Boletim Eletrônico da ASPAS - 02 de outubro de 2017

 
 
 
02 de outubro de 2017
 
 

ASPAS comemora 19º aniversário com presença de associados e diretores do SERPROS

Evento reforça união de participantes e direção pelo fortalecimento do nosso Fundo de Pensão

Com a presença de dezenas de associados da ASPAS, diretores e conselheiros da Associação e de diretores do SERPROS, a ASPAS comemorou seu 19º aniversário na última 5ª feira, dia 28 de setembro, no Auditório do Fundo, no Rio de Janeiro.

Representando o SERPROS, estiveram presentes a Diretora de Seguridade, Tatiana Cardoso Guimarães da Silva, e o Diretor de Investimentos, Sergio Ricardo Vieira, que dirigiram algumas palavras aos presentes a respeito da situação atual do SERPROS e responderam a algumas perguntas do plenário. A presidente do SERPROS, Ana Maria Malmann Costi, não pôde comparecer devido a compromisso no Serpro, em Brasília.

Abrindo o encontro, o presidente da ASPAS, Paulo Coimbra, destacou a necessidade de união dos participantes com a direção do SERPROS pela ampla recuperação e fortalecimento do nosso Fundo. Os diretores do SERPROS explicaram que trabalham atualmente confiantes na possibilidade de que os prejuízos causados ao Fundo no passado fiquem restritos aos valores já contabilizados, evitando-se novas sangrias. No "caso Porcão", esta possibilidade ainda depende do entendimento da Justiça, mas todos os fundamentos dão razão ao SERPROS, que jamais foi "sócio" do grupo Porcão, e sim mais uma das vítimas de seus proprietários controladores.

O encontro festivo terminou como é apropriado em festas de aniversário: com salgadinhos, refrigerantes, bolo, o canto de parabéns e velas assopradas.

O site do SERPROS registrou nosso aniversário. Veja aqui.

02/10/17

 
     
 

Nesta 4ª feira, dia 4, reunião da direção da ASPAS com os associados. Você está convidado

Às 14h30, na Av. Rio Branco nº 120, sala 1206, Centro, Rio de Janeiro

A Diretoria convida todos para a reunião da ASPAS com os associados nesta 4ª feira, 04 de outubro, a partir das 14h30. A Diretoria da ASPAS aguarda os associados do Rio de Janeiro e de outros estados que porventura estejam em nossa cidade.

02/10/17

 
     
 

 
     
 

Diretoria do SERPROS esclarece sobre matéria de TV

Não há novidade real sobre investimento no Trump Hotel, caso que já foi encaminhado ao MPF pela primeira intervenção em 2015

Sobre matéria divulgada no programa "Bom Dia Brasil", da Rede Globo, em 28/09/2017, a Diretoria Executiva do SERPROS emitiu a seguinte nota:

NOTA DE 
ESCLARECIMENTO

A Diretoria Executiva do Serpros presta esclarecimentos acerca da matéria "Hotel de luxo no Rio que pertenceu a Trump está no radar da Lava Jato", veiculada no jornal Bom Dia Brasil da quinta-feira (28/09).

O investimento no FIP LSH (Trump Hotel) foi realizado na gestão da Diretoria Executiva de 2013/2014, no valor, à época, de R$ 56 milhões, sendo que o valor atualizado da participação do Serpros é de aproximadamente R$ 77 milhões.

As informações sobre tal investimento estão publicadas no Relatório Anual de Informações (RAI) e nas Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis, ambos de 2016, divulgados aos participantes e assistidos e disponíveis no site, na forma da legislação em vigor, sendo também o assunto abordado em palestras realizadas no Serpro, com transmissão por videoconferência para todas as regionais e escritórios.

O FIP LSH foi citado no procedimento investigatório criminal, nº 1.16.000.003635/2016-19, de responsabilidade do Ministério Público Federal, devido aos investimentos realizados pelos fundos de pensão na bandeira hoteleira Trump. No Serpros, foi objeto de fiscalização pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e consta do relatório da primeira intervenção, ocorrida entre maio de 2015 e abril de 2016, encaminhado ao MPF.

A atual Diretoria Executiva do Serpros está comprometida em acompanhar de perto a gestão desse e de todos os investimentos que compõem a carteira de ativos dos Planos Administrados, Plano Serpro I e Plano Serpro II.

02/10/17

 
     
 

Idoso sim, velho não!

Com a comemoração do Dia Internacional do Idoso, em 1º de outubro, discussões sobre o novo perfil dos idosos está por toda parte

Comemorado no último domingo, dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso é um dia escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o respeito e demarcar a importância da população de terceira idade em nossa sociedade.

Para celebrar a data, diversos eventos pelo país promoveram não só momentos de lazer e cultura para o público acima de 60 anos, mas também discussões sobre a modificação do estilo de vida dessa faixa etária nos últimos anos. Isso porque, com o passar do tempo, ser idoso não significa de jeito algum ficar parado - pelo contrário, pode significar estar mais ativo, cuidar ainda mais da saúde e aproveitar a vida com mais maturidade e sabedoria.

Assim, o importante nesta data é ressaltar que os tempos mudaram e que ser idoso não significa, de forma alguma, estar "velho". Com diferentes histórias, tradições e experiências, essa camada da população já não se encaixa nos antigos padrões de idade e nos prova, todos os dias, que tem muito o que viver e ensinar aos mais jovens.

Pensando nisso, a psicóloga Flávia Diniz Roldão escreveu um pouco sobre a transformação de relação entre idade e envelhecimento. Confira aqui, então, o belo olhar da profissional sobre o tema, que é um bom retrato de como as coisas mudaram positivamente nos últimos anos e continuam mudando.

02/10/17

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

01 TEREZA CRISTINA ALVES PEREIRA MG 
01 LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO RJ 
01 LEA LUCI OLIVEIRA DE COSTA RS 
01 MARIA APARECIDA CAMPOS DE SOUZA ES 
01 JOSE VILDEMAR DE SOUSA COSTA CE 
01 MARIA CECILIA DE MELO PATTI DF 
01 ELVIRA LEONOR MARTELLI SP 
01 TSUGUMITO KOBAYASHI DF 
01 GLEICE ARAUJO LUNA DE LIMA PE 
01 CARLOS EDUARDO SARAIVA GUEDES DF 
01 JEANETE DE BARROS SCRIPTORE SP 
01 MARIA DA CONCEIÇÃO PAIXAO SOUZA BA 
01 SEVERINO DOS SANTOS RJ 
01 FRANCISCO ALVES SP 
01 OSWALDO FERNANDES BITTENCOURT DF 
01 JORGE PESSOA LOUREIRO DF 
01 DEBORA PEREIRA FERNANDES DOMINGUES SP 
01 JURACIEMA MARCIANO DE AMORIM DF 
01 MARIA GORETTI DE LUCENA MA
02 ANA LUCIA AVELINO DA SILVA RJ 
02 BRUNO PACHECO DE ASSIS DF 
02 PEDRO ANTONIO SARTORI SP 
02 EUSTAQUIO TORRES CARNEIRO MG 
03 TEREZINHA DE JESUS MG 
03 JORGE EMILIO DE OLIVEIRA SP 
03 XERXES LUIZ BORGES DF 
03 NELI OLIVEIRA SANTOS DF 
04 JOSE FRANCISCO DA CRUZ VIEIRA RJ 
05 MANOEL PINTO RJ 
05 EDSON PEREIRA DA SILVA PE 
05 VALMIR BENJAMIM DE ARRUDA PE 
06 ANDERSENE ROSAL DO NASCIMENTO RJ 
06 SOLANGE GONÇALVES EDWIGES MG 
06 EDITE DA SILVA MG 
06 JORGE GOMES PEREIRA RJ 
07 CAMMAROTA SALVADOR RJ 
07 NADIA BAPTISTA DOS SANTOS RJ 
07 TANIA FRANCISCA SANTANA MG 
07 ERNANI SANTIAGO DA SILVA RJ 
08 AURINETE DE OLIVEIRA LIMA CE

02/10/17

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br