Boletim Eletrônico da ASPAS - 26 de outubro de 2015

 
 
 
26 de Outubro de 2015
 
   

Fórum Independente em defesa dos fundos de pensão cobra medidas à Previc

Representantes do FIDEF - Fórum Independente em Defesa dos Fundos de Pensão -  todos diretores e conselheiros eleitos de vários fundos de pensão patrocinados por empresas estatais, elaboraram uma carta aberta dirigida à Previc. O documento foi distribuído aos participantes do 36º Congresso de Fundos de Pensão da Abrapp, realizado em Basília, no início de outubro, e tem como principal objetivo cobrar que o órgão regulador cumpra seu papel de proteção ao patrimônio dos participantes. 

O Fórum foi criado em 2014, em São Paulo, durante o 35º Congresso da Abrapp, logo após a divulgação dos primeiros escândalos envolvendo aplicações duvidosas nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

De lá para cá, o FIDEF conseguiu realizar uma reunião com a Previc, em 19 de março deste ano, ocasião em que expôs oito pontos cruciais para os integrantes da Previ, Petros, Funcef, Real Grandeza e Postalis bem como para os demais fundos patrocinados por empresas estatais e privadas. A previsão era de que, 30 dias após, a Superintendência de Previdência Complementar respondesse aos questionamentos. Como isso não ocorreu, os dirigentes do FIDEF então solicitaram agendamento de novo encontro, marcado para 2 de outubro, mas que foi cancelado de véspera.

Sem novo contato com a Previc, o FIDEF elaborou a carta aberta que segue abaixo, mencionando novas preocupações, como a recente intervenção do Serpros, e propondo a adoção de diversas medidas.

Clique para ler a íntegra da carta aberta

26/10/15

   
         
   

ASPAS comemora 17º aniversário dia 4 de novembro

Confirmação de presença deve ser efetuada até o dia 28/10

A ASPAS vai comemorar os 17 anos de sua fundação no próximo dia 4 de novembro, no horário das 14 às 17hs, no auditório do SERPROS, na Rua Fernandes Guimarães, 35, Botafogo.


Contamos com o comparecimento do pessoal do Rio de Janeiro e também de associados de outras localidades que porventura estejam na cidade.

Para melhor dimensionarmos o evento, pedimos que confirmem a presença até o próximo dia 28/10, através dos telefones 3852-9276/98055-3939, ou pelo e-mail aspas.br@gmail.com.

26/10/2015

   
         
   

Fundos de pensão priorizam aplicações em títulos públicos

Desde que o interventor Walter Parente assumiu a gestão do SERPROS, o fundo vem priorizando investimentos em títulos do Tesouro Nacional, como revelou, em entrevista exclusiva à ASPAS, o grupo que o assessora. Esta, aliás, é uma tendência atual dos fundos de pensão, devido aos juros altos e ao cenário atual da economia.

Clique para ler a íntegra da notícia

26/10/15

   
         
   

Plano de saúde dos aposentados segue mesma regra dos ativos em caso de co-participação

A lei garante que aposentados com mais de dez anos na empresa tenham cobertura de saúde idêntica a da época da ativa, e por prazo indeterminado, em caso de planos com co-participação. O entendimento da justiça, conforme ficou claro em recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é que isso também se aplica a casos onde a mudança de plano não seja de interesse do aposentado.


 


Clique para ler a íntegra da matéria

26/10/2015

   
         
   

ASPAS participa de atividades de capacitação em prevenção de acidentes

A convite da ASASTEL - Associação dos Participantes e Assistidos da TELOS, a ASPAS participará, mais uma vez, das capacitações Prevenção de Acidentes Domésticos e Segurança Viária, Programa operacionalizado pela Fundación Mapfre. O evento será realizado no próximo dia 11 de novembro, no Centro Empresarial Rio (Ed. Argentina , Praia de Botafogo, 228, 2º andar, das 08:30 às 12:30hs).

26/10/2015

   
         
   

Alimentação saudável em idosos é tema de seminário



Atividade gratuita será realizada no dia 5 de novembro, na Gávea

O CEPE - Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, órgão da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo Seminários em  Nutrição e Envelhecimento. No dia 5 de novembro, das 10 às 12 hs, o tema será " Gastronomia como  Estratégia de Promoção da Alimentação Saudável em Idosos. " O CEPE fica na Av. Padre Leonel Franca, 248, na Gávea (RJ). Entrada franca.

26/10/2015

   
         
   

Otimismo ajuda na saúde do coração 

Os otimistas têm cerca de 76% a mais de chance de manter um coração saudável. A descoberta veio de pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, após mais de cinco mil casos acompanhados. 
Os cientistas identificaram que os otimistas se importam mais em manter a qualidade de vida, praticam atividades físicas, se alimentam de forma equilibrada e não fumam. O comportamento saudável apresentou reflexos positivos também nas funções biológicas: otimistas apresentaram peso controlado, menos gordura e menos açúcar no sangue.

Clique para ler a íntegra da matéria

Confira algumas dicas para manter-se positivo

Ouça música: há melodias que podem mudar para melhor seu humor e disposição. Sons lentos diminuem a frequência cardíaca e funcionam como calmantes naturais. Batidas aceleradas ajudam a liberar a tensão.


Alivie as tensões: destine um tempo a você - assista filmes, faça caminhadas, saia com a família e amigos; permita encontrar atividades que proporcionem prazer e faça com que qualquer desafio a superar não afete de forma negativa o seu humor.


Memória positiva:  busque na memória as situações alegres, e diga: "estou ótimo". Essa é uma forma de contagiar quem está ao redor e de manter-se contagiado com boas energias.

26/10/15

   
         
   

Parabenize os aniversariantes da semana

26 IRENY DE AZEVEDO DA COSTA RJ 
27 REGINA LIANE LEAO COELHO MG 
27 VALDEMIR OLIMPIEFF RJ 
28 SONIA SCOTELARO PORTO RJ


28 APARECIDA CORTEZ SP 
29 REGINA LUCIA DE OLIVEIRA PINTO CE 
29 GERALDO CARLOS BATISTA MG 
29 ALCIR COELHO DIAS DF 
29 MIRTES MARIA SOUZA DE CARVALHO RJ 
29 ANTONIA MARIA MARQUES DA SILVA RN 
30 ALAIR DE FARIA FELIX RJ 
30 JOÃO PEDRO BOMFIM RJ 
31 CARMEN LUCIA DE MENEZES DIAS RS 

NOVEMBRO
01 VERA LUCIA VARGAS PEDRO PR 
01 NELCIRA MENDES DE MORAES SP


01 TEREZA AURORA DE CAMPOS SP 
01 JOSE DE ANCHIETA MOREIRA HELCIAS DF 
01 JORGE QUEIROZ DOS SANTOS RJ 
01 TEREZINHA PONTE CRAVEIRO CE 
01 GERALDO CASTRO LIMA JUNIOR SP 
02 FIRMINO JOSÉ MARINHO DF 
02 ELZI VERAS DE LIMA PE 
02 MARIA LUIZA DA SILVA PINTO ALVES DF 

26/10/2015

   
         
   
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
   
   
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
   
       
   
INFORMAÇÕES ÚTEIS 
Associado ASPAS, você que conhece bem o que é ter uma Previdência


Privada para complementar a sua aposentadoria do INSS, não deixe


de motivar seus filhos e netos para garantir um futuro melhor.


Consulte www.riodouroseguros.com.br/promocao_ases.html


Trabalhamos com boas Companhias, inclusive a BRASILPREV.