"A vida sempre será feita de oportunidade e quem quer faz as coisas acontecerem"

Demitido na época em que o Serpro considerava irregular estar aposentado pelo INSS e trabalhar, o empresário entrevistado Edilton Brasil Hofmannlutou por 12 anos na Justiça. Enquanto aguardava decisão judicial favorável, voltou a trabalhar no ramo da hotelaria, sua expertise anterior. O associado, que aproveitou a oportunidade oferecida, conforme frase sua em destaque, gentilmente se ofereceu para dar cópia de seu mais recente roteiro de viagem (circuito sul de Portugal) aos interessados.

Quando o senhor se aposentou, em qual unidade trabalhava e em que função?


Edilton Brasil Hofmann: Primeiro aposentei-me pela Previdência. Depois, em 1989, deixei o Serpro e passei a fazer jus à aposentadoria pelo Serpros. Em 1999, juntamente com mais 223 colegas, fui demitido sem justa causa porque trabalhava e já estava aposentado pela Previdência. Embora o Regimento Interno da empresa garantisse o direito do empregado nessas condições poder continuar trabalhando, a demissão aconteceu e a Justiça dava ganho de causa ao Serpro. Desse universo, 221 entraram com ação coletiva pedindo a reintegração, o que acabou ocorrendo um ano depois. Foram readmitidos, receberam os atrasados e, passado mais um ano, foram premiados com um PDV. No meu caso, fiquei 12 anos lutando contra as decisões errôneas da Justiça, até que em 2011 saiu uma decisão favorável e a empresa foi obrigada a pagar as verbas rescisórias e tudo o mais. Quando deixei a empresa trabalhava na área comercial, como Analilsta de Sistemas.

Já tinha planos de voltar à labuta ou foi uma decisão posterior? Como foi esse processo?
Edilton:
Com formação em Hotelaria, na Espanha, durante os anos em que morei em Brasilia atuei nesse segmento prestando Consultoria para a implantação, reformas e ampliação, e organização e métodos para hotéis. Foram mais de 20 hotéis instalados no Centro Oeste. Praticava essa atividade nos fins de semana. Com isso, formei um embasamento profissional para continuar atuando no pós aposentadoria, o que venho fazendo ainda hoje.

Como o ramo da hotelaria surgiu no seu horizonte?
Edilton:
Fui Agente de Viagens durante 16 anos e nesse periodo conquistei forte amizade com o pessoal de Viajes Meliá, forte grupo espanhol proprietário da cadeia de hoteisMeliá. Em 1975 manifestei vontade de aprender o segmento hoteleiro e fui convidado a participar de um curso ministrado pelo Sindicato de Hoteis, Bares e Restaurantes de Madrid. Foram dois anos e nesse perído trabalhava no escritório de turismo de Viajes Meliá, na Calle Princesa - centro de Madrid.
De volta ao Brasil, pretendia buscar trabalho em São Paulo, onde os grandes grupos hoteleiros estrangeiros estavam se instalando. Encontrei com o amigo Silvio Raszl - então diretor da 1a. URO - que, sabendo de meu retorno, convidou-me para assumir a área administrativa e financeira da Unidade de Brasilia, onde permaneci durante seis anos, até a chegada da diretoria da empresa a Brasilia, quando fui convidado a assumir o Centro de Comunicação do Serpro.   

O senhor trabalha todo dia? Como conjuga o trabalho com lazer/prática de esportes etc?
Edilton:
O trabalho de consultoria hoteleira é muito didático. Você analisa o andamento do negócio, avalia a performance comercial, a postura profissional e de pessoal e elabora um relatório que dará origem ao desenvolvimento de uma ou várias ações.
Em 2004 assumi a administração do Bagé City Hotel, na cidade de Bagé/RS, um hotel quase em insolvência. Ao longo de 10 anos de atividade consegui recuperá-lo física e operacionalmente e em dezembro de 2013 realizei sua venda ao M.Grupo.Em novembro passado, ainda na cidade de Bagé, assumi a organização, montagem e operacionalização do Hotel Dallé, que acabava de ser inaugurado. Atualmente dedico parte de meu tempo para as eventuais consultorias e a prática de caminhadas na praça ao lado de minha casa.
Como uma de minhas atividades profissionais foi dedicada a viagens, me considero um expert no assunto e para setembro próximo devo realizar a 22ª viagem à Europa, desta vez fazendo o circuito sul de Portugal, pelo Alentejo e Algarve. Quem desejar cópia do roteiro é só se comunicar comigo pelo e-mail: ediltonbr@hotmail.com.

Que mensagem gostaria de deixar para nossos associados?
Edilton:
Considero de fundamental importância você se preparar para esta última fase da vida: a aposentadoria. Não espere ela acontecer e apanhá-lo de surpresa. Seja proativo e busque se preparar para alguma atividade prazeirosa e que até lhe renda alguns reais. A vida sempre será feita de oportunidade e quem quer faz as coisas acontecerem.