Boletim Eletrônico da ASPAS - 21 de maio de 2018

 
 
 
21 de maio de 2018
 
 

MPF continua Operação Rizoma contra os que lesaram SERPROS e Postalis

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro denunciou na última terça-feira, dia 15, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o lobista Milton Lyra, apontado como operador de políticos do MDB, por recebimento de propina para investimentos feitos por SERPROS e Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios. O assunto interessa aos participantes do nosso Fundo, especialmente porque, se ficar provada a gestão fraudulenta, todos os responsáveis (pessoas físicas e empresas) serão obrigados a devolver ao fundo os recursos perdidos em tais investimentos.

No total, 15 pessoas foram alvo da denúncia decorrente da Operação Rizoma, que apura fraudes nestes fundos de pensão em favor de negócios do empresário Arthur Machado, CEO do ATG Group, empresa que pretendia lançar uma nova bolsa de valores para concorrer com a BMF/Bovespa, projeto este que já vinha encontrando sérios obstáculos para sua aprovação por parte da CVM - Comissão de Valores Mobiliários.

A denúncia da semana passada deu continuidade à Operação Rizoma, já divulgada aqui no Boletim Eletrônico da ASPAS (veja a edição aqui). No dia 12 de abril, dez pessoas foram presas preventivamente pela operação, inclusive o sindicalista Carlos Alberto Valadares Pereira (Gandola), atual presidente da Fenadados.

"CRIMES SÃO GRAVES"

De acordo com o MPF, o sindicalista fez lobby para garantir um volumoso aporte do SERPROS em negócios do investidor Arthur Machado - também preso preventivamente em abril. Segundo os investigadores, pelo serviço prestado o sindicalista teria recebido propina de R$ 1,2 milhão.

Na última 6ª feira, o ministro Gilmar Mendes, do STF, concedeu habeas corpus a quatro presos da Operação Rizoma, incluindo o presidente da Fenadados. Pela decisão, Gandola e os outros liberados com a decisão estão proibidos de manter contato com os demais investigados, por qualquer meio, e de deixar o País sem autorização do Juízo - todos devem entregar seu passaporte em até 48 horas.

Na decisão, Gilmar Mendes admitiu que "os supostos crimes são graves, não apenas em abstrato, mas em concreto, tendo em vista as circunstâncias de sua execução". A concessão do habeas corpus levou em conta que, "muito embora graves, esses fatos são consideravelmente distantes no tempo da decretação da prisão", segundo o ministro.

Junto com Gandola foram soltos na 6ª feira Marcelo Sereno, ex-secretário nacional de Comunicação do PT, Ricardo Siqueira Rodrigues e Adeílson Ribeiro Teles. Na 3ª feira da semana passada, Gilmar já havia solto o empresário Milton Lyra, considerado pelo MPF operador do MDB do Senado, denunciado na Operação Rizoma por aplicações consideradas fraudulentas no Postalis, fundo dos empregados dos Correios.

Saiba mais.

Veja aqui a íntegra da denúncia do MPF na Operação Rizoma.

21/05/18

 
     
 

Encontros mensais com associados da ASPAS passam a ocorrer no mesmo dia. Anote: o próximo será no dia 6 de junho, 4ª feira

Mais praticidade e economia para todos

A ASPAS, realizando uma avaliação dos encontros que tem mantido com seus associados, tanto nas reuniões mensais, quanto nos almoços comemorativos, decidiu centralizar num mesmo dia os dois eventos. Essa decisão levou em conta a praticidade e economia para aqueles que querem participar dos dois encontros. Além disso, pesaram também na escolha do novo formato e do novo restaurante a qualidade e o preço da alimentação que vêm sendo praticados nos restaurantes da cidade.

Assim, estaremos, a partir de junho, nos reunindo na primeira 4ª feira de cada mês, na parte da manhã, das 10h às 12h, em nossa reunião de associados, na sede da ASPAS. Em seguida, faremos nosso almoço mensal de confraternização.

Nosso almoço agora ocorrerá no Restaurante DC 10, que fica no 3º andar do mesmo prédio da ASPAS. Lá é servido um buffet sortido por um preço atrativo. Como sempre, cada associado arcará com suas despesas.

ANOTE

Próximo encontro: 6 de junho, 4ª feira.
Galeria dos Empregados do Comércio 
Av. Rio Branco, 120, Centro do Rio, próximo à estação Carioca do Metrô.
10h - reunião da ASPAS com associados (sala 1206)
13h - almoço na Churrascaria DC 10 (3º andar).

21/05/18

 
     
 

Começam nesta 2ª feira, 21/5, as mudanças no atendimento do INSS. Aposentadoria por idade e salário-maternidade já devem ser pedidos pela internet

Os pedidos e agendamentos poderão ser feitos pelos segurados por meio do "Meu INSS"

A partir desta segunda-feira, 21 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade. Os dois benefícios só poderão ser solicitados por telefone ou internet.

A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário-maternidade já é feita automaticamente, com base nos dados disponíveis nos sistemas do INSS e do governo, desde setembro de 2017. Mas até então também era possível fazer o pedido pelo modelo de agendamento, que agora ficará indisponível.

Os benefícios poderão ser solicitados no site do instituto ou pelo telefone 135. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos.

De acordo com o INSS, a mudança deve reduzir o tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma "em breve".

SERVIÇOS AGENDADOS

A partir do dia 24/5, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências deverão ser agendados pela internet ou pelo telefone 135.

São eles:

  1. Alterar meio de pagamento
  2. Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  3. Atualizar dados do Imposto de Renda - Atualização de dependentes
  4. Atualizar dados do Imposto de Renda - Declaração de Saída Definitiva do País
  5. Atualizar dados do Imposto de Renda - Retificação de DIRF
  6. Cadastrar Declaração de Cárcere
  7. Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  8. Cadastrar ou Renovar Procuração
  9. Cadastrar ou Renovar Representante legal
  10. Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  11. Desistir de Aposentadoria
  12. Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitadosà Pensão por Morte
  13. Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  14. Reativar Benefício
  15. Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  16. Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  17. Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  18. Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  19. Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  20. Transferir Benefício para outra Agência

MEU INSS

Um dos canais para agendamento dos serviços é o "Meu INSS", entretanto, para usar o recurso online, é preciso ter um cadastro. Para fazer o cadastro é preciso ter em mãos: nome completo, CPF, data e local de nascimento e nome da mãe, para que o sistema gere uma senha de acesso provisório. Assim que o login for efetuado, aparecerá uma mensagem instruindo o segurado a criar a própria senha.

Acesse aqui a página do INSS que explica o "Meu INSS".

21/05/18

 
     
 

Quando eles crescem

Com o crescimento dos filhos, mudam as condições de convivência familiar. O que deve prevalecer, entretanto, é o amor, o diálogo e a tolerância

Criar filhos, definitivamente, não é uma tarefa qualquer. Desde a gestação até que alcancem a vida adulta, os cuidados, as despesas e as preocupações só fazem aumentar. Com o passar do tempo, vem o inevitável: aquelas criaturas pequeninas crescem rapidamente, ganham autonomia, tornam-se pessoas independentes e formam suas próprias famílias. Muitas vezes, passam também a pensar de forma diferente dos pais. Essas mudanças, ainda que naturais, são extremamente desafiadoras tanto para os pais quanto para os filhos. Deixar que esse processo flua tranquilamente, sem interferir negativamente na dinâmica da relação familiar e sem gerar desentendimentos, representa um grande desafio.

Um desafio que pode ser facilmente superado com amor, mas também com alguns cuidados. Para evitar situações de conflito é sempre importante que os pais sejam especialmente compreensivos e conscientes de suas atitudes nesta fase da vida familiar. Em primeiro lugar, segundo os especialistas, é fundamental aceitar que seu filho agora é um ser adulto e que, portanto, deve ter liberdade para tomar suas próprias decisões - e, por mais difícil que seja, não cabe aos pais julgá-las como certas ou erradas, mas antes aconselhar e conversar sobre essas escolhas. Um segundo ponto é reconhecer que a vida adulta é muito mais árdua, especialmente para quem acabou de ingressar na maturidade. Cobranças constantes e comparações podem ser extremamente nocivas. E no caso dos filhos já casados, o respeito ao espaço de sua nova família é essencial.

É claro que a responsabilidade por manter o equilíbrio familiar não é exclusiva dos pais. Os filhos também devem ser sensíveis às dificuldades dos mais velhos em encarar essa nova realidade e trabalhar para reduzir os conflitos.

Para refletir melhor sobre o tema, além das dicas acima, você pode conferir aqui algumas orientações sobre esse assunto tão importante.

21/05/18

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

21 MARIA LUCIA VIANNA RJ 
21 JOÃO CARLOS BARBOSA RJ 
21 CARMEN LUCIANE LAVIGNE FREIRE BA 
21 REGINA MARIA DA CONCEIÇÃO RJ 
21 ANGELA MELO E SILVA PA 
22 ROGERIO CARDOSO DA SILVA RJ 
22 JOAO DE DEUS MARTINS RJ 
22 ARTHUR SOARES XAVIER FERREIRA RJ 
23 ANTONIO CARLOS MAIA RJ
23 JOSÉ EDUARDO MACEDO DE OLIVEIRA RJ 
23 MIRNA MARIA DE SOUZA RJ 
23 PEDRO ADRIANO GIRAO RJ 
23 ROZENA SPINDOLA DA SILVA RJ 
24 MARIA AUXILIADORA TORRES ANDRADE BA 
24 MARIA AUXILIADORA DE MEDEIROS VALLE RJ 
24 ELIANA ROSA FERREIRA MG 
24 AFRA MARLUCE COSTA GUEDES GO 
25 IVETI LAZARINI RJ 
25 MARISA MEDEIROS GONCALVES SP 
25 ARIUDICEA DA CUNHA NOGUEIRA RJ 
25 THIAGO HARTENTHAL PR 
26 JOSÉ LUIZ THADEU PEREIRA MARTINS DF
26 JANE MOREIRA DA SILVA RS
26 ADELAIDE NEWMANN LIMA DE SOUSA SP 
26 ORIVALDO DOS REIS SP 
27 LUCIANO AUGUSTO ROCHA DF 
27 LUIZ HENRIQUE DE MOURA ESTEVÃO RJ 
27 ARMENIO DA SILVA ABREU RS 
27 JANDIRA BARBOSA DOS SANTOS RJ

21/05/18

 
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
 
 

Conheça os benefícios especiais exclusivos 
da ASPAS para seus associados
 
 

A ASPAS defende os interesses de ativos, aposentados e pensionistas em tudo que diz respeito ao fundo de pensão SERPROS e ao direito previdenciário em geral.

Mas a ASPAS oferece muito mais.

Na ASPAS os associados têm os melhores benefícios e convênios. 
Veja aqui e associe-se hoje mesmo.


 
     
 
O MENOR CUSTO. AS MELHORES EMPRESAS.
 
     
 


SEGURO DE VIDA EM GRUPO

As melhores condições do mercado!
Não deixe de consultar! 

Limite de idade: 65 anos.

Novidade: 
SEGURO DE VIDA EM GRUPO SÊNIOR
Para idades entre 66 e 80 anos!

Solicite o cálculo do seguro clicando aqui.

 
     
 


ACIDENTE PESSOAL + FUNERAL (INDIVIDUAL)


Mensalidade: R$ 6,98.
Morte Acidental R$ 15.685,50.
Limite valor do funeral R$ 4.000,00.
Limite de idade: 75 anos.

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Cobrança semestral - até 2 (duas) vidas - Carnê;
- Cobrança trimestral - 3 a 5 vidas - Carnê;
- Desconto em folha para assistidos pelo SERPROS.

Mais informações clique aqui.

 
     
 


SISTEMA DE EMERGÊNCIA MÉDICA MÓVEL 
(VIDA EMERGÊNCIAS MÉDICAS)

ORIENTAÇÃO MÉDICA POR TELEFONE - OMT:
COBERTURA: Todo o Brasil. 
MENSALIDADE: R$ 2,00 por pessoa. 
Observação: O associado da ASPAS titular do plano não paga.

Saiba mais clicando aqui.

Acesse aqui o formulário para adesão.

PLANO COMPLETO (OMT + REMOÇÕES EM UTI MÓVEL):
COBERTURA: Somente para Rio de Janeiro, Baixada Fluminense (Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis), São Gonçalo e Niterói. 
O plano inclui: 
a) Atendimento Médico pré-hospitalar de emergência (APH) 
b) Atendimento Médico pré-hospitalar de urgência (APH) 
c) Orientação Médica telefônica (OMT) 
MENSALIDADE: R$ 8,20 por pessoa.

Saiba mais clicando aqui.

Acesse aqui o formulário para adesão.

 
     
 


GARANTA SUA DIT - DIÁRIA POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA

A partir de R$ 27,38 mensais.
Limite de idade: 65 anos.

A DIT É MUITO IMPORTANTE PARA QUEM SE APOSENTOU PELO INSS E CONTINUA TRABALHANDO

Com a aposentadoria, perde-se o direito ao auxílio no caso de UM ACIDENTE OU DOENÇA, só havendo cobertura da empresa nos primeiros 15 dias. A DIT serve para complementação da renda após este período.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


PLANO ODONTOLÓGICO ODONTOPREV

COBERTURA: Todo o Brasil. 
FORMAS DE PAGAMENTO: Cobrança Mensal - Individual a nível de Titular - Boleto. 
O Dependente tem que estar sempre no mesmo Plano do Titular.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


CONDIÇÕES DIFERENCIADAS EM OUTROS SEGUROS

Clique no tipo de seguro para consultar as condições:

 AUTOMÓVEL
 RESIDENCIAL
 CONDOMÍNIO

 
     
 


CURSO SUPERA - Ginástica para o cérebro

(Exclusivo para o Rio de Janeiro)

O SUPERA é um curso diferente de tudo que você conhece. Com apenas uma aula semanal de duas horas, você conquista uma mente saudável, com mais concentração, raciocínio, memória, criatividade e autoestima.

A ASPAS fechou novos convênios com valores diferenciados para seus associados e dependentes, nas seguintes unidades:

MÉTODO SUPERA COPACABANA: 
35% de desconto na Matrícula de R$309,00 vai para R$200,00 
20% de desconto na Mensalidade de R$339,00 vai para R$271,00 
Material didático que acompanha o curso de 18 meses R$798,00 parcelas de 10 vezes de R$79,80 ou R$700,00 à vista.
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680, Subsolo, A - C, Copacabana - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: (21) 3579-3122 / 99602-9527
E-mail: rui.rj.copacabana@metodosupera.com.br / rpmbarroso27@gmail.com

MÉTODO SUPERA FLAMENGO
35% de desconto na Matricula.
20% de desconto na Mensalidade.
Kit do aluno dividido em até 7 vezes, ou até 15% desconto no pagamento à vista.
Rua do Catete, 310, SI 202, Catete - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: (21) 3591-3359
E-mail: carlos.flamengo@metodosupera.com.br

MÉTODO SUPERA TIJUCA
Matricula: R$100,00
Mensalidade: R$235,00
Material didático R$800,00 dividido em até 8 vezes no cartão. 
Rua Conde de Bonfim, 425, loja H, Tijuca - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: 3069-9794 / 99781-2681
E-mail: adm.tijuca@metodosupera.com.br

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


ESPECIAL COOP - Táxi para cadeirantes


COBERTURA: Rio de Janeiro. 
A ESPECIAL COOP tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida para os cidadãos cadeirantes, englobando pessoas acidentadas em reabilitação, idosos, e portadores de necessidades especiais temporária ou permanente.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


HORA E TEMPO - Assistência Técnica de 
Relógios e Joias

(Localizado no Rio de Janeiro)

Serviços com garantia de 1 ano, troca de baterias e pulseiras, com garantia de impermeabilidade. Localizado na 
Av. Rio Branco, nº 120, sala 1202, Centro do Rio. Telefones: (21) 319073-51 ou (21) 98896-2925. Ao utilizar os serviços de consertos de Relógios e Joias, os associados da ASPAS têm 10% de desconto.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 


CAMPI - Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional

(Localizado no Rio de Janeiro)

O CAMPI tem como missão ser agente de transformação de pessoas através da formação de Profissionais de Maquiagem e Efeitos Especiais, com cursos de capacitação e livres nas áreas de Maquiagem, Pintura e Arte. Associados da ASPAS e seus dependentes têm 15% de desconto em cursos na escola.

CURSOS: Maquiagem Profissional, Maquiagem Air brush, Pintura Corporal, Pintura Facial e Efeitos Especiais. Localizado na Av. Rio Branco, nº 120, sala 417, Centro do Rio. Telefones: (21) 3172-1338 ou (21) 98039-8450.

Saiba mais clicando aqui.

 
     
 

Como fazer para ter direito a todas
essas condições especiais?

Basta se associar à ASPAS.


Importante: todo participante do SERPROS, ativo ou aposentado, pode se associar.


Clique aqui e veja como se associar


OU MAIS INFORMAÇÕES NA ASPAS:
Tels: (21) 3852-9276 / (21) 98055-3939
Email: aspas.br@gmail.com

 
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br