Boletim Eletrônico da ASPAS - 28 de março de 2016

 
 
 
28 de Março de 2016
 
   

Eleições SERPROS: já tem sua senha para votar?

De 4 a 8 de abril acontece a eleição para escolha dos conselheiros deliberativos e fiscais do SERPROS. O processo de votação será exclusivamente pela internet, via acesso à área restrita e informação de senha. Portanto, se você ainda não tem sua senha ou a esqueceu, deve proceder como abaixo o mais urgente possível, para evitar problemas durante o período de votação.

- Acesse o site do Serpros;
- Clique em "Esqueci Minha Senha";
- Preencha os campos solicitados.

A nova senha será enviada pelo SERPROS para seu e-mail cadastrado.
Caso não consiga o acesso ou não receba a senha, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Participante: sap@serpros.com.br ou 08000 721 1010.

A ASPAS reitera que disponibilizará seus computadores em sua sede (Av. Rio Branco 120 sala 918 - Centro, próximo ao metrô da Carioca), no horário comercial, para quem queira votar e não tenha computador ou internet disponível.

28/03/16

   
         
   

Não à interferência da patrocinadora no processo eleitoral
Atuação do SERPRO já cassou mandato de conselheiro eleito, não homologou vitória e ainda afastou sem sindicância

A primeira notícia do Boletim Eletrônico de 21/03 (Punição da PREVIC aos ex-diretores do SERPROS não isenta responsabilidade do SERPRO) suscitou várias dúvidas e comentários por parte de associados, que não tinham uma noção clara sobre o papel das Patrocinadoras na gestão dos Fundos de Pensão a elas subordinadas e sobre suas consequentes responsabilidades.

Clique aqui para ler a Notícia

Causou a alguns estranheza, a forma como o SERPRO vinha atuando, principalmente em relação à designação dos dirigentes do SERPROS, o modo de operação do Conselho Deliberativo (CDE), bem como as distorções de seu processo decisório. Em particular, chamou-nos a atenção um questionamento sobre o papel dos conselheiros eleitos, no qual é insinuada uma possível omissão por parte dos nossos representantes no Conselho.

Diante dessas indagações, resolvemos voltar ao assunto, já que, praticamente concluído o processo de intervenção, que promoveu um saneamento administrativo-financeiro, as eleições que se aproximam para os Conselhos Deliberativo (CDE) e Fiscal (COF) colocam na mão dos participantes uma excelente oportunidade para dar início a um processo de mudança, do qual resulte um SERPROS isento dos vícios de um passado recente. 

Nesse sentido, recomendamos a leitura do documento GESTÃO DO SERPROS - DIAGNÓSTICOS E PROPOSIÇÕES DA ASPAS, divulgado no Boletim Eletrônico de 30/11/2015, no qual a ASPAS elaborou uma radiografia dos problemas de gestão do SERPROS e ofereceu algumas sugestões para correção.

Clique aqui para ler o Documento

Entre as questões abordadas no relatório acima mencionado, merece especial menção a interferência no processo eleitoral, com a indicação de candidatos claramente identificados com o grupo político-partidário que tem aparelhado as últimas administrações do SERPRO e do SERPROS, ou de ocupantes de função gerencial, que, por mais bem intencionados que possam estar, não terão a necessária independência para deliberar contra os interesses da Patrocinadora, da qual são representantes.

Importante ressaltar que o SERPROS foi a única entidade que cassou o mandato de conselheiro eleito (o fato ocorreu com Luiz Antonio (Gato) Martins, em 2007. Ele conseguiu recuperar seu mandato na justiça, porém ficando afastado 14 meses dos 48 previstos) numa forma clara e abusiva de burlar dispositivos das Leis 108 e 109 de 2001, que estabelecem um relativo equilíbrio entre os membros dos Conselhos.

De 2013 a 2015, em total desrespeito aos votos dos participantes, a situação se agravou. Na ocasião foram atingidos os seguintes conselheiros, afastados por 11 meses dos 23 que durou o mandato:

- Luiz Antonio (Gato) Martins, que não teve a vitória homologada, apesar de a mesma ter sido obtida com mais de 50% dos votos. Foi necessário que o conselheiro recorresse à justiça; 

- Mauro Simião, afastado por Processo Administrativo Disciplinar, sem qualquer fundamento legal e sem Comissão de Sindicância.

A ASPAS, ciente do seu papel, como representante dos associados, conclama a todos os participantes a refletirem sobre as questões acima relatadas. Estamos diante de uma oportunidade única para a criação de um NOVO SERPROS, total e exclusivamente dedicado ao interesse dos participantes, sem interferências de grupos político-partidários ou de entidades externas vinculadas. Mas o primeiro passo consiste no voto consciente nas próximas eleições para o CDE e COF, de modo a garantir que os benefícios para os quais contribuímos não corram risco no futuro.

28/03/2016

   
         
   

Reunião Mensal da ASPAS com Associados será no dia 6 de abril, quarta-feira. Compareça!

A diretoria da ASPAS conclama todos os associados residentes ou de passagem pelo Rio de Janeiro a comparecem a reunião do dia 6, primeira quarta-feira do mês de abril, a partir das 14h em nossa sede (Av. Rio Branco 120 sala 918 - Centro, próximo ao metrô da Carioca). Em pauta os rumos do SERPROS pós-intervenção.

28/03/2016

   
         
   

Parabenize os aniversariantes da semana

28 LUIZ FERNANDO SARTORI FURASTE DF 
30 JONAS JOAO RIBEIRO PR 
31 GUILHERME GONÇALVES GOULART RJ 
31 MARIA ALICE DA SILVA SIMOES RJ 
31 JOÃO ANTONIO DA CRUZ TAVEIRA RJ 

ABRIL
02 ANDRE LUIS RIBEIRO SP 
02 JAIR OLIVEIRA PASSOS RJ 
03 LUIZ BENEDUZI DF 
03 JUREMA BARBOSA DIORIO RJ 
03 LEILA MARIA PINHEIRO FERNANDES RJ 
03 MARIA APARECIDA BEZERRA LOPES RJ

28/03/2016

   
         
   
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
   
   
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
   
       
   
INFORMAÇÕES ÚTEIS 
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência
Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe
de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.
Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html
Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.