"O que aprendemos a cada dia é o que interessa"

Essa é uma entrevista que provavelmente tem mais perguntas que respostas. Questionadora e pró-ativa, a associada aniversariante de agosto, Lucia Helena Maranhão Guerra, se diz uma aprendiz. Depois de aposentada, a ex-operadora de computador/serviço de atendimento ao cliente Serpro (7ª URO Rio de Janeiro) voltou a trabalhar por mais seis anos, inclusive como secretária da ASPAS, fez pós-graduação e atualmente está apaixonada por seu curso de  didática pedagógica (Educação).
Indagada sobre seu período de adaptação à vida de aposentada, ela retruca, taxativa: "As pessoas falam muito na fase de adaptação da aposentadoria. Será que é realmente tão difícil alguém se adaptar ao que é bom? Já pensou o dia amanhecer chuvoso e frio e você poder continuar no quentinho da sua cama?"

Como era sua vida antes da aposentadoria ?
Esse antes da aposentadoria posso voltar no tempo para um mês antes da aposentadoria e posso voltar 25 anos antes da aposentadoria. Como trabalhadora, fiz o meu papel, acho que sempre cumpri meus deveres. Trabalhei em diversos lugares, mas o Horto/RJ foi onde mais tempo passei. Também trabalhei em diversos horários, como das 6 às 12 horas, das 16 às 24 hs, das 24 às 6 hs da manhã e também das 12 às 18 hs. Essas mudanças de horário dificultavam um pouco meus outros compromissos, como faculdade, família, etc  e esse período serviu para eu testar a veracidade da afirmação que diz, que 'o ser humano é o ser mais adaptável do universo'. É isso que estamos sempre fazendo, nos adaptando a cada novo dia, o que aprendemos a cada dia é o que interessa.
Temos a impressão de que com nossa idade não temos mais o que aprender, já sabemos tudo. Mas eu pergunto? Já aprenderam a não criticar a si mesmo e aos outros?  Já aprenderam a perdoar a si mesmo e aos outros? Já aprenderam a amar a si mesmo e aos outros? Já aprenderam a viver tranquilos e em paz, sem se deixar abalar por tantas coisas que veem e escutam? Já aprenderam a se divertir, a sorrir? Já aprenderam a apreciar suas qualidades e a dos outros? Já aprenderam a agradecer a todos os momentos pela sua vida, pela vida dos seus familiares e amigos? Eu ainda estou aprendendo. Quem já sabe tudo isso que acabe de citar,  por favor divida comigo sua sabedoria.
Isso que falei acima são atividades (mentais) que temos sempre que estar praticando, para nos tornarmos atletas da vida.  Ler bons livros ajuda muito a desenvolver nosso raciocínio, ativar a memória, além de manter nossa mente voltada para o que é bom.
Perguntem a si mesmo o que gostam de fazer, e façam, afinal trabalharam 30 anos para alcançar o direito de serem donos da própria vida.

Quando  você se aposentou e como foi a fase de adaptação?
As pessoas falam muito na fase de adaptação da aposentadoria. Será que é realmente tão difícil alguém se adaptar ao que é bom? Já pensou o dia amanhecer chuvoso e frio e você poder continuar no quentinho da sua cama, já pensou poder viajar com a família sem precisar depender do período de férias do trabalho?
Por outro lado, conheço muitas pessoas que, apesar de terem tempo mais que suficiente para se aposentar, continuam trabalhando. Particularmente não vejo nenhum problema nisso, é uma opção da pessoa e que bom que ela tem a opção de continuar trabalhando! Têm outras que voltam a trabalhar, como eu, que três anos depois de aposentada voltei por mais seis anos, também voltei a estudar, fiz uma pós-graduação, enfim, cada um tem o direito de fazer o que quer e como quer, desde que faça sempre uma coisa que seja boa para si e não prejudique ninguém.
Atualmente estou fazendo um curso maravilhoso sobre didática pedagógica (Educação), o que me faz muito bem; outros optam por estudar um idioma, outros fazem palavras cruzadas, há aqueles que preferem se dedicar aos netos, a cuidar dos pais, a irem para academia, ao pilates/hidroginástica, a frequentarem uma religião, a ficarem sentados na praça jogando 'dama', a fazerem serviço voluntário - hoje (3 de agosto) mesmo fui a um maravilhoso evento de atletismo em Copacabana, pude ver vários idosos uniformizados ajudando satisfeitos na organização do evento. Há outros, como os queridos diretores e conselheiros da Aspas, que trabalham voluntariamente para defender a nós, aposentados. Quero aproveitar esse espaço para manifestar minha gratidão e admiração a todos eles, MUITO OBRIGADA. Idade não é sinônimo de ficar parado, de ter medo de tudo, de fazer check up de 6 em 6 meses. Vivam, se mexam, não se deixem abalar com os diagnósticos médicos, não morram antes do dia. Aproveitem e façam muito carinho nos seus familiares, abracem seus amigos, vão a bons filmes, aproveitem os pacotes turísticos promocionais, apreciem a natureza.

Houve mudanças no relacionamento com a família e/ou com os amigos após a aposentadoria?
Primeiro, lembrar que, quem se aposentou foi você, o esposo (a) como  os filhos continuam as suas rotinas diárias, não comece por impor a eles a rotina que você acha correta. Se quer modificar alguma atitude que acha que precisa ser mudada, faça isso usando o amor, o carinho, a  inteligência, a paciência e o diálogo, agradeça a Deus pela sua família, isso torna tudo mais fácil.
Quanto a seus amigos, a recomendação é a mesma, não ficar ligando a toda hora para eles nem chamando para ficar na sua companhia, amigos também têm suas rotinas, e são pessoas preciosas na nossa vida. Tenha calma que tudo vai se adequando, aproveite cada momento, e aprenda a agradecer.

Se pudesse reviver esse período inicial da aposentadoria, há alguma coisa que você faria diferente ?
Faria tudo igual.

Que sugestões daria a quem está planejando se aposentar?
Primeiro: perguntar a si mesmo se é isso que realmente deseja fazer. Se seu coração pede para continuar trabalhando, é porque ainda não chegou a hora de se aposentar, então continue no seu trabalho, mas decida, não fique na dúvida, a dúvida incomoda um bocado. Segundo: não se perca em questionamentos tenebrosos, você vai ter a oportunidade de conviver mais consigo mesma, de se redescobrir. Um conselho importantíssimo: é claro que você, como todo 'ser humano normal', vai ter seus altos e baixos, então reaja, não se deixe abater, dê um prazo para esses pensamentos nefastos afastarem-se de você. Aí você pode pensar - o outro é que está provocando isso em mim. Com isso você está dizendo que o outro é mais importante e poderoso que você, é isso? Diante de alguns fatos para nós insolúveis, o melhor é entrar em alguma igreja, seja ela qual for, e rezar, a oração tem poder, procurem se informar sobre a 'força da oração', através de experimentos científicos. Outro recurso é 'se mexer', ou seja, ir ao cinema, caminhar, correr em algum lugar legal, pegar uma excursão promocional podendo pagar em dez vezes, preparar um gostoso almoço para os familiares e amigos, entrar em uma aula de dança, uma academia, (vá por mim, hoje tem muitos idosos fazendo academia todos os dias), ir ao teatro (fui ver o show da Bibi Ferreira que está com 93 anos e tem uma voz magnânima, foi aplaudidíssima, mais de uma hora de show e ela em pé cantando, acompanhada por uma orquestra com 18 músicos, e mesmo assim sua voz conseguia ficar acima da orquestra, agora ela está planejando voltar a SP, com esse novo espetáculo). Quantos anos você tem, o que está planejando para sua vida?  
Caros e queridos companheiros de caminhada, tudo isso que escrevi para vocês serve também para mim, sou uma estudiosa da vida e tenho muito que aprender. Desejo a todos vocês que sejam mais pacientes, carinhosos, amigos, alegres, dispostos, saudáveis, felizes.