Boletim Eletrônico da ASPAS - 11 de novembro de 2019

 
 
 
11 de novembro de 2019
 
 

Muitos já votaram nas eleições da ASPAS. Associado, vote você também!

=> A votação é feita pelo site da Associação. É importante fortalecer a ASPAS com uma participação expressiva

VEJA COMO VOTAR

  • Somente será aceito o voto de associado da ASPAS
  • Acesse o nosso site:
    www.aspas.org.br
  • Clique em "Clique aqui para votar"
  • Preencha as informações solicitadas (será necessário o número do seu CPF e data de nascimento)
  • Vote clicando ao lado da Chapa escolhida
  • Caso não queira escolher uma Chapa, pode optar pelo voto em branco ou nulo
  • Clique em Enviar
  • Pronto! Você votou!

Para aqueles que desejarem, a ASPAS disponibiliza, durante o período de votação (1º a 29 de novembro), computadores em sua Sede, na Av. Rio Branco, nº 120, sala 1206, Centro, Rio de Janeiro (próximo à estação Carioca do metrô). É preciso marcar horário pelos telefones (21) 3852-9276 ou 98055-3939 (WhatsApp).

15% DOS SÓCIOS JÁ VOTARAM. VOTE VOCÊ TAMBÉM

Até o último domingo, dia 10/11/2019, segundo o Relatório Gerencial da Comissão Eleitoral sobre o andamento do processo de votação, 153 associados já exerceram o direito de voto, representando cerca de 15% dos 1.036 associados aptos a votar.

Embora o Estatuto não exija quorum mínimo de votação, a Comissão Eleitoral conclama todos os que ainda não votaram a exercerem o seu direito, fundamental para fortalecer a representatividade da futura administração da ASPAS.

Veja aqui o Relatório da Comissão Eleitoral com a votação até 10/11/2019.

Clique aqui e conheça tudo sobre as eleições: Comissão Eleitoral, Calendário, integrantes da Chapa inscrita e programa de trabalho.

11/11/19

 
     
   
     
 

Reunião com associados debate situação do PSI

=> Plano apresenta redução de déficit. Lutamos no STJ contra o aumento da contribuição

A última reunião mensal da ASPAS com os associados, realizada na 4ª feira 6 de novembro, mais uma vez tratou de assuntos importantes para todos.

O andamento das eleições da ASPAS foi apresentado aos presentes pela Comissão Eleitoral. O relatório de votação, por estado da federação, está sendo publicado neste boletim (na matéria principal, acima).

Avaliamos também a situação do PSI, posição de setembro 2019, observando que continua em queda o déficit, agora apresentando R$ 30,29 milhões. Foi debatida uma nova petição junto ao STJ relativa ao processo que contesta a elevação de 35% na contribuição do PSI - de 9,26% para 12,50%. Novos documentos foram acrescentados ao processo e o SERPROS já foi chamado a apresentar contrarrazões.

Após a reunião, tivemos nosso já tradicional almoço mensal de confraternização e comemoração dos aniversariantes do mês, às 13h, no 3º andar do mesmo prédio da ASPAS. Como sempre, nosso almoço tem conta individual, ou seja, cada um arca com suas despesas.

Nossa reunião mensal é aberta a todos os associados da ASPAS e acontece toda 1ª quarta-feira do mês, às 10h, na sede da Associação, no Centro do Rio (Av. Rio Branco, 120, sala 1206, próximo à estação Carioca do metrô).

Coloque na agenda e participe da próxima!

11/11/19

 
     
 

Alta temporada se aproxima. Cresce o turismo para a terceira idade

=> Grupos para a terceira idade ganham espaço no mercado turístico e têm a preferência dos viajantes experientes. Especialista recomenda atenção para tudo dar certo

Erika Manhatys
Correio Braziliense

De acordo com a última Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo (MTur), realizada no fim de 2017, a intenção de viajar do público majoritário de 60 anos corresponde a 30,4%. Ele também movimenta o setor hoteleiro, uma vez que prefere se hospedar em hotéis ou pousadas, com 57,8% do total. O meio de transporte preferido do grupo é o avião, 67,8% dos entrevistados afirmaram a intenção de voar.

Observando a tendência do envelhecimento global e dos novos hábitos deste grupo, agências de viagens têm se especializado em atender esse tipo de público. Roteiros nacionais e internacionais são preparados com atenção redobrada para atender às necessidades das pessoas mais velhas.

JUNTO E MISTURADO

Excursões em grupo são uma proposta interessante, tanto para viabilizar os roteiros mais complexos, quanto para estimular a interação e o divertimento. Alessandra Prado, diretora de destinos exóticos da Aurotur Viagens e Experiências, de Brasília, é responsável pelo planejamento e execução de roteiros especialmente desenvolvidos para o público idoso. "A formação dos grupos é feita por meio de um banco de dados que a gente criou ao longo de todo o tempo em que promovemos a viagem de adultos seniores. Nós elaboramos um roteiro e enviamos aos nossos clientes habituais e assim formamos um grupo de até 18 pessoas. A limitação de viajantes é uma forma de proteção e garantia de que haja maior aproveitamento e cuidado com cada integrante", conta.

Com a bagagem da vida recheada de experiências, o público da terceira idade é encantador. "Esses idosos são pessoas ávidas de conhecimento e de desbravar locais diferentes. Elas estão interessadas na cultura que elas vão absorver durante a viagem. A percepção mais importante do cliente idoso é que ele enxerga a viagem de uma forma totalmente diferente. Ele tem sede por conhecer e por descobrir. Saber da história e das peculiaridades de cada local. E sim, eles aproveitam a viagem como nenhum outro. Por isso, tenho tanto prazer em trabalhar especificamente com este público", conta Alessandra.

Leia a matéria completa aqui.

11/11/19

 
     
 

O poder terapêutico da massagem

=> Conheça os benefícios da técnica para a saúde física e mental do idoso

A massagem tem poder relaxante e revigorante, isso todos sabemos. O que alguns não conhecem, entretanto, são os inúmeros efeitos positivos proporcionados pela técnica. Com diferentes possibilidades de aplicação disponíveis, as sessões de massagem trazem benefícios não apenas para a saúde física, mas também a mental. E, o que é melhor: é uma atividade recomendada para todas as faixas etárias, especialmente para a terceira idade.

Com o envelhecimento, muitas são as alterações que ocorrem em nosso organismo. Mudanças de peso, variações hormonais e diminuição da produção de colágeno e elastina são alguns exemplos de como o nosso corpo se comporta sob o efeito do passar dos anos.

Além de relaxar o corpo, massagens têm também o poder de aliviar rapidamente as dores nas costas que acometem com muita frequência os idosos. O desgaste natural da musculatura provocado pela idade faz com que o corpo passe a suportar uma carga cada vez menor, o que normalmente causa dores intensas e frequentes. Há também a perda de massa muscular própria do envelhecimento. Todos esses sintomas podem ser amenizados com sessões de massagem.

A técnica também contribui para a nutrição da pele e fortalece os músculos, o que significa ganho de mobilidade para o idoso. Por este motivo, a massagem pode ser indicada terapeuticamente para aqueles que estejam, por exemplo, se recuperando de uma lesão. Além disso, o movimento de massagear ajuda a ativar a circulação sanguínea e linfática, o que garante ao idoso impacto positivo sobre a saúde cardiovascular.

E as vantagens vão além: até mesmo a saúde mental é beneficiada pela massagem. Diferentes aplicações da técnica podem amenizar problemas como ansiedade e depressão. Receber massagens, apontam os estudos, também reduz o estresse e melhora a qualidade do sono. A insônia, outro problema recorrente entre idosos, pode ser consideravelmente atenuada com um programa de massagens.

Saiba mais aqui sobre as diferentes técnicas de massagem e conheça seus benefícios.

11/11/19

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

11 EUNICE CAROZA SP
11 PAULO ROBERTO GODINHO GOLCALVES DF
12 JOAO PAULO ARZUA HERÉDIA DE SÁ RJ
12 ALCIDES RIBEIRO GUIMARAES RJ
12 EUNICE CONCEICAO MOURA RJ
12 PAULO SERGIO COLMENERO DE MIRANDA RJ
13 MARIA CRISTINA MOREIRA BOECHAT TAMANQUEIRA RJ
14 AUGUSTO FERNANDO BRANDAO DF
14 MARINES JESUS DE OLIVEIRA SOARES SP
14 ODYSSEIA FONSECA RICI SP
14 CELIA MARIA SOARES SANTOS SP
15 WILSON SOTELO RJ
15 SUELY BARBOSA DOS SANTOS DZIEDZIC RJ
16 CARLAILE ANTONIO FERRARI ES
16 CARLOS ALBERTO BOGAZ SANCHES SP
17 LÚCIA PAES BARRETO DF

11/11/19

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br