IZAURA DA SILVA PEREIRA BA
01 VANIA MARIA CHAVES ROMAO DA SILVA RN
01 RONALDO HERBERT LELIS RJ
01 CLEBER ALVES TEIXEIRA DF
01 CÉLIA CRUZ RAUTA RJ
02 SEBASTIAO AVENALDO MUNIZ SP
02 SEVERINA BARREIRO SANTOS DF
02 SUELY PALMARES JASBICK RJ
03 SONIA MARIA BARBOSA EVANGELISTA AM
03 CARMEN LUCIA PEREIRA DO CABO NOTAROBERTO BARBOSA RJ
03 LUCIA NASARE MACHADO GATINHO PA
03 WOLNEY MENDES MARTINS DF
03 REGINALDO MARTINS RIBEIRO RJ
03 ARILDA DE OLIVEIRA DEA PR
04 DINA PINTO DE ALVARENGA RJ
04 JOSE SIMOES CHACON DF
04 RAFAEL PINHEIRO MG
05 ALBERTO RONAN CANCISSU BA
05 JOSE FRANCISCO BARBOZA RJ
05 ERVAL DEPIERI DF
06 JOSÉ CARLOS ALEIXO BARCELLOS RJ
06 MARIA AMELIA DO CARMO SOUZA SILVEIRA MG
07 MIRIAN MARQUES VIEIRA PINTO RJ
07 ALUYSIO PROVETI DA SILVA RJ
08 FRANCISCO JOSÉ DE CARVALHO PONCIANO CE
08 ANTONIO FERNANDES DE SOUZA FILHO RJ
08 MARLI XAVIER DE SOUZA RJ

02/03/20

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br