Boletim Eletrônico da ASPAS - 16 de setembro de 2019

 
 
 
16 de setembro de 2019
 
 

Reunião do Conselho Deliberativo da ASPAS, com Diretoria e Conselho Fiscal, analisa cenários com possível privatização do Serpro e consequências no SERPROS e no Plano de Saúde

=> Recebemos a visita da diretora-presidente do SERPROS, Ana Maria Costi, que falou sobre a boa situação dos investimentos do nosso Fundo de Pensão

Os membros titulares e suplentes do Conselho Deliberativo-CD da ASPAS reuniram-se na 12ª Reunião Ordinária da gestão 2017/2020. A reunião foi ampliada com a participação dos membros da Diretoria Executiva-DE e do Conselho Fiscal-CF, e ocorreu nos dias 10 e 11 deste mês, na sede da ASPAS, no Centro do Rio.

No primeiro dia da reunião os dirigentes da ASPAS fizeram uma avaliação do quadro atual e futuro após o anúncio público da possível privatização do Serpro, com a presença do nosso Consultor Jurídico Dr. Antonio Vieira. Também foram apresentadas informações relativas à grave ameaça à continuidade dos aposentados no Plano de Saúde do Serpro com a possível privatização da empresa, ameaça mais difícil de enfrentar do que as relativas aos planos de benefícios do SERPROS.

INTERESSES DOS PARTICIPANTES A SEREM DEFENDIDOS

Foram analisados e debatidos os diversos cenários daquela medida em relação ao SERPROS. Além da participação da ASPAS na defesa da continuidade do Serpro como empresa pública, alguns pontos em defesa dos interesses dos participantes ativos e assistidos foram elencados, como:

1) a manutenção da paridade da representação nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, não assegurada nos fundos de pensão patrocinados por empresas privadas;

2) a manutenção da paridade na contribuição do Serpro no caso de fechamento também do PSII e criação de novo plano de benefícios para os futuros empregados;

3) no cenário mais pessimista, a retirada de patrocínio, a exigência do aporte pelo Serpro dos valores relativos a todos os compromissos futuros dos participantes ativos e assistidos do PSI e PSII, conforme disposto nas Leis Complementares 109 e 108, de 2001, bem como na Resolução 11/2013, do CNPC - Conselho Nacional de Previdência Complementar; e

4) a manutenção do Plano de Saúde do Serpro como de autogestão, de modo a assegurar a continuidade dos aposentados no plano, conforme a Lei 9656/1998.

SERPROS TAMBÉM ESTÁ AVALIANDO CENÁRIOS, DIZ A PRESIDENTE

No segundo dia da reunião, a Diretora-Presidente do SERPROS, Sra. Ana Maria Costi, compareceu à reunião, atendendo convite da ASPAS, para dar sua visão quanto às notícias sobre privatização do Serpro. Informou que tanto a DE quanto o Conselho Deliberativo do SERPROS estão tratando e avaliando os cenários. Entende que, sejam quais forem os desdobramentos, o SERPROS tem alternativas para proteger e assegurar os direitos dos participantes.

Aproveitando a presença da Sra. Ana Maria, o Presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, ajustou agenda com dirigentes do SERPROS na semana que vem para tratar da reativação do convênio ASPAS-SERPROS. Também questionou sobre as contribuições enviadas pela ASPAS relativas à mudança dos estatutos do SERPROS.

ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS DA ASPAS

Também foram examinados assuntos internos da Associação, como a decisão sobre o valor da contribuição a ser paga pelo Sócio Facultativo (Art. 9, item V do novo Estatuto). O Conselho Deliberativo avaliou, ainda, a execução do Plano de Trabalho da DE e a execução orçamentária até o mês de agosto de 2019, além de ter analisado os balancetes dos meses de abril a junho de 2019.

A reunião decidiu também mudar a forma de contribuição dos associados ativos, que será reduzida a partir de 2020, com melhor forma de pagamento.

Almoço comemora 21 anos da ASPAS

Ao término da reunião do Conselho Deliberativo, no dia 11, e como parte da comemoração pelos 21 anos da ASPAS, foi realizado um sorteio de 10 vales-brindes no valor de R$ 150,00 cada um, entre todos o associados da ASPAS.
Através do vale-brinde, os sorteados receberão a comunicação por e-mail e poderão adquirir produtos nas Lojas Americanas, em todo o território nacional.

A seguir foram comemorados os 21 anos da ASPAS em um almoço, no sistema de contas individuais, conforme convite anunciado aos associados em nosso último Boletim. "Foram 21 anos bem vividos, de muita luta, sempre promovendo a união e defendendo os interesses dos participantes ativos e assistidos do SERPROS", lembrou o presidente da Associação, Paulo Coimbra.

VEJA A LISTA DOS SORTEADOS

Brasilino Marques de Souza - SP
Carlos Martins de Azevedo - DF
Clever da Silva Plonczynski - RJ
Jorge Simão - RJ
José Maria de Figueiredo Guedes Junior - RJ
Juraci Rodrigues dos Santos - RJ
Kikuiei Sueyoshi - SP
Luiz Fernando Brito - RS
Margarida Maria Bruciaferro Alves - SP
Mario Augusto da Costa Rodrigues - PA

16/09/19

 
     
 

Abrapp realiza 40º Congresso das Entidades de Previdência Fechada focando na transformação

A Abrapp - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - realiza em outubro seu 40º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada. Com o tema "Protagonismo em um mundo sem fronteiras", o evento acontece de 16 a 18 de outubro próximo, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, capital.

A Palestra Magna do Congresso, prevista para o dia 16 às 15h, tem o tema "Protagonismo: Como Você Pode Ser o Catalisador da Transformação", ministrada por Oscar Motomura, fundador e principal executivo da Amana-Key, uma das instituições mais especializadas do mundo na área de gestão, estratégia e liderança de organizações dos setores empresarial, governamental e da sociedade civil. Executivo multidisciplinar (com formação em Administração, Finanças, Psicologia Social, Gestão de Tecnologia) e com mais de 40 anos de experiência lidando com projetos de alta complexidade, Motomura é considerado um dos mais criativos especialistas em liderança e estratégia do país.

O site do Congresso pode ser acessado aqui.

16/09/19

 
     
 

É caso de médico sim!

=> Entenda a importância de procurar tratamento profissional para dores na coluna

Sentir dores nas costas diariamente. Essa é a realidade de milhares de idosos brasileiros, que passam bastante desconforto com esse mal-estar crônico. O quadro é tão comum que, segundo pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial sofre ou sofrerá um dia com a popular "dor na coluna". Com o passar dos anos, a tendência é que esse incômodo persista e aumente.

Sentido de formas diversas, o quadro pode ocorrer devido à má postura, a traumas diretos ou indiretos e, no caso dos que começaram a sentir dores com o envelhecimento, a mudanças fisiológicas, como a diminuição da massa óssea e a atrofia dos músculos. Esses fatores podem levar a inflamações nas articulações, músculos, ligamentos e tendões (artrite, artrose, osteoartrose), bem como à degeneração das juntas e fraqueza muscular. O importante é sempre lembrar que, independentemente do caso, essas dores sempre podem ser atenuadas.

Atualmente, muitas são as opções de tratamento que possibilitam uma rápida recuperação do paciente. Para isso, entretanto, é preciso que haja um diagnóstico médico preciso da doença. O que acontece é que, por serem muito comuns, muitas vezes as dores na coluna são negligenciadas. O paciente não vai ao médico por considerar as dores normais e, o que é pior, mas muito comum, se automedica com analgésicos que escondem a dor, mas não resolvem o problema.

Para mudar essa situação e iniciar um tratamento com o método adequado para cada caso, uma visita ao ortopedista se faz extremamente necessária. A partir daí, diversos tratamentos, como fisioterapia, exercícios e remédios específicos poderão ser corretamente prescritos. Para além do tradicional, acupuntura e homeopatia também podem ser eficazes no tratamento das dores nas costas. Métodos alternativos também podem ser indicados pelos médicos especializados, após uma boa consulta e a realização de exames.

Já para prevenir o problema, a receita é simples. Praticar atividades físicas regularmente para garantir força e resistência é fundamental. Além disso, mantenha sempre atenção à sua postura. Seja ao dirigir, ler ou usar o computador, devemos sempre nos policiar para que a nossa coluna esteja bem posicionada. O controle do peso, com uma alimentação balanceada, também é fundamental para não sobrecarregar os músculos, o que pode gerar ainda mais dor.

Interessou-se pelo tema? Leia mais aqui!

16/09/19

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

16 MARCUS ANTÔNIO LIMA DE OLIVEIRA E SOUZA DF
16 MARIA DA CONCEIÇÃO DE ALMEIDA RJ
16 MARCOS ANDRÉ MATHIAS DA SILVA RJ
16 ERTON PIMENTA BASTOS RJ
16 MANOEL JORGE NETTO RJ
16 ARTHUR SOUZA NOVAIS MT
16 ELIETE DA CONCEICAO R. DE OLIVEIRA RJ
17 JORGE DA CONCEIÇÃO REIS RJ
17 WALTER RIBEIRO DOS REIS BA
18 SERGIO IVAN ROSCHKE SC
18 MARIO CARDOSO LUIZ RJ
18 LUCIA TAVARES FARAH RJ
19 GERALDO COELHO JACOME MG
19 NEI PAES RJ
19 MARÍLIA DE CASTRO NUNES MORAES HUFNAGEL RJ
20 STELA CARDOSO DE MATOS CUNHA BA
20 FABIANO TURCHETTO SC
20 ANA GASPARINI SC
20 RENATO EYER DE ARAUJO RJ
21 LUCIA NASCIMENTO SP
21 DIRCE DE MEDEIROS CORREIA RJ
21 SERGIO MURILO TEIXEIRA VELOSO DE CASTRO RJ
21 MARIZE MORENO TOLEZANO RJ
21 RENATO DE ALMEIDA NASCIMENTO BA
22 LUIZ CHRISTOVAM FERREIRA RJ
22 ANDRÉ DOS SANTOS GIANINI RJ
22 EDELI KALINOWSKI TURIN PR
22 VANDA MARTINS MOREIRA SEIGNEUR DF
22 NILDA DA ROCHA QUEIROZ PE

16/09/19

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios.
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
SEGUROS E BENEFÍCIOS COM O MENOR CUSTO E AS MELHORES EMPRESAS DO MERCADO.
 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br