Boletim Eletrônico da ASPAS - 18 de setembro de 2017

 
 
 
18 de setembro de 2017
 
 

Presidente do SERPROS visita ASPAS e destaca necessidade de reorganização do Fundo visando eficiência

Ana Maria Malmann Costi respondeu a perguntas dos dirigentes da ASPAS

Os integrantes do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva da ASPAS, convocados pelo presidente do Conselho Deliberativo Paulo Fernando Kapp, se reuniram nos dias 12 e 13 de setembro, ordinariamente, para tratar de diversos assuntos da Associação.

A novidade da 4ª Reunião Ordinária da Gestão 2017/2020 da ASPAS foi a presença, no dia 12, da Diretora Presidente do SERPROS, Ana Maria Malmann Costi. A Presidente do SERPROS aceitou o convite da Diretoria da ASPAS, compareceu à nossa reunião, fez uma breve exposição sobre o nosso Fundo e respondeu às perguntas dos dirigentes da Associação.

Em sua fala, Ana Maria Costi ressaltou a importância da ASPAS no relacionamento com o SERPROS e disse que pretende gerir o Instituto contando com o apoio e a colaboração da ASPAS. Sobre o SERPROS, lembrando que tomou posse muito recentemente, deu sua visão sobre o estágio em que se encontra a governança e as dificuldades encontradas. Destacou a necessidade de reorganização das atividades e funções do Instituto, com o objetivo de buscar maior eficiência e garantir a transparência na sua gestão. Disse também que a ASPAS poderia avaliar uma representação física no prédio do SERPROS, pois entende viável. Ao finalizar, a Presidente Ana Maria sinalizou que pretende fazer visitas periódicas à Associação, acompanhada de seus técnicos, para posicionar e conversar com a diretoria, conselheiros e associados sobre as ações e a situação do nosso Fundo.

Muito cordial e atenciosa, a Diretora Presidente do SERPROS respondeu a muitas perguntas dos presentes, elogiou a ASPAS na figura do Diretor Presidente Paulo Coimbra, e colocou-se à disposição da Associação para retornar, sempre que necessário.

Veja mais fotos aqui.

18/09/17

 
     
 

Com anúncio da Petros, participantes de fundos de pensão de estatais já cobrem déficit de R$ 42 bilhões

Equacionamento do rombo é partilhado entre beneficiários e empresas patrocinadoras

Os déficits registrados pelos fundos de pensão das principais estatais brasileiras estão ampliando o número de funcionários, aposentados e pensionistas dessas empresas tendo de arcar com o prejuízo financeiro acumulado nos últimos anos. Nesta terça-feira, a Petros, previdência complementar dos funcionários da Petrobras, anunciou a cobrança de uma contribuição extra de seus beneficiários para equacionar um déficit que deve alcançar R$ 27,7 bilhões no fim de 2017. É um esforço para equilibrar o déficit atuarial, que aponta o valor de que o fundo precisa dispor para pagar hoje o valor total referente a todos os benefícios previstos para o futuro.

Matéria da revista Época comenta a situação de outros fundos, além da Petros. Leia aqui.

18/09/17

 
     
 

Alerta pela conservação de direitos dos idosos no Brasil

Docentes da USP destacam que situação de crise pode provocar perda de direitos anteriormente adquiridos

O programa "Diálogos na USP", divulgado na Rádio USP, convidou as professoras Marília Cristina Prado Louvison e Bibiana Graeff, ambas da USP, para falar sobre os direitos dos cidadãos idosos no Brasil.

Docente da Faculdade de Saúde Pública, Marília Louvison destacou que o momento é difícil no país. Para ela, com o idoso a situação "fica mais grave", principalmente em um país onde a expectativa de vida é maior que no passado. Ela aponta como "um desafio enorme" a condução de políticas públicas que garantam "direitos e dignidade" e que protejam "a vida e a liberdade". No envelhecimento, afirma Marília, "tem-se necessidades e demandas específicas".

Saiba mais aqui.

18/09/17

 
     
 

É hora de planejar as férias e economizar!

Planejar férias com antecedência é saída para driblar preços elevados durante a alta temporada

Em todo o Brasil, as férias de verão são sempre esperadas com ansiedade: é a época em que famílias viajam juntas, entes queridos se reencontram e todos podem descansar. Na correria cotidiana, entretanto, o planejamento acaba sendo postergado e o consumidor pode pagar muito mais caro do que deveria, além de correr o risco de não encontrar as melhores opções disponíveis.

Isso se explica pela relação entre oferta e procura. Quanto mais cedo você compra sua viagem, mais fácil fica para buscar os melhores preços, já que a maior parte das pessoas ainda não reservou os vôos e os hotéis.

Com a chegada do mês de setembro, entramos na reta final para oplanejamento. Agora é urgente começar a se organizar para aproveitar todas as promoções que vêm sendo oferecidas - não só nas passagens, mas também nas hospedagens e até mesmo nos passeios turísticos.

Confira aqui, neste link, algumas dicas para se planejar, fornecidas pela administradora Julia Maiorana, que também defende que o segredo para a economia é se organizar com antecedência.

18/09/17

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

18 SERGIO IVAN ROSCHKE SC 
18 MARIO CARDOSO LUIZ RJ 
18 LUCIA TAVARES FARAH RJ 
19 NEI PAES RJ 
19 GERALDO COELHO JACOME MG 
20 ANA GASPARINI SC 
20 STELA CARDOSO DE MATOS CUNHA BA 
20 RENATO EYER DE ARAUJO RJ 
20 FABIANO TURCHETTO SC 
21 RENATO DE ALMEIDA NASCIMENTO BA 
21 SERGIO MURILO TEIXEIRA VELOSO DE CASTRO RJ
21 DIRCE DE MEDEIROS CORREIA RJ
21 RUTH RIBEIRO DANTAS RJ 
21 MARIZE MORENO TOLEZANO RJ 
21 LUCIA NASCIMENTO SP 
22 LUIZ CHRISTOVAM FERREIRA RJ 
22 VANDA MARTINS MOREIRA SEIGNEUR DF
22 NILDA DA ROCHA QUEIROZ PE 
22 EDELI KALINOWSKI TURIN PR
23 MARIA ANGELA TOMAZ DE SOUZA PR 
23 RITA DE CÁSSIA ALCÂNTARA SP 
23 ECILDES ALVES DE OLIVEIRA DF 
24 MARIA DAS MERCES MOREIRA GATTO RJ 
24 JOSE LUIZ DE OLIVEIRA PE

18/09/17

 
     
   
     
 

Você já curtiu a página da ASPAS no Facebook?

Conheça e curta a página da ASPAS no Facebook clicando aqui.

Se ainda não está no Facebook, entre aqui primeiro e crie seu perfil.


 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br