Boletim Eletrônico da ASPAS - 25 de julho de 2016

 
 
 
25 de julho de 2016
 
 

Agora é definitivo: PREVIC considera nulos a nomeação da Diretoria Executiva do SERPROS e os atos por ela praticados


Conselho Deliberativo deve ratificar ou retificar tais atos na reunião que acontece nesta semana, de 26 a 28 de julho

Terminou o prazo legal de 30 dias que os Conselheiros Indicados receberam após interposição de recurso e efeito suspensivo junto à PREVIC. A decisão da PREVIC, tomada por unanimidade em sua 313ª Sessão Ordinária, não aceitou o recurso dos Conselheiros Deliberativos Indicados e aprovou, em caráter terminativo na instância administrativa, o Parecer Nº 25/2016/CGDC/DICOL/PREVIC, de 30/06/2016.



Este parecer, no item 117, aceitou a denúncia apresentada pelos Conselheiros Deliberativos Eleitos, subscrita pela ASPAS, considerando NULAS as nomeações dos Diretores Presidente, de Seguridade e de Investimentos do SERPROS, deliberadas na Reunião Ordinária CDE 01/2016, de 28/04/2016, bem como a nomeação de novo Diretor-Presidente, deliberada na Reunião Extraordinária CDE 02/2016, de 11, 12, 13 e 16/05/2016.



Com isso, a Superintendência de Previdência Complementar determinou que, já em uma reunião extraordinária ou, no máximo, na próxima reunião ordinária (que será realizada nesta semana, nos dia 26, 27 e 28 de julho), os Conselheiros, Eleitos e Indicados, se reúnam para deliberar sobre: 

- ratificar ou retificar a nomeação da diretoria executiva do SERPROS, irregularmente nomeada, conforme denunciado pelos Conselheiros Eleitos e pela ASPAS e reconhecido pela PREVIC;



- ratificar ou retificar os atos desta Diretoria, que também perderam seus efeitos.



A ASPAS foi informada que os Conselheiros Eleitos já solicitaram ao Presidente do Conselho que seja incluída na pauta o cumprimento da determinação da Diretoria Colegiada da PREVIC. 

"Temos agora oportunidade de nomear uma nova Diretoria do SERPROS, encerrando de vez a crise na governança corporativa do fundo, criada pelos Conselheiros Deliberativos Indicados pela Diretoria anterior do patrocinador Serpro. Para isto, é fundamental que a nova Diretoria do Serpro trabalhe para que os Conselheiros Deliberativos Indicados apoiem a anulação das nomeações realizadas e a nomeação de uma nova Diretoria Executiva, de forma consensual com os Conselheiros Deliberativos Eleitos", declarou o Presidente da ASPAS, Paulo Coimbra.



Clique para ler o ofício da PREVIC comunicando a decisão aos Conselheiros

Clique para ler a decisão da PREVIC, datada de 11 de julho

Clique para ler as conclusões do Parecer aprovado pela PREVIC

Clique para relembrar os fatos

25/07/16

 
     
  Eleições nas ASPAS: A.G.O. será dia 27 de julho, próxima quarta-feira



Assembleia vai deliberar sobre aprovação do calendário eleitoral e eleger comissão 

Foi publicada, no dia 15 de julho, a convocação para Assembleia Geral Ordinária (AGO) da ASPAS com seus associados, a ser realizada na próxima quarta-feira, dia 27/07/2016, às 14:30h, na sede da Associação (Av. Rio Branco, 120, sala 918, próximo ao metrô da Carioca). Em debate, o calendário referente à eleição da nova diretoria e conselhos da ASPAS para o triênio 2017/2020. A AGO também vai eleger a comissão eleitoral. Participe! 



25/07/16

 
     
  Entidades sociais questionam Supremo sobre verbas da Previdência

Iniciativas governamentais e parlamentares relacionadas ao financiamento do sistema de Previdência Social estão sendo questionadas por 19 entidades sociais, que entraram no Supremo Tribunal Federal (STF) tentando barrar o que classificaram de desvio de verbas. 

Dentre outras solicitações, a ação pede que o STF conceda liminar para suspender a Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre todas as contribuições sociais destinadas ao financiamento da seguridade social e as propostas de reforma previdenciária. 

Clique para ler a íntegra da matéria

25/07/16

 
     
  Câmara dos Deputados debateu Reforma da Previdência 

No dia 13 de julho, a Reforma da Previdência foi tema de debate na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados. O debate contou com as exposições do secretário da SecexPrevi do TCU, Fábio Barros, do consultor legislativo da área de orçamento, Mauro Silva, e do presidente da Anfip, Vilson Romero, que apresentou o trabalho da entidade que comprova o superávit da Seguridade Social. 

Clique para ler a íntegra da matéria

25/07/16

 
     
  INSS vai realizar "pente-fino" em aposentadorias por invalidez 

Com o anúncio da Medida Provisória 739, no dia 08/07, o Governo Federal obriga os peritos do INSS a revisarem aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença que tenham sido concedidas há mais de dois anos. 

Para a concessão de novos benefícios também houve o endurecimento das regras. O contribuinte que perdeu a qualidade de segurado (ficou por um determinado período sem recolher os encargos sociais para o INSS), deverá cumprir carência antes de poder dar entrada no pedido de seus benefícios por incapacidade. 

Clique aqui para ler a MP


25/07/16

 
     
 

Parabenize os aniversariantes da semana

25 AMAURI MEDEIROS VIEIRA RJ 
25 MARILDA PORTO SOARES RJ


25 BERNADETE SILVEIRA DA SILVA BA 
26 EDNA MARIA DA CRUZ BA


26 ZITA DUARTE MG 
27 JOANA BELAMIR FERREIRA GONCALVES RS


27 KEILA MOURA ALBERTIM PE 
27 GILSON BORGES JACOB RJ 
27 NELSON APARECIDO LUZ SP


28 ANTONIO SERGIO DE FREITAS LEITE RJ 
28 WALDNAYR DILMO DEL PRÁ NETTO SC


29 OLAVO LOBO CAZAL RJ 
30 ELOA TEREZA OCHS OLIVEIRA RS 
30 MARTA NAIR BARBOSA NORTON RJ 
31 MARIA CINIRA DOS SANTOS SEIXAS RJ 
31 ODISSEA FERREIRA DE FERREIRA RS


31 ANTONIO JORGE NOBREGA JAMES RJ


31 DAMARES BARBOSA SERIQUE PE


31 ANA MARIA DANTAS DE FREITAS RJ

25/07/16

 
     
   
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br